Qual a pressão adequada para os pneus da "fininha"?

cou7inho

Well-Known Member
#62
Se não representar nenhum perigo, troco bem a diferença de eficiência pelo conforto adicional.
Acho que para um conjunto com o peso de 89kg e pneu 23 e 25 isso é uma pressão que anda no risco de furar. A menos que tenhas uma auto estradas a porta de casa e ainda assim ... eu com um conjunto de 78kg antes usava 6 bar e tive 2 furos em 4 meses. Agora com 7 bar e pouco é outra categoria.
Pessoalmente não tenho o conforto como prioridade mas acho que deves subir aí um bocadinho mais a pressão.
 
#63
É no sentido de preservar os pneus e as rodas. Rolar a alta velocidade pelas nossas estradas é perigoso, há muitos buracos, pedras soltas, lixo, etc. Fazer "corridas" com pneus a 6 Bar é o primeiro e grande passo para colecionar um número elevado de furos/trincadelas nos pneus/aros partidos.
Caso estejamos a falar de pneus 28 essa pressão já é segura nesses contextos, certo?
 

NULL

Moderador
Staff member
#64
Caso estejamos a falar de pneus 28 essa pressão já é segura nesses contextos, certo?
Nunca tive pneus 28, e como não gosto de falar daquilo que desconheço, não sei se é seguro ou não com pneus 28. Imagino que reduza um pouco o risco mas se 6 Bar são ou não suficiente não sei responder. Eu usaria uns 7 Bar para um compromisso equilibrado, alguma segurança e algum conforto.

Edit: Usaria se tivesse como objectivo o conforto e alguma segurança anti-furos. Neste momento estou a andar com 9Bar nos meus de 25mm.
 

Pires

Well-Known Member
#68
Eu peso 77Kg, todo equipado e a bicicleta carregada pra 3horas fica um conjunto de 93Kg +/- . Pneus Vittoria Rubino Pro Clincher 23mm, 7bar à frente 7.5bar a trás já gastei 3 pneus a trás nos últimos 2 anos e só furei uma vez que foi há menos de 1 mês quando "consegui arrancar" um raio do aro!

 

joseruivo

Well-Known Member
#69
Eu peso 77Kg, todo equipado e a bicicleta carregada pra 3horas fica um conjunto de 93Kg +/- . Pneus Vittoria Rubino Pro Clincher 23mm, 7bar à frente 7.5bar a trás já gastei 3 pneus a trás nos últimos 2 anos e só furei uma vez que foi há menos de 1 mês quando "consegui arrancar" um raio do aro!

Nunca tinha visto semelhante fenómeno. Bateste em algum lado? Que material era esse?
 

Pires

Well-Known Member
#70
Não bati em lado nenhum... São umas rodas de aluminio básicas da Easton.
Deve ter sido fadiga do metal, não faço ideia. Comecei a sentir a roda a empenar, pensei que era um raio desapertado, fiz mais uns kilometros ficou ainda mais empenado, parei para ver a tensão nos raios e tinha lá essa surpresa
 

Tourmalet

Well-Known Member
#71
Não bati em lado nenhum... São umas rodas de aluminio básicas da Easton.
Deve ter sido fadiga do metal, não faço ideia. Comecei a sentir a roda a empenar, pensei que era um raio desapertado, fiz mais uns kilometros ficou ainda mais empenado, parei para ver a tensão nos raios e tinha lá essa surpresa
Ainda bem que reparaste a tempo.. isso mais uns kms e com uma descida valente pela frente era caso para: :eek::eek::eek::eek:o_O
 

Kronnuz

Active Member
#76
Olá pessoal!
Agora que já chegaram os Veloflex Master 28, que pressões aconselham para este corpinho danone de 79Kg?
7 bar à frente, 7.5 atrás?
Obrigado!
 

mariosimas

Well-Known Member
#79
Nunca tive pneus 28, e como não gosto de falar daquilo que desconheço, não sei se é seguro ou não com pneus 28. Imagino que reduza um pouco o risco mas se 6 Bar são ou não suficiente não sei responder. Eu usaria uns 7 Bar para um compromisso equilibrado, alguma segurança e algum conforto.

Edit: Usaria se tivesse como objectivo o conforto e alguma segurança anti-furos. Neste momento estou a andar com 9Bar nos meus de 25mm.
9 bar !??!??!?!?

Eu uso 6/6,5 (F/T)

Uso os Conti Gatorskin Tubulares
 

Nuno

Well-Known Member
#80
Nao ha uma pressao ideal recomendada. Antes de mais depende da largura dos pneus 23, 25, 28, etc e do peso do conjunto. Depois do gosto de cada um. Certo é que mais pressao corresponde a menos atrito de rolamento, menos aderencia a curvar e menos conforto.
Eu peso equipado 68kg, com pneu 25 mm coloco 7,0 bar atras e 6,5 bar a frente. Com 28 mm uso menos 0,5 bar. Nao sao pressoes muito elevadas, mas assim consigo algum conforto. Depois se o asfalto estiver impec, dá para aumentar um pouco, pelo contrario se houver muitas irregularidades é preferivel diminuir.
A minha sugestao é partir de uma pressao alta, 7,5 bar por exemplo e depois em cada volta experimentas a tirar 0,2 ou 0,3, ate acertar com a pressao que mais te agrada.
Nao esquecer que no verao com temperaturas elevadas, depois de comecar a andar a pressao aumenta um pouco.