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Primeira bike de estrada

ruilebs

Well-Known Member
https://www.bicycling.com/bikes-gear/cannondale-synapse-endurance-road-bike-review
"Only one model, the Synapse Carbon 105, uses the previous-generation frame and will be available with rim brakes."

isto confirma-se?
Provável.
Ainda há dias estive numa loja da cannondale e o gajo falou disso, da transição que está a haver p os discos, e muito evidente já nos modelos mais endurance.
O gajo até disse "eu hoje já não aconselho ninguém a comprar uma bicicleta sem discos", e acrescentou "salvo aquelas pessoas indefectíveis" :)
 

narogy

Member
Provável.
Ainda há dias estive numa loja da cannondale e o gajo falou disso, da transição que está a haver p os discos, e muito evidente já nos modelos mais endurance.
O gajo até disse "eu hoje já não aconselho ninguém a comprar uma bicicleta sem discos", e acrescentou "salvo aquelas pessoas indefectíveis" :)
Pois, porque em todos os vídeos e artigos na altura da apresentação é dito que seria exclusivamente lançada com travão de disco.
No entanto, na Europa, há duas com travões convencionais, a Carbon 105 e Ultegra.
Exato, até as supersix evo e emonda já têm essa opção, falo destas marcas pois são as que tenho pesquisado mais.
 

narogy

Member
Provável.
Ainda há dias estive numa loja da cannondale e o gajo falou disso, da transição que está a haver p os discos, e muito evidente já nos modelos mais endurance.
O gajo até disse "eu hoje já não aconselho ninguém a comprar uma bicicleta sem discos", e acrescentou "salvo aquelas pessoas indefectíveis" :)
São efetivamente diferentes, só agora é que reparei, o mais evidente são os seat stays e a forqueta.
E apesar de ser endurance, está um bocado mais racing.
 

narogy

Member
Tens que saber a distância do BB até ao selim, e ver se o tamanho que vais comprar permite que atinjas essa mesma distância. Nas tabelas de geometria tens uma medida aproximada do valor máximo permitido.

A medida "Pesquisar altura máxima" que tem na tabela da geometria, Emonda SL5, refere-se à distância (máxima) do BB até ao selim certo?
 

DMA

Well-Known Member
É um valor aproximado, já que os selins não são todos iguais. Mas dá para ter uma ideia bastante aproximada.
 

narogy

Member
É um valor aproximado, já que os selins não são todos iguais. Mas dá para ter uma ideia bastante aproximada.
Obrigado

Perguntei ontem no live chat do site da trek, antes de teres respondido, e o gajo disse me que era do BB até aos carris. Faz sentido, pois no site americano essa medida tem o nome de "Saddle rail height maximum".

Estive a medir esse valor na minha de estrada e de btt, ronda os 68.5cm. Nunca fiz um bike fit, usei aquela técnica do calcanhar no pedal e perna esticada, e depois fui ajustando. Foi dessa maneira que ajustei a altura na loja, quando comprei a de btt, que foi a minha primeira bike.

O tamanho 50 (52.1 ETT) só permite 68cm (máxima), teria que vir com o seat mast de 175mm.
Quanto ao 52 (53.4 ETT), já daria, pois tem 71cm de altura máxima.

Estou inclinado para o 50. O que me aconselham?
 

DMA

Well-Known Member
Se tens alguma elasticidade e core com algum trabalho, não deves ter problemas em andares com a 52.
Pelo que vi no início do tópico, tens 1,77m, certo?
 

narogy

Member
Se tens alguma elasticidade e core com algum trabalho, não deves ter problemas em andares com a 52.
Pelo que vi no início do tópico, tens 1,77m, certo?
Pois, esses são os meus maiores problemas, a flexibilidade está ali intermédia :( o que não é nada bom para estes tipos de bike
tenho 1,74cm
 

daniel_mb1

Active Member
Esses 174cm são medidos como deve de ser?
Experimenta o 50 e o 52. Mas tem em atenção que estes tamanhos vêm de origem com avanços pequenos. Por exemplo o 52 vem com 90mm.
 

DMA

Well-Known Member
Mas o reach do guiador é bastante generoso (85 mm). Para quem não goste de andar muito esticado, era coisa para falar com a loja e trocar logo de origem.
 

DMA

Well-Known Member
Pois, esses são os meus maiores problemas, a flexibilidade está ali intermédia :( o que não é nada bom para estes tipos de bike
tenho 1,74cm

Ainda estamos a falar da Emonda, certo?
A bike não tem uma geometria excessivamente agressiva. A frente tem um stack um bocado mais soft que outras propostas do género. E tem bastante amplitude de ajuste com o uso de espaçadores.
Homem não estejas assim tão receoso :) Em algum momento terás que avançar, certo? Já não me lembro da conversa toda, desde o início. Não fizeste um test drive a algo com uma geometria minimamente semelhante?
 

narogy

Member
Esses 174cm são medidos como deve de ser?
Experimenta o 50 e o 52. Mas tem em atenção que estes tamanhos vêm de origem com avanços pequenos. Por exemplo o 52 vem com 90mm.

Ainda estamos a falar da Emonda, certo?
A bike não tem uma geometria excessivamente agressiva. A frente tem um stack um bocado mais soft que outras propostas do género. E tem bastante amplitude de ajuste com o uso de espaçadores.
Homem não estejas assim tão receoso :) Em algum momento terás que avançar, certo? Já não me lembro da conversa toda, desde o início. Não fizeste um test drive a algo com uma geometria minimamente semelhante?

Sim, 1,74cm, medi em duas lojas e em casa.
Já pedi para experimentar, mas sem hipótese.
Por acaso já tinha feito essa pergunta no site da trek, já o 50 traz um avanço de 80mm.

espaçadores... se os meter todos em baixo já ajuda um bocado, nem tava a ter isso em conta :rolleyes:
Quanto a experimentar, a malta com quem partilho a estrada anda quase tudo com bike de btt. Tem lá duas de estrada, mas são modelos aero e tamanhos grandes.
A única experiência em estrada é com a bike que tenho, ETT de 54.5 :eek: stack de 550, reach de 385 e avanço de 70.
E sim, ainda falamos da Emonda :D
 

narogy

Member
Bem, vou avançar para a compra da burra. Emonda SL5, matte black, tamanho 50, com o seat mast cap de 175mm.
A ver se a criança nasce de uma vez por todas :D

Vou precisar de uns pedais, mas isso em principio compro online, pois por uns 105 pd-5800 (os únicos que perguntei) pedem cerca de 100€. E por 90€, na wiggle, dá para os pedais e cleats. Mas nada como ver também os tiagra r550, mais ac€ssív€is e a diferença em termos de "performance" não deverá ser muita.
 

narogy

Member
Os pedais trazem sempre cleats. Na decathlon tens os 105 a 80€, e os R550 a 50€
Nem me lembrei de ver na Decathlon, estão a um preço porreiro, na Wiggle estão a 76€.
Não sabia que trazia, no site da Shimano diz que não, só para os dura ace, ultegra e tiagra.
 

joseruivo

Well-Known Member
Nem me lembrei de ver na Decathlon, estão a um preço porreiro, na Wiggle estão a 76€.
Não sabia que trazia, no site da Shimano diz que não, só para os dura ace, ultegra e tiagra.

Todos os pedais que já comprei sempre trouxeram cleats, nunca ouvi falar de nada diferente. Com frequência a informação no site da Shimano deixa muito a desejar - e neste caso é deveras "imaginativa".
Na Decathlon podes encomendar pelo site e recolher na loja sem custos, ou eles levam-te o material a casa por alguns 5 ou 6 euros - da última vez que comprei na Wigle eram alguns 10 euros de portes.
 
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