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Que relações de transmissão usam?

albertosemcontador

Well-Known Member
?!?!?!!,

sorry, mas não fui eu quem falou quem não acompanha "A" "B" ou "C" (confundido com o amigo Lopes). Disse sim, que a transmissão que uso (50/34*11/28 11v) chega, e sobra, para o que ando/faço. Quando digo que sou fraquito, é no sentido de comparação com a transmissão que há por cá malta a usar..... isto pq, por mais que me esforce, não esgoto (descer/rolar) o que uso.

Quando não acompanho o meu grupo "aqui", acompanho-o "ali"... stress OFF. :)

Boas compadre.... Sem querer fanfar com fafe... Temos algo em comum... Maioritariamente pedalo com 50/34 e 11/28.... Costumo também alternar com 11/25...experimenta que também é bom....;)

Como costumo dizer o 11/25 faz bem ao 11/28 e vice versa...

Grande abraço....
 

DMA

Well-Known Member
Dando o meu ponto de vista; esgotar pontualmente numa descida é uma coisa.
Esgotar de forma sustentada em plano é outra.
Eu do que vou vendo no terreno, há pouca gente que não sejam atletas que levam a coisa a nível competitivo ("pros ou amadores de nível), com capacidade para rolar de forma sustentada nos 38-42 km/h.
Não é dar um cheirinho e tirar o pé. É rolar kms a fio assim.
Vejam bem a velocidade que uma combinação 50-13 ou 50-12 dá com rpms entre às 80-90 rpms. E ainda há o carreto 11 para uso pontual.
Para mim tem sido suficiente.
Em percursos planos faltam-me sempre power, e não desmultiplicação :)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Com 53/11 a 100 rpms fazes 60 kms/h
Com 50/11 a 100 rpms fazes 57 kms/h. Para compensar a diferença terias de fazer 106 rpms. Assim igualavas a velocidade.

Não te esqueças que há muita gente a usar 53-39 mas com cassetes 12-X e não 11-X.
50/11 permite mais velocidade à mesma cadência que 53/12. ;)

a minha cadência média actual é 80 rpm ... e não tenho pressa nenhuma ... se o comboio não quiser esperar ... que se vá embora :eek:

Percebo-te ... são contas e um simulador ajuda a perceber isso mesmo ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Lopes penso que o que existe a fazer nestes casos é mesmo treinares cadência para o corpo se a habituar a funcionar em alta rotação.
Eu só esgoto a descer, mas percebo o que dizes em comboio tens de manter uma boa rotação acima dos 90/100rpm para acompanhar e se o corpo n está habituado, estranha-se um bocado.

Este tipo de treino especifico normalmente só o consigo fazer no turbo trainer que é algo que tu não achas grande piada, mas que se nota diferença após uns treinos isso nota-se e bem.

Boas @Marcio_coragem
é isso ... e percebo bem que já entendeste que rolos comigo ... só para o cabelo :eek:
 

grouk

Active Member
por w´s no plano é bem mais dificil que a subir, eu uso 52/36 com cassetes 11/28 11/25, na 11/28 hà o velho problema do carreto 16 que quando vais a subir nos vinte e poucos à hora há sempre a duvida entre prato grande e prato pequeno, eu prefiro esgotar a cassete mantendo o prato grande mas o ideal é mesmo meter prato pequeno e usar o 16t. quanto ao 11 é facilmente substituível pelo 12 ficando assim com uma cassete mais "certinha" no sábado fiz este segmento e o 11 só serve mesmo para embalar nas descidas a rolar a com cadencias de 85/90 maioritariamente usei o 12 e o 15. o ideal seria mesmo uma cassete 11/23, isto se o mundo fosse a direito
https://www.strava.com/activities/440828080/segments/10595398512
 

JPLopes_73

Well-Known Member
A minha ideal é 50/36. 50/11 sempre me chegou, aliás até 50/12 me chega.
Prefiro o 36 no lugar do 34 porque não me obriga a andar tanta vezes no 50.
O colega que mais me acompanha prefere andar com 39 enquanto eu vou com 36, é da velha escola, com quase o dobro da minha idade.

Acho que a escolha é uma opção muito pessoal e que se vai adaptando com o tempo e experiência. Depende também muito na condição física em que nos encontramos.

Boas @Morg
como já disse ... tens de conhecer a maquina e o terreno ... obvio que se à tua volta a planicie é farta ... a estrela a ti vai-te fazer mossa ... mas francamente os 34 servem para todas as cassetes ... desde que se esteja habituado!
Se mandas um gajo que nunca treinou com uma determinada transmissão para um sitio completamente novo ... é o descalabro ... quando se conhece o terreno fazem-se grande percentagem das subidas com ajudas das descidas ... nalguns sitios são quase de borla ...
 

Morg

Well-Known Member
Felizmente não conheço só a planície. Há uns anos que pedalo todos os meses na Beira interior. Estive em Castelo Branco no fim de semana passado e amanhã lá vou eu outra vez para cima. (ainda não tirei o 34)
O 34 estava encostado em casa à espera de uma subida mítica e penso que aquela se justificava. Não sei se me fez falta porque andei muito tempo fora do 34-28. Mas quando queria limpar as pernas acima de 100rpm com 5/6% estava lá para ajudar.
Já sabes qual foi o motivo que me vez adiar a ida à torre, não foi a escolha de transmissão :)

Para mim as voltas com +2000m pelo pinhal interior são bem mais duras. Como costumam dizer por aí quem faz as voltas mais ou menos difíceis somos nós.
Eu costumo ter rpm altas, uma volta normal a solo faço muitas vezes média acima de 90. Quando estou a subir abaixo de 60/70 desgasto-me em excesso, é com base nisso que escolho os dentes da minha transmissão.
 

Bernalve

Well-Known Member
Eu usava ou ainda uso um 52/39 numa pedaleira tripla com 12/27 atrás. Nunca gostei do 39 a subir. Agora tenho 52/36 e 11/32 e sinto-me melhor a subir assim. Raramente uso o 32 ou até o 28 na cassete, mas gosto de os ter lá. Também já tive 50/39 em pedaleira tripla e o 50 a rolar também nunca me agradou, mas penso que era mais uma questão psicológica.

Gostava que fosse possível experimentar um 53/36
 

crisgcj

New Member
por w´s no plano é bem mais dificil que a subir, eu uso 52/36 com cassetes 11/28 11/25, na 11/28 hà o velho problema do carreto 16 que quando vais a subir nos vinte e poucos à hora há sempre a duvida entre prato grande e prato pequeno, eu prefiro esgotar a cassete mantendo o prato grande mas o ideal é mesmo meter prato pequeno e usar o 16t. quanto ao 11 é facilmente substituível pelo 12 ficando assim com uma cassete mais "certinha" no sábado fiz este segmento e o 11 só serve mesmo para embalar nas descidas a rolar a com cadencias de 85/90 maioritariamente usei o 12 e o 15. o ideal seria mesmo uma cassete 11/23, isto se o mundo fosse a direito
https://www.strava.com/activities/440828080/segments/10595398512

Amigo. Eu tenho 52/36 e cassete 12/25 10 velocidades. O 52/12 para mim é mais do que suficiente.Antes tinha 53/39 e troquei pois raramente usava o 53 com o 12 atras o que não acontece agora com o 52 que uso mais. O descansado do meu Pai que foi ciclista sempre me dizia que 1 dente a mais no pedaleiro corresponde a 3 dentes na cassete.Não sei se é verdade mas noto bastante diferença na frequência de utilização dos carretos 12-13-14 da cassete com este prato 52 em relação ao 53.
Agora a questão é a cassete!? Eu tenho 12-25 que acho mais linear e equilibrada nas trocas mas curta nas subidas de maior pendente ou quando já me faltam as pernas.Esta cassete tem precisamente o 16t que eu uso bastante. Há dias troquei a 12-25 por uma 11-28 e não gostei pelo facto de esta saltar do 15t para o 17t! Então agarrei nas duas e troquei apenas as aranhas dos três pratos maires e passei a ter uma cassete híbrida( de duas ultegra 12-25 + 12-28). Desta forma tenho os seguintes andamentos na cassete, (12-13-14-15-16-17-19-21-24-28). Acho ficou bem mais linear do que a 11-28 que tinha pois agora tenho o 16!? Este Domingo já vou ver como me sinto com os saltos maiores entre o 21-24-28!Mas sei que tenho lá o 16t e abdico bem do 11t que não iria usar de certeza.

Cumprimentos.

Cristiano
 

crisgcj

New Member
Eu penso que me vai ser mais util o 16 do que o 11! O engraçado é que com esta troca a cassete passou de 233 gramas para 242. Não entendo o porquê da shimano ter uma cassete com o 11 e o 28 mas sem o 16! Só pode ser porque quem precisa do 28 para subir, numa prova por exemplo. Também precise do 11 para se manter no pelotão nas descidas!? Será por esta lógica?
 

DMA

Well-Known Member
É para dar amplitude na gama de desmultiplicação.
Eu uso uma cassete 11-28 (10 spd) com uma pedaleira 50/34 e faz-me falta tanto o 11 como o 28.
 

sickflick

Well-Known Member
Tripla de 50/39/30 com 12-25, em breve vai saltar a tripla e vai lá morar uma compacta de 50/34. Apenas tenho receio da 12-25 ser "curta" em alguma subidas (9, 10 , 11 etc %)mas logo se vé.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Tripla de 50/39/30 com 12-25, em breve vai saltar a tripla e vai lá morar uma compacta de 50/34. Apenas tenho receio da 12-25 ser "curta" em alguma subidas (9, 10 , 11 etc %)mas logo se vé.

Bom dia @sickflick
sem querer dizer que não tens pernas ... podes crer que serão poucos dentes de cassete ... com a compact. Talvez não para os 9,10,11% ... mas para 15, 20, 25% aí sim ... a coisa fica dura ...
Obvio que ninguém diz onde vais com a bike ... mas claro que quando se não escolhe o trajecto ... sofrem-se surpresas ... para as quais falham as pernas ...

Tenho a meia utilização uma 50-34 x 11-30 ... e faz quase tudo ... haja pernas .... mas a próxima transmissão que penso montar será uma 53-39 x 11-25 para rodar em plano. Isto implica que use duas transmissões distintas ... uma para rodar e outra para trepar ... claro que quando houver troços agrestes na pendente terá de ser uma volta a trepar ...

A permuta de transmissões permite uma manutenção/limpeza mais favoravel ;)
 

fmm

Member
Boas

Até à pouco tempo andava com 50/34 x 12/29.
Neste momento troquei o 34 por um 36, vamos ver se não me arrependo :eek:

Abraço

Filipe
 

mvit

New Member
Até a bem pouco tempo andava com 50-34 e 25 atraz, agora tenho 36-52 com 28 atraz e sinto que é bastante mais pesado...
:)
 

MigC77

Well-Known Member
Caros, tenho que dar aqui uma achega porque quando começo a ler neste e noutros tópicos certas frases não me posso abster...

O que vou dizer não tem por objectivo melindrar nenhum user nem pouco mais ou menos imiscuir-me na vida de ninguém. Que fique claro que cada um compra e monta aquilo que quiser na sua bike. Quanto muito este meu post pretende aportar mais informação para que essa escolha possa ser tomada com base em mais dados.

Vamos lá então… Já li por aqui muito boa gente dizer que esgota as mudanças… vou pegar num exemplo recente de um user pelo qual tenho apreço e tanto quanto sei anda bastante bem:

Doeu-me as pernas ao inicio, parti na frente, e a cadência de pedalada era demasiada alta, esgotei as mudanças com 52/11 metido. Lá recuperei um pouco a dor nas pernas a meio da prova, e fui a bom ritmo num grupo que se entendia bastante bem até à meta. Fiz o Mediofondo, acabei em 65º.

Vamos lá falar objectivamente, com 52/11 metido e uma cadência de 110rpm atinge-se uma velocidade de cerca de 66 km/h em plano… Mas 110 rpm para quem tem boas pernas não costuma ser a cadência máxima… muita gente ainda vai aos 120 rpm alguns aos 130 rpm. Esgotar uma mudança é levar essa mudança à rotação máxima que as nossas pernas permitem sentindo que aquela mudança já não desenvolve mais… Comparando com um carro é quando as rotações do motor já estão altas e a velocidade já não aumenta.

Vão-me desculpar mas eu não conheço muita gente que esgote um 50/11 ou um 52/11… Normalmente, antes da mudança o que esgota são as pernas de quem pedala ;)

Mas se quiserem ter uma percepção da velocidade que se consegue atingir em cada mudança consoante as rpm façam umas simulações neste site:

http://www.bikecalc.com/speed_at_cadence

Na minha opinião a combinação pratos 50-34 chega e sobra para o comum mortal em qualquer que seja o tipo de trajecto. Digo isto, não apenas baseado nas “contas”, mas porque já tive/tenho bike com pedaleira 53/39, 52/36 e 50/34. Honestamente acho que a mais vantajosa e polivalente das 3, para um amador e até para quem ande bem e goste de entrar em provas de amadores, é o 50/34.

A k7 já é outra história… aí admito que alguém possa querer ter menos “saltos” na transmissão se for andar sobretudo em plano…

Como disse ao inicio, se querem ter uma pedaleira com 53/39 ou 52/36… força! comprem e montem… Agora não justifiquem dizendo que esgotam a 50/34 :)

My 2cents
 

Bernalve

Well-Known Member
MigC, íamos a perto de 80 km/h e maior parte do tempo a 60 km/h com vento pelas costas e em descida, descida essa não muito inclinada, mas sem curvas, sem dúvidas que não tive pernas para uma cadência tão elevada, apesar de sentir que já pedalava para nada. Eu em subida consigo até ter boas cadências. No meu caso, é mais uma questão de ganhar mais treino, mas o meu peso também não ajuda neste tipo de percursos.
 

Override

Member
Eu tinha uma transmissao 10v com as relaçoes 53x39 e k7 12x25 e sinceramente, no plano era raríssimo usar o 53x12, pois exigia muito esforçoe eu pedalo com bastante cadencia.
Agora tenho uma trasmissão 11v com relações 52x36 e k7 11x25 e acho esta trasmissão mais polivalente principalmente pelo 36, ai ja se nota diferença nas subidas mais técnicas pois consigo meter a mesma cadencia com menos dispêndio de energia
 

DMA

Well-Known Member
Eu concordo plenamente com o Miguel. Aliás já venho a bater nesta tecla há algum tempo.
Uma percentagem brutal dos amadores precisava era de pedaleiras com ainda menos dentes que a 50/34.
Não tem capacidade de rolar de forma sustentada num pinhão 12, quanto mais no 11; e a subir mesmo no pinhão 28 vão à rasca. Nas pessoas mais pesadas então é uma questão obvia.

Tentem ir 30 kms a fundo, sem ser na roda de alguém e depois digam se o prato 50 chega ou não.
 
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