Tiago tens muita informação que foste ler á net. é preciso é perceber se a dizemos e entendemos correctamente. O processo e fabrico do carbono, e o mesmo para todas as fabricas, e posso garantir que não tens diferença de qualidade seja ele qual for. Depois o entrelaçar das fibra de carbono, que é composto por varios fios, para se entender melhor forma a dita manta. A diferença de 1k, para os restantes como eu disse, é a gramagem. Quantidade de fibra utilizada para fazer a manta de carbono. Para teres noção não se compara rolos de carbono 1k, ou 3k, comprasse rolos ou mantas de carbono de 200g, 300g, 600g, e 800g, que ao nivel do nosso mercado nacional seja a gramagem mais elevada, por tanto quanto maior a gramagem maior a malha, maior quantidade de carbono, maior resistencia.
Como dizes, o intrelaçar da fibra dá resistencia, e não disse anteriormente, mas posso dizer-te que a forma como é colocada tambem pode dar mais ou menos resistencia, mas toda a manta de carbono ou outra fibra qualquer é sempre entrelaçada para produzir a manta, só assim consegue ser trabalhado e ter resistencia. Depois como dizes no fim e erradamente peço desculpa, mas está errado, a resina não serve para preencher os espaço entre as mantas de carbono. Se não tiveres a resina e seu respectivo catalizdor, caso contrario a resina só em si não serve para nada, não vais ter a cozedura da mesma, isto é não vais ter uma peça rigida, ou mesmo flexivel, como seja o que pretendes. Agora a rigidez de uma peça é composta por quantidade de tecido X quantidade de resina+catalizador. como é obvio nunca conseguiras fazer um quadro ou outro tipo de estrutura maior de uma só vez, tudo isso é feito por laminação, é esse o processo de aplicar o carbono por camadas e prensar ao vacuo. Depois em termos de outras fibras utilizadas no fabrico dos quadros das bicicletas, também não sei se utilizam, como tinha dito nisso não tinha conhecimento, mas em outros casos, como carros, barcos, e outros tipos de desportos sei, que utilizam a fibra de vidro junto co o carbono. Isto não tira valor á peça final, apenas ajuda a ter um excelente produto por um custo menor.
Em relação a junção de fibras diferentes, como por exemplo o Carbono/kevlar, no caso especifico da construção de quadros não vejo beneficio nenhum. Primeiro o kevlar é uma fibra resistente como tecido, e em varias camadas, muito superior ao carbono e vidro, por isso utilizada nos coletos, mas quando junta com a resina, tem o mesmo funcionamento e dureza que o carbono. Mais em termos do kevlar temos de ter um cuidado maior e redubrado em relação aos raios UV, pois é o tecido que depois de feita a cozedura com a resina tem um desgaste muito grande á esposição solar, por isso não ser muito utilizado, a não ser que tenhamos um verniz de grande qualidade que o proteja, caso contraio iá ficar ao longo do tempo baso e resequido perdendo qualidades. O carbono também sofre mas é uma coisa insignificante.
Agora, para concluir, não compras nunca carbono sem ser em manta e intrelaçado, depois isso acontece para poder ser manuseado e ter resistencia, a gramagem é utilizada dependendo do fim que se quer atingir, se pretendemos maior ou menos flexibilidade, mas para isso a resina epoxy que utilizamos tem de ser especifica par ao fim que queremos, maior ou menor felxibilidade, maior ou menor dureza, maior ou menor resistencia á torção. Agora, qualquer manta de carbono dá para fazer um quadro de bicicleta ou qualquer peça, apenas para quem projecta uma peça destas tem de pensar em obtimizar peço, material, e depois outros factores que eu também não conheço, mas podes fazer a mesmo peça com diferentes gramagens de carbono, nuns casos leva mais carbono por ser uma gramagem pequena tipo 200g, no caso de utilizares uma maior 600g já pode levar menos, mas caso se utilza-se sempre a quantidade igual de carbono igual, claro que a de 600g, ficaria com uma resistencia muito, mas muito maior.
Tiago, mas é porreiro podermos falar assim destes assuntos e cada um colocar o seu ponto de vista, porque eu também não sei tudo,
Abraço
Rui