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Provas de roda-livre

osicran

New Member
A FPC prepara-se para impôr um conjunto de regras nas chamadas provas de roda-livre que receio irem torná-las ainda mais raras. Se afastar os ciclistas federados parece ser uma medida concensual, já a obrigatoriedade de policiamento e a apresentação do comprovativo do pagamento do mesmo com 48 horas de antecedência parece ser apenas mais uma exigência escusada, especialmente em casos de rodas-livre de extensão muito curta, sabendo-se para mais que a segurança costuma ser assegurada e bem pelas próprias organizações que garantem a colaboração de outras entidades (Moto Clubes, Associações de Bombeiros, etc) em regime de voluntariado e gratuito. O que pensam sobre o tema?
 

SBRDYDY

Well-Known Member
EU ACHO CERTA A POSIÇÃO DA FPC.
EXISTE UM CALENDARIO DE PROVAS AMADORAS BASTANTE GRANDE COM TAÇA DE PORTUGAL VOLTA MASTER PREMEIOS DE 3 DIAS, PROVAS DE 1 DIA ETC...
QUEM QUER E PODE CORRER QUE CORRA NOS MASTER, CICLOTURISMO NÃO É COMPETIÇÃO É CONVIVIO.
QUEM FOR CORRER NOTA LOGO A DIFERENÇA POIS O AMBIENTE NÃO É LA MUITO BOM COM MUITA RIVALIDADE.
SEM FALAR NOS ANDAMENTOS:eek:
EU SEI O QUE DIGO POIS JÁ ANDO LÁ A 3 ANOS
 

osicran

New Member
A regulamentação da FPC a que me referi está transcrita pelo companheiro Figueiredo no post "Passeios de cicloturismo, que opinas?" no tema "Discussão Geral".
 

NiKES

New Member
Deveria existir uma melhor organização. Se as rodas livres começaram a aparecer, é que muitos cicloturistas gostam de competir de vez em quando.

Ora, para competir nos masters... não é para todos.

Basta olhar no que se passa nos paises vizinhos (Espanha, França... Bélgica) e verem toda a organização a nível de ciclismo, dezenas de categorias de ciclistas, provas todos os fins de semana (ou quase...), tudo agrupado para cada região, e provas a nível nacional.
 

Hudju

Member
Eua cho que esse regulamento não é para deixar de existirem rodas livres, mas sim para as mesmas serem mais bem organizadas e com mais segurança.
 

Hudju

Member
Ainda o ano passado no 1º circuito da boavista, em que a prova era aberta a não federados e a decorrer em circuito fechado, assisti a no meio da prova um veiculo que estava estacionado dentro do circuito, colocou-se em marcha, sem olhar pelo retrovisor, nem viu o pelotão de ciclistas que se vinha a aproximar, que tiveram todos de se desviar e por muita sorte não houve nenhum acidente.
O que eu quero dizer com isto:
Se numa prova em circuito fechado, temos situações destas, é forçoso reforçar a seguraça para todos aqueles que querem fazer provas de roda livre em estrada.
 

Figueiredo

Active Member
Acho que o futuro do cicloturismo passa mesmo por aí, incluir nos habituais passeios uma fase do percurso em roda livre, assim satisfaz todos aqueles que estão melhor preparados e gostam de competir sem ter que correr nos masters, e por outro lado não discrimina os menos preparados permitindo-lhes participar de igual modo cada um ao seu ritmo...
Agora tudo depende do incentivo e apoio que as Federações (FPC e FPCUB), vierem a dar a este tipo de provas.
 

Burning Dogma

New Member
Peço desculpa pela minha ignorância, mas o que são provas de roda-livre? São provas sem classificações nem prémios como, por exemplo, nos Masters?
 

Figueiredo

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Gonçalo,

Num passeio de cicloturismo tradicional , por norma segue na frente um carro da organização que limita a velocidade que ronda os 20 a 25Km/Hora, no caso da "Roda Livre", o que se pretende é que em determinado momento do passeio e durante alguns Km o carro da organização deixe de limitar a velocidade e cada um faça esse trajecto sem limites de velocidade, cada um ao seu ritmo.
Acho que é + ou - isto...
 

fogueteiro

Active Member
É isso mesmo. Bem explicado.

Não sou frequentador dos passeios de cicloturismo porque não gosto, simplesmente. No ano passado fiz parte dum que a AC Norte organizou, que foi a clássica do Marão, e parte do percurso foi em roda livre, precisamente a subida do Marão. Imaginem o que seria não ser em roda livre. Já eu ia a descer (e não sou bom trepador) e ainda estava pessoal a subir. A meu ver seria muito boa solução para os passeios de cicloturismo.
 

Burning Dogma

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Obrigado pelos esclarecimentos. Por acaso nem sabia que isso existia. Pensava que só havia os passeios tradicionais de cicloturismo sempre com carro na frente e as corridas dos diversos campeonatos.
 

patrick pires

Well-Known Member
Peço desculpa pela minha ignorância, mas o que são provas de roda-livre? São provas sem classificações nem prémios como, por exemplo, nos Masters?

São passeios que dependendo da organização, uma parte do percurso é feito a uma velocidade que o proprio ciclista impoe sem que tenhas o carro da direcção do passeio a controlar, ou então como é "sempre feito" em Espanha é livre desde o incio ao fim do passeio..
Relativamente as classificações, por norma em Espanha o 95% dos passeios tens premios e classificações gerais..

Relativamente ao tema em questão, no meu ver é um absurdo.. porquê, é simples, porque motivo os ciclistas federados não podem participar nos ditos passeios??
Policiamento... acho bem no controle na saida e na chegada, mas durante o passeio (se for livre na totalidade).. voçês tem a noção de quanto se paga!!
Em Espanha, onde a nivel organizacional é outro mundo, o facto de ser livre na totalidade não discrimina ninguem!!
Cada um sabe para o que vai, se quer fazer médias de loucos faz, se não pois vai ao ritmo que lhe interessa..
Digo eu...
 

Figueiredo

Active Member
Só uma duvida, o facto de em Espanha ser roda livre durante todo o passseio implica que a Estrada esteja cortada ao transito, ou leva-se com os carros no meio do caminho, como nas voltas do dia a dia...
 

patrick pires

Well-Known Member
Em todos os que tenho participado, o transito mantem se, não há cortes..
Agora em todos os cruzamentos e rotundas etc.. esta tudo cortado, mas como é evidente os ciclistas tem de respeitar as regras de transito.
No caso, por exemplo Quebranthuesos, chegam a ter Helicópteros e algumas estradas cortadas..
Nos Lagos de Covadonga, a ultimas subida (perto de 20km esta cortada ao transito)..
 

FVA

New Member
Concordo que haja regulamentação para este tipo de passeios, dado que, tal como está elaborada, contribui também para a segurança dos participantes.

É sem dúvida uma mais valia. Contudo, os 20% a que se limitam a extensão de percurso em "roda livre" são muito rígidos.
Penso que poderia haver a possíbilidade de fazer maior percentagem do percursos em roda livre, nos casos em que fosse previamente comprovada pela associação/clube organizador a criação das respectivas condições, tais como, o policiamento, assistência médica/bombeiros, corte de estradas e cruzamentos onde tal fosse realmente imprescendível, etc.

Não sendo assim, e isto vai lá melhor com um exemplo, nunca poderia haver uma subida à Torre em roda livre (não sei se há, mas tem boas condições para isso)! É uma subida com cerca de 30km e, portanto, para fosse possível fazer em roda livre, teria de ser um passeio de cerca de 150km!!! É que fazer uma subida longa e difícil atrás de um carro, aguardando por todos os participantes, também não é solução!

Quanto há questão da competição/convívio, acho salutar a conjugação dos dois. Quando em "roda livre" cada um vai poder adoptar o ritmo que entender melhor para si, ou até mesmo manter o ritmo que trazia até aí.
Por vezes não se trata tanto de competição, no verdadeiro sentido da palavra, mas sim de superação pessoal, que, independentemente da classificação que obtemos, nos leva a sentir que concretizamos o objectivo/obstáculo superado com um extremo sucesso :)
Provas de masters e outras são muito exigentes. Há atletas em Masters que ainda faziam muito boa figura em Elites!

Abraço
 

super.byke

New Member
Viva, depois de ler este tópico fiquei "irritado" com o post do SBRDYDY :(
Para começar, quem escreve em maiúsculas é como se estivesse a berrar... coisa que não acho necessário....
Depois discordo da sua opinião... segundo ele ou se faz cicloturismo (digamos que é o 8) ou corremos em masters (que é o 80)
Será que não pode existir o meio termo?????

Eu sou cicloturista, mas gosto de volta e meia ter liberdade para testar os meus limites.
No ano de 2009 fiz 5 provas com roda livre, Póvoa- Sra da Graça (livre a partir de Fafe 40 km), Minho Florido (2 percursos livres de cerca de 7 km), Circuito da Boavista (50 km), Convívio de Vermoim (20 km), Volta para todos ao concelho da Maia (50 km).

Será que eu tenho que ser federado para fazer este tipo de provas e competir com gajos que acabaram de no ano passado correr como elites????
Nos masters não há convívio, apenas competição, suplementos... e outras coisas, no cicloturismo sim à convívio, pq ganha tanto o 1º como o último.

Quanto à segurança, sim concordo com a mesma, contudo deve-se ter o bom senso de não tornar esta num factor que iniba as organizações de organizar os eventos.

Contudo não fiquem tristes, nada nos impede de juntar um grupo de 20, 30 ou 50 cicloturistas, ir para a estrada e "dar gás".
No ano passado fiz parte do Porto-Lisboa e Porto-Vigo. As equipas partiram isoladas umas das outras, não existia polícia e cada um andava ao ritmo que lhe apetecia... volta e meia juntavam-se 2 ou 3 equipas e nunca foram incomodadas ;)
 

SBRDYDY

Well-Known Member
As letras comigo sÃo sempre em maiusculas:d:d:d
nÃo estou a berrar e so a minha forma de escrever, do resto, É so uma opiniÃo contraria a sua, que respeito, espero que encontrem a melhor soluÇÃo para as provas de cicloturismo.
AbraÇo.
Daniel ou sbrdydy
 

osicran

New Member
No teor do lançamento do post deixei subentendido de que lado estou nesta questão das rodas-livre. Reafirmo o meu entendimento de que as provas de roda-livre são um acréscimo de interesse nos passeios de cicloturismo na medida em que, sendo cada um absolutamente livre de aderir ao desafio competitivo ou de prosseguir no seu próprio ritmo, elas não retiram aos passeios a sua componente de lazer e de confraternização e por outro lado podem trazer para esses mesmos passeios uma faixa de amantes das bicicletas que sendo-o, também gostam de, como já aqui alguém escreveu, testar as suas possibilidades.
Em 2009 participei em 10 dessas provas, apenas uma disputada em circuito fechado, sendo as restantes 9 disputadas em estrada aberta e em 5 delas sendo todo o esquema de segurança assegurado pela própria organização, sem participação de quaisquer elementos ou viaturas policiais. A segurança nestes 5 casos foi assegurada e bem por viaturas devidamente identificadas e portadoras de instalação sonora, por motas tripuladas por pessoas envergando coletes reflectores e por voluntários apeados (nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas) envergando idênticos coletes. Em nenhum caso se verificou qualquer acidente ou situação de algum modo difícil, nem, que eu tenha conhecimento, houve escassez de auxiliares ou qualquer anormalidade merecedora de reclamação. Ou seja, este esquema (não sendo o ideal que seria a estrada fechada), funciona sem grande margem para reparos.
Na presente alteração pretendida pela FPC, numa primeira análise e salvo melhor interpretação, o articulado no que respeita à parte da segurança das rodas-livre define uma intenção, mas é muito pouco rigoroso no ponto 5 em que limita a desobediência ao conjunto de normas, à assunção de responsabilidades por parte do clube ou entidade organizadora em caso de acidente. Ora, perante isto, que mudança temos afinal em relação ao que tem sido habitual?...
Como se costuma dizer, afigura-se-me aqui que afinal a montanha pariu um rato...e, na minha opinião, ainda bem, fica aqui uma margem que pode impedir que as rodas-livre escasseiem ainda mais, porque a obrigatoriedade de um policiamento a sério, isto é, de transferir todo o esquema de segurança do voluntariado gratuito das organizações para as forças policiais implicaria custos financeiros insuportáveis para a grande maioria das pequenas colectividades que com o apoio das Associações de Cicloturismo promovem estes passeios que englobam as rodas-livre. E como todos sabemos e como também se costuma dizer, não há dinheiro, não há palhaço...ou mais prosaicamente, não havendo recursos financeiros, não há rodas-livre...
 

mineiro

New Member
na minha opinião! eu acho mal, porque vai mesmo dificultar a organização de mais provas de roda livre! eu gosto muito de competição! tenho 25 anos e não sei se poderia correr no Master! não sou federado! porque cairia na elite!
e não tenho pernas para isto! trabalho 12h por dia e não tenho tempo para treinar! 2008 fiz uma prova de roda livre e foi muito bem realizada! um passeio
nota 10 e depois teve roda livre na subida e foi muito seguro! mais seguro que nas maratonas!
como o ( Hudju ) disse sobre a prova da boa vista! a culpa disto não e da organização e nem do policiamento! a culpa e só mente do condutor!
não se deu conta de que ali avia um evento desportivo! e ainda arranca o veiculo sem olhar para traz! ontem quase fui atropelado porque o condutor estava enviando sms!
o ciclismo só vai crescer mais em portugal se for divulgado! e esta divulgação passa pelo ciclo-turismo! muitas pessoas depois de fazer um passeio em roda-livre passa a treinar mais, e tomando gosto por competições!
 

el gato

Member
Em vez de haver provas de roda livre devia de haver era provas de vinho,cerveja
livre estilo bar aberto e já agora se não fosse pedir muito às organizações dessas provas, que tal sessões de strip, gajas livres,eh,eh !! isso é que era !!!
Já me estava a ver a pedalar por ai fora e a imaginar no final bar aberto para o pessoal com direito a uma sessão de miss t-shirt molhada...isso sim,a divulgação do cicloturismo quer em popolaridade como em número de practicantes iria subir de uma forma fantástica.....
 
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