• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

quedas: o que fazer?

Figueiredo

Active Member
Os seguros ate podem ser iguais mas as premissas sao diferentes de certeza pois uma chama-se Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta não esta ligada a competição apenas ao uso da bicicleta por lazer desta forma não faz sentido falar em treinos... agora a Federação Portuguesa de Ciclismo esta aliada a provas de competição e aqui sim justifica a existência de treinos!
Cada caso e um caso e apenas posso falar por mim não ganho nada em fazer publicidade a este ou a outro seguro mas ate os pensos, pomadas e afins para fazer os tratamentos me pagaram...
 

Luís Tomás

New Member
Ora aqui está uma coisa que aqui o maçarico nunca se tinha lembrado...sou da zona de Torres Vedras, por acaso sabem se há alguma entidade nesta zona que faça este tipo de seguro? no caso de fazer pela FPCUB dará para fazer pela net e pagar no MB por exemplo?
Se me puderem dar uma ajuda era fixe.:)
Obrigado!;)
 

Figueiredo

Active Member
Penso que basta enviar a ficha de inscrição para a FPCUB e pagar através de transferência bancaria esta toda a informação no site mas andam a fazer actualizações não sei se estará disponível
 

alpha

New Member
Se não estou em erro o da FPCUB só não "funciona" em competições.
De qualquer das maneiras agora não consigo confirmar, pois a página está a dar erro na área do seguro.
 
Sou sócio da FPCUB e como tal estou coberto pelo seguro associado a esta federação.

Há uns meses atrás um colega do pedal após sair de casa andou algumas centenas de metros
até que se lembrou de mexer no conta kms e tal aventura resultou num toque no passeio o que
fez com que fosse projectado contra uma arvore. Resultado: 2 dentes partidos

O colega accionou o seguro da FPCUB que pagou todos os tratamentos o que me leva a continuar a
confiar neste seguro.
 
Last edited:

Figueiredo

Active Member
Seguros – Descrição Os sócios individuais da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) com a quotização de 2011 regularizada beneficiam desde a data de regularização (quando posterior a 1 de Janeiro) e até 31 de Dezembro de 2011 da oferta de seguros de Acidentes Pessoais e Reponsabilidade Civil com as seguintes Apólices da Companhia de Seguros Tranquilidade S.A. e coberturas abaixo descritas, sempre que utilizam a bicicleta na prática de actividades desportiva, cultural, ecológica, recreativa e de manutenção, excluindo a competição e actividades radicais, 24h/dia, 365dias/ano e assessoria jurídica da FPCUB.
- Acidentes Pessoais Nº 0002286194 (Sem Franquias / Válida em todo o Mundo):

* Morte ou Invalidez Permanente – 25.750,00 EUROS
* Despesas de Funeral – 2.575,00 EUROS
* Despesas de Tratamento e Repatriamento – 5.000,00 EUROS
* Serviço Hospitalar público ou rede Médica convencionada da Companhia de Seguros Tranquilidade S.A.

- Responsabilidade Civil Automóvel (aplicável aos velocípedes) Nº 0002286213 (Sem Franquias / Válida em Portugal e Espanha e no resto do Mundo com informação prévia à FPCUB das datas e do destino).
* Capital - 3.250.500,00 EUROS Assessoria jurídica da FPCUB
ATENÇÃO: Para efeitos do disposto no presente contrato, não ficam garantidos os danos causados / sofridos entre os proprietários / utilizadores dos veículos seguros, quando se desloquem em grupo, quer resulte de organização oficial ou não.


SEGURO O QUE FAZER EM CASO DE SINISTRO em 2011:

1 - Acidentes Pessoais * Em caso de acidente ao abrigo da apólice de Acidentes Pessoais subscrita pela FPCUB, que provoque lesões corporais ao Associado, deverá o sinistrado ser encaminhado para a Rede de Prestadores convencionados da Companhia de Seguros Tranquilidade, para seguir o tratamento médico adequado.

* Em caso de urgência, deve procurar de imediato a rede de serviço público de urgência, recorrendo se necessário aos serviços de emergência do 112 / INEM.

- Deve participar o acidente no mais curto espaço de tempo (em 48 horas de preferência). O prazo limite de entrega da Participação de Sinistro é de 8 (oito) dias após a data do acidente. A falta de entrega no prazo estabelecido implica a sua não aceitação pela Companhia de Seguros Tranquilidade.

- Poderá descarregar um Impresso de Participação a partir deste site (veja em baixo). Preencha este impresso e entregue/envie à FPCUB que após validação o envia à Companhia de Seguros Tranquilidade para abertura do Processo de Sinistro.

- Passada a situação de urgência deve contactar a Companhia de Seguros Tranquilidade para continuar os tratamentos e consultas na rede Médica Convencionada Companhia de Seguros Tranquilidade.

A rede de Prestadores de Serviços Médicos Convencionada da Companhia de Seguros Tranquilidade não cobra qualquer valor aos acidentados, salvo se o Capital de Despesas de Tratamento se mostrar esgotado.

Se no decorrer do tratamento tiver que efectuar algum pagamento deve pedir factura e recibo do pagamento e enviar os documentos originais à Companhia de Seguros Tranquilidade, para liquidação.

O Impresso de Participação de sinistro de Acidentes Pessoais, depois de assinado, deverá ser enviado para a FPCUB que após a sua validação o reenviará à Companhia de Seguros Tranquilidade.

Para qualquer informação adicional poderá contactar o 707 240 707 ou, se preferir, poderá dirigir-se a um balcão da Companhia de Seguros Tranquilidade.

2 - Responsabilidade Civil / Bicicletas *

Em caso de acidente de circulação com a bicicleta e sejam causados prejuizos a terceiros (lesões corporais e/ou materiais) ao abrigo da apólice de Responsabilidade Civil, subscrita pela FPCUB, deverá participar o acidente no mais curto espaço de tempo (em 48 horas de preferência). O prazo limite de entrega da Participação de Sinistro é de 8 (oito) dias após a data do acidente. A falta de entrega no prazo estabelecido implica a sua não aceitação pela Companhia de Seguros Tranquilidade.

Em caso de danos corporais em Terceiros deverão ser accionados os meios de socorro adequados à situação do acidentado recorrendo, se necessário, aos serviços de emergência do 112 / INEM.

* O Impresso de Participação de Sinistro de Responsabilidade Civil, depois de assinado, deverá ser enviado para a FPCUB que após a sua validação o reenviará à Companhia de Seguros Tranquilidade.

Para qualquer informação adicional poderá contactar o 707 240 707 ou, se preferir, poderá dirigir-se a um balcão da Companhia de Seguros Tranquilidade.

Fonte: Site da FPCUB
 

Janas

New Member
"não ficam garantidos os danos causados / sofridos entre os proprietários / utilizadores dos veículos seguros, quando se desloquem em grupo, quer resulte de organização oficial ou não."

ora o que é que eu entendo daqui......??


que tenho de andar sempre sozinho.....
 

Figueiredo

Active Member
Podes andar em grupo que paga os estragos provocados noutros veículos e os danos físicos apenas exclui o arranjo das bicicletas quando um acidente se da entre 2 associados...um pouco para evitar as trafulhices paga o justo pelo pecador!
Ou seja o seguro de acidentes pessoais cobre tudo desde que não seja competição, mas o seguro de responsabilidade civil tem esta ressalva.
 

FDias

New Member
Bom dia,
Eu tenho o da FPCUB porque como o Figueiredo esclareceu cobre 24 h /dia, 365 dias / ano e pelos relatos parece funcionar bem, pois graças a Deus nunca precisei. Outra questão é o facto de este seguro cobrir em qualquer situação, seja a ir passear, ir para o trabalho, ou ir comprar pão à padaria da esquina... independentemente da bicicleta que levares, estrada ou montanha, excluíndo competição e actividades radicais. Já o seguro da FPC, seja através da associação X, Y ou Z, tens de especificar se fazes o seguro para estrada ou BTT. Se quiseres para as duas situações, como é o meu caso, tens de fazer dois seguros, um para cada situação e mesmo assim se fores para o trabalho ou comprar pão à esquina não estás garantido.

As duas federações têm objetivos diferentes, uma vocacionada para a competição e outra para o lazer e utilização da bicicleta no dia a dia, pelo que a escolha deve depender do uso que cada ciclista dá à bicicleta e dos seus objectivos. Referir que no caso da FPC ainda existem mais seguros para competição, exclusivamente, que são obrigatórios para se estar federado em competição e os quais nunca me preocupei em conhecer ao pormenor.
 
Top