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Quadros em Aço c/ Grupos Modernos

metalrider

New Member
Como grande apreciador do aço, e como acredito que uma combinação de grupos modernos com um bom frameset em aço faz uma grande bicicleta, achei por bem abrir esta thread. :D

O objectivo é partilhar fotos de bicicletas que vão encontrado pela Internet, ou mesmo vossas. As regras são simples, frameset em aço e grupo moderno (ou seja, devem ter STI levers ou ErgoPower, nada de downtube shifters) > 1990.

Exemplo. Eddy Merckx Corsa Extra com Campagnolo Athena de 11 velocidades, aros H Plus Son.

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eddy-merckx-corsa-extra-campagnolo-athena-11-angle.jpg


De Rosa com Shimano Dura Ace 7400.

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Skyforger

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Excelente iniciativa. Sempre tive um enorme fascínio por bicicletas de linhas mais simples e clássicas e ao longo dos anos tenho vindo a alimentar a ideia de ter algo dentro desse género. Entretanto fui-me rendendo inicialmente à novidade do alumínio e, mais tarde, à sofistificação e ao esplendor do carbono e fui adiando uma montagem com um quadro em aço. Mas o bichinho foi roendo, as ideias e os preconceitos foram mudando e actualmente encontro-me à procura de uma bicicleta antiga com quadro em aço mas na qual valha a pena investir e preservar. Tenho visto muita coisa, mas pouco tenho aproveitado.E quando algo me agrada ao nível do quadro e dos componentes, falha no tamanho. E porquê esta procura e aposta no aço? Primeiro porque, como já referi, agrada-me a simplicidade das linhas destes quadros antigos e destes tubos fininhos. Depois, porque a carteira também não permite outras aventuras. Houvesse disponibilidade para estoirar em bicicletas e o titânio ou mesmo o aço de qualidade superior seriam certamente as apostas. Quem não tem cão caça com gato, e a demanda por um quadro em aço antigo parece-me a melhor opção, conseguindo, com alguma sorte, aliar a intemporalidade e o conforto do aço ao baixo custo da aquisição. Com calma, vou procurando.

Mas já agora, porque limitas este tópico a bicicletas de aço com grupos modernos? E porque não grupos de época e downtube shifters? Não faço esta pergunta num sentido crítico, faço-a mesmo pelo desconhecimento e curiosidade, pois desconhecia que podemos aplicar grupos modernos a esses modelos de bicicleta antigos.
 

metalrider

New Member
Mas já agora, porque limitas este tópico a bicicletas de aço com grupos modernos? E porque não grupos de época e downtube shifters? Não faço esta pergunta num sentido crítico, faço-a mesmo pelo desconhecimento e curiosidade, pois desconhecia que podemos aplicar grupos modernos a esses modelos de bicicleta antigos.

Porque geralmente quando se fala em "aço" fala-se em bicicletas com downtube shifters e achei interessante separar os conceitos. :)

E atenção, eu gosto de downtube shifters (uma das minhas bicicletas tem downtube friction shifting) e desde que comecei a andar com os downtube shifters que sinto uma ligação maior com a máquina, é uma sensação muito mais orgânica, sentir as mudanças a entrar, ganhar "sensibilidade", enfim, cria-se toda uma nova abordagem que é de certa forma negada quando se utiliza STI's ou Ergopower (manetes com mudanças index integradas).

De certa forma acredito e é da minha opinião que a melhor harmonia é atingida juntando a fiabilidade de um grupo moderno com o conforto, elegância e mestria do aço. Consegue-se autenticas obras de arte e de performance. O aço tem a meu ver uma magia que não consigo sentir em cima da minha bicicleta de alumínio. São animais diferentes. :)

Das que foram colocadas, gosto muito da Colnago e da Mclennan. :)
 

metalrider

New Member
Está ali uma Colnago que vale bem mais que muitos carros que temos neste momento...

Verdade! :) Só mudava uma coisa, a bottle cage! :D

#EDIT: Deves estar a falar da primeira, a qual por acaso não gosto muito. :)

A segunda, penso ser a Mexico e é dessa que estava a falar.

Já agora, a Bianchi é mesmo aço? Pela espessura da tubagem diria que é aluminio.
 

Skyforger

Active Member
Porque geralmente quando se fala em "aço" fala-se em bicicletas com downtube shifters e achei interessante separar os conceitos. :)

E atenção, eu gosto de downtube shifters (uma das minhas bicicletas tem downtube friction shifting) e desde que comecei a andar com os downtube shifters que sinto uma ligação maior com a máquina, é uma sensação muito mais orgânica, sentir as mudanças a entrar, ganhar "sensibilidade", enfim, cria-se toda uma nova abordagem que é de certa forma negada quando se utiliza STI's ou Ergopower (manetes com mudanças index integradas).

De certa forma acredito e é da minha opinião que a melhor harmonia é atingida juntando a fiabilidade de um grupo moderno com o conforto, elegância e mestria do aço. Consegue-se autenticas obras de arte e de performance. O aço tem a meu ver uma magia que não consigo sentir em cima da minha bicicleta de alumínio. São animais diferentes. :)

Das que foram colocadas, gosto muito da Colnago e da Mclennan. :)

Ok, entendo o teu ponto de vista. No entanto, acho que, quem tiver, tambem poderia colocar aqui as suas estradistas clássicas, com ou sem grupos modernos. O que achas?
Quando era puto costumava andar em duas que o meu pai tinha lá por casa (uma delas já foi e a outra tem o quadro pequeno) com downtube shifters e adorava aquilo. É como dizes, sente-se uma ligação maior com a máquina, dá menos a sensação do automático. É precisamente na busca de recuperar essa magia do aço de que falas que ando à procura de uma bicicleta nesse nobre material. Já tive alumínio, actualmente tenho carbono, mas é a simplicidade e a elegância do aço (e do titânio, mas aí já entramos noutra liga) que me enche as medidas. O carbono tem as suas grandes vantagens, não as nego e manterei a que tenho. Alumínio é que dificilmente voltarei a ter. As supostas mais valias do alumínio não foram mais do que uma enorme estratégia de marketing para conotar o aço como obsoleto e revolucionar o mercado das bicicletas. Mas o tempo encarrega-se de mostrar para que lado pende a razão.
 

Skyforger

Active Member
Tinha precisamente em mente publicar fotos dessa Gios...adoro-a simplesmente. E pensar que há uns anos podia ter comprado uma por um valor bastante simpático, mas só me apercebi do que tinha à frente uns tempos depois e quando já nada havia a fazer...! Entretanto dou aqui o meu contributo em termos de imagens.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Os meus parabéns por este excelente post revivalista! Estão aí biclas como as que via e andava na minha infância e inicio da adolescência! :cool:

Já agora, vou aproveitar este tópico para colocar uma duvida que tenho... Qual as vantagens e desvantagens gerais dum quadro em aço comparativamente a um quadro em alumínio?

Obrigado.
 

metalrider

New Member
Os meus parabéns por este excelente post revivalista! Estão aí biclas como as que via e andava na minha infância e inicio da adolescência! :cool:

Já agora, vou aproveitar este tópico para colocar uma duvida que tenho... Qual as vantagens e desvantagens gerais dum quadro em aço comparativamente a um quadro em alumínio?

Obrigado.

O aluminio geralmente faz com que o quadro seja bastante forte e dobre pouco, especialmente na zona do BB, e também é mais leve que o aço. A transmissão da força é melhor, e isso nota-se bem nos sprints e acelerações. Também gosto muito do aluminio para subir/trepar em pé, mas toda essa rigidez faz com que as longas distâncias sejam bem mais desconfortáveis.

Fora isso, a vantagem do aço diria que é o conforto, é o "carbono" das ligas metálicas por assim dizer, também é a liga metálica mais trabalhada e já está mais do que estudada pelo que um bom artesão consegue criar um quadro em aço de enorme qualidade. Existem vários tipos de tubagens, Reynolds 531 e Columbus SL são as mais conhecidas. Cada uma das tubagens tem características próprias. A "grande" desvantagem diria que é o peso.

@SkyForger, a ideia era mesmo ver montagens com componentes modernos em quadros clássicos, mas se fizerem questão mudo o titulo do tópico e as regras.
 

grouk

Active Member
Os meus parabéns por este excelente post revivalista! Estão aí biclas como as que via e andava na minha infância e inicio da adolescência! :cool:

Já agora, vou aproveitar este tópico para colocar uma duvida que tenho... Qual as vantagens e desvantagens gerais dum quadro em aço comparativamente a um quadro em alumínio?

Obrigado.

vai me tudo cair em cima apos este post mas que se lixe

a única vantagem que um quadro em aço tem é a resistência, mas como não andamos aos saltos com as bikes para partir quadros não vejo vantagem nenhuma, acontece o mesmo com o titânio não tem vantagem nenhuma em relação ao alumínio, algum dos senhores conhece alguém que tenha partido um quadro de alumínio, eu não

este tema faz me lembrar a marca de carros morgan que ainda faz chassis dos seus carros em madeira, qual a vantagem de os fazer em madeira... nenhuma apenas e só exclusividade e com as bikes passa se o mesmo, a dez anos a trás quem tivesse uma bike de ferro era foleiro mas como agora é indie ter ferro outra vez tornou se fixe, mas só enquanto forem poucos porque quando forem muitos já fica foleiro outra vez!!!


querem apostar?
 

metalrider

New Member
Era isto que estava a procurar. :) Mas a tubagem em si não chega, um bom quadro tem de ser construido devidamente e só será um quadro de quali dadenas mãos certas.

http://www.equusbicycle.com/bike/columbus/columbuschart.htm

#EDIT: Agora que falaram na resistência lembrei-me.

O aço é mais sensível a corrosão, e precisa de mais cuidados, ou seja, convém levar uma boa pintura e verniz, e evitar que ganhe pontos de ferrugem. O aluminio embora como qualquer liga metálica é menos propricio a ganhar esses males do aço, pelo que teoricamente aguentaria mais tempo. Ainda assim, o aço é um metal mais resistente a forças de torção, é mais maleável que o aluminio daí que seja possível alargar a distância dos dropouts traseiros (cold setting) por exemplo de forma a colocar um cubo de 130mm, normalmente os quadros antigos tem espaçamentos de 124/126mm.

Esta componente de flexibilidade é o que confere o conforto superior relativamente ao aluminio. Uma possível vantagem seria que quando o quadro começar a dar de si, começa a dar "sinais", barulhos estranhos, estalos, ou seja, se partir por alguma razão, tem mais tendencia para dobrar em vez de PARTIR/QUEBRAR. O aluminio pode ter essa desvantagem mais quebradiça aliada à sua rigidez.
 

pratoni

Well-Known Member
Gios é mítica! :) Também gosto muito, e bem equipada!

@Pratoni, excelente, tens uma Genesis. :O Curiosidade, idade e escalão?


Não é minha, é a Genesis Volare Team igual à utilizada pela equipa inglesa Madison-Genesis em competição.

O quadro é feito com Reynolds 953, ou seja, o topo de gama do aço inoxidável da Reynolds...
 

metalrider

New Member
Não é minha, é a Genesis Volare Team igual à utilizada pela equipa inglesa Madison-Genesis em competição.

O quadro é feito com Reynolds 953, ou seja, o topo de gama do aço inoxidável da Reynolds...

Ah! :) Deu a entender que era tua, as minhas desculpas. É um excelente exemplo de qualquer forma! :) É bom ver o aço a ser ainda utilizado em competição.
 
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