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Roda dianteira e traseira: Diferença de rotação.

Boa noite,
Hoje lembrei-me de cronometrar o tempo de rotação (no ar) das rodas traseiras e dianteiras, e fiquei um pouco surpreendido com a diferença de tempos entre ambas:
Em três tentativas para cada roda e aplicando alguma força, o tempo médio para a roda dianteira foi de 3m15s, enquanto que para a roda traseira foi de 50 segundos até parar completamente.

Não sendo eu, um entendido em mecânica, alguém pode ou sabe confirmar se esta diferença é normal e qual a sua explicação? É que na minha BTT, a diferença entre ambas as rodas é bem menor (1m15 vs 45s).


Cumprimentos
 

jnap

New Member
Isso depende de tantos factores...
Tal como foi já referido, empeno, falta de lubrificação, o próprio pneu, a estrutura das rodas devido à diferença existente entre a estrutura de ambos os cubos...
 
A roda não está a roçar nos calços, isso seria perceptível. Quanto há sujidade no cepo, não faço a mínima ideia, mas como não percebo de mecânica, não me aventuro a abri-lo.
Posso então concluir que 50 segundos, é de facto pouco tempo de rotação para uma roda traseira de estrada? As rodas são umas Citec Aero 3000 S.

Acho que irei a uma oficina pedir um orçamento para uma revisão ao cepo (e talvez ao cubo) da roda traseira.
 

paradawt

Moderador
Sinceramente não vejo aqui qualquer problema...

Deves claro manter os cubos debaixo de olho e fazer manutenção, mas todos sabemos que a roda de trás é sempre a primeira a parar por todos os factores que já sabemos.

Cumprimentos.
 

Jepas

Member
Só não percebo umas coisas:

neste teste, como se garante que a força aplicada às duas rodas é igual? Depois a roda de trás roda livre, ou seja, sem sequer ter a corrente montada ou está roda em "roda livre"?

A meu ver a comparação só faria sentido se ambas as rodas estivessem em "igualdade de circunstâncias" para se poder comparar o que se pretende.
 

sfajardo

New Member
Para quem não está muito por dentro da mecanica é normal achar estranho, mas o facto é que mesmo com as rodas no ar e aplicando a mesma força (o que á mão não é possivel) a roda traseira vai sempre rodar menos tempo... a roda da frente apenas tem o atrito dos rolamentos ou esferas, já a traseira alem dos rolamentos ou esferas ainda tem o atrito que os linguetes provocam dentro do cepo, já para não falar que muitos cepos se encontram cheios de massa...
 

Neutrolio

New Member
Não poderá ser (também) devido à inércia?
A roda de trás é mais pesada: pelo menos tem agarrada a cassete e o cepo, isto é, quando aplicas uma força estás a aplicar ao conjunto roda+cepo+cassete.
Comparativamente à roda da frente, a trás tem mais massa, por isso ao aplicares uma força a, resistência à rotação, teóricamente, deverá ser superior na roda de trás.

Experimenta pôr peso (bem distribuído) na roda da frente e vai repetindo a experiência.:rolleyes:
 
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