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Rodas de Carbono...muita análise...alguma indecisão -> Lanço o desafio!!

Francisco Costa

Well-Known Member
???

Se a compra é feita em Portugal então o IVA é liquidado em Portugal, pelo sujeito passivo (sociedade ou profissional liberal que seja sujeito passivo de IVA. Se a compra é feita no estrangeiro, a entidade que vende tem de liquidar o IVA à taxa emv vigor no país. Seria o caso de comprares numa loja internacional de uma sociedade com sede na Alemanha e sem representação ou sucursal em Portugal (caso da CANYON penso eu). Na prestação de serviços já pode haver inversão do sujeito passivo ou reverse-charge, dependerá também do tipo de serviço (no caso da prestação de serviços sobre imóveis está excluída a regra).

De duas uma: ou és particular e cobram IVA; ou és sociedade/sujeito passivo de IVA e cobram IVA (integrado no preço de compra) ou tens de liquidar o IVA junto da Administração Tributária (não perguntes o modelo que também não sei, o contabilista é que trata disso). E o IVA é liquidado à taxa em vigor no país do sujeito passivo. Claro que podes sempre não liquidar voluntariamente esse IVA... mas aí já estás em infracção fiscal.

Coisa diferente é poderes ou não deduzir esse IVA mas lá está teria de ser integrado numa sociedade com objecto e actividade económica que permitisse essa dedução /recuperação.
Por exemplo:
- crio uma empresa de serviços turísticos e aluguer de bicicletas "Trafulha, Lda";
- tu queres uma determinada bicicleta, vais à loja e escolhes;
- passas-me o argent;
- eu meto o dinheiro na sociedade como empréstimo (suprimento);
(se houver disponibilidade de capital, nem precisava destes passos... entregas-me o valor em argent, sem IVA, no momento em que entro na loja para levantar a bicicleta)
- compro a bicicleta com a conta da sociedade e entrego-te;
- devolvo-te o valor do IVA (se não me pagaste em argent);
- qualquer manutenção ou compra/subscrição de serviços ou app's que faças para a bicicleta pedes factura em nome da sociedade Trafulha, Lda. (recuperas o IVA de todas essas compras);
- só não podes é querer vender/trocar logo a bicicleta a não ser que queiras fazê-lo novamente pela minha empresa (aqui depois já entra o eventual imobilizado);

Claro que estamos sempre a falar de países comunitários. Se for fora UE, então tens é um problema maior: taxas alfandegárias.

P.S.: isto é uma hipótese académica... nada de tirar ideias daqui :eek:

Não é bem assim... Mas isso é demasiado chato para se falar aqui :p
 

Bruso

Well-Known Member
Eu notei grande diferença. Na última volta que dei na rua, só não me espetei num carro por causa dos discos. Estava nas nuvens e não olhei para o lado direito num cruzamento vindo a uma velocidade considerável. Bike não abrandou, travou mesmo imediatamente.

Mas fazer o upgrade só para ter discos acho desnecessário.
 

joseruivo

Well-Known Member
De duas uma: ou és particular e cobram IVA; ou és sociedade/sujeito passivo de IVA e cobram IVA (integrado no preço de compra) ou tens de liquidar o IVA junto da Administração Tributária (não perguntes o modelo que também não sei, o contabilista é que trata disso). E o IVA é liquidado à taxa em vigor no país do sujeito passivo. Claro que podes sempre não liquidar voluntariamente esse IVA... mas aí já estás em infracção fiscal.

E como é que as finanças controlam isso? Considerando que eu não vou pedir reembolso de IVA...


- crio uma empresa de serviços turísticos e aluguer de bicicletas "Trafulha, Lda";
P.S.: isto é uma hipótese académica... nada de tirar ideias daqui :eek:

Genial :cool:
 

joseruivo

Well-Known Member
Essa não sabia... e o óleo mineral é melhor? Nos carros é exactamente ao contrário...

O óleo mineral não absorve humidade, contrariamente ao sintético. Supostamente aquece mais, travaria menos, mas na realidade não conheço ninguém que se queixe de uns shimano travarem pouco. E sangrar uns shimano é muito mais fácil do que nuns Sram, por exemplo..
 

joseruivo

Well-Known Member
Eu notei grande diferença. Na última volta que dei na rua, só não me espetei num carro por causa dos discos. Estava nas nuvens e não olhei para o lado direito num cruzamento vindo a uma velocidade considerável. Bike não abrandou, travou mesmo imediatamente.

3 vezes passei por esse susto, da primeira escapei por pouco, nas outras bati mesmo. Entranto troquei de calços, tenho agora uns Kool Stop, que travam mesmo!!
 

Pires

Well-Known Member
Essa não sabia... e o óleo mineral é melhor? Nos carros é exactamente ao contrário...

E quanto aos travões de disco notas melhoria da potência de travagem sem ser em grandes descidas?Achas que é um upgrade que merece o ivestimento? Sem considerar bicicleta nova, estou a falar de upgrade numa actual.
A SRAM usa DOT e a Shimano usa Oleo Mineral, comparando topo de gama vs topo de gama a SRAM é a que tem a travagem mais progressiva e maior controlo em longas travagens (falando em BTT com secções técnicas em descidas íngremes) os travões Shimano são mais On/Off que os SRAM, mas compensam no facto de não os teres de andar a sangrar 2 ou 3 vezes ao ano!
Na bicicleta de BTT já tive Shimano, de momento tenho SRAM e se tivesse de escolher voltava para Shimano outra vez exactamente pelo tipo de óleo.
Na bicicleta de estrada tenho travões de disco Shimano 105 e estou muito satisfeito, continuo a achar que não é tão progressivo como os SRAM, mas tavam que é uma maravilha, em descidas mais longas com curvas e contra curvas são um descanso para as mãos
 

JBG

Well-Known Member
A SRAM usa DOT e a Shimano usa Oleo Mineral, comparando topo de gama vs topo de gama a SRAM é a que tem a travagem mais progressiva e maior controlo em longas travagens (falando em BTT com secções técnicas em descidas íngremes) os travões Shimano são mais On/Off que os SRAM, mas compensam no facto de não os teres de andar a sangrar 2 ou 3 vezes ao ano!
Na bicicleta de BTT já tive Shimano, de momento tenho SRAM e se tivesse de escolher voltava para Shimano outra vez exactamente pelo tipo de óleo.
Na bicicleta de estrada tenho travões de disco Shimano 105 e estou muito satisfeito, continuo a achar que não é tão progressivo como os SRAM, mas tavam que é uma maravilha, em descidas mais longas com curvas e contra curvas são um descanso para as mãos

A progressividade não parece que tenha a ver com o facto de usar DOT ou Óleo Mineral, tem a ver com o travão.
Tive Formula Oro e tenho Formula R1, ambos DOT, e nenhum deles é progressivo, antes pelo contrário.
 

Pires

Well-Known Member
A progressividade não parece que tenha a ver com o facto de usar DOT ou Óleo Mineral, tem a ver com o travão.
Tive Formula Oro e tenho Formula R1, ambos DOT, e nenhum deles é progressivo, antes pelo contrário.
O DOT claramente ajuda na progressividade, principalmente em voltas longas e com muito sobe e desce. Nunca tive nenhuns Formula nem outros com DOT, talvez as bombas/pistons SRAM sejam ligeiramente diferentes e são claramente o melhor que há quando estão bem afinadinhos. O que a Shimano oferece é mais longevidade sem intervenção.
 

joseruivo

Well-Known Member
O DOT claramente ajuda na progressividade, principalmente em voltas longas e com muito sobe e desce.

O mineral supostamente aquece mais facilmente. Será disso? A Shimano foi lançando discos e pastilhas mais material metálico para facilitar o arrefecimento - ice-tech freeza.
 

Pires

Well-Known Member
Mesmo estando os 2 sistemas frios, nota-se bem a diferença, quanto mais aquece, mais se nota. Mas acho que na estrada não se vai notar tanto.
 

Tourmalet

Well-Known Member
Ouvi falar de um sistema revolucionário que evita esse problema dos óleos/liquidos, manutenção complexa e aquecimentos, acho que se chama "travões de jante" :D

(provocação malta, não se ofendam)
 

joseruivo

Well-Known Member
Ouvi falar de um sistema revolucionário que evita esse problema dos óleos/liquidos, manutenção complexa e aquecimentos, acho que se chama "travões de jante" :D

A malta do cicloturismo de grande distância só usa sistemas mecânicos, de disco ou de aro, tanto faz.
 

Pires

Well-Known Member
Ouvi falar de um sistema revolucionário que evita esse problema dos óleos/liquidos, manutenção complexa e aquecimentos, acho que se chama "travões de jante" :D

(provocação malta, não se ofendam)
Infelizmente tem outras desvantagens bem notórias :p

A malta do cicloturismo de grande distância só usa sistemas mecânicos, de disco ou de aro, tanto faz.

E fazem muito bem, todos os sistemas mecânicos são mais fáceis de intervir quando se tem problemas.
 

joseruivo

Well-Known Member
travões Shimano são mais On/Off que os SRAM, mas compensam no facto de não os teres de andar a sangrar 2 ou 3 vezes ao ano!

Estive hoje na Decathlon, a olhar para um dos modelos de estrada com travões de disco hidraulicos SRAM e lembrei-me desta observação... Nesses teus travões SRAM isso era considerado "normal", ou era avaria? É comum aos travões SRAM de estrada??
 

Pires

Well-Known Member
Em estrada apenas tenho experiência com travões hidráulicos da Shimano, nem conheço ninguém com SRAM, portanto nunca ouvi qualquer tipo de feedback.
No BTT é considerado "normal" ser assim, não é defeito, é feitio :p também derivado ao tipo de óleo, tubagem, selantes e afins.. a água é lixada, e entra pra dentro de tudo o que é buraco!
 

DMA

Well-Known Member
Se os xiiimano hidráulicos de estrada forem tão fiáveis como os meus deore de BTT é trocar pastilhas e esquecer. Tenho aqueles travões ha mais de 10 anos e nunca foram sangrados!

Exactamente. Os meus XT andaram durante 5 anos, em condições do pior que possam imaginar e só decidi trocar o fluído após esses 5 anos "porque sim" ...

Cheira-me que nos de estrada será só trocar pastilhas e siga pra bingo.
 

Uelmamfg

Member
Bom dia,
Sim concerteza. Ainda não foram adquiridas, mas tenho já o negócio apalavrado para as Mavic Cosmic Pro Carbon UST.
Agora quanto ao resto.....como diz o outro "seja o que Deus quiser".

Cumprimentos
Obrigado a todos pelo contributo

Bom dia,

Já passou algum tempo do último post. Como tem sido a tua experiência com Mavic Cosmic Pro Carbon UST?

Já agora, passado +/-2 anos as coisas mudaram e se calhar temos mais opções no mercado.

Abraço
 
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