• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Qualidade dados Garmin

Kongas

Active Member
Boas,

Tenho andado com ideias de investir num Powermeter, mas antes de o fazer quero compreender bem como posso maximizar o seu uso, pelo que comecei por me familiarizar com o Golden Cheetah, e por tentar fazer umas análises rudimentares a partir dos dados que tenho disponíveis.

Dados não me faltam, tenho cerca de quatro anos de voltas e corridas (não sei se lhes posso chamar treinos), captados com um Garmin 810 e um Polar M400.

Ao carregar os dados para o Golden Cheetah deparei-me com uma situação que talvez outros também já tenham detectado. Os dados do Polar estão todos ok, zero problemas. Os dados do Garmin têm gaps na frequência cardíaca.

Primeiro atribuí isso ao smart recording do Garmin, mas não sei se será só isso porque...

- Só a frequência cardíaca é afectada. Tenho zeros na cadência, mas parecem-me situações normais.

- Nem todos os ficheiros do Garmin são afectados, alguns estão sem gaps.

- No Garmin connect e no Strava os gráficos não têm gaps (os dados foram todos importados do Strava). Abrindo os gpxs no Excel, de facto faltam lá os valores, por vezes há mais de um minuto entre registos...
 

Carolina

Well-Known Member
Isso acontece desde o inicio? Pode ser problema da fita cardiaca. Até me parece o mais provável.

No strava eles fazem algum tratamento dos dados antes dos traçar. Na outra semana troquei a pilha do PM e obtive valores estranhos durante a primeira volta (3500w de Pmax; 700 e tal de NP :D isto está muito forte lol) e não aparecia no grafico do strava.

No teu caso devem detectar que é uma falha de x segundos no sinal e então acabam por fazer a ligação com o valor seguinte. Isto porque o teu coração não passa de cento e tal bpms para zero. Já com a cadência é normalíssimo ter zeros, o mesmo com o power.
 

Kongas

Active Member
Também pensei que fosse esse o problema, mas nos gaps falta não só a frequência cardíaca como tudo o resto, é como se o Garmin não tivesse gravado nada durante aquele período.

O que é estranho é no Garmin Connect e no Strava aparecerem os gráficos sem interrupções (nem segmentos lineares, que seria o caso se tentassem preencher os gaps por extrapolação).
 

Carolina

Well-Known Member
percebi que só tinha faltado na frequência cardíaca. o strava e o connect devem apresentar os gráficos com base numa média de x segundos para eliminar variações estranhas.

usas bluetooth ou ant+? o bluetooth não é muito fiável quando tens várias ligações ao mesmo tempo. se usares ant+ diria que deve ser algum problema no edge.
 

Kongas

Active Member
Mistério resolvido, é o auto-pause do Garmin. Quando se tem o auto-pause activo ele entra em stand-by durante a pausa, não regista a frequencia cardiaca, não regista nada, nem a posição GPS, o resultado é um gap nos gráficos do Golden Cheetah, porque ele assume que fica tudo a zero (a cadencia e a velocidade até ficam, mas o resto não, e perde-se uma indicação interessante sobre a recuperação da frequencia cardiaca). Fica a explicação para quem se depare com o mesmo fenomeno.
 
Top