• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Provas livres para amadores

tabrantes

New Member
Há uma questão que gostaria de fosse aqui discutida que é a seguinte:

Porque é que não há provas de estrada, livres a qualquer participação? (pelo menos não tenho conhecimento).

Existem Raids de Btt, maratonas de Btt, etc.... em que qualquer pessoa pode participar.
Acho que também podia haver, provas tipo clássicas em que qualquer ciclista pudesse participar, desde que tivesse bicicleta e pernas. :)

O que se anuncia mais são os passeios de cicloturismo. Mas como o nome diz, é um passeio em que a velocidade média é baixa e vai-se na descontracção. :(

Para entrarmos em provas temos de ser ciclistas profissionais, ou pertencer a uma equipa?
 

Figueiredo

Active Member
Concordo inteiramente contigo, por norma costumo frequentar os passeios de cicloturismo, que apesar de tudo costumam ter bastante adesão, mas faz falta sem duvida outro tipo de eventos que trouxesse um pouco de competividade e por conseguinte maior adesão de quem está mais bem preparado e 60 ou 70Km são muito pouco.

Penso que ainda não se seguiu o exemplo do BTT no sentido em que são provas efectuadas na via publica, e é bem mais dificil conseguir o corte de uma estrada, por exemplo no cicloturismo o pelotão por norma rola compacto e apenas se condiciona o transito momentaneamente, se vamos fazer provas onde uns fazem 50Km numa hora e outros demoram 3 horas, penso que só resultaria em circuito fechado, tal como aconteceu este fim de semana no Porto.
 

tabrantes

New Member
É isso mesmo que estou a falar. :)

Também é verdade que é necessário, uma maior logistica neste tipo de eventos.
Policia, Ambulancia, batedores da GNR, carrinhas de assistencia, etc...

Mas acredito que se realizassem este tipo de eventos a adesão seria maior que nos passeios de ciclotursimo.
 

Burning Dogma

New Member
As provas de Masters geralmente permitem a inscrição de pessoal a nível individual. Acho que basta estar federado. Não podemos é comparar com as maratonas de BTT, aí pode-se andar lá o dia todo a passear, nos Masters o ritmo é diabólico e se não se tem alguma preparação de jeito nem vale a pena lá ir. Até porque existe limite de tempo.
 

Figueiredo

Active Member
É isso mesmo, há um ano atrás tomei conhecimento da "Volta a Portugal em Masters", e comecei logo a sonhar, é desta que vou realizar um sonho, como me iniciei nestas lides já depois dos 30 anos pensei finalmente uma competição á minha medida.
Depressa me desiludi, tirar a licença é relativamente fácil, mas andei a lêr umas coisas sobre as provas de Masters no "Cyclolusitano", e pensei este pessoal não pode ser assim tão pró como diz aqui, propos-me a assistir a 2 ou três provas para ver os andamentos, etc...:eek::eek::eek:
Cheguei á triste conclusão que mesmo com um ano de antecedencia e um plano de treinos bem elaborado, era impossível competir com aquele pessoal, desde ciclistas que deixaram de correr há um ano estando ainda num pico de forma impressionante, em termos de doping consta que é tudo á grande, quedas em pelotão provocadas propositadamente, etc...
Sou mesmo demasiado "Anjinho" para isto...
 

zé Marco

New Member
Também já pensei em fazer uma brincadeira dessas, mas já me disseram que aquilo não para "verdinhos".
Entre matar e o morrer o pessoal anda a ver se consegue matar sempre alguem!!
 

Figueiredo

Active Member
Eu não digo que seja impossível, para quem nunca fez ciclismo, mas aconselho em 1.º lugar a começarem a andar com um grupo de pessoal já batido nessas andanças, e se possível integrarem uma equipe caso contrário por muito bem preparados que estejam vão ser completamente cilindrados :D:D:D

Se estiver aqui alguem no forum que já correu ou corra nos Masters, que dê aqui a sua opinião, vão ver que tenho razão aquilo é só pessoal muito batido cheio de ratice...
 

Burning Dogma

New Member
Amigos, o pelotão de Masters é quase como o pelotão de Elites. Que ninguém se iluda. Ainda agora no CN em Grândola fizeram média de 39km/h num circuito de 115kms para os Masters A e com umas valentes subidas pelo meio.

Conheço quem por lá ande, inclusivé o Campeão Nacional e aquilo não é mesmo para qualquer um. A maioria deste pessoal tem a vida ligada ao ciclismo. Quem mesmo assim quiser entrar nos masters, o que posso aconselhar é arranjarem um treinador que vos faça um bom plano de treinos e prepararem-se para muito sofrimento. Nos Masters mesmo para chegar em último é preciso andar bem:D

Infelizmente, na estrada, os amadores pouco mais tem que as provas de cicloturismo. Nesse aspecto o BTT é muito melhor, em grande parte por ser muito mais fácil organizar provas fora de estrada que na estrada, não é preciso andar a cortar o trânsito, trazer a polícia, etc.
 

iniciado

New Member
Eu bem posso suportar esta opinião. Inscrevi-me no Grande Prémio do Porto com organização do Madeinox Boavista. Pensava eu que lá conseguiria dar umas voltas atrás deles. Afinal eram amadores e não poderiam andar assim tanto.
4 Voltas de aquecimento e 18 de corrida, totalizando 50 km. O aspecto já dizia tudo. Um magro seco na maioria. Biclas topo de gama.
Começou o aquecimento e a média já era superior a 30km/h, quando mudavamos de um lado para outro da av.da boavista a aceleração era fortíssima. Cheguei a ver 50km/h no velocímetro e mesmo assim ia ficando atrás. Até que descolei e foi o fim.
Pior mesmo foi quando me deram uma volta de avanço e tive de parar, eliminado. Já não chegava não conseguir acompanhá-los. Tinham de passar por mim daquela maneira.

Amadores é verdade, mas que andam, andam...
 

osicran

New Member
Eu bem posso suportar esta opinião. Inscrevi-me no Grande Prémio do Porto com organização do Madeinox Boavista. Pensava eu que lá conseguiria dar umas voltas atrás deles. Afinal eram amadores e não poderiam andar assim tanto.
4 Voltas de aquecimento e 18 de corrida, totalizando 50 km. O aspecto já dizia tudo. Um magro seco na maioria. Biclas topo de gama.
Começou o aquecimento e a média já era superior a 30km/h, quando mudavamos de um lado para outro da av.da boavista a aceleração era fortíssima. Cheguei a ver 50km/h no velocímetro e mesmo assim ia ficando atrás. Até que descolei e foi o fim.
Pior mesmo foi quando me deram uma volta de avanço e tive de parar, eliminado. Já não chegava não conseguir acompanhá-los. Tinham de passar por mim daquela maneira.

Amadores é verdade, mas que andam, andam...

Até me ri sózinho a ler isto:), porque também lá estive e suporto totalmente aquilo que escreveste:)...Já me referi anteriormente às velocidades que se atingiam, especialmente no sentido nascente/poente e ainda hoje conversando sobre o assunto eu dizia a um companheiro que, perante aquela malta, amador sou eu:D...No meu caso eu já tinha algumas experiências anteriores e portanto já sabia o que me esperava:), mas nesse dia em termos de velocidades foi o máximo. Basta dizer que o vencedor fez a média de 43 e tal... e se olharmos bem para a classificação dos três primeiros, pelo menos dois deles ainda eram profissionais no ano passado. Agora, na minha perspectiva, essa desvantagem não é completamente impeditiva de se participar. Depende sempre da filosofia com que se encara essa participação. Se se encara a participação num plano meramente competitivo, pode ser uma experiência frustrante para quem não tem uma preparação cuidada e um enquadramento logístico com alguma qualidade. Pessoalmente, como já sei à partida que não tenho hipótese de me bater de igual para igual com aquela malta, vou sempre com a ideia de que tudo o que eu conseguir fazer já é uma vitória pessoal, em alguns casos uma autêntica prova de superação pessoal ultrapassada e sempre um motivo de satisfação por ter estado lá e ter participado. No caso do I Grande Prémio do Porto também não acabei, fui ultrapassado à 14ª volta, mas de facto saí de lá plenamente satisfeito porque, à minha escala, também eu fiz uma grande corrida e isso para mim basta-me (e completa-me). Noutra perspectiva, também concordo que aquilo se assemelha muito a uma verdadeira corrida de profissionais. Os corredores (principalmente os do escalão A), as máquinas, a organização em equipas com alguns meios (viaturas, treinadores, massagistas, pessoal de apoio, etc, etc), os complexos vitamínicos, os complementos energéticos, os sais, os potássios, os não sei o que mais, as tácticas de corrida perfeitamente definidas, tudo nos mostra uma organização existente e a diferença abismal entre esses masters e os individuais tipo free lancer como eu que por lá aparecem para se divertir e para quem a participação, seja qual fôr o resultado, é sempre um dia bem passado.
 

Arlindo

New Member
Eh pa, os maters dão.le muito mesmo.

Ha masters que descarregam os melhores juniores !!!!

E ja para nao falar nos masters "quitados", que são a maioria. LOOOL

Tacticas ? a estrada nao e BTT, na estrada ganha-se mais de pressa com a cabeça do que com o fisico. !

Mas e bom toda gente participar nas provas, nem que seja pras estatisticas !

ABC
 

cipollini

New Member
Respondendo ao 1º post, os ciclistas mais antigos que por aqui estejam, lembra-se de certeza das clandestinas, em que qq um podia correr desde que tenha pernas e bicicleta :D

Amigos, o pelotão de Masters é quase como o pelotão de Elites.

A diferença é que nos masters não deve haver controlos anti doping...:D
 

Figueiredo

Active Member
Aproveitando este tópico a Volta a Portugal em Masters começa já este mês a 22 de Julho, alguém sabe se vai existir controlo Anti-Doping ?

Por alguns comentários que tenho lido em vários sites consta se existir controle a organização está condenada ao fracasso, pois não vai ter corredores suficientes...

Da minha parte espero que haja o minimo de controle, caso contrário nem me vou dar ao trabalho de seguir a mesma.
 

Burning Dogma

New Member
Eu acho que existe controlo na provas de Masters, afinal são provas sob a alçada da FPC. Claro que existem controlos e controlos, o mais certo é funcionarem só na teoria.
 

cipollini

New Member
Aproveitando este tópico a Volta a Portugal em Masters começa já este mês a 22 de Julho, alguém sabe se vai existir controlo Anti-Doping ?

Por alguns comentários que tenho lido em vários sites consta se existir controle a organização está condenada ao fracasso, pois não vai ter corredores suficientes...

Da minha parte espero que haja o minimo de controle, caso contrário nem me vou dar ao trabalho de seguir a mesma.

Percebem agora pq é k em provas de masters se anda tanto como os profs?

Eu acho que existe controlo na provas de Masters, afinal são provas sob a alçada da FPC. Claro que existem controlos e controlos, o mais certo é funcionarem só na teoria.

As provas de cadetes e juniores também são sob alçada da federação e no entanto so em provas de finais da taça e campeonatos nacionais é que existia controlo. Nas outras provas, quando xegavamos ao local, nc havia medico.
 

Burning Dogma

New Member
Pensei que qualquer prova da FPC tivesse controlos, afinal tem que dar o exemplo certo? Pelos visto não é assim, infelizmente. Ainda por cima nas de juniores e cadetes, é logo para os mais novos começarem com os maus hábitos.
 

Dcarvalho

New Member
Bom dia.
Sou novo neste forum e resgisteime pois acho que fai ser a unica maneira de conseguir obter alguma informação sobre aquilo que procuro.
Tenho 14 anos e estou a tentar iniciarme no ciclismo de estrada, ja procurei em montes de sites clubes de ciclismo, mas não tive suceço...:S
e por isso gostava que alguem que esta ligado ao assunto ou que saiba de alguns clubes aqui na zona de lisboa, dissese qualquer coisa.

Obrigado
David Carvalho
 

cipollini

New Member
http://gest.uvp-fpc.pt:8880/equipasiteescolas.php?oper=listar

Aqui neste link tens varias equipa de escolas. Tens o Mato Cheirinhos como o Figueiredo ja referiu, que para mim, na zona centro é das melhores. Depois também tens o Grupo Desportivo de Lousa. E na margem sul tens o Clube de Ciclismo de Aldeia de Paio Pires, perto do Seixal.

Qualquer um deles neste momento parece não ter ninguem ciclista cadete, que é o teu escalão, mas no entanto têm mts ciclistas juvenis, que a serem juvenis de 2º ano, no proximo ano sobem a cadetes e aí ja tens colegas de equipa. Em todo o caso, se fores bom ciclista e souberes correr, ser o unico na equipa n é mau de todo ;)

Boa sorte com isso []
 
Top