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Rodas de Carbono? Opiniões

eletric0

Member
Boa tarde pessoal.

Tenho andado aqui com pesquisas para a frente e para tras sobre as ditas rodas de carbono.
Tenho consciencia que é onde vou conseguir tirar mais peso na minha fininha, mas gostava de uma opinião vossa em relação a preço/qualidade.

O que me aconcelham que ande ai pelo mercado com uma fasquia maxima de 800euros? Se houve uma boa opção por menos dinheiro seja bem vinda eheh. A minha bike é a Specialiez Allez Sport Compact 2012, sinceramente não sei ao certo o peso das rodas já incluidas.

Para alem de mudar as rodas é necessario alterar outros componente correcto? Tal como pastilhas de travão e que mais?

Cumprimentos.
 

paradawt

Moderador
Depende se estás a pensar em aro para tubular ou para pneu.

E depende se estás a pensar em aro totalmente em carbono ou com pista de travagem em alumínio.

Se estás a pensar em aro para pneu, aconselho com pista de travagem em alumínio por causa da durabilidade do aro.

Se pensas em aro totalmente em carbono, opta por tubular.

Vais ter umas rodas mais leves, mas terás que investir em boyauxs e nos ditos calços para carbono.
 

eletric0

Member
Pois era mesmo sobre essas questões que queria ajuda. O que justifica escolher e pelos quais motivos? Custo? Manutenção?

Isto não é para competições, mas umas voltas longas com rapaziada batida.
Julgo que a minha bike ronda os 9kg, metia com sub 9 com alguma facilidade mas não é so o peso que quero ter em consideração. Preço, durabilidade, custos manutenção, que material adquirir conforme a roda..

Estas perguntas todas porque sobre fininhas percebo pouco, ou quase nada.. dai uma sensata opinião de "pros" é bem recebida.

Cumprimentos
 

Paulo V.

New Member
Viva, tens também de ter em conta o tipo de terreno por onde andas, se andas por terrenos mais inclinados as rodas de perfil alto não são muito aconselhaveis e por 800€ tens rodas de baixo perfil entre 1.4Kg e 1.5Kg e não necessitas de andar preocupado com calços e coisas do genero.
Onde se tira uma enorme vantagem em rodas de perfil alto é em terrenos planos e principalmente em velocidades acima de 35Km/h.
Por isso é aconselhável que veja o peso das tuas rodas actuais, o tipo de terrenos por onde andas e se realmente justifica investir numa roda de carbono de perfil.
 

paradawt

Moderador
Pode ter uma roda de perfil alto e andar bem na montanha.

Dou um exemplo... O Valverde anda sempre com Campagnolo Bora Ultra Two que tem 50mm.

Quer-se é leveza e rigidez. Poderiam optar pelas Hyperon por exemplo.

Se numas rodas de 50 de perfil tiver um peso de 1350g ou menos e uns tubulares jeitosos, ganha certamente a uma roda de pneu com 1400-1500g. Não só pelo peso mas também pela diferença entre pneu/tubular.

Não nos podemos esquecer que um pneu leva 8bar de pressão e um tubular bom 12. É completamente diferente a andar. Uso ambas e posso atestar a evidência disso (atenção que ando com bons pneus - Continental GP4000).

No entanto podes adaptar o perfil sim. Se vais andar maioritariamente em montanha não vais colocar umas rodas de 88mm... Opta por 50, 45, 33.

Se é misto, penso que o perfil de 45 ou 50 é "pau para toda a obra".

Just my 2 cents.
 

eletric0

Member
Os percursos que faço são todos "semi-planos", isto é, estradas do alentejo! Ora sobe, desce, sobe, desce, mas nada de subidas tipo serra da estrela ou qualquer tipo de serras lol, mas faz-se algumas subidas mas nada demais a meu ver. Não sei este tipo se subidas influencia o perfil..

Mas podes dar umas sugestões concretas dessas rodas por exemplo? Eu gostaria de umas com algum perfil, a nivel estetico fica sempre mais bonito, mas se isso comprometer o rendimento posso perfeitamente abdicar disso.
 

eletric0

Member
Pode ter uma roda de perfil alto e andar bem na montanha.

Dou um exemplo... O Valverde anda sempre com Campagnolo Bora Ultra Two que tem 50mm.

Quer-se é leveza e rigidez. Poderiam optar pelas Hyperon por exemplo.

Se numas rodas de 50 de perfil tiver um peso de 1350g ou menos e uns tubulares jeitosos, ganha certamente a uma roda de pneu com 1400-1500g. Não só pelo peso mas também pela diferença entre pneu/tubular.

Não nos podemos esquecer que um pneu leva 8bar de pressão e um tubular bom 12. É completamente diferente a andar. Uso ambas e posso atestar a evidência disso (atenção que ando com bons pneus - Continental GP4000).

No entanto podes adaptar o perfil sim. Se vais andar maioritariamente em montanha não vais colocar umas rodas de 88mm... Opta por 50, 45, 33.

Se é misto, penso que o perfil de 45 ou 50 é "pau para toda a obra".

Just my 2 cents.


Eu tinha essa ideia, mas agora depois de falares nisso.. Notas assim tanta diferença de um para o outro? nunca tive oportunidade de andar numa com tubulares..

E qual as rodas aconselhadas? é que vesse por tanto preço e feitio que um gajo pensa " ah e tal aquela é mais cara é melhor" quando por vezes pagamos a marca..
Dai perguntar a vossa opinião conforme o que já usaram!

Desde já,Obrigado pela vossa opinião
 

Paulo V.

New Member
Pode ter uma roda de perfil alto e andar bem na montanha.

Dou um exemplo... O Valverde anda sempre com Campagnolo Bora Ultra Two que tem 50mm.

Quer-se é leveza e rigidez. Poderiam optar pelas Hyperon por exemplo.

Se numas rodas de 50 de perfil tiver um peso de 1350g ou menos e uns tubulares jeitosos, ganha certamente a uma roda de pneu com 1400-1500g. Não só pelo peso mas também pela diferença entre pneu/tubular.

Não nos podemos esquecer que um pneu leva 8bar de pressão e um tubular bom 12. É completamente diferente a andar. Uso ambas e posso atestar a evidência disso (atenção que ando com bons pneus - Continental GP4000).

No entanto podes adaptar o perfil sim. Se vais andar maioritariamente em montanha não vais colocar umas rodas de 88mm... Opta por 50, 45, 33.

Se é misto, penso que o perfil de 45 ou 50 é "pau para toda a obra".

Just my 2 cents.

O Valverde é um caso raro que anda com rodas de perfil em etapas de montanha, geralmente nas etapas de montanha quase todos os ciclistas optam por rodas de baixo perfil, é só ver os videos das grandes provas para se confirmar isso.
Pelo que conheço do mercado, é dificil ou quase impossível encontrar rodas de 50mm de perfil em carbono e com peso a rondar 1350kg que custem 800€.

Agora concordo que um tubular é diferente de um pneu, o tubular é melhor pelos motivos que indicas, só que é preciso ter em atenção que a manutenção do tubular é mais dispendiosa e mais trabalhosa em caso de furo di que a combinação pneu/camara.
Eu penso que tubular justifica para quem faz competição ou leva este desporto um pouco mais a serio, para os restantes casos o pneu normal chega e sobra.
 

Paulo V.

New Member
Pois, eu sei que são caras e se são caras devem ter algum motivo que não seja só a marca X ou Y, se não os chinocas são os mais inteligentes e nós somos todos uns bu....
 

paradawt

Moderador
LOL :)

Sim com €800 novas, das duas uma... Ou optas por montares à la carte ou então marcas de segunda opção.

Atenção que quando digo segunda opção não são rodas de qualidade inferior ;)

São simplesmente rodas que, ou só vendem online, ou não comunicam/patrocinam tanto.

Tens por exemplo as zerocx que tem bastantes feedbacks muito positivos. As Sonic que são belgas...

Por outro lado, concordo com algumas coisas que foram ditas e outras não...

Por exemplo, o que vos levam a achar que a troca de um tubular é uma operação mais dificil que a troca de uma camara? Nunca tive que trocar nenhum mas o relato de quem o fez é unânime. É fácil e rápido. Por outro lado nunca furei com tubular. Sorte ou não... nunca furei.

Concordo com a questão de preço em si. Se queres um tubular minimamente em condições, prepara-te sempre para largar €40 por tubular ou por aí. Online consegues melhor preço no entanto.

Nunca pedalei no Alentejo (infelizmente :X) mas se é um tipo de perfil desses, até arriscava nas de 60mm.

Lol!
 
Ok mas olha que ás vezes é um engano, alí em vialonga se encherem uma garrafa de sagres e outra com um rótulo que nunca viste na vida com a mesma cerveja, depois no supermercado dizes que a outra não presta para nada e pagas mais 20 ou 30 centimos só porque diz lá sagres! Aquelas letrinhas que lá vem escritas tambem se pagam e bem. Se as marcas dão o fabrico de material aos chineses é porque tambem não devem ser muito burros!
 

Paulo V.

New Member
A questão dos tubulares passa pela colagem, que se na substituição não for bem feita já sabes o que acontece.
Agora entre descolar e colar um tubular e tirar e meter uma camara de ar, acho que a camara é bem mais rapido e menos problematico, isto pela minha experiencia.

E depois um tubular de qualidade é bem mais caro que um pneu, isto em lojas sem ser online, o preço de um tubular de qualidade (quase que) dá para dois pneus de qualidade bastante aceitável de marcas conhecidas para fazer uns 6.000Kms.
 

Override

Member
Boas
Concordo plenamente com o que disse o Paradawt
Eu mandei vir os aros e cubos de inglaterra, raios, k7 e tubulares da alemanha.
Consegui uma montagem de 1320g (apenas as rodas, sem k7, apertos e tubulares)... por 475€
Por isso... acho que foi uma excelente relaçao preço/qualidade
 

eletric0

Member
Isso então era o ideal!!! Por esse preço nem pensava duas vezes!!! Só que nessa parte do comprar peças individuais necessitava mesmo de ajuda para não meter os pés pelas mãos, volto a frisar que pouco ou nada percebo de mecanica! Só pedalar e mesmo assim tenho as minhas duvidas eheh :)
 

Paulo V.

New Member
Boas
Concordo plenamente com o que disse o Paradawt
Eu mandei vir os aros e cubos de inglaterra, raios, k7 e tubulares da alemanha.
Consegui uma montagem de 1320g (apenas as rodas, sem k7, apertos e tubulares)... por 475€
Por isso... acho que foi uma excelente relaçao preço/qualidade

Pois só assim se consegue uma montagem por esse preço e com esses pesos, porque se formos comprar algo semelhante de uma marca X ou Y com esse peso e nem é preciso ir ás mais conhecidas, 800€ não chegam sequer para uma roda.
Por isso concordo com a tua opinião na relação preço/qualidade.
 

eletric0

Member
Tambem estava para ai virado..

Depois algum sitio conhecido onde posso mandar fazer a montagem? Aqui para os meus lados nao tenho conhecimento de alguem que o faça..(Beja)

E montagens com 50mm perfil? onde posso encontrar aros desse perfil sem ser nos chinocas? lol


obrigado pela vossa atenção.
 

paradawt

Moderador
Tens na planet x preços interessantes.

Podes também pedir um orçamento à focus carbon.

Ou procurar no ebay. Atenção aos aros de 50mm ultra ultra leves ;)
 
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