• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Relações possiveis

ee02209

New Member
Eu sei que isto pode parecer uma pergunta estupida, mas como até aqui só tive umas montanhas do supemercado quando era puto, aqui vai:

é normal quando ando quer à frente quer atras com a corrente nas pedaleiras pequenas ela saltar fora? é que disseram-me que sim, mas eu nas bicicletas foleiras que tinha (não é que esta seja muito boa, mas para começar serve) isto não acontecia e quem me disse isso também não é de confiança...
 

fmm

Member
Se bem entendi, a relação que estás a falar é : à frente pedaleira pequena, e atrás, carreto pequeno.
Antes de mais fica sabendo que a corrente nessa posição trabalha completamente torcida, e desta forma estás a danificar toda a transmissão.
Para a corrente saltar pode ser uma questão de afinação das prórias mudanças, no entanto, estando as mudanças mt ou pouco afinadas não devias andar dessa forma.
Espero ter ajudado.

Filipe
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Em situação alguma é normal a corrente saltar fora. Eu tenho o mau hábito de andar muitas vezes no prato grande e no carreto 25, com a corrente bastante torcida, e não é por isso que ela salta fora. O mais certo é precisares de dar uma boa afinação nisso.
 

fmm

Member
Burning

Por acaso nunca andei assim. É certo que são apenas 2 pratos à frente e os angulos são menores que numa típica relação de 3 pratos tipo btt, onde essa torção é maior ainda.
De qualquer forma, isso não é um bocado arriscado andar assim, correndo o risco da corrente partir ?

Filipe
 

Burning Dogma

New Member
No meu caso é como se fossem 3 pratos porque a minha pedaleira é tripla, embora eu tenha tirado o prato pequeno. Não é que haja risco da corrente partir, mas é um desgaste maior para os carretos e uma maior torção para a corrente. Não ando assim a toda a hora mas muitas vezes apanho uma subida curta e para não estar a mudar para o prato pequeno, prefiro manter no grande e cruzar a corrente atrás. Possivelmente tenho muita confiança no material da Campagnolo porque mesmo fazendo isso e metendo por vezes mudanças à patada nunca tive qualquer problema;)
 

fmm

Member
:D

Ok
De facto Campagnolo é Campagnolo.
Também uso. E agora só um aparte, as cassetes com 11 mudanças são mesmo um estrondo.

Fica bem.

Filipe
 

rodd

New Member
Boas,
A minha pedaleira é dupla (34/50) e eu não consigo usar prato pequeno e carreto pequeno... a corrente começa a "roçar" no prato grande... :(
 

fmm

Member
Possivelmente será uma questão de afinação.
Já reparaste se roça no prato grande ou será no desviador da frente ?
Alguns sistemas possuem no desviador da frente meios "cliques" para que a corrente nessa e noutras situações não roçem no dito desviador.
Espero ter ajudado.


Filipe
 

Burning Dogma

New Member
Nesse caso penso que seja normal, porque a diferença de diâmetro dos pratos é muito grande. Nunca usei compacto mas já não é a primeira vez que oiço falar dessa situação. De qualquer modo, quando fores a meio da cassete, o melhor é meteres no prato grande, em vez de ir no pequeno e percorrer a cassete até ao mais pequeno.
 

duchene

Well-Known Member
É perfeitamente normal já que estás a cruzar a corrente num ângulo que, em alguns pedaleiros, faz com que esta roce no prato grande.

Mas como disse o Burning (que não é exemplo para ninguém já se viu :D) cruzar a corrente não é só a subir. Nesse caso estás a cruzar a descer.

Na minha Truvativ Elita acontecia isso, agora na KCNC não.

No entanto apesar de em 34/11 não roçar no prato grande, roça no desviador, mesmo depois de fazer o trimming, portanto não é opção.
 

Figueiredo

Active Member
A minha corrente roça no desviador dianteiro, quando utilizo 34-12, ou 50-27, quando sofre maior torção e não consigo afinar de outra forma:(, por isso uso a velha máxima de meio da cassete para baixo uso o prato 50, de meio da cassete para cima uso o prato 34 e assim a corrente mantém-se sempre direita, não sei se me fiz explicar correctamente...:rolleyes:
 

fmm

Member
Aqui deixo o meu testemunho:

Na relação 34 x 12 não se queixa, nada mesmo.
50 x 25 nunca usei.
Em relação ao desviador dianteiro, como já referi, estando a usar o 34 x 12, é mesmo uma questão de dar uma "meia mudança" e não toca em parte alguma.
Isto serve tanto para o Veloce que tive, como para o Athena que tenho agora.

Filipe
 
Last edited:

fmm

Member
Se calhar não usei a melhor expressão.
A Camgnolo possui no seu sistema de mudanças ( os que ja usei ) uma forma de dares um clique e não meter imediatamente a mudança. Ou seja o desviador mexe-se um pouco, mas não o suficiente para meter uma mudança, mas é o suficiente para se afastar um pouco da corrente eesta já não roçar.
Penso que a Shimano tb tem tem este sistema.
Um amigo meu tem um 105 e tb faz o mesmo.
Adiferença que notei do Veloce para o Athena é que enquanto o primeiro apenas fazia num sentido, o Athena faz nos dois. Ou seja, mesmo em talega, se quiseres usar carretos maiores, dá para dar um cheirinho e desta forma tb não roçar.
Espero ter ajudado.

Filipe
 

Burning Dogma

New Member
É o chamado trimming, como disse o Duchene. Mas nem todas as manetes tem este sistema. As minhas Campagnolo tem, tanto para subir como para descer, e dá bastante jeito. Não há nada mais chato que pedalar e ir a ouvir o granel da corrente a raspar no desviador:eek:
 

Figueiredo

Active Member
Acho que o meu problema está na grande "salganhada" que tenho na transmissão:

Manetes: Sora
Desviador Dianteiro: Tiagra
Desviador Traseiro: 105
Pedaleiro Compacto: FSA
Cassete: Tiagra
Corrente Ultegra

Afinar isto tudo deve ser complicado...
 

Lyp

Active Member
As manetes Sora não fazem trimming (acabei de aprender o termo:D). Tenho um amigo meu que tem sora e não dá. Eu tenho 105 e faz para cima e para baixo. As Tiagra é que não sei se fazem ou não...
 
Top