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Preparacao para prova de 100 km +-

Bernalve

Well-Known Member
@NULL o comentário dos w/kg era para o Bernalve e não para ti, visto ele referir que o FTP dele em w/kg não era nada por aí além. :p

Eu sei que normalmente um rolador/sprinter não tem uns W/kg muito relevantes. A questão é que também é fácil ficar surpreendido por ele conseguir fazer 400W em 10 ou 20 minutos. Mas suster isto durante 1hora ou mais é outra coisa. Que não é percetível nestes testes de zwift ou em provas que vai participando. Por exemplo, os melhores contrarrelogista do mundo, Bissenger, WVA, Dennis, Evenpoel, conseguem andar a 400W durante muito tempo. Diria que este sub23 à procura de equipa nem dá para comparar com estes.
Depois o sprint, escapa-me um pouco perceber se é bom ou não. Só acho que no WT há muita malta que deve fazer 1400W em 5 segundos. O 1 minuto a 1000W é difícil acreditar, mas pode ser ou não, não tenho noção.
 

jpacheco

Well-Known Member
...
No trainer uso o PM do Suito (que não é fiável).
Em estrada o PM da 4iiii.

Exacto a minha pergunta vem nesse sentido do que o @NULL referia, não tendo o mesmo meio de medida indoor e outdoor e não usando um protocolo igual para definição de FTP essa extrapolação de que és melhor indoor pode estar incorrecta.

A tendência é como @Trizade refere de outdoor os valores serem ligeiramente superiores mas haverão sempre excepções.

@Bernalve 1000w deverão ser possíveis, mas será para especialistas nessa distância com as fibras musculares adequadas. O rapaz em questão não me parece muito pesado, mas tem ali um pernil de velocista, e quando dispara ao sprint nota-se a diferença. Gajos que finalizem bem e que se aguentem em provas para conseguir chegar ao final e disputar um sprint são atletas muito apetecíveis pelas equipas.
 

Trizade

Well-Known Member
Eu sei que normalmente um rolador/sprinter não tem uns W/kg muito relevantes. A questão é que também é fácil ficar surpreendido por ele conseguir fazer 400W em 10 ou 20 minutos. Mas suster isto durante 1hora ou mais é outra coisa. Que não é percetível nestes testes de zwift ou em provas que vai participando. Por exemplo, os melhores contrarrelogista do mundo, Bissenger, WVA, Dennis, Evenpoel, conseguem andar a 400W durante muito tempo. Diria que este sub23 à procura de equipa nem dá para comparar com estes.
Depois o sprint, escapa-me um pouco perceber se é bom ou não. Só acho que no WT há muita malta que deve fazer 1400W em 5 segundos. O 1 minuto a 1000W é difícil acreditar, mas pode ser ou não, não tenho noção.


Volto a referir que podes ver o vídeo da corrida dele em Espanha que ganhou... Mundo real, com dados de potência em tempo real. Uma prova de 5h e tal...
E calma aí com as comparações. Comparar o rapaz ao WvA, Evenpoel, MvDP é mta fruta... Estás a falar da elite atual do ciclismo... Uma coisa é dizer o que eu disse que é que o rapaz possivelmente terá lugar numa equipa World Tour. Outra coisa é já estar a comparar o rapaz ao Wout Van Aert...
São comparações que não têm lógica fazer nesta altura...
 

petrix

Well-Known Member
Normalmente na estrada e usando o mesmo potenciómetro, o FTP é cerca de 10% superior ao obtido em rolo... mas claro não é uma ciência exacta, pode depender de outros factores e também de pessoa para pessoa.
Usando o potenciómetro e pulsómetro podem verificar isso comparando com a pulsação... eu para a mesma pulsação, em estrada faço mais watts do que no rolo.
 

Renato

Active Member
Foi. Fez 66° no mediofondo, média de 29,9kmh, mas teve 2 furos que o atrasaram 15 minutos
Exato 15 minutoa foi a estimativa que fiz pois nao levei telemóvel.nao sei se foi menos ou mais.mas foi por volta disso.o primeiro furo foi 5 minutos antes de comecar.estava na fila da frente tive que ir a correr trocar e dps tive que ir para o fim da fila da minha box. Depois furou no decorrer da corrida a faltar 20 km +-.foi depoia de passar barragem vilarinho das furnas o pneu arrebentou. Pelas contas do meu irmão que estava no campo do geres a espera de me ver passar eu estava a 6 minutos dos das frente.isto feito a estimativa se atrasei 15 minutos.so sei que foi muito tempo.dps qd trocou meti mesmo muito ritmo e qd faltava 2 km fiquei de rastos.
 

Renato

Active Member
Mas foi muito fixe.
A minha 1 prova.andar em pelotao é altamente e muito mais facil do que parece.
E deu para ganhar muita experiência em aspetos como os dos furos que podia ter sido pressao a mais nos pneus (mas nao sei).
1 alimento caiu qd peguei no 1
 

Renato

Active Member
Hoje deu me para analisar mais profundamente o lugar que podia ter ficado.fui as fotos que tem no Facebook e tiraram me uma foto em brufe (onde comeca a descer ate a barragem vilarinho das furnas onde me furou o pneu) e dps vi a foto do ciclista que vinha a seguir a mim. O meu dorsal era o 929 e o do Sr era o dorsal 284. Para ver mais ou menos o meu lugar fui ver a classificação do sr e foi em 25 na geral e em 2 na categoria dele.
Eu tinha atacado esse grupinho desse senhor e penso que ia mais ou menos a 2 minutos deles.
Eu fiquei em 66 na geral e 10 na minha categoria, logo se nao me fura se o pneu devia ficar por volta do lugar 25.
Mas valeu pela experiência e não me arrependo ahajaj
 

Mafioso

Well-Known Member
Hoje deu me para analisar mais profundamente o lugar que podia ter ficado.fui as fotos que tem no Facebook e tiraram me uma foto em brufe (onde comeca a descer ate a barragem vilarinho das furnas onde me furou o pneu) e dps vi a foto do ciclista que vinha a seguir a mim. O meu dorsal era o 929 e o do Sr era o dorsal 284. Para ver mais ou menos o meu lugar fui ver a classificação do sr e foi em 25 na geral e em 2 na categoria dele.
Eu tinha atacado esse grupinho desse senhor e penso que ia mais ou menos a 2 minutos deles.
Eu fiquei em 66 na geral e 10 na minha categoria, logo se nao me fura se o pneu devia ficar por volta do lugar 25.
Mas valeu pela experiência e não me arrependo ahajaj

Não adianta agora chorar por lagrimas derramadas, é treinar para no próximo fazeres melhor, tens um belo desafio já bem perto que é o granfondo senhora da graça.
Já agora fizeste o médio ou o grande no Geres ?
 

NULL

Moderador
Staff member
Hoje deu me para analisar mais profundamente o lugar que podia ter ficado.fui as fotos que tem no Facebook e tiraram me uma foto em brufe (onde comeca a descer ate a barragem vilarinho das furnas onde me furou o pneu) e dps vi a foto do ciclista que vinha a seguir a mim. O meu dorsal era o 929 e o do Sr era o dorsal 284. Para ver mais ou menos o meu lugar fui ver a classificação do sr e foi em 25 na geral e em 2 na categoria dele.
Eu tinha atacado esse grupinho desse senhor e penso que ia mais ou menos a 2 minutos deles.
Eu fiquei em 66 na geral e 10 na minha categoria, logo se nao me fura se o pneu devia ficar por volta do lugar 25.
Mas valeu pela experiência e não me arrependo ahajaj

Se analisares bem verás que ao km 68 ias em 42 à geral e 7 na categoria... isto antes do furo. Após o furo, ao km 84, passaste no 72 à geral e 11 na categoria. No final deu 66 à geral e 10 na categoria.

Especulares o lugar que terias tido pela prestação de outro ciclista parece-me um bocado descabido.
 

newb

Well-Known Member
Sim e não.

A vida não é bem assim que funciona. Noutra "série" de eventos esse sr. podia ter ficado em último ou morrer atropelado e tu ou ficavas em 25 ou em 1000 .

As coisas só acontecem uma vez, agora que digas que no longo prazo fazes melhor, acredito, mas é em dezenas de samples, o que falas é de uma realidade diferente / série que podia dar para ganhares, ficares em último, ires parar ao hospital.

É como dizer que se não tivessem acontecido coisas na minha vida que me prejudicaram imenso eu certamente não andava de bike sequer nem conhecia este fórum, estava a fazer outras coisas e provavelmente muitíssimo bem na vida / e por outro lado se calhar mantinha maus hábitos (fumo etc).

A vida é o que é de acordo com escolhas que fazemos e com o que já aconteceu\acontece (eventos aleatórios que não temos mão), jogamos todos nós com as cartas que nos dão logo à nascença.

Se fosses filho dum grande futebolista (até podes ser), agora podias estar a jogar numa grande equipa e milionário. As cartas que te derem foi um furo e é isso, segue.
 

Renato

Active Member
Claro so estou a dizer que era uma previsão. Ate podia ficar em 100...nada ia mudar.
Braganca nao vou que e longe. Sr da graca vou ver esta semana pk nao sei se vou trabalhar.
 

Bernalve

Well-Known Member
Tenta perceber melhor porque furaste. Pode não ser só "azar". Já li que já compraste outros pneus. Normalmente nestas coisas de provas onde tentamos fazer o melhor resultado possível a escolha dos pneus deviam ser sempre de uma gama alta. A pressão e como montas a câmara de ar, isto tudo conta. Se a fita que se mete nas rodas não está com vincos, etc...
 
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