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Rodas de aro alto carbono

RockShox

Member
Quais aconselham? Abaixo dos 1000eur. Acham as Mavic Cosmic SL excessivamente pesadas? Na casa das 1750g... Alguem sabe/tem alguams em 2ª mão para venda? Abraços
 

Burning Dogma

New Member
Abaixo dos 1000€, pouco mais há que essas Mavic. E acho que nenhumas se comparam a essas Cosmic. O problemas delas é que o aro não é totalmente de carbono, na prática tem o aro das Ksyrium e depois levam a parte de carbono em cima. Fica um aro pesadote para subir, mas no plano são das melhores rodas que podes comprar. A nível aerodinâmico rivalizam com algumas das melhores rodas do mercado, como as Campagnolo Bora Ultra. Tem ainda a vantagem de a pista de travagem ser em alumínio, com todas as vantagens que daí advém em relação ao carbono. Em suma, acho que são uma boa compra. Eu gostava imenso de ter umas, para conjugar com umas rodas de aro baixo.
 

RockShox

Member
As rodas serão para serem usadas em triatlos longos.. Pelo que a maioria das provas serão em planos, salva raras excepções... Bom, mesmo assim são umas rodas esticadas para o meu orçamento.. Se alguem tiver/souber de umas em segunda mão, avise! :) Abraço e obrigado!!
 

Burning Dogma

New Member
Sendo assim é uma excelente opção. São caras é certo, mas não te esqueças que umas rodas destas são um investimento, são rodas para muitos kms. Mas se apanhares umas em 2ª mão que estejam em condições, é de aproveitar.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Olá,

Aproveitando a análise do Caro "BURNING DOGMA", que julgo não me vai levar a mal, deixo a minha opinião (só isso, não é qualquer tipo de disputa de opinião), dado que sou detentor de um par dessas rodas comletamente novas, embora personalizadas recentemente...

"Abaixo dos 1000€, pouco mais há que essas Mavic"

Quase verdade... ou seja, novas por esse preço é de facto muito difícil, uma vez que poderá por-se em cauda a fiabilidade / qualidade / resistência e até beleza das mesmas, mas sempre se pode dar uma vistas de olhos nas da "American Classic" (http://www.amclassic.com) ou nas da "PRO" (http://pro-bikegear.com)

"O problemas delas é que o aro não é totalmente de carbono, na prática tem o aro das Ksyrium e depois levam a parte de carbono em cima."

Quase verdade...

Características dos aros das COSMIC SL:
Braking surface: UB Control
Color: nude carbon
Drilling: traditional
Eyelet: single
Height: 52 mm
Joint: SUP
Lowering: ISM
Material: Maxtal and 12K carbon fiber
Valve hole diameter: 6.5 mm

Características dos aros das KSYRIUM:
Braking surface: UB Control
Color: black anodised
Drilling: Fore
Height: front 22 mm, rear 25 mm asymetrical
Joint: SUP
Lowering: ISM
Material: Maxtal
Valve hole diameter: 6.5 mm

Ou seja, se usassem o mesmo aro, com respeito ao peso total das rodas, as primeiras pesam 1740g e as segundas 1480g, sobrando cerca de 260g (130g por roda, dado que teem particamente o mesmo n.º de raios) para o perfil em carbono. Resumindo, julgo, salvo melhor opinião, que os aros devem ser qualquer coisa mais leves...

"Fica um aro pesadote para subir, mas no plano são das melhores rodas que podes comprar."

Nem mais...

"A nível aerodinâmico rivalizam com algumas das melhores rodas do mercado, como as Campagnolo Bora Ultra."

Calma!!! Patamares diferentes, até pelo que julgo ser concreto não existem BORA que dê para pneu... (a título de exemplo as BORA custam quase tres vezes mais!)

[I]"Tem ainda a vantagem de a pista de travagem ser em alumínio, com todas as vantagens que daí advém em relação ao carbono."[/I]

Ora aí está a razão da minha escolha ter recaído neste tipo de rodas...

Factos verídicos: sei de uma equipa nacional de estrada que no ano passado, nos quilómetros iniciais no percurso que medeia entre a partida simbólica e o KM zero, quatro dos seus atletas "queimaram" literalmente os seus pares de rodas quando seguiam a baixa velocidade atrás do carro da GNR no início de uma etapa da volta a Trás-os-Montes. Como este percurso era a descer muito, era necessário recorrer aos calços frequentemente o que aliado, dizem, às altas temperaturas do momento, derreteram a zona de travagem em carbono, mesmo com calços próprios para o efeito.
Depois, como os raios apertam também na superfície de carbono a resistência, comparada com o aperto no alumínio, é deveras menor.

"Em suma, acho que são uma boa compra"

Concordo, afere aqui a beleza que confere a uma bicicleta, julgo que é mais ou menos como ter ou não uma bonitas jantes num carrro...

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=7
ORBEA ORCA EVO GOLD

Quanto a uma possível compra em segunda mão, se quiser "chutar" um preço para as minhas estou receptivo, até porque possuo outro par de gama superior...

Cumprimentos,
 

Burning Dogma

New Member
Só uma nota na comparação com as Bora Ultra. Referia-me apenas à performance aerodinâmica nada mais. Já vi testes em que a potência gasta pelo ciclista para manter estas rodas a uns 40km/h é semelhante à mesma situação com as Bora Ultra, o que é fantástico, daí que estas rodas sejam das melhores compras para quem gosta de pedalar em plano. Quanto ao resto não se podem comparar, quer pelos cubos, quer pela questão pneu vs tubular.

Quanto à superfície de travagem, o carbono é de facto menos duradouro, mesmo com calços próprios para o efeito. Especialmente no Inverno quando misturado com a chuva vem as areias e tudo o mais. Rodas com superfície de travagem em carbono, só num par de rodas que se use apenas em competição.
 
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