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Primeira bike de estrada

narogy

Member
Todos os pedais que já comprei sempre trouxeram cleats, nunca ouvi falar de nada diferente. Com frequência a informação no site da Shimano deixa muito a desejar - e neste caso é deveras "imaginativa".
Na Decathlon podes encomendar pelo site e recolher na loja sem custos, ou eles levam-te o material a casa por alguns 5 ou 6 euros - da última vez que comprei na Wigle eram alguns 10 euros de portes.
Desconhecia esse problema do site da Shimano, efetivamente trazem cleats ;)
Estive a ver e em ambos os casos os portes são gratuitos.
 

rkixa

Well-Known Member
Todos os pedais que já comprei sempre trouxeram cleats, nunca ouvi falar de nada diferente. Com frequência a informação no site da Shimano deixa muito a desejar - e neste caso é deveras "imaginativa".
Na Decathlon podes encomendar pelo site e recolher na loja sem custos, ou eles levam-te o material a casa por alguns 5 ou 6 euros - da última vez que comprei na Wigle eram alguns 10 euros de portes.

Na Decathlon os portes são de borla em compras superiores a 10€! Com preguiça de ir buscar 1 grade e 2 bidons aqui à Decathlon da zona encomendei e só paguei o material ;)
Na Wiggle acho que para os valores que o @narogy vai gastar os portes também já são de borla.
 

narogy

Member
Finalmente nasceu :D

Quero muito agradecer ao fórum em geral, e particularmente a todos os que participaram neste tópico e que me aturaram, e me ajudaram a fazer a compra certa (em termos de tamanho).

Ainda não tive oportunidade para a levar a passear, em princípio será este domingo. Dei apenas uma pequena volta aqui na rua à porta de casa, para trás e para a frente.

Gostaria que me elucidassem quanto à questão dos espaçadores, segundo o sticker que está no avanço, não seria suposto ter um espaçador na parte superior do avanço?



 

Carolina

Well-Known Member
O guiador está paralelo ao chão? Parece inclinado para cima.

Podes experimentar passar uns espaçadores para cima. Testas a posição durante umas semanas e depois logo vês se precisas de voltar a meter para cima ou para baixo.
 

Rui_

Active Member
Gostaria que me elucidassem quanto à questão dos espaçadores, segundo o sticker que está no avanço, não seria suposto ter um espaçador na parte superior do avanço?
Pelo o que eu percebo, o que lá está escrito é:

O sistema tem de ter no minimo um espaçador de 5mm por baixo do avanço e este ser correctamente apertado. (5,2 Nm máx)
No caso do avanço ser de Carbono, então também deve existir um espaçador por cima e um por baixo.

O avanço que tens é de Carbono ?
Se sim, erro de quem montou, se é de alumínio ou aço, então está correcto.
 

narogy

Member
Essa recomendação é para que o avanço não aperte na extremidade do tubo de direção.
O guiador está paralelo ao chão? Parece inclinado para cima.

Podes experimentar passar uns espaçadores para cima. Testas a posição durante umas semanas e depois logo vês se precisas de voltar a meter para cima ou para baixo.

Mas é aconselhável ter pelo menos um em cima? Se sim, vou à loja e passam-me um/dois para cima. É que eu não sei fazer isso, e nem chave de torque tenho.

Tens bom olho :) nem reparei e nem sequer me passou pela cabeça verificar isso. Mas estive a ver e realmente parece um pouco inclinado. Aliás, no avanço e no guiador tem um género de uma escala, e pelo que percebi tem lá umas marcas que deveriam estar alinhadas, como que o ponto zero/neutro, e não estão.

Mais logo coloco aqui umas fotos, ontem já não tinha condições de luz ideais.
 

Carolina

Well-Known Member
Não precisas de levar à loja, é só desapertar a caixa de direção e o avanço. Trocas os espaçadores e voltas a apertar.
 

joseruivo

Well-Known Member
Não precisas de levar à loja, é só desapertar a caixa de direção e o avanço. Trocas os espaçadores e voltas a apertar.
Acho que ele está preocupado com o torque de aperto, e não tem chave dinamométrica. Ver seja dita, também não é garantido que a loja tenha, ou veja necessidade de usar - é para apertar "até um bocadinho antes de partir" :(
 

Carolina

Well-Known Member
Desde que não force aquilo não há que ter medo. O problema é que o pessoal aperta até não dar mais e depois ainda mais um bocado.
 

narogy

Member
Já vi uns vídeos, dá para ter uma ideia, parece simples. Mas sim, tenho receio do torque de aperto. Se fosse alumínio ainda arriscava a técnica "um bocadinho antes de partir" :D
A loja tem, pois usaram uma para me apertar o espigão, agora se usam regularmente na oficina não sei.
A caixa de direção tem afinação?

Caso mexa na inclinação do guiador, é preciso alterar a posição das manetes?
 

petrix

Well-Known Member
Horizontal e assim ...

lever_drop_3.jpg
 

joseruivo

Well-Known Member
Se fosse alumínio ainda arriscava a técnica "um bocadinho antes de partir" :D

A caixa de direção tem afinação?

Que parte do conjunto é em carbono? A forqueta? Muitas vezes as pernas são em carbono mas o tubo de direção em alumínio.
Não podes deixar folga entre o avanço/anilhas e a parte de cima do quadro. Aperta um pouco, e antes de apertar tudo pegando no guiador bate a roda algumas vezes no chão.
 

narogy

Member
O guiador está paralelo ao chão? Parece inclinado para cima.

Podes experimentar passar uns espaçadores para cima. Testas a posição durante umas semanas e depois logo vês se precisas de voltar a meter para cima ou para baixo.
Que parte do conjunto é em carbono? A forqueta? Muitas vezes as pernas são em carbono mas o tubo de direção em alumínio.
Não podes deixar folga entre o avanço/anilhas e a parte de cima do quadro. Aperta um pouco, e antes de apertar tudo pegando no guiador bate a roda algumas vezes no chão.

A forqueta é toda em carbono. Eu como nunca fiz trabalho de mecânica numa bicicleta, tenho um bocado de receio de me aventurar.

As marcas que mencionei no guiador/avanço são estas





 

Carolina

Well-Known Member
Pois, devias endireitar isso. É só desapertares o avanço um bocadinho e endireitares o guiador.

Não precisas de ter medo de apertar, só não podes é forçar o aperto.
Desapertas a caixa de direcção e depois o avanço. Passa 1 ou 2 anilhas para cima. Depois voltas a colocar a caixa de direcção, mas não apertes logo tudo. Apertas o avanço a seguir, mas vai alternando o aperto dos parafusos do avanço. Não apertes primeiro o debaixo e depois o de cima, vais apertando um e outro. No fim terminas de apertar a caixa de direcção.

Para veres se ficou bem, agarras o guiador nos drops e travas. Depois mexes a bike para frente e para trás. Se sentires que está alguma coisa solta, como se fossem pequenos solavancos, é porque a direcção ficou mal apertada. Também podes experimentar bater com a roda da frente no chão e tentar perceber se ouves algum ruído de peças soltas.

Facilmente encontras vídeos no youtube. Experimenta procurar um onde falem de trocar o avanço, por exemplo.
 

pratoni

Well-Known Member
Por acaso está errado. Só apertas os parafusos do avanço quando a direção já estiver sem folga.

Quanto ao guiador é só desapertar os parafusos o suficiente para o mexer e depois voltar a dar o mesmo aperto
 

Nuno

Well-Known Member
Se não estás habituado a fazer esses trabalhos, leva mas é à loja onde compraste e os gajos que arranjem tal como deviam logo ter feito antes de te entregar.
 
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