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Primeira bicicleta estrada

jpacheco

Well-Known Member
Se a cassete já estiver gasta vai andar a saltar e pode não acamar... e terás que trocar a transmissão toda. Por falar nisso tenho que mudar a minha antes que seja tarde demais.
 

Carolina

Well-Known Member
não fazia ideia. por acaso comprei cassete usada e meti corrente nova. nunca deu chatices.

da próxima vez que precisar de corrente nova vou ter isso em atenção. obrigado.
 

jpacheco

Well-Known Member
não fazia ideia. por acaso comprei cassete usada e meti corrente nova. nunca deu chatices.

da próxima vez que precisar de corrente nova vou ter isso em atenção. obrigado.

Se trocares de corrente antes de ela ter X mm de desgaste. Não sei quantos são mas ha ferramentas para ver isso a cassete dura mais tempo.
 

riicardoo

Member
Está cara?!? Tendo em conta que a loja retoma a bicla de BTT... não são assim tantas lojas que, por esse montante de negócio, ainda incluem retomas...

Depois, não vejo necessidade absolutamente nenhuma de trocar travões TEKTRO, uma vez que em nada são inferiores aos que por aqui se recomendam e numa bicla de estrada não se trava - abranda-se... excetuando, claro está, esta nova onda do "disco"...
s-l300.jpg
s-l300.jpg


Pedir uma corrente nova (se é que precisa mesmo) nas atuais condições só o vai obrigar a gastar mais 40€ daqui a duas semanas. Porque não vai "acamar" com a atual cassete (se é que precisa mesmo de corrente nova) e o vendedor vai esfregar as mãos de contente porque que lhe ofereceu 9€ de elos de "corrente a metro" e vai "comê-lo" com uma cassete novinha com muitos dentes, será que me entende?

Rodas novas!?! Para quê investir mais 20% do orçamento para essa aquisição? Só justifica se essas que vêm montadas estiverem destruídas. Neste último caso, desça a sua proposta, pelo menos para os 500€... mais relevante que o aspeto geral das rodas (menos tinta ou mais marca aqui e ali) é saber se um cepo está funcional, se as cabeças dos raios não estão oxidadas e prestes a ceder...

Muito relevante nisto tudo, e apenas neste negócio:
  • Tamanho do quadro / bicla ajustado ao utilizador
  • Ter algum gosto estético pelo que vai comprar
  • Ter disponibilidade horária para usufruir da compra
  • Obter garantia de todo o material, pelo menos de 6 (seis) meses, tempo mais que suficiente para testar e verificar se não é nenhuma banhada. Eu, particularmente, não lhe propunha nenhum desconto, mas sim tentava que me trocasse a fita de guiador, oferecesse 1 (uma) câmara de ar / desmontas / CO2 para o primeiro furo, e pagava na hora 80%. Dentro de 3 (três) meses mais 10% e, volvidos outros 3 (três) meses, os restantes 10%, como prova da tal garantia, ou confiança mútua... mas isso sou eu a pensar!
Cumprimentos,
Compreendi perfeitamente a parte da corrente/cassete.
As rodas pelo que vi e andei está em bom estado. São de rolamentos.
Meti a rodar e não verifiquei empenos nem folgas. Quanto a oxidação não encontrei, a não ser nuns parafusos que seguram os travões ao quadro.

Quanto aos outros aspetos:
1-o quadro tem 50.5 de top tube tendo eu 1.65cm e 72 entre-pernas (tudo de selim tem 47).
2-gostei muito do quadro. Com umas combinações de cores iguais a que já tenho na de btt.
3-disponibilidade tenho. Saio todos os dias às 16 e tenho os sábados livres.
4-quanto à garantia é algo que quero falar pessoalmente com o vendedor.
Quanto às ofertas à fita irá ser trocada certamente. Também já me tinha lembrado da câmara. Os desmontas já tenho bem como bomba.

Obrigado a todos pela ajuda.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
não percebi a cena da corrente. qual é o mal de colocar uma corrente nova numa cassete usada?
Absolutamente nenhum, desde que a cassete não tenha muitos kms ou mau uso / manutenção desleixada.

Na verdade até há uma "regra" que uma cassete pode durar / aguentar duas correntes. Mas há mais exceções do que regras...

Se for um utilizador muito zeloso, não abusar nas saídas à chuva, rolar em estradas sem bermas alojadas de detritos, lubrificar convenientemente a corrente, utilizar "embraiagem" na troca de velocidades então a regra aplica-se. Caso contrário, é cassete e corrente ao mesmo tempo, e olhar bem para a dentição dos pratos da pedaleira!!!

Cumprimentos,
 

Knox

Active Member
Penso que deverá ser o aliviar a pedalada antes da corrente entrar no carreto, para não ser aquela mudança metida com toda a força
 

riicardoo

Member
Penso que deverá ser o aliviar a pedalada antes da corrente entrar no carreto, para não ser aquela mudança metida com toda a força
Já entendi.
Na de btt também faço isso, evitando assim meter a mudança em esforço.

Já agora, vocês com bicicletas de estrada costumam colocar alguma proteção na escora por baixo da corrente?
 

edcastro

New Member
Boa noite,

Há pouco tempo estive numa posição parecida com a tua. Tenho uma btt e participo em alguns trilhos e provas por lazer.

Decidi comprar uma bike de estrada e andei a ver bikes em lojas especializadas desde o final do ano passado.. Acontece que não encontrei grandes negócios na gama que queria (alumínio e 105, pois é uma bike para iniciar)..

Até que há umas semanas fui à Decathlon e experimentei umas bikes deles e gostei!! Estive uns dias a pensar e acabei por comprar lá a bicicleta e a verdade é que estou satisfeito. Aconselho-te a experimentares lá umas bikes, pois eles têm uma boa relação qualidade/preço

Abraço e boa sorte com a escolha
 

daniel_mb1

Active Member
Isso era o ideal. Novo é novo!
O problema é que para os valores dele apenas dá para o modelo com Sora. E ainda por cima esse modelo, no tamanho dele vem com rodas 650 em vez de 700.
A que vem com 105 11v já custa 799€ e mesmo nessa não sei se o tamanho dele vem com rodas 700c
 

riicardoo

Member
Boa noite,

Há pouco tempo estive numa posição parecida com a tua. Tenho uma btt e participo em alguns trilhos e provas por lazer.

Decidi comprar uma bike de estrada e andei a ver bikes em lojas especializadas desde o final do ano passado.. Acontece que não encontrei grandes negócios na gama que queria (alumínio e 105, pois é uma bike para iniciar)..

Até que há umas semanas fui à Decathlon e experimentei umas bikes deles e gostei!! Estive uns dias a pensar e acabei por comprar lá a bicicleta e a verdade é que estou satisfeito. Aconselho-te a experimentares lá umas bikes, pois eles têm uma boa relação qualidade/preço

Abraço e boa sorte com a escolha ��

Em principio a bicicleta está escolhida. Isto claro se chegar mesmo à conclusão que é o tamanho correto.
A loja onde possivelmente irei comprar aceita a minha BTT como retoma. Para teres uma noção o ano passado fiz uns 200 kms em mato (com isto ja estou a incluir estradões). Os restantes foram todos em estrada.
 

riicardoo

Member
Também podes perguntar se apenas compra a tua bicicleta. Esse comerciante compra bikes usadas para revenda!

Acredito. Mas se só vender a bicicleta sem comprar la acho que me vai dar um valor muito baixo. Como já me deram numa loja.
Claro que é usada a que irei comprar, mas acho que dado o meu orçamento e necessidade de retomar vou optar por usada.
 

Knox

Active Member
Há bicicletas que têm um autocolante de proteção mas não são todas, mas colocar uma proteção não é demais e existem vários kits de autocolantes de proteção para o quadro. Claro que de estrada não é a mesma coisa do que as btt que andam em caminhos que a corrente está sempre aos saltos a bater na escora. De estrada só se for mesmo em estradas mesmo muito más é que se ouve por vezes a corrente a bater na escora.
 

riicardoo

Member
Há bicicletas que têm um autocolante de proteção mas não são todas, mas colocar uma proteção não é demais e existem vários kits de autocolantes de proteção para o quadro. Claro que de estrada não é a mesma coisa do que as btt que andam em caminhos que a corrente está sempre aos saltos a bater na escora. De estrada só se for mesmo em estradas mesmo muito más é que se ouve por vezes a corrente a bater na escora.

Pergunto isto porque na de btt tenho uma proteção em neoprene.
A bicicleta que vi tem umas pequenas marcas. Então é mais usual usar uma pelicula autocolante do que o neoprene certo?
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
O que queres dizer com isso? :)
Penso que deverá ser o aliviar a pedalada antes da corrente entrar no carreto, para não ser aquela mudança metida com toda a força
Exato, a resposta é muito por aí.
Em estrada, quando se houve alguém a colocar uma mudança, normalmente houve-se mais quando se incrementa carga, é sinal de ataque à bruta! Caso contrário nem se ouvem as passagens de velocidades. Mesmo se pedalas de pé, consegues fazê-lo sem grande alarido e, com isso, poupar quer corrente quer os dentes da cassete, que não ficam com rebarbas provocadas pela ação da corrente.

Por isso, quando colocas uma nova corrente, sem os vícios anteriores provocados e ajustados à cassete "velha", esta não gosta da acoplagem e, normalmente, salta em algumas mudanças. Mas há um truque para evitar isso... hummmm...

...Já agora, vocês com bicicletas de estrada costumam colocar alguma proteção na escora por baixo da corrente?
Completamente desnecessário em estrada, uma vez que a corrente, nem de perto nem de longe, sofre as oscilações passíveis da pratica do BTT.
Na pior das hipóteses, um simples autocolante ou película de vinil é mais que suficiente.

Se precisar, ou tiver marcas, é sinal que algo está muito mal, nomeadamente tamanho excessivo da corrente...

Pergunto isto porque na de btt tenho uma proteção em neoprene.
A bicicleta que vi tem umas pequenas marcas. Então é mais usual usar uma pelicula autocolante do que o neoprene certo?

Mesmo no BTT, o neoprene ou a fita de guiador que tantas vezes se aplica em torno da escora inferior direita, para além de inestético, é mal empregue. Significa exatamente o descrito anteriormente.

Existem imensas soluções de mercado que, praticamente invisíveis, fazem um trabalho limpo, invisível e eficaz: http://www.chainreactioncycles.com/pt/pt/bike-shield

Uma solução mais "caseira", principalmente para aplicar na zona escondida (inferior da escora direita) é reaproveitar os inúmeros autocolantes que são oferecidos quando se compram sapatos, rodas, calços de travão...

Cumprimentos,
 

pratoni

Well-Known Member
Pergunto isto porque na de btt tenho uma proteção em neoprene.
A bicicleta que vi tem umas pequenas marcas. Então é mais usual usar uma pelicula autocolante do que o neoprene certo?

podes sempre agarrar uma câmara de ar antiga e colocar na escora...
 
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