• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Que relações de transmissão usam?

Bibas

New Member
Eu uso Pratos 50-34 e cassete 12-27

Por aquilo que vi aqui é so grandes andamentos por isso é favor não gozar :)

Boas pedaladas
 

Burning Dogma

New Member
Eu uso Pratos 50-34 e cassete 12-27

Por aquilo que vi aqui é so grandes andamentos por isso é favor não gozar :)

Boas pedaladas

Nada de gozos, cada um usa os andamentos que mais se adequam ao seu tipo e ritmo de pedalada. Conheço alguns que usam 53-39 e 11-23 mas depois chegam às subidas e levam cadências assustadoramente baixas:rolleyes:
 

tabrantes

New Member
Eu uso Pratos 50-34 e cassete 12-27

Por aquilo que vi aqui é so grandes andamentos por isso é favor não gozar :)

Aqui ninguem goza com ninguem.
Cada um anda com os andamentos com que se sente melhor.

Eu ando com um pedaleiro triplo, apesar de querer mudar para duplo, e não tenho problema em dizer.
 

NO FLATS

New Member
Actualmente uso pratos 50-34 e cassete 11-25.
Mas a minha primeira bicicleta tinha pratos 52-42 e cassete 12-28, a minha segunda bicicleta tinha o mais comum 53-39 12-25.
Tenho feito o percurso inverso da maioria do pessoal e digo-vos que agora com 50-34 subo praticamente no mesmo carreto que subia com o 53-39 apenas com a diferença que com o 53-39 subia por exemplo a 65 rpm e agora subo a 90-95rpm o que permite "queimar" menos os musculos e trabalhar mais a nivel aeróbico.
Sem dúvida que o 50-34 é para manter, talvez daqui a uns tempos altere a cassete para uma 11-23 apenas porque fico com menos diferença entre andamentos.

boas pedaladas
 

osicran

New Member
Durante uns seis ou sete anos usei o 52/42/30 que, aliás, ainda mantenho na que é agora a minha bicicleta de reserva e isso era às vezes motivo de um certo (mas amigável) gozo dos meus companheiros mais novos:). Aquela história da avózinha, todos conhecem...mas a verdade é que nas grandes subidas eles começavam cheios de pujança com andamentos fortíssimos e eu ficava sempre para trás, metia um andamento muito leve e fazia a subida em progressão de trás para a frente, ia recuperando o atraso e antes do cume parte deles via-me passar, dizer adeus:) e chegar lá acima com a pulsação muito mais baixa do que a deles...e não foram poucas as vezes que ouvi bocas do género "empresta-me aí a avózinha!"...:DNessa altura era eu que me ria e que gozava...:DCom a minha actual bicicleta veio o 50X34 que é sem dúvida uma magnífica opção para quem não faz da competição pura e dura o objectivo principal quando salta para cima da fininha. Por mim que não gosto muito de subidas, neste momento e conhecendo as duas opções, não penso ter ficado pior com a mudança.
 

Osamabinlara

New Member
Como vivo numa zona com Grandes desniveis ando com 50-34 e 11-25... quando é para fazer grandes viagens (tipo: Régua - Fátima) meto a campagnolo veloce 53-39 e é dar ao pernil para chegar lá mais depressa
 

Carlos Pires

New Member
Gozar...
Eu tambem uso 34-50 e 11-28 ou 11-25 ou 11-23, comforme o percurso, mas sem duvida prefiro o compact com 11-28, aprendi com os meus "alunos" a pedalar em cadencia e aconselho aos melhores...
 

Burning Dogma

New Member
Uma pergunta aos utilizadores de compacto. Quando as subidas começam a inclinar muito, não há a tentação de meter uma mudança mais leve e seguir sentado com uma cadência elevada, mas quase parado? Eu também sou de usar cadências altas, mas sinceramente nas subidas gosto de sentir algum peso, assim como ver que levo alguma velocidade.
 

Carlos Pires

New Member
Eu treino com a minha equipa de cadetes (usam 46x14), fazem muito treino de cadencia e posso assegurar-te que não são lentos...
 

Carlos Pires

New Member
No mês passado subi a Srª da graça ( total do treino 108km), e posso dizer-te que fiz a subida em 34x28/26, a média da cadencia foi 102 rpm, e nunca desci dos 17 km/h...
 

Carlos Pires

New Member
Posso acrescentar que um Junior (da nossa praça) que tambem usa andamentos limitados, ganhou um contra-relogio, com uma média de 128 rpm. Dá que pensar...
 

Arlindo

New Member
que junior ?
eu uzo os andamentos de junior LOOOL meu escalão

52-39 * 23 - 14

e nao falta cadencia, alias, ja esprimentei 25-14 e parece que nao saiu do sitio :eek:
 

_TÓ_

New Member
Boas,
eu uso 53/39, 11/28 (8v).
Gosto bastante de subir, é um dos meus pontos fortes, especialmente porque tenho uma boa rotação, que me permite gastar menos energia.
Atendendo a isto o carreto 28, dá-me uma grande ajuda, mas quando a estrada inclina abruptamente, até com o 28 torna-se dificil manter uma rotação adequada.
Por isso estou a pensar quando trocar de bike, colocar uma pedaleira compacta, e uma cassete 11/25.

Deixo duas questões:
Quando a rolar a velocidades altas + de 45km/h, a pedaleira de 50 não é curta?
Alguem sabe fazer as contas do que corresponde as diferentes mudanças entre si?
Ex: 39x28, equivale a que mudança usando a pedaleira de 34dentes?
Penso que não seja só multiplicar:).

Fiquem bem
 

Tremoço

Member
Tó em relação á tua pergunta: sim realmente quando vais a rolar na casa dos 50km/h começa sempre a parecer pouco tens de usar um pouco de cadencia, inda outro dia tive um despique com um grupo que ia na estrada a rolar na casa dos 50/55 e quando eles lançaram o sprint eu já não consegui ir por falta de mudanças, mas depois de embalar bem eu lá os fui apanhar na casa dos 60km/h...Eu sou junior mas como faço cicloturismo uso o 34/50 com 11/23 e não sinto falta de mais mudanças mesmo nas subidas mais inclinadas ou compridas...
 

ALNM

Member
34/50 com 11/23 parece-me muito equilibrado.
De momento estou a usar a cassete de origem, que é uma 12-23. Sinto a falta do carreto de 11 dentes até porque vim de uma relação 52/39 com 11-23. Mas nota-se bem a diferença na recuperação de treinos com acumulado significativo.
 

mvit

New Member
comprei uma fininha, e hoje fui dar a primeira volta.
tenho 53/39 e atraz deve ser 12/25, so tenho a certeza dos 25 porque troquei a que vinha de 21:D.
para primeira impressão axo que ainda me faz falta andamentos mais leves!!
para ja não vou trocar, vou dar mais umas voltas e depois logo decido.
o que me aconselham, aumentar mais atraz ou meter a frente 50/34?
ando normalmente de btt e hoje foi a primeira volta na fininha, por isso vou fazer mais km e depois decido.
 

Burning Dogma

New Member
Roda esse setup por uns meses. Se conseguires meter kms suficientes nas pernas, vais achar isso suficiente para 99% das situações. Se mesmo assim for muito pesado, acho que mais vale mudar na frente, se não atrás vais ficar com andamentos muito espaçados na cassete, eu pessoalmente não gosto.
 
Top