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Que relações de transmissão usam?

nmt

Well-Known Member
Tudo depende do percurso. Há voltas de 120km com 3 ou 4 subidas com 200-250m de desnível (cada uma) em que podia só ter um prato à frente (com a cassete 11-28); ou seja tudo isso seria um "não assunto". Há voltas de 80km em que preciso de desmultiplicações leves.

Quando fala-se em percentagens de inclinação estamos a falar de que? Percentagens do Garmin? Rampas de "meia dúzia" de metros?
Vocês estão a falar de subidas de 10% e até parece peaners. 10% reais e durante muito tempo começa a chatear a sério. Pelo o que eu vejo no terreno não vejo malta a chegar a rampas longas de mais de 10% e a irem confortáveis. Subir lá se sobe, tipo masher a esmagar os cranks ...

Coloquem a coisa em contexto. Eu estou a falar de ter material all rounder que dê para ser um bom compromisso para tudo.
E outra coisa; chegar lá acima, fazer a subida, etc; isso é relativo. Também já subi a Serra d'Arga com um 34-23 ... duas vezes na mesma volta. O problema é que isso passa fatura no resto da volta.
E chegar ao topo e depois ficar todo arrebentado como vejo acontecer a muitos. E chegar lá acima e ter que parar, ou quando seguem ficam todos arrebentados.

Eu estou a falar de ter opções para subir com o mínimo desgaste possível, chegar lá acima e seguir viagem e fazer mais 40, 60, 80km e não andar a pagar faturas da subida. E se for preciso ainda ter gasosa para alguns esticões.

E continuo sem entender qual a vantagem dum crank 52/36. Até hoje não apanhei ninguém que me descarregasse em plano. E se assim acontecer (pois não sou nada demais) é por falta de pernas não é por falta de desmultiplicação.
Isso é bem verdade. Sempre que vou a S. Bento das Peras (já subi com cassete 11-25 e 12-28) não há subida que depois não seja um caso sério. Normalmente no regresso subo a serra do Relógio e custa bem a subir. Se só for a Vizela o Relógio não custa nada. É também verdade que subo mais depressa com cassete 12-28 que com cassete 11-25, possivelmente com 11-32 ainda melhorarei o tempo de subida. O segmento é este: https://www.strava.com/segments/1295256
Mas até em segmentos curtos como este: https://www.strava.com/segments/4747584 deve fazer bem jeito
 

GMQ

Well-Known Member
Concordo com o DMA. Não é À toa que se criou o conceito compacto de pedaleira o qual foi pensado para os amadores como nós. Que é óptimo para subir e rolar. É óbvio se formos atrás de que tem um 53 e para alem disso pernas, vamos passar mal. Fora disso dá para safar. Agora é preciso entender melhor forma de atacar uma subida e o tipo de subida. Eu prefiro o spinning ao smashing. Aquilo de ir ali à homem como muitos dizem para mim não funciona. já tentei subir na pedaleira grande mesmo subiditas e não consigo. Abraço
 

DMA

Well-Known Member
Já disse aqui n vezes. Se houvessem cranks 48/32 "banalizados" eram uma excelente opção para a maioria da malta (em conjunto com um 11-28 ou 11-30).

E muita gente iria ficar espantada quando fosse descarregada em plano ou terreno com pequenos topos por malta com esses cranks ...
 

GMQ

Well-Known Member
Lol.Eu tenho 32-11 mas é na gordita. Ainda estou para estreá-la que o tempo tem sido mais dedicado à magrela.
 

nmt

Well-Known Member
Lol.Eu tenho 32-11 mas é na gordita. Ainda estou para estreá-la que o tempo tem sido mais dedicado à magrela.
Nas bikes de BTT (ambas de 10v) tenho cassetes 11-36. Se na de XC, com pratos 38-24 chega bem, na de Trail, com pratos 36-24 por vezes bem gostava de ter um cog maior. Quando trocar a cassete o mais certo é colocar uma 11-40...
 

GMQ

Well-Known Member
tenho k7 11-42 e 32 na frente. Ainda não o experimentei para ver como se comporta a rolar porque para subir dá de certeza. Aderi agora à moda do mono prato. Tenho duvidas com a velocidade rolante em alcatrão, mas também não estou preocupado. Abraço
 

Bernalve

Well-Known Member
Concordo com o DMA. Não é À toa que se criou o conceito compacto de pedaleira o qual foi pensado para os amadores como nós. Que é óptimo para subir e rolar. É óbvio se formos atrás de que tem um 53 e para alem disso pernas, vamos passar mal. Fora disso dá para safar. Agora é preciso entender melhor forma de atacar uma subida e o tipo de subida. Eu prefiro o spinning ao smashing. Aquilo de ir ali à homem como muitos dizem para mim não funciona. já tentei subir na pedaleira grande mesmo subiditas e não consigo. Abraço

Penso que ninguém é descarregado por falta de multiplicação com um 50 ou 52 comparativamente a um 53. Só mesmo por falta de pernas ou num sprint de meio fundo. Até nas descidas o peso do ciclista e a técnica é que faz descarregar o outro e não a desmultiplicação.
 

LUCAS

Well-Known Member
Se for em descida nota-se a diferença no prato grande.... Em sprint é complicado esgotar mas consegues ter um arranque superior se tiveres mais dentes no pedaleiro pois exerce mais força na dianteira da bike é diferente...
Agora em jeito de conclusão e como ainda não foi aqui referido, basta meter um pedaleiro triplo para se ter o melhor dos 2 mundos :cool:;);)
PS: As senhoras que não leiam, mas homem que é homem é sempre 3 pratos :D:D
 

GMQ

Well-Known Member
Penso que ninguém é descarregado por falta de multiplicação com um 50 ou 52 comparativamente a um 53
Mete-te lá ao lado de um pró à portuguesa com 53x11 e tu com um 50 x12 consegues consegues... Eu não consigo, e se calhar é por falta de pernas... lol Abraço
 

Bernalve

Well-Known Member
Mete-te lá ao lado de um pró à portuguesa com 53x11 e tu com um 50 x12 consegues consegues... Eu não consigo, e se calhar é por falta de pernas... lol Abraço

Mas acho que é porque tem claramente mais pernas. Para estar com 53x11 a rolar e com uma cadência decente é porque está claramente à morte, nem um PRO ou uma gajo qualquer com qualidade razoável, não têm capacidade para andar com uma multiplicação dessas muito tempo sem ser em condições favoráveis. Condições favoráveis digo vento a ajudar, descida...

E digo que se calhar com 50/11 consegues sprintar tal como um gajo com 53/11, um pouco mais de cadência e resolve-se o problema. Claro que para um gajo tipo Kittel 53/11 é pouco para um sprint a alta velocidade, ficaria limitado, tal como um João Moreira ficaria limitado num sprint com 50/11, mas não é por aí que nunca mais o vais ver, desde que tenhas pernas até acho que um 50/34 dá para tudo dentro das nossas limitações, tal como um 52/36. Eu por exemplo dou por mim muitas vezes a usar o 36/15 ou 36/14, para ter uma cadência mais pesada a subir, o que equivale a alguém estar a usar o 39/19 salvo seja , etc...
 

syndicaterider

Active Member
Eu actualmente uso em estrada 52/36, 11/25 e posso afirmar que para quem é pesado e passa mal as subidas é um suplicio. É uma relação extremamente pesada, onde em subidas duras é muito difícil, se não impossível, fazer cadência. Mas como era a relação que vinha de origem na bicicleta, resta-me sofrer a utiliza-la.
A próxima montada já trará uma relação mais indicada para mim, 50/34 e 11/32.
Na de Btt utilizo 34 e 11/46, que é uma relação excelente, só estando um pouco limitado quando rolas ou desces, pois acima dos 40kmh já vais a pedalar em "seco"-
Já utilizei em estrada 50/34 e 11/28 e a meu ver é suficiente para quase tudo, passas minimamente bem em qualquer subida e a rolar não ficas para trás, só esgotando em descidas muito pronunciadas, o que acontece muito raramente.
Claro que isto se aplica em vulgares utilizadores de bicicleta, no mundo da prozada não opino, pois nunca por lá passei!!
 

GMQ

Well-Known Member
Mas acho que é porque tem claramente mais pernas. Para estar com 53x11 a rolar e com uma cadência decente é porque está claramente à morte, nem um PRO ou uma gajo qualquer com qualidade razoável, não têm capacidade para andar com uma multiplicação dessas muito tempo sem ser em condições favoráveis. Condições favoráveis digo vento a ajudar, descida...

E digo que se calhar com 50/11 consegues sprintar tal como um gajo com 53/11, um pouco mais de cadência e resolve-se o problema. Claro que para um gajo tipo Kittel 53/11 é pouco para um sprint a alta velocidade, ficaria limitado, tal como um João Moreira ficaria limitado num sprint com 50/11, mas não é por aí que nunca mais o vais ver, desde que tenhas pernas até acho que um 50/34 dá para tudo dentro das nossas limitações, tal como um 52/36. Eu por exemplo dou por mim muitas vezes a usar o 36/15 ou 36/14, para ter uma cadência mais pesada a subir, o que equivale a alguém estar a usar o 39/19 salvo seja , etc...

Estava a fazer séries. Mas não é termo de comparação para mim que sou muito fraquito. Mesmo assim tenho dúvidas que dois prós um com 50 e outro com 53 e k7 iguais, o que leva 50 consigo bater-se de igual com o que leva 53. Seja por um curto ou longo período de tempo. Abraço
 

Rui_

Active Member
Mesmo assim tenho dúvidas que dois prós um com 50 e outro com 53 e k7 iguais, o que leva 50 consigo bater-se de igual com o que leva 53. Seja por um curto ou longo período de tempo. Abraço

Acho que:

Em Sprint seguramente que o 53 leva avanço.

A descer ...... o 53 pode levar um pequeno avanço de início, mas a partir daí ganha o mais pesado.
 
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gfrmartins

Well-Known Member
À uns tempos atrás já coloquei por aqui um percurso com partida e chegada em Alenquer

75kms com 1685 de acumulado, subida ao Montejunto por Vila Verde descida por Abrigada,

Ainda tem mais uns pequenos "rebuçados" ao inicio e ao fim

Mas a tentar fugir a nacionais e sempre com pouco transito

https://www.strava.com/routes/10626802

Se alguém quiser fazer este percurso (ou muito semelhante) no domingo a ritmo soft (menos de 4h) é bem vindo :)
 
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pcarvalho

Member
Se for em descida nota-se a diferença no prato grande.... Em sprint é complicado esgotar mas consegues ter um arranque superior se tiveres mais dentes no pedaleiro pois exerce mais força na dianteira da bike é diferente...
Agora em jeito de conclusão e como ainda não foi aqui referido, basta meter um pedaleiro triplo para se ter o melhor dos 2 mundos :cool:;);)
PS: As senhoras que não leiam, mas homem que é homem é sempre 3 pratos :D:D


Ora, finalmente já me posso pronunciar :D Eu tenho 30x42x52...
 

GMQ

Well-Known Member
Tens tripla. É há BTT old school. Deves ter um Btwin triban ou algo parecido? Pelo menos não sofres nas subidas. Abraço
 

Zei

Active Member
Se alguém quiser fazer este percurso (ou muito semelhante) no domingo a ritmo soft (menos de 4h) é bem vindo :)
Bem que gostaria, mas vou estar ocupado. Pode ser que se repita e eu tenha sorte. Já agora e apesar de ser off topic, como se consegue retirar a rota para um ficheiro não sendo cliente premium?
A minha transmissão é de 50x34 11x32
 

gfrmartins

Well-Known Member
Bem que gostaria, mas vou estar ocupado. Pode ser que se repita e eu tenha sorte. Já agora e apesar de ser off topic, como se consegue retirar a rota para um ficheiro não sendo cliente premium?
A minha transmissão é de 50x34 11x32

Só sei quando é uma actividade (não sendo premium), basta ires à actividade, opções, criar rota, e depois de gravares exportares

Agora directamente nas rotas não sei, eu tenho a opção exportar gpx porque é a minha.

Mas se quiseres envia-me o teu email por MP e eu envio o GPX sem problema
 

RTC

Moderador
Staff member
Se alguém quiser fazer este percurso (ou muito semelhante) no domingo a ritmo soft (menos de 4h) é bem vindo :)
Não és de muito longe e até ia contigo mas não me está a apetecer subir. :p
E a sair de casa de bike, fica uma volta muito grande para mim.
Se mudares de ideias, diz qq coisa.
 
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