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Primeira bicicleta de estrada

joao5oares

New Member
Bom dia,

Estou a pensar adquirir a minha primeira bicicleta de estrada para complementar os meus treinos de corrida, e ultimamente tenho vindo a acompanhar as discussões neste fórum, onde é habitual serem recomendadas as bicicletas da Decathlon para iniciantes.
Já tenho uma ideia formada sobre a bicicleta que pretendo em termos de equipamento e geometria (Endurance), estando neste momento inclinado para a VAN RYSEL EDR AF 105, que parece ter uma ótima qualidade preço.
A minha grande dúvida tem haver com o tamanho, pois tenho 1,81 m e estou precisamente na fronteira entre o M e o L, segundo a tabela da Decathlon.
Há alguns meses experimentei uma Triban RC520 na loja, mas para quem não tem qualquer referência é complicado perceber se está bem ou mal na bicicleta.

Deixo aqui algumas imagens com as minhas medidas.
Agradeço desde já a vossa atenção e ajuda.

sizing.jpg

pedalforce_bikefit.jp

bikefit%2B1.jpg

bicicleta-estrada-edr-af-preto.jpg
 

parafusos

Member
joao5oares, estando na fronteira entre o M e o L, optaria pelo M. Por ser uma bicicleta mais pequena, consegues manobrá-la com mais agilidade. Por norma a medida principal é o Top Tube Length (TT Length), é por esta medida que o pessoal se guia em termos de tamanho.
A minha bicicleta tem de TT Length 53,5 o que segundo essa tabela seria um XS/S, mas em meço 1.75cm e segundo essa mesma tabela seria um M. Como podes reparar não é assim tão linear. Teria de experimentar esta bicicleta.
Eu sinto-me mais confortável com o TT Legth entre 52,5 e os 53,5, acima disto não sinto as bicicletas tão ágeis, mas isto sou eu.
Mas no caso de quereres fazer a compra de forma segura, na minha opinião, a melhor opção seria fazeres um bikefit para saberes ao medidas correctas. Terias uma bicicleta à tua medida e não corrias o risco de começares a ter dores ou lesões.
Mas há aqui pessoal bem mais entendido que poderá ajudar-te.
 

pemartins

Well-Known Member
A grande diferença entre esses dois tamanhos está no Stack e por correspondência na testa da bicicleta, 2,5cm ainda é considerável. Pela tabela que mostras o teu Stack deveria estar pelo menos em 56,6 por isso acho que deverias ir para o L.
 

joao5oares

New Member
joao5oares, estando na fronteira entre o M e o L, optaria pelo M. Por ser uma bicicleta mais pequena, consegues manobrá-la com mais agilidade. Por norma a medida principal é o Top Tube Length (TT Length), é por esta medida que o pessoal se guia em termos de tamanho.
A minha bicicleta tem de TT Length 53,5 o que segundo essa tabela seria um XS/S, mas em meço 1.75cm e segundo essa mesma tabela seria um M. Como podes reparar não é assim tão linear. Teria de experimentar esta bicicleta.
Eu sinto-me mais confortável com o TT Legth entre 52,5 e os 53,5, acima disto não sinto as bicicletas tão ágeis, mas isto sou eu.
Mas no caso de quereres fazer a compra de forma segura, na minha opinião, a melhor opção seria fazeres um bikefit para saberes ao medidas correctas. Terias uma bicicleta à tua medida e não corrias o risco de começares a ter dores ou lesões.
Mas há aqui pessoal bem mais entendido que poderá ajudar-te.

Obrigado pela resposta, pelo que tenho percebido, quando se está entre dois tamanhos, é consensual recomendar o tamanho abaixo por ser mais fácil de ajustar caso fique pequeno.

A grande diferença entre esses dois tamanhos está no Stack e por correspondência na testa da bicicleta, 2,5cm ainda é considerável. Pela tabela que mostras o teu Stack deveria estar pelo menos em 56,6 por isso acho que deverias ir para o L.

Já tinha visto esta abordagem num fórum espanhol, onde dizem que este maior valor do stack resulta numa posição mais confortável em cima da bicicleta.
https://www.foromtb.com/threads/entre-dos-tallas-ayuda-a-elegir-la-correcta.1529007/
 

jcca

Well-Known Member
Bom dia,

Estou a pensar adquirir a minha primeira bicicleta de estrada para complementar os meus treinos de corrida, e ultimamente tenho vindo a acompanhar as discussões neste fórum, onde é habitual serem recomendadas as bicicletas da Decathlon para iniciantes.
Já tenho uma ideia formada sobre a bicicleta que pretendo em termos de equipamento e geometria (Endurance), estando neste momento inclinado para a VAN RYSEL EDR AF 105, que parece ter uma ótima qualidade preço.
A minha grande dúvida tem haver com o tamanho, pois tenho 1,81 m e estou precisamente na fronteira entre o M e o L, segundo a tabela da Decathlon.
Há alguns meses experimentei uma Triban RC520 na loja, mas para quem não tem qualquer referência é complicado perceber se está bem ou mal na bicicleta.

Deixo aqui algumas imagens com as minhas medidas.
Agradeço desde já a vossa atenção e ajuda.

sizing.jpg

pedalforce_bikefit.jp

bikefit%2B1.jpg

bicicleta-estrada-edr-af-preto.jpg
Partindo do pressuposto que as medidas estão corretas.

Basicamente tens as pernas maiores que o tronco (vais ter mais dificuldade em acertar a bicicleta que alguém que seja o oposto).
Sem entrar em grandes termos técnicos, mesmo que tenhas os braços compridos, vais precisar de esticar em termos de costas para chegar mais à frente criando alguma tensão nos ombros e pescoço.

Em condições normais para mim qq pessoa que esteja entre dois tamanhos e o espigão de selim da bicicleta dê para a altura a que se vai pedalar (para ti qq coisa [75;76,5]), prefiro o tamanho abaixo, para ti ainda mais pelo que expliquei antes, a diferença de 2,5cm usas os espaçadores (para mim no máx 3cm), em seguida invertes o avanço e se for caso disso compras um guiador sobre elevado (que te dá mais 1,5cm).

Boa sorte para a compra e utilização.
 

jcca

Well-Known Member
Já tinha visto esta abordagem num fórum espanhol, onde dizem que este maior valor do stack resulta numa posição mais confortável em cima da bicicleta.
https://www.foromtb.com/threads/entre-dos-tallas-ayuda-a-elegir-la-correcta.1529007/
Atenção à comparação isto é de um forum de BTT a posição do BTT é mais sentada que a estrada e qt mais sentado se vai mais confortável, por isso mts de vós que passam do BTT para a Estrada têm tanta dificuldade em se adaptar à posição.
 

el-solitario

Well-Known Member
Tenho uma B´twin ultra 920 de 2017 que deve ser similar a essa. Também tenho 1,81m com 85cm de entrepernas e optei pelo M. Sinceramente se fosse para o L tinha-me arrependido. Este M já é grandinho que chegue para mim. Se bem que, demorei a encontrar um Fit que me fosse confortável. A bicicleta é um pouco voltada para a geometria racing, não sei se estas novas são mais voltadas para o endurance.

Nada arrependido, a bicicleta é boa para o que oferece, mas numa próxima vou escolher uma bicicleta menos racing, já não vou para novo.
 

joao5oares

New Member
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Muito obrigado pelas vossas opiniões, neste momento penso que o tamanho M será uma conpra mais segura.
Analisando a geometria da B'twin Ultra 920 de 2017 em comparação com a Van Rysel EDR AF 105, as duas no tamanho M, a Van Rysel tem mais 9 mm de reach e menos 5 mm de stack, por isso penso que aqui a solução passaria sempre por colocar espaçadores.
Já no tamanho L, também em comparação com a B'Twin, a diferença é muito mais significativa no stack (mais 19 mm), para um ligeiro aumento no reach, e fico com a ideia que neste caso talvez não fosse necessário adaptar tanto.
 

el-solitario

Well-Known Member
Cuidado com a ideia dos espaçadores. A minha de fabrica já vinha com pouco espaço de manobra e posso dizer que esta no máximo possível. Isto é, a forqueta podia vir de fabrica mais comprida e depois nós cortávamos na nossa medida, mas não, vem já curtinha onde só cabem 3 espaçadores de 2,5mm (tenho de ir medir para confirmar).

Ela tem um avanço de 100mm, as vezes penso em meter um de 90mm. A minha flexibilidade não é grande coisa e com a quarentena/trabalho, as vezes fico algum tempo sem pedalar o que piora tudo. Com o andar, noto que o meu rabo se vai chegando a frente (apercebo-me quando começa a ficar desconfortável) e volto a puxar o rabo um bocadinho atras e fica bom, dai achar que se chega-se o guiador atras 1cm podia ajudar a resolver, pois o selim já esta no máximo que pode ir a frente.

Mas aqui o problema é mais do ciclista que da bicicleta. Se andar regularmente o meu corpo adapta-se ao exercício/posição e esta tudo bem. Mas se parar 1 ou 2 semanas, aquela primeira volta de retorno já custa um pouco mais.
 

joseruivo

Well-Known Member
Com o andar, noto que o meu rabo se vai chegando a frente (apercebo-me quando começa a ficar desconfortável) e volto a puxar o rabo um bocadinho atras e fica bom, dai achar que se chega-se o guiador atras 1cm podia ajudar a resolver, pois o selim já esta no máximo que pode ir a frente.
Não terás o selim demasiado inclinado para baixo, e vais escorregando? Não te dá cabo das mãos?
 

el-solitario

Well-Known Member
Não terás o selim demasiado inclinado para baixo, e vais escorregando? Não te dá cabo das mãos?
Já ponderei isso, mas a olho e a nivel esta a 0º. Inclusive já o levantei para testar, mas depois como a posição normal é deitado sobre o guiador começa a moer as partes moles :p E tambem já o meti inclinado para baixo, ai notava mesmo a escorregar e era desconfortável pois tinha de estar sempre a fazer força para manter o rabo em cima.

As mãos tem dias, há dias que ao fim de 1 hora começa o formigueiro, noutras voltas de 4h não passa nada. Ainda não encontrei o motivo, provavelmente tem a haver com os percursos, quando tenho pouco tempo escolho montanha, quando vou para voltas grandes procuro percursos menos sinuosos.

Agora que percebo um bocadinho mais disto, desconfio que o problema deva ser perna longa e braço curto, pois ando com o banco bem alto em relação ao guiador. Na proxima bike que comprar vou procurar algo com a frente mais alta.

O problema é meu que tenho pouca flexibilidade, quando ando mais regularmente estes problemas são praticamente eliminados.
 

pemartins

Well-Known Member
Espaçadores a mais tornam a bicicleta menos apelativa esteticamente. E optar pelo tamanho L com menos ou até sem espaçadores?
 

Carolina

Well-Known Member
Já ponderei isso, mas a olho e a nivel esta a 0º. Inclusive já o levantei para testar, mas depois como a posição normal é deitado sobre o guiador começa a moer as partes moles :p E tambem já o meti inclinado para baixo, ai notava mesmo a escorregar e era desconfortável pois tinha de estar sempre a fazer força para manter o rabo em cima.

As mãos tem dias, há dias que ao fim de 1 hora começa o formigueiro, noutras voltas de 4h não passa nada. Ainda não encontrei o motivo, provavelmente tem a haver com os percursos, quando tenho pouco tempo escolho montanha, quando vou para voltas grandes procuro percursos menos sinuosos.

Agora que percebo um bocadinho mais disto, desconfio que o problema deva ser perna longa e braço curto, pois ando com o banco bem alto em relação ao guiador. Na proxima bike que comprar vou procurar algo com a frente mais alta.

O problema é meu que tenho pouca flexibilidade, quando ando mais regularmente estes problemas são praticamente eliminados.

Se sentes as mãos a sustentar o peso do tronco uma possível causa é teres o selim muito para a frente.
 

joao5oares

New Member
Já ponderei isso, mas a olho e a nivel esta a 0º. Inclusive já o levantei para testar, mas depois como a posição normal é deitado sobre o guiador começa a moer as partes moles :p E tambem já o meti inclinado para baixo, ai notava mesmo a escorregar e era desconfortável pois tinha de estar sempre a fazer força para manter o rabo em cima.

As mãos tem dias, há dias que ao fim de 1 hora começa o formigueiro, noutras voltas de 4h não passa nada. Ainda não encontrei o motivo, provavelmente tem a haver com os percursos, quando tenho pouco tempo escolho montanha, quando vou para voltas grandes procuro percursos menos sinuosos.

Agora que percebo um bocadinho mais disto, desconfio que o problema deva ser perna longa e braço curto, pois ando com o banco bem alto em relação ao guiador. Na proxima bike que comprar vou procurar algo com a frente mais alta.

O problema é meu que tenho pouca flexibilidade, quando ando mais regularmente estes problemas são praticamente eliminados.

Também devo sofrer desse problema de perna longa e braço curto, a minha flexibilidade nunca foi boa apesar de fazer muito exercício, nunca a consegui melhorar muito e se ficar algum tempo sem fazer alongamentos deixo de conseguir chegar com as mãos aos pés. Fico preocupado pelo M ter a frente ainda mais baixa que a tua.
 

joseruivo

Well-Known Member
Agora que percebo um bocadinho mais disto, desconfio que o problema deva ser perna longa e braço curto, pois ando com o banco bem alto em relação ao guiador. Na proxima bike que comprar vou procurar algo com a frente mais alta.

Sabes que existem guiadores de estrada sobre-elevados?
 

bullspot

Well-Known Member
A confirmar-se que és "perna longa e tronco curto" vais ter aí um belo sarilho para encontrares a configuração perfeita, sobretudo se tiveres pouca flexibilidade :rolleyes:
Falo por experiência própria que andei mais de um ano a tentar perceber por que motivo eu, com 1.82m e 85 de entreperna, continuava a sentir-me "esticado" num quadro 56 endurance ao fim de 1001 ajustes. Só há dias em conversa com um membro aqui do fórum é que se fez luz, eu nem tinha noção que isso era um problema.
Se puderes faz um bikefit, em casos destes acho que é mais do que bem empregue (era o que eu devia ter feito).
 

el-solitario

Well-Known Member
Sabes que existem guiadores de estrada sobre-elevados?
saber sei que existem 1001 peças de ajuste. Mas não dá para andar a comprar para experimentar. Ainda para mais um guiador e pela trabalheira que era mudar as fitas e os STI. Compreendo o que dizes mas não tenho grande hipótese de andar nas experiências. Falei no avanço pois seria algo barato. Nem que fosse um usado de 5€ só para experimentar. Outra coisa que também já pensei é comprar o muito famoso selim aelos comp. Mas la está, são 50€ em experiências. Mas o selim que tenho até é bom e confortável. Um selle italia slr.
Se sentes as mãos a sustentar o peso do tronco uma possível causa é teres o selim muito para a frente.
mas eu até nem sinto o peso do corpo nas mãos. Pode ser o caso de não usar luvas. Ou apenas usar umas luvas de inverno no inverno sem acolchoado nenhum. Mas é algo raro e que só acontece depois de muito tempo parado. Entretanto já comprei uma luvas de ciclismo da decatlon série 900 agora para o verão mas ainda não experimentei.
 

joseruivo

Well-Known Member
saber sei que existem 1001 peças de ajuste. Mas não dá para andar a comprar para experimentar. Ainda para mais um guiador e pela trabalheira que era mudar as fitas e os STI. Compreendo o que dizes mas não tenho grande hipótese de andar nas experiências. Falei no avanço pois seria algo barato. Nem que fosse um usado de 5€ só para experimentar. Outra coisa que também já pensei é comprar o muito famoso selim aelos comp. Mas la está, são 50€ em experiências. Mas o selim que tenho até é bom e confortável. Um selle italia slr.

mas eu até nem sinto o peso do corpo nas mãos. Pode ser o caso de não usar luvas. Ou apenas usar umas luvas de inverno no inverno sem acolchoado nenhum. Mas é algo raro e que só acontece depois de muito tempo parado. Entretanto já comprei uma luvas de ciclismo da decatlon série 900 agora para o verão mas ainda não experimentei.
A Decathlon tem avanços a 10 euros, que podes devolver se não gostares
 

Carvalhon

Well-Known Member
saber sei que existem 1001 peças de ajuste. Mas não dá para andar a comprar para experimentar. Ainda para mais um guiador e pela trabalheira que era mudar as fitas e os STI. Compreendo o que dizes mas não tenho grande hipótese de andar nas experiências. Falei no avanço pois seria algo barato. Nem que fosse um usado de 5€ só para experimentar. Outra coisa que também já pensei é comprar o muito famoso selim aelos comp. Mas la está, são 50€ em experiências. Mas o selim que tenho até é bom e confortável. Um selle italia slr.

mas eu até nem sinto o peso do corpo nas mãos. Pode ser o caso de não usar luvas. Ou apenas usar umas luvas de inverno no inverno sem acolchoado nenhum. Mas é algo raro e que só acontece depois de muito tempo parado. Entretanto já comprei uma luvas de ciclismo da decatlon série 900 agora para o verão mas ainda não experimentei.
Eu tb tenho problema semelhante, fiz bike fit, já comprei umas luvas bem caras, e mesmo com o aeolus comp a dormência continua. E com luvas de inverno ainda parece pior :rolleyes:
 
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