• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Que relações de transmissão usam?

kostaviks

Well-Known Member
Amigos, tenho usado de há uns anos a esta parte 52/39 com cassete 11/28.
Há cerca de 3 semanas montei um 52/36... ontem, fiz o treino no rolo, tirei a bicicleta e voltei a montar o 52/39!
Tenho feito granfondos com o 52/39 e admito que em subidas tipo Cadão ou os Muros no Gerês, um 36 pode fazer falta, mas.... a diferença não é assim tão significativa!
A verdade é que não consigo encontrar ritmo em 36! Ando constantemente a passar de pratos e a passagem de 36 para 52 quando comparada com um 39 para 52 é uma tormenta (tenho tudo bem afinado)!
Serei burro?! Talvez!!! Mas quando não puder com o 39 penso no 36 ou 34...

Abraços
 

GMQ

Well-Known Member
Burro não és!! Um 39 parece-me elevado, mas já percebi que és máquina. Se te safas com o 39 em piso mais elevado e não ficas vazio, continua. Agora o trainer não é bitola para nada, na rua é que gente consegue aperceber-se do que é capaz. O 34 é prato desenhado para qualquer comum mortal safar-se em qualquer tipo de subidas sem pôr o pé no chão, contado que tenha pernas. O 36 já é mais puxadote para malta com outro andamento. Eu gosto mais de spinnar por isso o 34 é suficiente, não consigo ir ali a esmagar batatas. Treinas em zonas com piso muito acidentado? Se tiveres hipotese de experimentar ambos era o que sugeria. Abraço
 

RuiLuis

New Member
Boa tarde.

Comprei este sábado uma bike nova, a Specialized Tarmac Comp 2017 (decoração Gloss Sagan).
Tem uma relação 52/36T 11/28d

Acham que deveria alterar para 11/32?

As subidas acima dos 4%-5% e um pouco longas sempre foram o meu calcanhar de Aquiles...
 

DMA

Well-Known Member
Rui, quando passares em paredes e já com mais de 3h nas canetas é que vais ter noção se precisas de menos desmultiplicação ou não.
De qualquer forma, a Shimano agora tem cassetes 11-30 que muito provavelmente é aceite pelo teu desviador traseiro (já com a 11-32 é mais incerto).
Um prato 36 com carreto 30 dá uma desmultiplicação muito próxima dum prato 34 com carreto 28 na cassete.
 

RuiLuis

New Member
Rui, quando passares em paredes e já com mais de 3h nas canetas é que vais ter noção se precisas de menos desmultiplicação ou não.
De qualquer forma, a Shimano agora tem cassetes 11-30 que muito provavelmente é aceite pelo teu desviador traseiro (já com a 11-32 é mais incerto).
Um prato 36 com carreto 30 dá uma desmultiplicação muito próxima dum prato 34 com carreto 28 na cassete.

Nesse caso, posso sempre tentar mudar o prato 36 para 34 e não mexer na cassete.
É despropositado?
 

DMA

Well-Known Member
Se trocares o prato 36, também tens que trocar o prato 52
Em termos de preço tens que ver se te compensa mais trocar pratos, ou logo o crank duma vez.
Com a troca da cassete (mantendo o 52/36) é capaz de ficar mais barato. Mas se o teu desviador traseiro for o 105 (5800) não é garantido que aceite; quase de certeza que dá, mas não é certo.

Mas acima de tudo não estejas a pensar em demasia nisto. Só se sistematicamente na estrada e na realidade, deres por ela que precisas de menos desmultiplicação é que me preocupava com isso.
Em voltas curtas e subidas como as que referiste, é um não assunto :)
 

RuiLuis

New Member
Vai à loja e vê se te trocam o pedaleiro por um compacto. Como é nova talvez sejam simpacticos.

Na loja não tenho problemas em fazer essa ou qualquer outra substituição.

Apesar de ter 51 anos, só no ano passado comecei a andar de bike, como referi na minha apresentação.
Foi por este motivo que pretendi saber a vossa opinião, pois acredito que a maioria tem mais experiência do que eu.

Também pela falta de treino e experiência, nas subidas com 4% ou 5% de inclinação tenho algumas dificuldades, nada que seja sentido pela tal maioria que considera isso quase terrenos planos.
 

NULL

Moderador
Staff member
Na loja não tenho problemas em fazer essa ou qualquer outra substituição.

Apesar de ter 51 anos, só no ano passado comecei a andar de bike, como referi na minha apresentação.
Foi por este motivo que pretendi saber a vossa opinião, pois acredito que a maioria tem mais experiência do que eu.

Também pela falta de treino e experiência, nas subidas com 4% ou 5% de inclinação tenho algumas dificuldades, nada que seja sentido pela tal maioria que considera isso quase terrenos planos.

Boas RuiLuis,

Eu também já passei por esse dilema... neste momento utilizo 36/52 11/28. Quando comecei utilizava 39/53 11/26 mas nas subidas acima dos 8 ou 10% a cadência descia para números preocupantes.

Para ser sincero, se tens dificuldades em subidas de 4 ou 5% com 36x28 então ia para um compacto (34/50) com cassete de 30 ou 32. Se fores para rampas com 14/15% de inclinação com 36x30 pode não ser suficiente.

NOTA: Pode não ser possível colocar pratos 34/50 no teu pedaleiro como pode não ser possível colocar cassete com 32 no teu desviador traseiro...

Abraço
 

RuiLuis

New Member
Boas RuiLuis,

Eu também já passei por esse dilema... neste momento utilizo 36/52 11/28. Quando comecei utilizava 39/53 11/26 mas nas subidas acima dos 8 ou 10% a cadência descia para números preocupantes.

Para ser sincero, se tens dificuldades em subidas de 4 ou 5% com 36x28 então ia para um compacto (34/50) com cassete de 30 ou 32. Se fores para rampas com 14/15% de inclinação com 36x30 pode não ser suficiente.

NOTA: Pode não ser possível colocar pratos 34/50 no teu pedaleiro como pode não ser possível colocar cassete com 32 no teu desviador traseiro...

Abraço

Disseste:

"rampas com 14/15% de inclinação com 36x30 pode não ser suficiente. "

Não quererias dizer 36/52?
 

RuiLuis

New Member
Não... refiro-me a prato da frente 36 e carreto (Cassete) no 30, 36x30...

Nas minhas bikes tenho o seguinte:

Gravel Bike: 11/32 50/34

Road Bike: 11/28 52/36

Como ainda só andei uma vez na Road Bike, vou esperar e ver como corre.
Tenho de ter em conta que a Gravel pesa 9 Kg, e a Road 7,6 Kg.
 

NULL

Moderador
Staff member
Nas minhas bikes tenho o seguinte:

Gravel Bike: 11/32 50/34

Road Bike: 11/28 52/36

Como ainda só andei uma vez na Road Bike, vou esperar e ver como corre.
Tenho de ter em conta que a Gravel pesa 9 Kg, e a Road 7,6 Kg.

Tudo depende da forma.

Irão aparecer membros a dizer que sobem com 39/25... outros com 36/28 e outros com 34/32... Tudo depende da forma física de cada um.
 
Top