• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Qual a vossa velocidade média?

onlaine

Member
Já que gostam de vir dizer os vossos dados do dia que pelo menos metam o acumulado. É que aí é que se vê a diferença.
 

Lyp

Active Member
Sim, e funciona mais ou menos certo como um ciclómetro por GPS... Apenas o acumulado é que dá diferenças grandes para um ciclómetro com altímetro barométrico :)
 

SBRDYDY

Well-Known Member
eu levo tambem um garmin for runner e só uma vez deu uma pequena diferença para menos. do resto é igual, o gps do telemovel é mais rapido a receber os dados
estou até em pensar em vender o Garmin e usar os fones para ter o controle da voltaa nivel de bpm e zonas de treino.
 

Lyp

Active Member
Dá uma diferença e grande... Eu não sei se o teu Garmin tem altímetro barométrico, se não tiver, o cálculo do endomondo é exactamante igual ao do telemóvel, que é baseado no mapa.

O que te posso dizer é que, há uns dias fui dar uma volta de 55 km´s com a minha mulher, eu com o Edge 500 acusei 732m de acumulado, e ela a gravar com o Android acusou 1078m. Para mim é uma diferença muito grande :)
 

SBRDYDY

Well-Known Member
sim é, mas um altimetro barometrico, é baseado na pressão atimosferica, e essas difrenças e que dão o acumulado de altitude.
eu trabalho a mais de 10 anos com relogios, atualmente na Rolex, trabalhei com a tissot que tem exatamente esse sistema em um dos seus relógios ( Touch) e a pressão tem que ser sempre calibrada a nivel do mar toda vez que a há uma mudança de temperatura, um grau celcius já da diferença.
As altimetrias das corridas são aferidas por gps por exemplo, por isso se calhar é melhor confiar mais no gps :9
 

joaolucio

New Member
A qualidade do GPS do telefone também tem influência. Já comparei alguns percursos meus (iphone) com pessoal que fez a mesma volta com um garmin e o gráfico de perfil, bem como o acumulado, bate quase certo.
 

Lyp

Active Member
Bem, isso já levava este tópico para outro lado, o que não interessa. De qualquer forma não sou nenhum expert na matéria.

Contudo, SBRDYDY, se não valesse a pena os ciclómetros terem altímetro Barométrico, por que raio eles teriam sido introduzidos?? Ficava mais barato vir só baseado no GPS, certo? E depois, baseado no GPS como estás a dizer, é baseado no mapa em que ficheiro for descarregado... Ou seja, no meu ponto de vista, é tudo menos certo. Se descarregares no endomondo dar-te-á um acumulado, e se descarregares no Strava ou no Garmin Connect, provavelmente terás valores diferentes nos 3 sitios.

@joãolucio, mais uma vez, conforme disse acima, o que é gravado no iphone, android, ou outra coisa qualquer que não tenha altimetro, é o percurso. A altimetria é calculada tendo em conta o mapa. Se o Garmin dos teus amigos não tiver altimetro, a história (obviamente) é a mesma. Tenta comparar com um Edge 500, só para chegarmos a uma conclusão... Mas quando o Edge descarregar dados para o Garmin Connect, tem que ter a correcção de elevação desactivada, senão também esta será baseada no mapa, e não no altimetro.
 

joaolucio

New Member
A comparação foi com um Edge 500.

Um GPS pode registar a altitude, ligando-se a um número de satélites suficiente. A qualidade do próprio GPS também tem influência, bem como os locais por onde se passa, devido à qualidade de recepção. Há vários factores que podem "alterar" os dados de uma volta captada apenas com GPS e claro que um aparelho com altímetro barométrico é mais fiável.

Como exemplo, a zona onde registo maiores diferenças é na Serra de Sintra, onde o GPS do telefone deve ligar-se a menos satélites devido ao perfil da zona.
 

metalrider

New Member
Já que gostam de vir dizer os vossos dados do dia que pelo menos metam o acumulado. É que aí é que se vê a diferença.

Não percebo qual seja o problema de colocar aqui os dados do dia. :) Ninguém aqui está a querer "exibir-se". Acho que é interessante ver e partilhar os dados de todos.

Quanto ao acumulado, não faço ideia porque não tenho forma de o medir, mas a minha volta incluiu subidas, o acumulado destas é que não faço puto de ideia.
 

nunovascolopes

New Member
Sff, sabem se o Garmin Forerunner 305 possui altimetro?é que um dos campos, alem de ser o da altitude corrente, também dá o grau de inclinação actual. Ou tambem sera como os tlms, em que é baseado no mapa e nao no altimetro?

obrigado
 
Top