• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Problemas com travões de calço

FMO

Member
Boas

Tenho vindo a tentar perceber qual é o motivo que origina um barulho alto e vibratório quando travo mais a fundo e talvez me consigam ajudar.

O que acontece quando travo mais a fundo é ouvir este barulho e chegar a um ponto que a manete parece que vai dar de si, ou seja, a força já é tal que os meus dedos quase que largam a manete parecendo que com a vibração a força é maior que a que exerço. Assim que isto acontece largo a manete porque parece que esta se vai partir.

Já voltei à loja onde comprei a bicicleta e na altura para além deste barulho ouvia sons que mais pareciam um concerto de heavy metal. Este ultimo resolveu-se depois de uma limpeza aos calços/aros mas este problema persiste e agora tenho de andar a travar aos "bocadinhos" nas descidas mais acentuadas o que não é propriamente o que deve acontecer.

As rodas são de carbono e já verifiquei os calços e têm piso suficiente.
 

FMO

Member
Pois, não tenho muita experiencia com isto. A limpeza foi feita pouco tempo depois de ter começado a ouvir barulhos metálicos que desapareceram mas este barulho mantêm-se.
 

mussulo

Well-Known Member
Isso parece o farol do Bugio em noite de nevoeiro!!!

Limpar aro, limpar calços, verificar se são adequados para o tipo de rodas e se estão bem afinados!
 
  • Like
Reactions: FMO

FMO

Member
Só um update...trocaram-me para calços de cortiça e deixei de ouvir este barulho e a vibração deixou de existir. Em termos de travagem em si, já tenho bastante mais confiança e controlo a travar mesmo em descidas mais acentuadas mas ainda assim não tenho total confiança em rodas de carbono...pelo aquecimento que o aro têm depois de uma travagem mais longa e também pelo que tenho lido sobre esta questão.

Por agora a ver o que é que isto aguenta, só de ter melhorado já é satisfatório.
 
Top