• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ritmo cardíaco alto

Knox

Active Member
Desde que comecei ultimamente a andar com banda cardíaca notei que o meu ritmo anda sempre muito alto, a média anda sempre acima dos 150bpm o que é altíssimo. Por exemplo uma volta com uma média de 26km/h a 27km/h, com média de cadência de 83, tenho a média 152bpm. A mínima subida tal aquelas pontes pequenas que passam sobre a autoestradas, o meu ritmo sobe logo para valores acima dos 170bpm, o que penso que não deveria ser assim tanto. Por isso é que acho que entro em fadiga muito rapidamente quando faço mais esforço. O que será que está mal? Tive a tentar achar alguma informação mas não achei assim nada concreto. Haverá alguma forma de treino que deva mudar e que faça baixar o ritmo cardíaco?
 

open

Active Member
Digo-te já que não há resposta simples para a tua questão, existem tantos fatores...

Sabes qual é a tua FC de repouso? Se em repouso for alta é mais grave do que em exercício. E claro, com o treino há sempre melhorias, mas...

Idade
Alimentação
Stress
Problemas de saúde
Passado desportivo
treino cardio e de força
Nada de comparações pq cada pessoa é um caso...
 

Carolina

Well-Known Member
O teu ritmo cardíaco é o teu ritmo cardíaco. Vai ser diferente do dos outros.

150 bpms, para mim não é nada, por exemplo. Nas subidas vou sempre acima de 170, se estiver a puxar ando à volta das 185.

Quanto mais andares com o HRM, mais vais associar determinados esforços a determinados bpms. Tu tens é de perceber o teu perfil.
 

Bernalve

Well-Known Member
O maior problema penso que nem é subir, mas sim não baixar. Se fazes um esforço até 190bpm e depois já em repouso/baixa intensidade demora a baixar para níveis normais é que pode ser sinal de má forma ou outro problema. O muito calor por exemplo faz isso.
 

jpacheco

Well-Known Member
ahah :D Sobe rápido pode ser bom indicador que estas descansado, desce rápido estas a fazer uma boa recuperação e ser indicador de boa forma. Se ficas arfar rapidamente não é dos bpms mas sim dos poucos kms que tens feito. A solução é andar mais!!

Diverte-te a descobrir qual é o teu RC max com sprints até vir sangue á boca, testes de LTHR etc. Os primeiros tempos é para aprender... cada um tem a sua frequencia cardiaca dentro de certos patamares. Diverte-te a descobrir os teus.

Há já muitos escrito sobre isto no forum. Pesquisa que vais encontrar muita info util.
 

Knox

Active Member
Se fizer sprints ou aumentar o ritmo sobe rápido e depois volta a descer novamente, se for a rolar em plano acima dos 30kms/h vai sempre acima de 150bpm.
Por acaso neste Domingo fiz uma volta mesmo a baixa intensidade e o ritmo andou com uma média 123bmp, a andar com uma média de pouco mais de 20km/h só mesmo para ver no que dava.
Mas isto agora é um brinquedo novo e a ver números destes fiquei algo surpreendido, já cheguei a fazer subidas ligeiras sempre a olhar para o gps para ir vendo os dados que mais parecia o Froome sempre a olhar para baixo.:D:D:D
 

romaosl

Active Member
A mim acontece o mesmo. Se for em bom ritmo, ando sempre para cima das 170. Em descanso fico nas 50. Se tentar bater um KOM vou às 200. Deixava-me preocupado, até que desisti de andar com a fita. Deixava-me sempre stressado. Cheguei a ir a um cardiologista para ver se havia alguma coisa mal com o meu coração, mas depois de alguns exames, não detetaram nada.
 

NULL

Moderador
Staff member
Tal como já referi noutros tópicos eu também tenho o pulso alto. Comecei a andar de bicicleta há cerca de 2 anos e comecei no BTT.

Há precisamente um ano comecei a fazer estrada. Para fazer voltas de 50km com cerca de 400d+ a cerca de 26km/h fazia cerca de 150bpm de média. O pulso máximo rondava os 200bpm...

Hoje para fazer uma volta com média de 26/27 km/h no mesmo percurso faço cerca de 130/135 bpm de pulso, continua alto mas bem mais baixo.

Essa diminuição foi fruto de treino e sobretudo de treino de base, isto é, treinos de baixa intensidade, lentos. No primeiro ano que andei de bicicleta era sempre treinos "à mata cavalo", sempre com o pulso alto... acabava por andar mas a evolução não era sustentada.

Neste momento consigo aplicar a mesma potência mas com um consumo de energia menor, ou por outro lado, para a mesma energia gasta consigo aplicar mais potência.

A diferença é grande pois agora consigo fazer voltas com mais de 100km abaixo do limiar aeróbico que no meu caso são 145bpm... em termos de endurance é importante.

Acima disso treino séries até ao limiar anaeróbico, mas nessas zonas ainda não houve melhorias significativas. As melhorias foram bem mais evidentes nas bases. Para além disso as séries ajudam muito nas recuperações... Se há um ano baixava 13 pulsos num minuto depois de um esforço máximo hoje baixo 30bpm. Isso também é muito importante pois quem anda na estrada sabe que por vezes quando a volta "incendeia" é difícil baixar o pulso... quem o consegue fazer consegue ter melhores rendimentos.

Os meus relatos são por experiência própria de quem começou a andar de bicicleta há 2 anos... não ando muito nem pouco, ando o que ando, o que quero e o que consigo. ;)
 

pratoni

Well-Known Member
Se fizer sprints ou aumentar o ritmo sobe rápido e depois volta a descer novamente, se for a rolar em plano acima dos 30kms/h vai sempre acima de 150bpm.
Por acaso neste Domingo fiz uma volta mesmo a baixa intensidade e o ritmo andou com uma média 123bmp, a andar com uma média de pouco mais de 20km/h só mesmo para ver no que dava.
Mas isto agora é um brinquedo novo e a ver números destes fiquei algo surpreendido, já cheguei a fazer subidas ligeiras sempre a olhar para o gps para ir vendo os dados que mais parecia o Froome sempre a olhar para baixo.:D:D:D
Não vejo nada de anormal nesses valores...

Cada um tem os seus e esses não parecem nada descabidos...
 

Morg

Well-Known Member
Eu também sou um dos que tem o ritmo bem alto.
Mas isso acontece há mais de 10 anos, deste que vejo o valor no pulsómetro. Reduzo 1 ou 2 batimentos por ano à FC Máx mas como ainda estou acima de 200 é insignificante.
Sinceramente, actualmente não me incomoda porque sei os valores que me desgastam e onde posso andar várias horas em poupança. Mas que são uns 20 bpm acima do que outro colega com a mesma idade (40).

Por exemplo este segmento que fiz no dia anterior aos fogos em Vila Velha Rodão
https://www.strava.com/activities/1095958072/segments/26981409323

16 min com média 195bpm.

De assinalar que o meu pai também tem os batimentos acelerados para a idade (74), costuma caminhar uma hora todos os dias, às vezes acompanho-o.

Tento fazer os exames de rotina anualmente, electro e prova esforço longa para ficar mais descansado, é o que te aconselho também.
 

RTC

Moderador
Staff member
Desde que não se crie a ideia de que o facto de ter uma pulsação alta anda (ou vai andar) menos que os outros que a têm mais baixa, tudo bem.
Às vezes parece-me que a principal preocupação a essa.
Somos todos máquinas diferentes. A não ser que haja algum sintoma anormal quando atinge pulsações muito altas, neste caso devem procurar um médico e fazer exames regulamente. Mas isto serve para todos, independentemente da média de pulso que apresentem.
Eu também apresento, em média, pulso mais alto que muitos dos que pedalam comigo. A questão é: sou eu que tenho o pulso alto ou são eles que o têm baixo? :D
Mas sempre fui assim (desde que comecei a competir) e nunca vi isso uma preocupação. Nunca alterou. Todos os anos (ou quase) faço exames para controlar mas não é por causa de pensar que tenho pulso alto.
Já que estamos em comparações, muitas vezes cheguei a pedalar com um amigo que é daqueles que tem um bpm mesmo baixo e recordo-me de certo dia num treino, numa subida longa ele ia a 155 e eu a quase a 180 e ele ia a sofrer bem mais do que eu.
 
Top