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Regras de circulação na estrada

cou7inho

Well-Known Member
Bom dia camaradas!
Estava agora mesmo aqui a passar o tempo no facebook quando me deparo com uma noticia de dois ciclistas que foram atropelados em Famalicão. Fui ver os comentários dessa noticia e reparo que 95% dos comentários são do género: "é o que faz andarem a pares", "pensam que é tudo deles", "não têm respeito pelos condutores", "querem andar de bicicleta vão para o monte" entre outros.
A minha questão é: será que os ciclistas desrespeitam assim tanto as regras' Eu falo por mim e pela malta que vejo a andar de bicicleta aqui na minha zona e andamos todos na beira da estrada para não impedir a circulação dos carros e nunca houve nenhum problema nesta zona. Calculo que se calhar há muita gente que vai para a estrada e nem sabe as regras para lá andar de bicicleta mas ´será que os condutores sabem os direitos dos ciclistas? É que todos falam tal e qual mas por exemplo um problema que eu noto e vocês também devem notar ´quando vamos na estrada e passam por nós a 70cm. Sinceramente esses condutores deviam era irem para a estrada com a bicicleta para verem o que era bom mas infelizmente que tem essas atitudes estupidas são aqueles que nem sabem andar de bicicleta. Já aqueles "ciclistas" que nem sabem andar na estrada mais vale aprenderem primeiro em casa a usar a bicicleta e depois então irem para a rua.
 

Armando

New Member
O grande problema de tudo isto, é as pessoas que se servem das rodovias não se comportarem conforme as regras do transito e cumprirem o que o código diz.

Antes de se efetuar qualquer tipo de manobra, é conveniente verificar se existem condições para a efetuar em segurança!

O que nós vemos no dia a dia, são as pessoas a quererem efetuar a manobra a qualquer custo, o mais rápido possível e sem verificar se tem condição para tal.

Vê-se muitas vezes os ciclistas ao molho e a ocupar toda a faixa da estrada! Mas isso não dá o direito ao automobilista de lhes passar por cima, assim como quando existe um aglomerado de pessoas a ocupar a rodovia, seja (manifestações, festividades ou qualquer outro tipo de situação), os automobilistas têm que afrouxar a marcha e só avançar quando lhes for possível.
 

Mhrs

Member
Independentemente do cumprimento das regras por automobilistas e ciclistas - há uns e outros que cumprem e não cumprem - há duas circunstâncias objectivas que só por si aumentam o risco de acidentes graves. Uma tem a ver com a diferença de velocidades. As bicicletas circulam muito mais devagar do que os carros e isso cria logo à cabeça uma situação perigosa. A outra tem a ver com a desprotecção do ciclista. Em caso de embate com um automóvel, a probabilidade de se sofrerem ferimentos graves é muito grande. Depois, não se pode esquecer o aumento exponencial de ciclistas. As probabilidades dizem que o número de acidentes vai aumentar proporcionalmente ao número de bicicletas. Por fim, vejo outro factor a ter em conta. É a habituação dos automobilistas. O condutor médio (sobretudo os mais velhos) ainda olha para o ciclista como um intruso. Alguém que está a ocupar uma estrada que devia ser só para carros e que o atrasa uns segundos. Custa aceitar isto mas é assim. Daqui a uns anos, quando todos acharmos que os ciclistas são utilizadores normais normal das estradas, as coisas vão mudar um pouco. Até lá, é preciso muito cuidado.
 

MigC77

Well-Known Member
Na pele de ciclista quando vou na estrada tento pensar em primeiro lugar em proteger-me e em segundo como facilitar a vida aos outros veículos. Porque facilitando a vida aos outros considero que também me estou a proteger. Independentemente daquilo que o código diga, prefiro não ser abalroado por carro, mesmo que isso signifique não usufruir de certos “direitos” que o código da estrada me garante, do que levar uma passa dum carro e ficar todo partido mas cheio de razão!!!

Agora sendo 100% justo, independentemente daquilo que o código da estrada diga, tenho que reconhecer que vejo muitos ciclistas e muitas grupetas abusarem… passo com bastante frequência por uma estrada nacional bastante movimentada onde também circulam muitos ciclistas… E já vi inúmeras vezes grupos de mais de 10 ciclistas ou até mais pequenos a ocuparem completamente a faixa de rodagem como se fossem numa estrada deserta e quando percebem que há carros atrás continuam na deles como se não se passasse nada!!! O que é que posso dizer… na minha opinião estão-se a pôr a jeito! Vem um tipo mais apressado ou um daqueles que embirra com ciclistas, tenta fazer uma ultrapassagem mais arriscada e pode correr muito mal!

O código da estrada é muito bonito, mas acima de tudo acho que temos que nos saber proteger e evitar situações potencialmente perigosas para nós. É que por muita razão que tenhamos, se houver um acidente quem se lixa sempre somos nós!!!
 

daniel_mb1

Active Member
Poderia escrever uns bons parágrafos sobre este tema, enumerando muitos exemplos do que acontece na estrada. Mas penso que o essencial já foi dito!

A verdade é dura meus amigos. Nós Portugueses, somos péssimos ao volante. Somo piores ao volante do que a andar de bicicleta. E a mudança de atitudes, passa pela sensibilização. E sensibilização não é com arrogância de quem vai ao guiador!
 

Bernalve

Well-Known Member
Enquanto o português pensar que conduzir bem é chegar mais rápido ao destino ou quem faz mais e melhores manobras, isto não vai melhorar.

Eu já conduzo há 4 anos e nunca tive um único problema entre eu e outro comdutor. Quando entro num carro é para chegar inteiro e com saúde ao destino. E abordo tudo à minha volta com a máxima calma e segurança possível. De bicicleta posso às vezes fazer irregularidades, mas quando as faço costumo estar sozinho e se me acontecer alguma coisa é só a mim. Tenho a opinião que um ciclista acaba por ganhar skills que são bastante úteis quando conduzimos um carro. Ficamos mais conscientes de alguns perigos.
 

FSilva

Well-Known Member
Enquanto o português pensar que conduzir bem é chegar mais rápido ao destino ou quem faz mais e melhores manobras, isto não vai melhorar.

Eu já conduzo há 4 anos e nunca tive um único problema entre eu e outro comdutor. Quando entro num carro é para chegar inteiro e com saúde ao destino. E abordo tudo à minha volta com a máxima calma e segurança possível. De bicicleta posso às vezes fazer irregularidades, mas quando as faço costumo estar sozinho e se me acontecer alguma coisa é só a mim. Tenho a opinião que um ciclista acaba por ganhar skills que são bastante úteis quando conduzimos um carro. Ficamos mais conscientes de alguns perigos.

Completamente de acordo.

E na estrada é fácil ver quem é consciente ao volante ao não, basta ver aqueles condutores que seja um grupo de ciclistas ou apenas 1 ou abranda e só ultrapassam quando é possível ocupar a outra faixa ou dão espaço aos ciclistas e depois vemos aqueles inconscientes que fazem autenticas razias que nem devem saber que basta um espelho acertar num ciclista para fazer estragos.

Eu então chego ao cumulo de vir na faixa contraria a um ciclista ou grupo e encosto-me o mais possivel a direita na minha faixa ou mesmo se tiver possibilidade sair de faixa ligeiramente de forma a dar mais espaço aos condutores que vem no sentido do ciclista de se desviar ou dar espaço na ultrapassagem aos ciclistas.
 

cou7inho

Well-Known Member
Completamente de acordo.

E na estrada é fácil ver quem é consciente ao volante ao não, basta ver aqueles condutores que seja um grupo de ciclistas ou apenas 1 ou abranda e só ultrapassam quando é possível ocupar a outra faixa ou dão espaço aos ciclistas e depois vemos aqueles inconscientes que fazem autenticas razias que nem devem saber que basta um espelho acertar num ciclista para fazer estragos.

Eu então chego ao cumulo de vir na faixa contraria a um ciclista ou grupo e encosto-me o mais possivel a direita na minha faixa ou mesmo se tiver possibilidade sair de faixa ligeiramente de forma a dar mais espaço aos condutores que vem no sentido do ciclista de se desviar ou dar espaço na ultrapassagem aos ciclistas.
ahahaha então es como eu. eu quando vejo que vem um carro atras de mim, por exemplo, so não me "atiro" para fora da estrada pq parece mal. Sempre que posso ate saio fora da faixa para o carro passar.
 

Knox

Active Member
Quanto mais se sai da estrada, maior é a razia que fazem que mais parece que estão a fazer pontaria para nos acertar. Teoria constatada e já comentei isto mais vezes e a opinião é semelhante.
 

daniel_mb1

Active Member
O principio da permissão para circular a par é esse! Impedir as tangentes. É que quanto mais pela beirinha, mais tangente ultrapassam.
 

Ams43

New Member
"Quanto mais se sai da estrada, maior é a razia que fazem que mais parece que estão a fazer pontaria para nos acertar."
lol verdade mesmo!

mais vale ir mesmo quase no meio da estrada como veículo "normal de estrada"
 
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