• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Problema com mudanças

GMQ

Well-Known Member
Já agora aproveito para esclarecer a razão da minha afirmação. Como se diz na minha terra " Vendo o peixe pelo preço que comprei", ou seja, é o que tenho aprendido com os mecânicos e malta que sabem disto muito mais do que eu. Aliás cada vez mais perfilho a ideia "aos mecânico o que é dos mecânicos..."

Por acaso não sabia desse detalhe de o Bernalve ter dois jogos de rodas e que pode fazer todo o sentido na existência do problema. O que me faz confusão é que o problema já existe há algum tempo, Julgo que tem shimano 105 dois toques para descer é na outra marca sram dualtap. Eu sei que ele anda que se farta. Receio que ao não ter procurado resolver o problema possa ter contribuido para a factura ser mais pesada... aguardemos.

MigC77 concordo contigo se a maquina foi levada e problema não foi reparado, mesmo que não relatado pelo cliente, ao tipo falta-lhe brio profissional. Mas como já vi um pouco de tudo...

Mas para mim o que faz de melhor é procurar um mecânico, e de preferência um novo
 

MigC77

Well-Known Member
se ficarem a funcionar como as do grouk ficas com as mudanças a mandar martelada a sério ;) a bike dele é vistosa, não pode chupar-rodas pois o cubo ouve-se bem (bem bonito o som) e as mudanças mandam uma martelada. tudo para chamar a atenção ;)

agora mais a sério, ou cabos ou simples indexação diria eu... seja como for é por nas mãos de quem sabe... mecânico ou não

Já todos percebemos que te apaixonaste! lol

Ouve lá uma coisa quando as mudanças mandam essa "martelada" é porque o cabo está excessivamente tenso e isso não é recomendável… A transmissão quanto mais silenciosa melhor!

Abraço
 

Bernalve

Well-Known Member
Eu levei a bike ao mecânico para mudar a cassete e fazer a afinação. Falei-lhe desse problema, ele disse que conseguiu resolver, mas caso voltasse a acontecer voltava lá. Eu mudei de 11/32 para 11/28Ultegra. Aproveitei a promoção da canyon, as 105 já estava esgotadas. Quando mudei de rodas no mesmo mecânico a transmissão ficou boa. Isto é algo que começou no início de Dezembro. Eu vou voltar lá e referir algumas coisas que foram aqui ditas para ver se ele consegue resolver. Este mecânico tem a oficina em casa e muitas vezes não me leva nada, mas tenho sempre outro mecânico conhecido na aboboda e poderei ir a esse.
 

GMQ

Well-Known Member
Faz isso é o melhor e não deixes prolongar isso muito porque pode advir daí mais custos e chatices. Atenta naquilo que o Grouk afirma pode muito bem ser o problema. Depois de ires ao Dr com a bike diz qual era o problema. Abraço
 

grouk

Active Member
A martelada que ele diz é normal no di2 mas aquelas rodas fazem mais um bocado porque o cepo é em alumínio nas dura Ace com cepo em titânio faz menos. E não é bem a martelada e ao descer na cassete que faz um bocado mais de barulho
 

GMQ

Well-Known Member
A martelada que ele diz é normal no di2 mas aquelas rodas fazem mais um bocado porque o cepo é em alumínio nas dura Ace com cepo em titânio faz menos. E não é bem a martelada e ao descer na cassete que faz um bocado mais de barulho
Não tenho experiência com esses sistemas , tenho um parceiro de voltas que tem razha com o sistema electrónico shimano ultrega e a ideia que fico é que até é bem silencioso. Estalido faz sempre como o sistema mecanico, antes ouve-se aquele zonido electrónico e depois a muda-se entra.

Isso de ser martelada ou não já é uma opinião pessoal...
 

MigC77

Well-Known Member
Confirmo o que o grouk diz em relação ao di2… o desviador traseiro quando se desce na k7 faz um “estalo” ruidoso que não faz a subir. O tal zumbido nota-se mais no desviador da frente.

@lgass, estás feito um promiscuo do caraças! ;) Ainda agora te “comprometeste” com uma Trek Emonda (bem bonita por sinal!!!) e já andas a cobiçar outras?!?!? ;) A minha S vai ser mais complicado que vejas porque emigrou para casa dos meus pais em Espanha. Vai ficar por lá para quando estiver de férias ou algum fim‑de‑semana prolongado. Tenho quem lhe vá dando uns mimos quando eu não estou para que não ganhe muitas teias de aranha ;)

Aliás até estou numa fase de downsizing do número de bicicletas porque estou a ponderar vender uma ou outra bicicleta para ter um conjunto de bicicletas mais reduzido mas que faça mais sentido.

Abraço
 

lgass

Well-Known Member
o facto de ter as minhas não quer dizer que não olhe para as outras! :p

espero que no fim de semana esteja bom tempo (e tenha conseguido fazer o bike fit) no fim de semana para conseguir ir estrear
 

GMQ

Well-Known Member
luis então?? Tu tinhas afirmado a possibilidade de adquirires nova montada mas pensei que seria lá mais para frente não agora... Depois mete aqui umas fotos para a malta babar. Já estou a ver que na tua próxima vinda ao Algarve lá vou ter que me esforçar por acompanhar a Emonda. Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Já tomei conhecimento disso. Andei um pouco afastado do forum e mesmo indo espreitar de quando em vez passou-me. Entretanto fui dar um vista de olhos pelos tópicos de treino e saúde e deparo-me com a fotos da nova menina-. Desejo-te as melhores felicidades e que continues a ter com esta o mesmo prazer que tiveste até aqui com a ultra.

Pensei que tinhas desistido do grandfondo!

Isso agora até fico mal:eek:. Há muita malta por aqui que anda muito e tu se Deus quiser também vais andar. Com a determinação que metes na coisa uma dia destes és um verdadeiro avião.

Abraço,

Ps. Agora vê lá não voltes todas as tuas atenções para a Emonda. Continua a dar miminhos à ultra se não ela amua e deixa-te mal na estrada. ;)
 

lgass

Well-Known Member
granfondo do algarve... mas vou à distância "medio". ;)

assim que a emonda for para estrear a ultra vai para o spa. aguentou o rapha festive à grande ;)
 

Wawando

Well-Known Member
Cuidado Mig, não estagues o equilibrio do universo! Todos sabemos que: Numero de bicicletas ideal=Numero de bicicletas actual + 1
 

MigC77

Well-Known Member
Ehehehe! É verdade! Tens toda a razão! ;)

Vou passar a ter mais cuidado com estas afirmações. Sobretudo ao pé das nossas caras metades ;)

Abraço
 

Bernalve

Well-Known Member
Levei ao mecânico e ele vai limpar o desviador e mudar o cabo. Obrigado pelas dicas, acho que sem a dica do cabo feita pelo Grouk, ele não se lembraria disso acho eu.
 

GMQ

Well-Known Member
Por vezes o problema/solução é mais simples do que pensamos. Ter conhecimentos de mecânica e experiência ajuda muito.
 

dragomir

Active Member
Bom ano a todos primeiro que tudo.
Para não estar a abrir um tópico vinha expor aqui a minha situação.
Na minha bike de btt, estava a chegar a casa quando após uma ultrapassagem mal calculada de uma automobilista seguida de uma travagem brusca me enfiei com a bicicleta na traseira de um carro.
Felizmente não me aleijei nem vi nenhum dano aparente na bicicleta apesar do embate ter sido forte.
O que notei posteriormente foi uma dificuldade extrema a mudar as mudanças. Tenho uns shifters assim (http://www.pabol.net/wp-content/uploads/2012/01/Manipulo-de-mudanças-SRAM-X5.jpg) e é muito dificil para mim chegar as mudanças mais leves da cassete traseira quando antigamente com um toque levezinho isto ia lá. Na pedaleira da frente é complicado meter a mudança mais pesada também.
Alguém sabe do que poderá ser (desculpem se me expressei mal em alguma parte e por pôr aqui uma dúvida sobre btt)
Abraços e boas pedaladas a todos
 

dragomir

Active Member
Problema explicado: Desviador traseiro entortado, bicha desviador empenada e roda traseira solta.
Segundo a malta da Decathlon é coisa para uns 70€, nem sei se vou mandar arranjar...
 
Top