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"Primeira" bicicleta para dar umas voltas

blacknail

New Member
Olá,

Não ando de bicicleta há uns 20 anos, e embora sempre que possa faça outros desportos, queria voltar a dar umas voltas. Como o objectivo para já é dar uns passeios pequenos em cidade/estrada/terra batida, estava a apontar para uma bicicleta de trekking. Como o meu orçamento é muito baixo (cerca de 250€), e como já li + do que uma vez aqui pelo fórum que para entrada de gama praticamente só vale a pena olhar para a Decathlon, queria confirmar se estou a olhar na direcção certa, ou se há mais lojas/marcas que valha a pena ter em atenção. Mais concretamente, estava a pensar ir para a Riverside 500 (https://www.decathlon.pt/bicicl-trekking-riverside-500-id_8405210.html), o que acham?
 

cou7inho

Well-Known Member
Por esse preço não há muitas opções interessantes. Se o objetivo é fazer "um pouco de tudo" talvez essa seja uma opção aceitável. As bicicletas de estrada desse preço não têm capacidade para acomodar um pneu muito largo que permita andar em terra com algum conforto.
 

tfernandes93

Well-Known Member
Obrigado pelas respostas. E como se comportará essa Triban fora de estrada, i.e. por ex. em terra batida? Não é aconselhada, pois não?
Desde que não seja terra batida do gênero no meio do monte :D ... Conheço quem tenha essa bicicleta e usa para dias de mais chuva e para andar em algumas estradas de terra batida e ela porta-se bem
 

blacknail

New Member
Então expliquem lá a um leigo... a Triban tem uma geometria + "confortável", mas o facto da Riverside ter suspensão não equilibra em termos de conforto? Pelo que percebi cada uma será + confortável no seu habitat natural, é isso? (sendo que aparentemente a Riverside, sendo de trekking, tenta ir um bocado tanto a estrada como a terra batida, certo?...)
 

tfernandes93

Well-Known Member
Então expliquem lá a um leigo... a Triban tem uma geometria + "confortável", mas o facto da Riverside ter suspensão não equilibra em termos de conforto? Pelo que percebi cada uma será + confortável no seu habitat natural, é isso? (sendo que aparentemente a Riverside, sendo de trekking, tenta ir um bocado tanto a estrada como a terra batida, certo?...)
A RC100 vai-te ser sempre muito mais confortável e vais ter uma experiência melhor na estrada, nas deslocações casa/trabalho etc... Na terra batida a Riverside será sempre melhor, no entanto a Triban com uns pneus mais largos que pode bem levar também irá cumprir muito bem desde que não te ponhas a querer fazer BTT com ela .
 

cou7inho

Well-Known Member
Então expliquem lá a um leigo... a Triban tem uma geometria + "confortável", mas o facto da Riverside ter suspensão não equilibra em termos de conforto? Pelo que percebi cada uma será + confortável no seu habitat natural, é isso? (sendo que aparentemente a Riverside, sendo de trekking, tenta ir um bocado tanto a estrada como a terra batida, certo?...)
A suspensão da Riverside é como aquele botão que tem nos semáforos para os peões carregarem. Está lá, mas nao serve para nada. Vai servir para aumentar o peso.
No entanto, a Riverside tem uma relação bem mais leve o que pode ser uma grande vantagem.
 

francisco

Well-Known Member
A suspensão da Riverside é como aquele botão que tem nos semáforos para os peões carregarem. Está lá, mas nao serve para nada. Vai servir para aumentar o peso.
No entanto, a Riverside tem uma relação bem mais leve o que pode ser uma grande vantagem.
um pouco off-topic mas isso não é inteiramente verdade. O botão faz com o sistema acrescente ao ciclo o verde para os peões, eu já testei isso em pelo menos 2 semáforos em cruzamentos ainda granditos. Mas é capaz de haver locais em que funciona como efeito placebo :)
 

cou7inho

Well-Known Member
Bem, voltando ao on-topic, depois de falar com um colega entendido na matéria (e só para aumentar a entropia): e como 3ª alternativa a Rockrider ST 520? -> https://www.decathlon.pt/bicicleta-btt-st-520-v2-id_8583820.html

Portanto, depois de ler as vossas respostas (obrigado, já agora), estou indeciso entre estes 3 modelos :S
Isto já vai para aqui uma mistura de tipos de bicicletas :D
Eu sugiro-te a Riverside. A RC100 até pode ser uma boa opção, mas tem uma relação mais pesada que pode não ser lá muito versátil.
Esta rockrider é ainda mais pesada. A Riverside é mais pesada que a RC 100 e mais leve que a Rockrider. Tem uma relação versátil e os pneus vão ser suficientemente largos para andar em algum caminho de terra batida.
Isto é só a minha opinião, mas só o facto da Rockrider ter 3 pratos à frente levava-me logo a descarta-la. Mais peso, mais confusão para andar sempre a trocar de prato. Depois os desviados são fracos e aquilo anda sempre a desafinar e é uma dor de cabeça andar com 3 pratos e com um desviados desafinado. Enfim é só a minha opinião. Espero que, independentemente da que compres, te divirtas com a bina.
 

blacknail

New Member
Pois, a Riverside era a minha 1ª escolha (e pelo andar da carruagem vai ser a final), porque lá está, na minha nabice o que entendi é que seria algo entre estrada e BTT, que é +/- a utilização que pretendo dar à dita cuja. Mas aquele teu comentário acerca da inutilidade da suspensão deixou-me (ainda mais) confuso :)
 

cou7inho

Well-Known Member
Pois, a Riverside era a minha 1ª escolha (e pelo andar da carruagem vai ser a final), porque lá está, na minha nabice o que entendi é que seria algo entre estrada e BTT, que é +/- a utilização que pretendo dar à dita cuja. Mas aquele teu comentário acerca da inutilidade da suspensão deixou-me (ainda mais) confuso :)
Eu fiz esse comentario porque em gamas baixas as suspensões não são grande coisa e é pro a mais. Mas é como disse mais à frente. A RC100 não tem suspensão o que alivia peso, mas tem uma transmissão mais pesada e se quiseres fazer uma volta com uma subida mais acentuada ou se ja fores com as pernas cansadas convém ter velocidades bem leves. Por isso se calhar a Riverside acaba por ser a solução mais equilibrada para aquilo que queres.
 

Negoci8er

Well-Known Member
A Riverside 500 ao nível de suspensão é uma nulidade para fazer btt (em trilhos).
Mas para o dia a dia, utilização de estradas irregulares, subida / descida de passeios, etc é melhor do que nada. :)
Em caso de deslocamentos com muitas subidas, quanto mais leve melhor (a suspensão não terá interesse).
Em percursos mistos até poderá ser uma boa escolha.
Mas pelo preço, nunca será material de primeira linha... nem segunda.
 

blacknail

New Member
Obrigado pelas respostas. Já percebi que não vou comprar nada de especial, mas infelizmente o orçamento não dá para mais. De qualquer das formas, mesmo que tivesse um orçamento + folgado, sendo leigo na matéria, para 1ª compra queria experimentar algo + básico e depois sim, se achasse piada evoluir para algo + a sério :]
 
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