• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rodas de Carbono...muita análise...alguma indecisão -> Lanço o desafio!!

gfnc

Member
Boas!!

Eu tenho acompanhado este tópico com atenção e curiosidade. É de facto um tema onde há opiniões para todos os gostos e feitios.

Eu já andei com Reynolds Assault, Prototype Pro Tour SL3, DtSwiss PRC1400 (65) e Roval CLX 64. A sensação que dá é que quanto maior o perfil maior a capacidade de rolar, mas estou a falar de sensações, não estou a falar de certezas, até porque como foram utilizadas em bikes diferentes podem logo contaminar a análise.

A única reserva que eu tenho quanto às rodas de carbono para pneu/tubeless é facilidade com que podem dar problemas na pista por sobreaquecimento. Investir 1500€ numas rodas e depois vê-las aos "papos" a descer uma serra muito exigente é um desconsolo. Para quem faz muita serra e exige muito dos travões faz sentido pensar numa solução a disco.

Posso perguntar se em algumas das rodas que mencionou teve algum problema?
Eu também penso nisso sim, até porque lemos pela internet fora esses riscos.
Neste momento tenho uma "inclinação" para duas hipóteses que mencionei no inicio
1- Reynolds pelo peso
2 - Mavic pela fiabilidade (sendo um grande fabricante assumimos que temos mais segurança.....pode ser uma ideia errada)
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Com que facilidade lanças a bike nos 40 km/h...
Mesmo que a resposta seja 1 milhão de vezes por treino, VALE ZERO!!!

Será mais isto:
Com que frequência (n.º de vezes) e duração (tempo seguido) em cada uma dessas vezes atinge e mantém velocidades iguais ou superiores a 40km/H (mais coisa menos coisa... 38km/H e/ou 39km/H e/ou 41km/H) :rolleyes:?


@gfnc, posso perguntar-lhe o seu peso, (NU na balança)?
 

JBG

Well-Known Member
Mesmo que a resposta seja 1 milhão de vezes por treino, VALE ZERO!!!

Será mais isto:
Com que frequência (n.º de vezes) e duração (quanto tempo seguido) em cada uma dessas vezes atinge valores iguais ou superiores a 40km/H (mais coisa menos coisa... 38km/H e/ou 39km/H e/ou 41km/H) :rolleyes:?

Era só para ver se estavas atento. ; )
 

NULL

Moderador
Staff member
Posso perguntar se em algumas das rodas que mencionou teve algum problema?
Eu também penso nisso sim, até porque lemos pela internet fora esses riscos.
Neste momento tenho uma "inclinação" para duas hipóteses que mencionei no inicio
1- Reynolds pelo peso
2 - Mavic pela fiabilidade (sendo um grande fabricante assumimos que temos mais segurança.....pode ser uma ideia errada)

Sim, apesar de não querer entrar muito em detalhes uma vez que a questão ainda está em "período de análise", tive problemas com 1 roda Prototype. Tenho também um amigo que estragou duas Reynolds Assault iguais à minha numa descida aqui a zona. Eu fiz essa descida e muitas outras com as Reynolds e não tive qualquer problema.

Seja como for eu a determinada altura decidi que não ia arriscar, em vez que comprar rodas de carbono e rezar decidi trocar de bike por uma de disco.
 

gfnc

Member
Mesmo que a resposta seja 1 milhão de vezes por treino, VALE ZERO!!!

Será mais isto:
Com que frequência (n.º de vezes) e duração (tempo seguido) em cada uma dessas vezes atinge e mantém velocidades iguais ou superiores a 40km/H (mais coisa menos coisa... 38km/H e/ou 39km/H e/ou 41km/H) :rolleyes:?


@gfnc, posso perguntar-lhe o seu peso, (NU na balança)?

Pergunta díficil...é coisa que não reparo, até porque depende muito do acumulado da volta.
Mas caso o terreno o permita, em média rolo sempre na casa dos 35, e com alguns picos de 40, 45...durante sei lá 5 minutos.... Não consigo ser mais preciso, não tomo atenção a isso.

Peso 75kg, e 1,87m.
 

Pires

Well-Known Member
Não me ocorre assim mais nada que possa melhorar...
Grupo Ultegra, periféricos Ritchey WCS, Selim Specialized....

A questão da troca de rodas, assumo sem problemas, que talvez o fator que me faz pensar mais na troca é o estético....ganhando também, creio eu, outras vantagens inerentes às rodas de carbono.

Obrigado
Se é para teres algum benefício e melhoramento estético, escolhe as que tiverem o acabamento que mais gostares, ou o autocolante com cor a fazer pandã com o teu quadro
 

joseruivo

Well-Known Member
A questão da troca de rodas, assumo sem problemas, que talvez o fator que me faz pensar mais na troca é o estético....ganhando também, creio eu, outras vantagens inerentes às rodas de carbono.

Então e se venderes a que tens, juntares os 1500 € e comprares uma Canyon Aerorad com travões de disco e rodas de carbono com perfil alto? Acho que juntavas o desejo de teres rodas de carbono de perfil alto sem os problemas de travagem que elas têm, e ainda ficavas com uma bici aero.
(Se conseguires comprar em nome de uma empresa ainda ficas isento do IVA.. Uma Aeroroad CF SL Disc ficaria em 2600 €)
 
  • Like
Reactions: ams

gfnc

Member
Então e se venderes a que tens, juntares os 1500 € e comprares uma Canyon Aerorad com travões de disco e rodas de carbono com perfil alto? Acho que juntavas o desejo de teres rodas de carbono de perfil alto sem os problemas de travagem que elas têm, e ainda ficavas com uma bici aero.
(Se conseguires comprar em nome de uma empresa ainda ficas isento do IVA.. Uma Aeroroad CF SL Disc ficaria em 2600 €)

Ora aqui está uma questão que me faz adicionar uma condicionante.

O facto de estar a pensar em "derreter" dinheiro numas rodas novas tem a ver com o facto de ter uma segunda (mais antiga) bicicleta de estrada que não dei como retoma na compra da Giant, porque a loja não aceitava retomas.
Pensei eu que seria facil de vender, a verdade é que desde novembro ainda não consegui. Como tal penso agarrar nela, ir a uma loja que trabalhe com retomas e trocar a bicicleta por umas rodas.
 

joseruivo

Well-Known Member
Ora aqui está uma questão que me faz adicionar uma condicionante.

O facto de estar a pensar em "derreter" dinheiro numas rodas novas tem a ver com o facto de ter uma segunda (mais antiga) bicicleta de estrada que não dei como retoma na compra da Giant, porque a loja não aceitava retomas.
Pensei eu que seria facil de vender, a verdade é que desde novembro ainda não consegui. Como tal penso agarrar nela, ir a uma loja que trabalhe com retomas e trocar a bicicleta por umas rodas.

E se venderes as duas bicis e comprares uma nova com rodas de carbono de perfil alto, tubless e travões de disco? Aero? Com Di2? Linda de morrer??
 
A nível monterario não estás a fazer grande negocio/investimento.
Gastares 1300€ por exemplo numas rodas é um desinvestimento porque as bicicletas de travão normal estão a desvalorizar muito e até os fabricantes já estão a deixar as rodas normais de lado...
Dentro em pouco tempo já não vamos usar e ouvir a expressão "aquela bicicleta de discos"... Iremos dizer apenas "aquela bicicleta"... E as bicicletas com travão normal serão faladas como "as bicicletas de travão dos antigos"...

A bicicleta, o dinheiro, e a ideia é tua... Mas se a bicicleta está boa e bonita e o principal motivo é a estética, deverias respirar fundo e deixar passar a ideia... Ou então meter as duas à troca e comprar uma bicicleta nova como já sugeriram.

Cumps
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Onde isto ja vai... e eu é que estava a fazer perguntas disparatadas!!! Afinal ja se fala em troca de bike nova, para ter uma rodas xpto... mas la está o gosto e tudo e isso não se discute
 

Nuno

Well-Known Member
Concordo com a Carolina, quando se vende em 2a mão ou se entrega à troca tem de se assumir alguma perda, na verdade é o que se tem de pagar para trocar de bike. Todos anos tenho entregue ou vendido bicicletas, porque quero trocar por outra nova e consigo rapidamente fazer negocio. Ainda no final do ano coloquei uma btwin no OLX e nem uma semana lá esteve. Baixa isso para um valor razoavel e adequado ao estado da bike e vais ver que vendes rapido.
 

jpacheco

Well-Known Member
@gfnc vou voltar a repetir-me, queres rodas fiáveis vais para as mavic e/ou minhas preferidas as zipp (se tivesses mais 200 euros ainda pensaria nas 303 também).
 

JBG

Well-Known Member
Pergunta díficil...é coisa que não reparo, até porque depende muito do acumulado da volta.
Mas caso o terreno o permita, em média rolo sempre na casa dos 35, e com alguns picos de 40, 45...durante sei lá 5 minutos.... Não consigo ser mais preciso, não tomo atenção a isso.

Peso 75kg, e 1,87m.

Se a pergunta é dificil, deixa estar as rodas que estão e quando souberes responder volta cá e falaremos sobre isso.
Não compres nada que as que tens servem.

Abraço!

PS: Se a mudança for por questões estéticas, não posso ajudar, até porque gostos não se discutem.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Eu ajudo, eu ajudo :D!!!
81f643825134f7ec041f359eb5f9a470--garage-bike-urban-bike.jpg
51LcHKsdOQL._SY355_.jpg
4966883a69d47bc6a302c28a683b1e54.jpg
5-Pcs-Waterproof-Zebra-Color-Reflective-Stickers-Fixed-Gear-MTB-Road-Bike-Bicycle-Wheel-Group-Sticker.jpeg
axle-mount-rear-wheels-deere.jpg
 

gfnc

Member
Eu ajudo, eu ajudo :D!!!
81f643825134f7ec041f359eb5f9a470--garage-bike-urban-bike.jpg
51LcHKsdOQL._SY355_.jpg
4966883a69d47bc6a302c28a683b1e54.jpg
5-Pcs-Waterproof-Zebra-Color-Reflective-Stickers-Fixed-Gear-MTB-Road-Bike-Bicycle-Wheel-Group-Sticker.jpeg
axle-mount-rear-wheels-deere.jpg
Vou comprar estas amarelas! É mesmo isto. Finalmente alguém ajudou.

É triste a postura de alguns utilizadores...creio que o fórum é para troca de ideias e opiniões, desde a quem tem uma bicicleta do Jumbo de 50 euros, ao utilizador que leva muito a sério este desporto e tenha bicicletas de 15 ou 20 mil euros.

Deveria ser um espaço saudável de partilha...mas claramente se vê que há um grupo restrito que "controlam" o forum.
É por isto que acredito que tão poucas pessoas participam.

Sim, eu pedi opinião, mas não partam do princípio que todos aspiram a ser profissionais, e que medem tudo e mais alguma coisa.
Dou como encerrado o meu tópico no Forum UCI ou dos profissionais ou como lhe queiram chamar.
 

cconst

Well-Known Member
@gfnc não deves levar as coisas a peito.

Existe por aqui muito pessoal (alguns dos quais que questionaram a "necessidade" de rodas de carbono) que o fizeram não por elitismo, mas porque a carteira deles é pequena. E treinam para participar em provas e dar o melhor de si. E sabem que com rodas XPTO ou quadro BODA ou transmissão COISITAL conseguem melhorias (já para não falar do equipamento malguetini).

Ora, já vi que não estás preocupado nem com a carteira nem com os possíveis ganhos (marginais ou não) que uma alteração de rodas te possa trazer.

Leva a coisa na boa e aproveita os conhecimentos que te dão.

Mas repara em algumas coisas válidas que falaram:
* carbono+tubeless+aquecimento... pode ser receita para problemas

Tirando essa parte, já te disseram para escolheres as que mais gostares esteticamente. Qualquer par de rodas nessa gama de valores (apresentaste de 1000 a 1500) deverão ser boas. Pelo menos para a grande maioria que se contentaria com umas de 400 ou 500 paus (e mesmo assim teria que ter cuidado como dar a noticia à "ministra das finanças" lá do burgo :rolleyes::p).

E era isto. Eu não sei que te aconselhar... eu sou daqueles que para comprar uma bike de 1350 biscas, tive que meter um pedido especial ao ministério das finanças bem justificado e com um plano de pagamento de acordo:eek:!!!!
 
Top