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Primeira bicicleta de estrada

Carolina

Well-Known Member
sim, e o pior é que há muita gente a vender material contra-feito. não te metas nisso.

não te esqueças de medir o diâmetro do teu espigão para saber se o da decathlon serve. eles também vendem avanços, tens é de confirmar o diâmetro do guiador e da forqueta.
 

GMQ

Well-Known Member
O espigão é o que a Carolina postou o link. É melhor na decathlon para não que não corras riscos. Não tenho nada contra o aliexpress ou sites do género que vendem esses materiais. Agora acho que existem peças nucleares numa bike que não convém correr riscos, uma delas é o espigão. Para além disso é preciso perceber (eu sei que para algumas pessoas é dificil) que nem todas as peças em carbono significa redução de peso que não seja atingível com o aluminio.
 

Kongas

Active Member
Há aqui gente que percebe muito mais disto que eu, mas antes de ir ao espigão tratava do avanço. Mexer no espigão significa alterar a posição relativamente aos pedais, pode estar a resolver o problema do alcance das manetes e a criar outro no pedalar. Pela foto não dá para perceber muito bem se há margem para mexer na posição do selim, a velha regra de que tem que haver uma linha vertical entre o joelho e a extremidade do pé quando está no ponto mais avançado da pedalada (não sei se me fiz entender) continua a ser um bom ponto de partida para ver se se pode (ou deve) mexer na posição do selim (e aí sim pode fazer sentido mudar o espigão).

Uma coisa que pode ser feita sem gastar dinheiro e que pelas fotos me parece poderá dar bom resultado é mudar ligeiramente a posição das costas. Tentar mantê-las o mais direitas possível. Isso vai reduzir a distancia entre os ombros e as manetes e permitir um ligeiro flectir do cotovelo, que assim serve de "amortecedor" para as irregularidades do piso. Assim como está, com os cotovelos direitos, todas as vibrações vão direitinhas para vertebras (o cotovelo está trancado e não filtra nada) e a dor nas costas surge ao fim de um tempo. Lembro de um post da Carolina onde ele mostrava com fotografias esta questão da posição (até tinha uma foto do Pinot todo marreco), mas não consigo encontrar.
 

Carolina

Well-Known Member
O problema é que ele se calhar não consegue manter as costas direitas. Isto é um problema comum a uma boa parte dos ciclistas. É o que acontece quando não têm mobilidade ao nível da anca e pouca flexibilidade nos isquios. É a tal diferença entre tentar tocar nos dedos dos pés de qualquer forma e tentar tocar com as costas direitas.

A questão do joelho/pedal não é problemática, pode passar um bocado. Se fores olhar para um ciclista numa bicicleta de contra-relógio o joelho passa sempre o eixo do pedal.

Ele até já tem o selim todo chegado para a frente. Olhando para as fotos parece-me que ele está com o joelho atrás do pedal, mas também sem pedais de encaixe não vale a pena estar a pensar muito nisso, digo eu.
 

Kongas

Active Member
mas também sem pedais de encaixe não vale a pena estar a pensar muito nisso, digo eu.

Pois, por isso é que digo que não dá para ver pelas fotos...

Mas a posição das costas às vezes é mais uma questão de nos lembrarmos da postura do que falta de flexibilidade (falo por experiencia própria, nos primeiros tempos tinha que me lembrar constantemente e forçar a posição correcta, agora já sai de forma natural).
 

Carolina

Well-Known Member
sim, concordo, mas para isso tens de ter o guiador numa posição alcançável. como o guiador está demasiado longe, o tronco teria de formar um ângulo demasiado fechado quando a perna vem acima. como não consegue fechar tanto ao nível da anca, vai fechar na zona do tronco.
 

GMQ

Well-Known Member
Se quiser ter uma minimo de qualidade em cima daquela bike vai ter que mexer no espigão. Não vejo como uma coisa colide com a outra o selim será alinhado de forma a que esses limites não sejam ultrapassados. Como a Carolina já teve oportunidade de referir o selim está todo avançado ao máximo e foi assim colocado para encurtar distâncias. Não há como fugir...
 

Kongas

Active Member
Mesmo assim, acho que ainda pode ganhar algo (marginal gains :)). Se passar da linha vermelha (actual) para uma posição mais próxima da linha azul, já ganha qualquer coisa.

2dkft4x.jpg


Porra, que a bicicleta é grande...
 

GMQ

Well-Known Member
Isso era óptimo. Mas para isso tem que mexer em avanço, espigão e talvez colocar espaçadores.
 

Carolina

Well-Known Member
não percebeste o que escrevi. para ele conseguir ter as costas direitas com o guiador tão longe, precisa de ter uma certa mobilidade ao nível das ancas e flexibilidade nos isquios.

touch-toes-1.jpg


a senhora da esquerda não consegue dobrar ao nível da anca, por isso dobra o tronco. a senhora da direita é o oposto. tem boa mobilidade, por isso consegue manter as costas direitas.

se o guiador estiver próximo, o ângulo tronco-pernas é maior e é mais fácil manter as costas direitas. neste caso, como o guiador está demasiado longe, as costas vão ficar tortas. é o mesmo que dizeres à senhora da esquerda que tem de endireitar as costas sem tirar as mãos do sitio. é impossível.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Mesmo assim, acho que ainda pode ganhar algo (marginal gains :)). Se passar da linha vermelha (actual) para uma posição mais próxima da linha azul, já ganha qualquer coisa.

2dkft4x.jpg


Porra, que a bicicleta é grande...

A bicicleta e tao grande, tao grande, que o pai ate Esta a pensar fazer mais um filho! Para poder levar um atras e outro a frente!! ;)

Grande abraco...
 

Kongas

Active Member
Alberto, voltaste! Pensei que com o Brexit tínhamos tido também um Alberxit. Bem vindo de volta!
 

jpacheco

Well-Known Member
Mão muito a fazer aqui... comprar um avanço com inclinação apontar pó ar. Selim para a frente espigão sem recuo ou inverter o espigão. O amigo precisa de menos uns 5 cm pelo menos de alcance horizontal entre o rabo e as mãos para ficar numa posição menos desconfortável. Possa essa bike e grande agora é só esperar mesmo que o filho sejam 12 a 20 cm maior que o pai para poder andar na bike
 
Então hoje vim com a bicicleta para o trabalho.

Já troquei a fita do guiador, inverti o avanço e inverti o espigão do selim. A posição melhorou bastante, pelo menos já não sinto qualquer dor.

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