• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

que subida escolheriam para 1 hora

grouk

Active Member
Pegando nesta ideia a que acho muita piada lanço a pergunta
http://www.velonews.com/2016/12/news/joe-dombrowskis-uphill-hour-record_426289

Que subida escolhiam para uma coisa destas? Ou então que tipo de subida escolhiam visto não haver muitas subidas constantes de 1 hora?
Assim de repente só me lembro da do caramulo pelo lado de águeda até ao caselho e mesmo essa tem uma descida e um plano a meio.
Eu preferia uma de 4,5/5% mas estas subidas costumam ter vam´s mais baixos que subidas de 8%+.
A questão é mais qual é na vossa opinião a melhor inclinação para vam´s maiores?
 

GMQ

Well-Known Member
É um pouco dificil de responder porque aqui no Algarve não tenho ( que me lembre) algo assim. Teria que sugerir algo que conheço apenas de carro da volta a Portugal. Assim, no meu imaginário sugeria uma subida à estrela (por seia, pela covilhã ou manteigas). Sonho uma dia puder fazê-la de bicicleta pelo simbolismo que tem no ciclismo nacional.No gerês também vi umas coisas interessantes este ano, mas sempre de carro. E é isto.
 

jpacheco

Well-Known Member
Aqui em Coimbra/Lousã consegues algumas vertentes da serra da Lousã umas subidas para 40, 45 a 60m dependendo da condição física. VAM parece-me um numero complicado de fiar atendendo que nem todos os segmentos têm a percentagem de inclinação certa.
 
sempre que o tempo permite adoro pedalar no Geres..Conheço bem ... e tem subidas fantásticas..mas não conheço nenhuma subida constante de 1 hora.
Mas o tempo é sempre relativo porque a condição física é mais importante.. Preferivél era aplicar a métrica de km's de subida , ;)
 

grouk

Active Member
Mas a questao que eu queria perceber era, nas subidas de grande inclinaçao 9/10% consegue se valores de vam mais elevados mas para 1 hora qual seria o tipo de subida mais aconselhado. de ver que seia torre tem 1200 de vam pelo melhor e eu tenho cerca de 1000, isto numa subida de 90 minutos a 5,6%
 

Bernalve

Well-Known Member
6%/7% é onde o VAM é mais viável. A partir daí, inclinações muito altas fazem subir o VAM para o mesmo esforço, e subidas com menos 6% faz descer o VAM para o mesmo esforço. Uma subida ideal é o Col de la Madone.
 

Zé da Pasteleira

Active Member
Conheco bastantes subidas para o meu caso em concreto fazer isso, ou seja, faço 10 a 20 minutos de subida e depois tenho que descansar uns bons 40 a 50 minutos antes de voltar a sentar-me na fininha para pedalar :)
 

Martins

Well-Known Member
@maust

Em relação a Santo Estevão e ao Detrelo da Malhada ambas têm zonas de mau piso para o objectivo pretendido

Na Freita primeiro são os paralelos antes de Provizende e depois o alcatrão até lá acima é sempre rugoso.

Na Estrela os 4 km finais até St. Estevão são uma bela merd@ para andar de bike

Abraço
 

maust

Well-Known Member
mas o objectivo pretendido não eram subidas constantes de 1 hora??

essas todas preenchem os requisitos

se vamos pelo piso tipo auto-estrada, em Portugal, com subida constante (razoável) para 1 hora, não me parece que exista

dos PMP que referi, acrescento que o Trevim tem mau piso no acesso final, logo que se sai da EN e o de São Pedro do Campo tem paralelo na passagem por Cinfães e nos 3 km finais

na descrição dos PMP que tenho no mapa, tento sempre indicar pisos impróprios ou em paralelo, acabei de acrescentar lá o acesso final a Santo Estêvão
 
Top