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Recuperação Bianchi

Bianchi

Active Member
Boa tarde,

Estou a recuperar a minha antiga Bianchi a ver se recupero a forma :(
Isto de andar com formas redondas, sentado todo o dia e a fumar que nem uma fábrica tem mesmo de acabar.

Já passei o fim-de-semana a arranjar as mudanças e já está em condições de circular. Mesmo assim está num estado a necessitar de intervenções profundas.

Primeiramente, queria pintar o quadro em aluminio e a forquilha. Para limitara os custos estou a pensar em ser eu a decapar a menina.
Alguém sabe quem possa fazer o serviço de pintura aqui pelas zonas de Lisboa? Será que meter-me numa serralharia com pintura será boa ideia ou é melhor contactar uma oficina auto?

Ficam aqui umas fotos da bicha no seu estado actual... apenas troquei os pedais e afinei o desviador traseiro.













































 

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Moderador
Staff member
Boas!!

De mecânica/restauros percebo pouco! Tenho apenas dois conselhos para dar:

- O mais importante é aproveitares o momento para deixares de fumar. Eu fumei uns 16 anos e deixei de um dia para o outro... já lá vão praí 4 anos!

- Esquece levar a bicicleta para um serralheiro pintar... leva-a uma pequena empresa de lacagens. A pintura electro-estática com cozedura no forno poderá ser a melhor opção. Num pintor auto também poderá ser uma boa opção... os vernizes que utilizam são excelentes.

Bom trabalho!
 

Bianchi

Active Member
É alumínio. Quero pintar a forquilha e o quadro.
As oficinas auto podem ser uma boa solução mas já me disseram que a pintura que aplicam é muito boa mas que o trabalho sai bastante mais caro, especialmente com mais de uma cor (aqui preciso de 3 cores).

realmwnte no seu tempo era um maquinão. Agora já está um pouco pesada (e o tamanho não é o mais indicado para mim...). Mas por agora é o que se arranja.

Por acaso alguém faz a minima ideia do modelo desta Bianchi (foi comprada em 2005, já em usada).
 

Bruso

Well-Known Member
Bianchi Mega Pro concept - tens um autocolante com isto.

Em relação à pintura, depende do tipo de restauro que queiras fazer. Se queres uma coisa só para desenrascar ou se queres uma coisa para a vida. Já pediste orçamentos?
 

Carolina

Well-Known Member
Compra uma bicla nova. Tens várias opções na decathlon. Essa podes ir restaurando.

Essa bike não é adequada para quem está a começar, seja pelos andamentos que tem, seja pela geometria.

Acho preferível teres uma bicicleta nova e em condições para pedalar.
 

Bianchi

Active Member
Carolina, já fiz muitos km nesta fininha... mas quando a flexibilidade era outra. Normalmente fazia 20 a 30 km todos os Sábados, isto durante 3 anos. Agora estou a recomeçar (estive parado durante mais de 10 anos) mas conheço bem os andamentos dela :)
A grande diferença é que quando andava nela ainda era um jovem inconsciente. Hoje já devo carregar mais no travão :)

E a menina tem pior aspecto do que na verdade está. Com um avanço novo e possivelmente umas rodas novas (ainda as vou levar à loja a ver se têm empenos) está pronta para andar forte. Sempre fui fzendo alguma manutenção apesar de estar encostada (por exemplo a corrente tem cerca de 3 anos e apenas uns 20 km) mas como estava com bastante massa consistente está quase como nova. O mesmo quanto ao desviador traseiro que só tem um ponto de ferrugem nos parafusos limitadores. De resto está quase perfeito, só necessitava de ser alinhado (embora ache que o apoio pode estar um pouco torcido...).

Se mantiver a prática do ciclismo, então irei acabar por comprar uma bicla nova. Não quero é estar a gastar 1000 e tal euros agora para depois a deixar na garagem como aconteceu com esta.
 

Bianchi

Active Member
Bruso, ainda não tenho orçamentos. Vou hoje começar a contactar algumas oficinas auto e amanhã devo ir à Lisbon Bike ver se eles trabalham com algum pintor.

Fica aqui uma foto da menina no seu estado original:


Resta também saber se vou optar por pintar diferente...






De qualquer forma acho difícil que uma oficina auto consiga fazer este trabalho com as variações de cor, de forma decente
 

bogas

Well-Known Member
Eu sinceramente a pintar optava apenas por uma cor. Talvez o preto e depois tentavas arranjar uns logos bianchi brancos e estava feito.
Rodas arranjas boad e baratas, umas shimano.
 

JBG

Well-Known Member
As pinturas que mostras não vai ficar propriamente barato, para ficar em condições vai dar muito trabalho.
Uma cor com autocolantes é a solução mais económica.
 

Kongas

Active Member
Grande máquina. Quadro em alumínio 7000 e forquilha em aço Cro-Mo.

O quadro precisa de ir ao jacto de areia e depois uma pintura nova. Os dois tons não parecem complicados, mas a brincadeira não deve sair barata.

Os autocolantes encontram-se pela net.

Os cubos é que já não parecem ter salvação, mandar cromar isso deve sair mais caro que uns novos, e ainda tinhas que mandar enraiar as rodas. Deve sair mais barato comprar um conjunto de rodas.

O avanço também devia ser mudado.

De resto, uma boa limpeza peça a peça, uma afinação geral, e fica como nova.

Já recuperei uma com pior aspecto, mas tive sorte com a pintura, uma limpeza foi suficiente.
 

Bianchi

Active Member
não estava a pensar metê-la em jacto de areia mas apenas usar decapante e lixa de água...

as rodas estão em mau estado. Mesmo afinando os raios não me salvo. Erei investir numas rodas mas nada de perder a cabeça. Ando a pensar numas MAVIC AKSIUM que andam pelos 160 euros (o par).
 

JBG

Well-Known Member
Quando deres por ela já terás gasto mais do que numa nova.
Esse tipo de projecto só poderá compensar quando somos nós a fazer o serviço, e mesmo assim é preciso dispender de muito tempo e paciência.
Triban 540 já com pintura nova e geometria mais amigável que essa.
 

Bianchi

Active Member
De qualquer forma e independentemente de preços o complicado está em arranjar quem faça o trabalho.
Liguei para mais de 15 oficinas de pintura auto e todas dizem o mesmo: não fazemos esse trabalho.

Só tive sorte mum pintor auto que pesquisei no olx mas que disse que ficaria por 50 euros e para lhe ligar no final da semana... mas sinceramente pela conversa não me pareceu mais do que um "artista" (nem perguntou o tipo de pintura, quantas cores, etc).

Por aqui ninguém conhece alguém que pinte bicicletas?
 

Bianchi

Active Member
I l l u m i n a t u s, como disse eu sempre fui fazendo a manutenção apesar de estar encostada.

Já tenho o avanço e também uma cassete Shimano para meter, só ainda não o fiz porque tenho de a desmontar toda para pintar. Já tinha trocado, há uns anos, a corrente, o desviador, os cabos, os travões... apenas continua a manter as manetes das mudanças e dos travões (ainda são da Campagnolo Mirage).

De resto, está em excelente condições (tendo em conta os 15 anos de idade). A verdade é que apesar de 15 anos só tem 4 ou 5 de utilização. Tirando as rodas, a pintura e o selim (o espigão é da Bianchi para manter) não vou fazer mais investimento. E sim a geometria é bastante agressiva e isso vi provocar muitas dores ao início (sendo o tamanho ligeiramente acima do que devia ser também não ajuda), tal como quando a comprei. Mas com o aumento de flexibilidade essas dores passam :) Também não pretendo fazer mais de 20 km por dia nesta fase inicial, até porque não pratico qualquer desporto há 10 anos :(
 
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