• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Porto GranFondo 22 Outubro 2017

gfrmartins

Well-Known Member
Ora Bem apenas umas notas pessoais sobre o Porto Granfondo.

No geral gostei bastante da prova, do percurso e da organização no entanto deixo algumas notas soltas:

- Aquela zona de partida tem que ser claramente melhorada, um corredor minúsculo para a passagem de todos os atletas, acompanhantes e todas as outras pessoas que querem passar aquela zona
- O 1º km numa prova com esta moldura humana numa cidade é sempre complicada, mas aquela zona após a ponte D. Luis deve ser alterada (não sei se dá)
- Apesar de ser uma zona densamente Populada, todas as rotundas e cruzamentos mais importantes estavam cortados pela policia, eu pessoalmente não vi grandes problemas e vi bastante policia.
- Detestei mas detestei a zona de empedrado naquela descida, e ainda em que não estava a chover mas era claramente desnecessário
- Percurso com bastante sobe e desce, as subidas longas não as achei dificeis, até as achei bem acessiveis e faceis de manter o ritmo, agora não estava à espera de tantos parte pernas e sobes e desce nos ultimos 40/50 kms
- Abastecimentos suficientes e bem colocados pelo menos em todos os que parei (levo sempre o suficiente para fazer a prova)
- Descidas um pouco perigosas nas primeiras serras devido à areia e residuos dos incendios, era preciso cabeça

Nota mais negativa e que nada tem a ver com a organização, a paisagem desoladora daquelas serras com os incendios deste ano, a fazer aquelas subidas, e a imaginar aquilo tudo verde em vez de preto e a fumegar
 

prata_7

Well-Known Member
parabens a todos os que participaram, pelas reações dá para ver que se divertiram e isso é o mais importante. Espero para o ano estar em forma para me iniciar nessas andanças.
 

zorza

Well-Known Member
Chega a minha vez de contar a minha versão:

Mais um Porto.. desta vez, arranque em direção a gaia, no sentido contrário do ano passado, em que arrancamos pela margem do rio até entre os rios. Ao fazer o reconhecimento, já imaginava que aquela subida até à avenida de Gaia desse "raia".. e não foi difícil.. No corte à esquerda, mesmo antes de avenida, já andei ali dois ou três minutos a pé.. Um amigo que partiu da última box, disse-me que fez grande parte da subida toda a pé.. Era demasiada gente para aquele pedaço de estrada.. e a subir, complica ainda mais por causa dos pedais de encaixe...
Na passada semana, fiz o reconhecimento do Medio fundo, depois de na semana anterior ter feito o reconhecimento do grande. Optei por fazer o médio no dia da Prova. Mais ainda pela companhia que tinha prometido a alguns amigos... E as promessas são para cumprir.

O tempo apesar de frio, estava excelente. Piso seco, sol de inverno e haja pernas!! Foi o que foi havendo... O trajecto já todo conhecido, ressalvo apenas o casal que apanhei no Olival e com quem rolei livremente até à barragem onde parei para esperar pelos meus companheiros.. Mas, aqueles kms a 3, fizeram-me lembrar porque gosto tanto de andar de bicicleta.. 3 a puxar, ora um, ora outro! Ritmo alto, mas sem ir a derreter, e velocidade e o som do vento a passar junto às orelhas.. Maravilha..
Ainda deu para ver um companheiro estendido no chão ao lado da ambulância, no final de uma descida em que facilmente atingíamos os 70kms sem pedalar...
O restante trajecto foi feito com calma e muita galhofa. Não há dúvida que se ouve sempre bocas engraçadas, piadas novas e no fim, é uma sorte podermos fazer com amigos isto que tanto gostamos...
As subidas são sempre divertidas e nenhuma delas era muito dura. Mesmo as duas maiores rampas, são bem mais fáceis que o Cadão no Douro, por exemplo.

A descida em paralelo, é complicada e ainda não aprendi a fazer aquilo. Acredito que com mais velocidade seja mais fácil, mas não queria mesmo estragar as rodas.. Há que poupar material :)

No final, nos últimos 15 kms antes da meta, ritmo mais alto, e acabei por ir à frente a puxar um comboio de umas 15 bicicletas..
No final ficamos os 4, e a foto da passagem na meta resume sem dúvida a manhã : FANTÁSTICO E COM AMIGOS, AINDA MELHOR!!!



image hosting

Zorza
 

Jorze30

Well-Known Member
Parabéns a todos! Que grandes stats que aqui estão. Para o ano, ou outro mais tarde, quem sabe não estou aí para fazer companhia.

Ou puxar por voces e dar rodinha

lolol

quem sabe...
 

Filipe M

Well-Known Member
@kostaviks nao sejas tao humilde!! Foste tu!!!! Não fui eu!!

Foste tu que conseguiste!

grande abraco...

@kostaviks,todo o potencial,trabalho,capacidade de sofrimento e luta já o tinhas,apenas o conhecimento do Alberto te afinou para a prova. Não sejas modesto ,até porque acho que tens capacidades para enfrentar os melhores que alinham nestas provas. Só precisas é de quem te afine a máquina,como foi o caso do Alberto!!

Ps: Um powermeter caía-te que nem uma luva...
 

GMQ

Well-Known Member
Eu consegui terminar o meu primeiro granfondo. Uma sensação de objetivo atingido.

Tive problemas depois do último muro (a seguir ao pave) os km que trazia nas pernas + aquele muro + e a falta de uma mudança mais leve, obrigou-me a aplicar demasiada força nos pedais, o que fez com que logo a seguir ficasse com cãibras nas duas pernas, (gémeos e cocha ) ...

Foram alguns kms de sofrimento, vários participantes passaram por mim...

Pensei que não ia acabar, no entanto depois de repousar os motores, consegui recuperar e encostar num grupo que ia com um ritmo aceitável para as minhas condições e apanhei a roda deles... Um deles o @trepadores da Figueira

Consegui acabar o granfondo em 5h01m

O meu strava https://www.strava.com/activities/1242115724/shareable_images/map_based?hl=pt-PT&v=1508685128
Alguns apontamentos sobre a prova:
Apesar de ser realizado com trânsito aberto, os cruzamentos mais importantes, estavam cortados pela polícia.

O 1km foi uma vergonha. A estrada de tão estreita que era, obrigou nos a subir a pé.... Enfim....

Houve várias quedas, uma delas numa zona em que a estrada estava cheia de areia/lixo, onde se circulava a velocidade elevadas e com várias curvas... Um PERIGO!!
O que conta é teres participado. Felicitações. Abrace
 

FSilva

Well-Known Member
Bem com já é da praxe vir aqui fazer o filme da prova cá vai o meu também.

Foi a minha estreia no Porto Granfondo.
Para começar posso dizer que das provas que fiz este ano esta foi a que me senti melhor e mais bem preparado.
Com o dorsal 2066, arranquei a meio ultima box, muito atrás para que conhece a zona de partida só para terem uma ideia quando passei na linha de partida já passavam 9min desde o tiro de partida :p

Apesar de ter saído muito atrás tentei chegar o mais a frente possivel nos 3 kms controlados. Correu muito bem e acho que consegui chegar rapidamente até a zona critica onde nas ruas estreitas com tanta gente as subidas dentro desses 3 kms foram feitas paradas ou fora da bicicleta. Este foi um dos pontos negativos, acho que aquilo era evitavel mesmo com todas as condicionantes de quantidade de ciclistas e o espaço das ruas.

Apartir daí foi sempre a rolar bem e começaram a aparecer as primeiras paredes em que me senti bastante bem e fui sempre ultrapassando gente. Nesta prova acho que foi quando me senti mais bem preparado e prova disso é que em subidas que é (ainda) o meu ponto fraco conseguia manter um bom ritmo e ultrapassar muita gente. Por norma nas provas anteriores que participei era mais vezes ultrapassado do que ultrapassava e aqui consegui o contrario poucas vezes me vi ultrapassado e fiquei contente com isso. Sempre que alguem me ultrapassada conseguia ir na roda e acabava por superar. foi uma vitoria pessoal e que me dava ainda mais força para seguir forte.

Sentia-me bem e tinha abastecimento comigo resolvi não para no ponto de abastecimento e manter o ritmo alto que estava a conseguir manter. Naquela zona de SP Cova as subidas eram bem duras e aquele pave manhoso nem sabia se vinha a travar ou não tal era os ressaltos :D

Passando as subidas mais complicadas do percurso a parte final era mais soft e conseguir seguir sempre o mais aerodinâmico possível para conseguir manter o ritmo e chegar o mais a frente possível e a passagem dos últimos 10km dei o máximo até a meta conseguindo apanhar um grupo de 6/8 ciclistas que seguia a bom ritmo e mantive-me até ao final no grupo e foi uma chegada ao sprint já na reta de meta. :p Vinha a dar tudo mas vínhamos naquele grupo alguém arrancou e eu respondi ao ataque, mesmo a sentir já uma dor na coxa esquerda tinha de dar tudo.

Durante o percurso tive ainda o prazer de seguir no comboio do Filipe Cardoso da RP Boavista em que ele ia a frente a puxar que aquilo parecia um TGV. Depois começou uma subida em que ainda consegui trocar um cumprimento e receber um incentivo para seguir e "moer a subida" e lá fui :D

Num global acho que esta foi a melhor prova do ano para mim. O corpo respondeu bem e a forma esta boa e fiquei contente por isso. Sempre a bom ritmo e com segurança, até porque tive oportunidade de ver um ciclista caído e bastante mal tratado e com a face completamente em sangue na descida depois do alto do olival (acho eu) e em descidas como aquela onde passamos a 70kmh é preciso muita prudência.

Quanto a organização o meu feedback e muito positivo. Bom policiamento em todas as rotundas cruzamentos e em estrada aberta sempre com tudo parado para passarmos, o abastecimento não parei mas vi que era bem composto e no final o almoço era também ele diverso o que nem sempre acontece. Os banhos eram o mínimo mas cumpriram a função. Ponto negativo apenas aquela confusão dos 3km controlados e a saída da zona de meta que era um corredor mínimo algo a repensar para escoar a malta daquela zona. Também a distancia entre o parque e a partida cerca de 4km é algo a melhorar para os ciclistas e para os acompanhantes o que é longe e pouco confortável.

Mediofondo - 67km
Tempo: 2:29:01.000
Diferença para vencedor: 0:40:49.000
Posição: 418º/1057
Escalão Elite-M: 62º/132
Média: 27.7 kmh

A chegada ao sprint:
22687865_1445409265572264_7549554558352067252_n.jpg


as subidas, tranquilo como o esquilo:
22728955_1446150848831439_5590446335882299237_n.jpg
22552575_2142194752473054_7373399248586898889_n.jpg
 

Francisco Costa

Well-Known Member
E a inclinação média é enganadora, a meio anda nos 18%... é tão bom ter uma cassete 11-32, hehehe

@nmt Eu precisava de um andamento mais leve... Parti-me todo naquela subida.

Não percebo muito de relações e esses códigos, mas as características da minha bike SHIMANO ULTEGRA 6800 11 velocidades 11 X 28.

Não é muito adequado para muros pois não?

Abraço
 

costago

Active Member
@nmt Eu precisava de um andamento mais leve... Parti-me todo naquela subida.

Não percebo muito de relações e esses códigos, mas as características da minha bike SHIMANO ULTEGRA 6800 11 velocidades 11 X 28.

Não é muito adequado para muros pois não?

Abraço
tenho 11-32 e rolei bem por la cima, tirando o cansaço que ja tinha
 
Top