• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Quais os melhores sapatos para estrada?

umek

New Member
Boas,
Alguma opinião acerca dos Bont Riot???
Para quem tem o pé pronador são aconselhados, ou existe melhor opção?
seriam para usar com palmilhas feitas a medida com bom apoio de pé.
agradeço,
cumprimentos!
 

MigC77

Well-Known Member
Boas,
Alguma opinião acerca dos Bont Riot???
Para quem tem o pé pronador são aconselhados, ou existe melhor opção?
seriam para usar com palmilhas feitas a medida com bom apoio de pé.
agradeço,
cumprimentos!

Questão interessante :) Já muito se falou de pronação no cantinho da corrida mas em que é que isso afecta a pedalada?

Comecemos por relembrar que a pronação de forma muito simplista se trata do “afundamento” excessivo do arco e consequente rotação para dentro do pé. Pensem no arco do pé como uma espécie de amortecedor… quando há um impacto ou se exerce força, a função dele é estabilizar. Por isso é que eu digo que o indivíduo com pisada pronadora vem “de serie” com amortecedores defeituosos mas os de um tipo com pisada neutra com o acumular do esforço e cansaço também começam falhar.

Vamos lá então perceber o que é que acontece quando deixa de haver “estabilidade” ao nível do pé. Basicamente isto afecta 2 coisas: a distribuição da força exercida e o alinhamento das nossas “juntas” (calcanhares, joelhos e ancas). Isto é verdade para o ciclismo, para o ski e para outros desportos…

Tanto quanto sei, ao contrário do que acontece com a corrida, no ciclismo não existem sapatos específicos para pronadores. Corrijam-me se estiver enganado… Logo a forma de estabilizar o pé nestes casos é através de uma palmilha que proporcione suporte ao arco do pé. Existem palmilhas no mercado para esse efeito ou outra solução, melhor mas mais cara, é mandar fazer umas palmilhas à medida. Uma palmilha não só vai trazer “mais conforto” como também vai melhorar a distribuição da força exercida no pedal e ao evitar a rotação do pé vai melhorar o alinhamento das articulações.

Quem estiver interessado em aprofundar este assunto, deixo este link para a página do Steve Hogg: https://www.stevehoggbikefitting.com/bikefit/2011/02/foot-correction-part-1-arch-support/

Nos 3 primeiros artigos, ele vai falar da correção da pronação, depois vai abordar os “desalinhamentos” morfológicos e a correcção dos mesmos através de um sistema de “cunhas” e por fala das correcções compensar as diferenças de comprimento dos membros inferiores. São artigos um bocado longos e por vezes “pesados” mas quem se der ao trabalho de os ler ficará bastante elucidado quanto a este assunto.

Para finalizar faço referência à questão do float nos cleats… Quando não há alinhamento das articulações ao pedalar, se não houver folgas nos cleats para compensar vão surgir forças de torção ao nível das articulações e logo lesões… Portanto quando estiverem a pensar comprar cleats sem float não se fiem que apenas com um bom posicionamento do cleat está tudo resolvido.

My 2cents
 

thebuny

New Member
Boas,
Alguma opinião acerca dos Bont Riot???
Para quem tem o pé pronador são aconselhados, ou existe melhor opção?
seriam para usar com palmilhas feitas a medida com bom apoio de pé.
agradeço,
cumprimentos!

Eu tenho os vaypor S e já tive s-works e fixik r3 (agora sapatos de inverno).
Os bont são termo-moldaveis e ajustam-se aos pés. Em casos extremos podes sempre fazer palmilhas personalizadas ao teu pé.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...seriam para usar com palmilhas feitas a medida com bom apoio de pé...
Melhor "aconselhamento" já o deu uma vez que:
...Tanto quanto sei, ao contrário do que acontece com a corrida, no ciclismo não existem sapatos específicos para pronadores...
Exato, nem pronadores nem supinadores. Diria que os sapatos de estrada, e mesmo os de BTT, tem a base para utilizadores neutros. As palmilhas é que poderão fazer a distinção / diferença.

Cumprimentos,
 

pratoni

Well-Known Member
Há uns tempos vi no material de marketing da Specialized que supostamente os sapatos deles tinham as sola feitas de forma a corrigir o afundamento do pé para dentro.

A giro, nas gamas médias e altas (ou comprada à parte), tem umas palmilhas com um sistema em que podes alterar o apoio do arco, consoante três alturas ou rigidez diferentes (palmilhas Supernatural...)
 

umek

New Member
Boas, obrigado a quem respondeu ;)
Sofro deste "mal", tenho uma lesão devido ao excesso de pronação que faz com que a tibia exerça uma rotação interna, por sua vez joelho para dentro, rotula para fora, sindrome patelo-femural, ando a tentar corrigir o problema com exercicios de fortalecimento do VMO, mas não esta a ser fácil, tenho umas palmilhas feitas à medida para o dia a dia e sinto-me bastante bem com elas, e queria começar a pedalar com elas tb, mas nos sapatos que tenho não entram, devido a largura, Tenho NW SonicS3 3 NW Scorpius, em relação ao Bont, pelo que tenho lido são mais "Wide" em relação ao demais sapatos de ciclismo, e tem a sola termo moldável que também poderia ser uma ajuda no apoio.

Posto isto valerá a pena o investimento nos BONT, ou colocando por exemplo umas palmilhas BGFIt da specialized iria dar ao mesmo??
Alguem com um problema semelhante??

cumprimentos!
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
O investimento nuns bons sapatos de Estrada vale sempre a pena, porque para além do conforto e gozo que nos vão proporcionar, podem durar uma vida, e chatices ou insatisfação são coisas que todos dispensam.

Conjugado com esse pormenor (pormaior) da possibilidade de os utilizar com palmilhas personalizadas tanto melhor!

Se é verdade que o preço avultado de alguns modelos de topo de muitas marcas são fruto de especulação e marketing, não é menos verdade que existe muito laboratório (pesquisa, análises, testes, etc...) em praticamente todos(as). E isso tem um preço (ou custo final)!

Não parafraseando, nem tão pouco anuindo com o que por aqui se comenta há muito: "se os prós andam / usam é porque é bom", porque a maioria calça o que lhes oferecem / obrigam, pode-se confiar nos modelos que mais vendem ou mais se vêm em muitos pelotões internacionais, nacionais ou mesmo grupos de amigos lá da nossa aldeia.

Mas aqui entra a BONT, onde nestes anteriores ajuntamentos de ciclistas não se vêm assim tanto... e as explicações para tal são algumas mas não quero de forma alguma afirmar que não podem ou não devam ser incluídos neste lote de classificação alta. Bem pelo contrário!

A forma ainda muito artesanal porque cada modelo (par) evolui é, porventura, a grande justificação para a (in)massificação dos seus modelos.

Acho mesmo que a componente estética da particularidade dos modelos BONT impede de os tornar tão aprazíveis ao mortal e comum olho humano. Mas também basta direccionarmos o olhar para baixo e logo nos apercebemos que beleza é algo que não abunda nos nossos cepos e, tendo em conta que os BONT são uma cópia (muito) fiel de cada extremidade de presunto, que mais haverá a acrescentar?!?

Se são do seu agrado, se consegue moldá-los à sua fisionomia e ainda aprimorá-los com palmilhas au point, não hesite que valerão todos os cêntimos de euro!

Cumprimentos,
 
Desde o BGFIt que uso umas palmilhas da Spec c/ todos os sapatos que uso.
Entre os giro, os shimano e os velhinhos btwin sem duvida que existem diferenças, mas a utilização da palmilha torna a sua utilização mais 'uniforme'.
 
Top