• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Porque é que andam em estrada?

cipollini

New Member
O btt é que é um fenómeno recente...há quase trinta anos eu já fazia parte de um grupo que fazia ciclismo domingueiro puro e duro... e já nessa altura éramos mais de dez a alinhar, bicicletas de estrada, pois claro, que não havia outras na vertente desportiva...

O BTT foi uma "evolução" do ciclocross. Evolução entre aspas pois o ciclocross ainda existe, embora mt pouco falado.
 

super.byke

New Member
bem acho que já tinha respondido a esta questão, mas os meu motivos são:
- Não gosto de lama, nem de molhar os pés a passar riachos
- detesto estragar material pois não são "bom cliente de oficina"
- adoro a velocidade
- Adoro o Tour, Giro, Vuelta, Volta a portugal,
- Adoro andar na roda de alguém que tem a mania que é bom e andar a enervar o caramelo durante uns kms :D
 

FDias

New Member
Pergunta complicada!
Comprei a 1ª BTT em 1998 e já nessa altura estava dividido, optando pela BTT por poder andar em todo o lado (mato, asfalto, saltar pelos passeios, etc), enquanto com a outra tinha 3 ou 4 estradas com asfalto para lhe dar uso (vivo no meio da serra algarvia).

O BTT é encantador, podermos contactar com a natureza, subir a um serro por um corta-fogo, passar ribeiras, barrancos, single track's, etc, etc, saltar um buraco, descer por cima de calhaus e terreno acidentado, podermos fazer grandes travessias pelo mato, acampar, etc, etc...

Na estrada a velocidade é outra, o ritmo é outro, as quilometragens são outras, os riscos de acidente são maiores, mas o prazer do rendimento da pedalada também é maior, a proximidade com os colegas é maior, os jogos de equipa são fascinantes.

É impressionante como podem estas duas vertentes das 2 rodas causarem sensações tão diferentes e tão próximas. Actualmente dedico mais tempo à fininha no verão e ao BTT no inverno, com uma tendência maior para o BTT . Contudo não percebo como se pode ser fanático por uma destas vertentes e dizer que não se gosta da outra.
 

cipollini

New Member
Ha quem axe o a bicicleta tem k ser de BTT e que a estrada é so uma moda. Eu vejo as coisas precisamente ao contrario. Estrada é uma paixão... So faz horas de estrada quem gosta mesmo. BTT é moda... morangos com açucar etc.. dar saltos, fazer grandes descidas etc...

Parece por exemplo o Surf. Eu desde que começei a correr, de inverno começei a fazer surf. Quando começou a era dos morangos com açucar, começou a ser uma coisa parva o numero de pessoas que tava dentro de agua com uma prancha.
 

varelapt

New Member
Ha quem axe o a bicicleta tem k ser de BTT e que a estrada é so uma moda. Eu vejo as coisas precisamente ao contrario. Estrada é uma paixão... So faz horas de estrada quem gosta mesmo. BTT é moda... morangos com açucar etc.. dar saltos, fazer grandes descidas etc...

Parece por exemplo o Surf. Eu desde que começei a correr, de inverno começei a fazer surf. Quando começou a era dos morangos com açucar, começou a ser uma coisa parva o numero de pessoas que tava dentro de agua com uma prancha.

Correcto.... Concordo não a 100, mas a 200%.
Embora seja da geração Morangos com açucar não me identifico nem um milimetro com aquilo, houve alguém que disse "nascemos originais e morremos cópias" e é verdade...
Cada pessoa tem de se guiar por si e pelos seus ideias e o que vejo é muita gente da minha idade que em vez de seguir as suas ideias vai por ideias de outros que... enfim... valem aquilo que valem.

Surf, BTT, motocross, grafitis, skate, patins... Aquilo que muita gente faz graças a certas séries telivisivas, mas só o fazem para o estilo, não o fazem nem por bem estar, nem por ser um desporto, nem pela adrenalina... fazem-no porque viram fazer... pfff

Se pelo menos o soubessem fazer, na zona onde vivo, Aveiro, vejo pessoal a ir ao mar que só sabe estar sentado na prancha, metem grande estilo, vao lá molhar o fato (se é que chegam a entrar na água) e voltam para casa todos contentes a pensar: "pareci o tó zeca dos morangos, sou o maior..."

Viva a minha geração...
 

Arpeggio

New Member
Prefiro BTT. Há uns tempos andava revoltado, fazia 50 Km de BTT e chegava com a bicicleta quase destruída. Cheguei à conclusão que afinal o problema era meu e não da modalidade. Entretanto enjoei a estrada porque não tenho companhia ao meu gosto (que cumpra o código da à risca e saiba conviver), e acabei por deixar o asfalto.
 
Last edited:

Ruy

New Member
Estou com um dilema....

Pratico BTT á sensivelmente 2 anos com muita garra mas o bicho da estrada mantém-se desde então... Fui praticamente incentivado a fazer BTT devido á sua versatilidade de poder conjugar estrada e campo mas... Este mês a loja onde costumo ir emprestou-me um asfaltica e fiquei maravilhado... como sou rolador nato (chego a fazer 180 klm com a de BTT com pneu gordo) fiquei encantado com a bike... Aproveitei os 3 dias que estive com ela a 80% já que só fiz 40klm num dia, 30 noutro e 74 noutro sem empenos sem dores e com a sensação de poder andar todos os dias sem dores de joelhos ou cansaço muscular...
Agora o dilema é... Vendo a minha (que é o mais certo) e compro de estrada como deve de ser ?? Fico com esta (Rush) e compro uma baratinha de estrada??
E no inverno como pratico??? Existem pneus bons para o inverno???

P.S. Com a de estrada consigo andar sozinho sem stressar e fiz nesses 3 dias treinos bacanos e muito concentrado, quando com a de BTT não consigo treinar sozinho desconcentro-me frequentemente e acabo mais a passear que outra coisa. Se alguém já passou pelo mesmo que dite a sua sentença pois a minha maior preocupação é mesmo o inverno.
 

nelson_r

New Member
Olha Ruy entendo-te perfeitamente. Por vezes é esse também o meu dilema. mas quando se tem à disposição trilhos e caminhos óptimos para o BTT à porta, é muito difícil pensar unicamente em estrada.

Comprei a estradista a um amigo, investimento mais baixo do que se fosse nova e não me arrependi. Neste momento faço quase 70% de estrada e o restante de BTT.

Quanto ao inverno, julgo haverem pneus de estrada adequados, mas o que gosto realmente é de lama, por isso no inverno só BTT (se não chover e não estiver muito frio, quem me acompanhará será a estradista).

Cumprimentos ciclísticos
 

Ruy

New Member
O mais certo será vender a minha, compro uma estradista em segunda mão (que por 500 ou 600€ já se encontra muita coisa boa) e compro uma rija nova de btt. e assim mato dois coelhos...

P.S. A maria com uma em casa já me chateava ... com duas então :D
 

fpp

New Member
Eu quando pensei em comprar uma asfáltica também estabeleci como valor máximo, entre 500 a 600 euros.
Depois comecei a ver e quando dei por mim já andava entre os 1500 e 2000 euros.
Acabei por comprar uma por 1500 euros, em que o preço de tabela é de 2000 euros.
Boa compra.
 

Nolimits

Member
PORQUE É UM ESPETÁCULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D


PS - e além disso para quem tem um grupo com quem pedala desfruta-se da companhia dos amigos muito mais do que os "enlameados e poeirentos";)

Tem calma Paulo Murça,ainda nao vista ninguem aqui a chamar limpinhos ou enfemeninados ao people da estrada.......................gosto das 2 vertentes,respeito todos os que andam de bicicleta...............cumps
 

tunes

New Member
Em estrada o material tem menos desgaste que as do monte. Depois para quem mora num apartamento e chegar a casa com a maquina cheia de lama, nao da la muito jeito! principalmente para quem nao tem mulher a dias!:D
Tenho uma bike de btt, mas a estrada chama-me muito mais a atenção.
Abraço
 

Martins228

New Member
Tem calma Paulo Murça,ainda nao vista ninguem aqui a chamar limpinhos ou enfemeninados ao people da estrada.......................gosto das 2 vertentes,respeito todos os que andam de bicicleta...............cumps


Nolimits, sabes porque não podes chamar limpinhos ou enfemeninados ao peolpe da estrada? Porque eles suam mais e sofrem mais que o people do monte.
Claro que as duas são curiosas e importantes e temos que respeitar gostos, mas que caramba...Isto é um forum de Ciclismo enão BTT, daí que o pessoal goste muito de estrada. Só isso
 

felizardo

New Member
Nolimits;

conhecendo eu o Paulo estou certo que ele não quis dar o sentido pejorativo que tu pareces estar a associar. Ele próprio fez BTT.
 

fmm

Member
Cada macaco no seu galho. Acho mt bem.
Eu também pratico as duas variantes. Aqui falo de ciclismo puro asfaltista, no forum btt, falo de calhaus, lama e pó.
Se todos pensarmos assim, todo o mundo se entende.
:cool:
 

el gato

Member
alem de tudo o que foi dito, esqueceram-se de um pormenor:
a malta de estrada consegue ver as pernas das meninas em mini saia quando estas estão paradas nos seus popós nas filas de trânsito ou estacionadas, eh,eh. (à custa disto quase que me enfiava por um café adentro tão distraído que estava)

el gato " as mulheres não lhe resistem..."
 

Kronnuz

Active Member
Bem, boa pergunta...a minha resposta tem uma história por trás e que passo a contar:

Primeiro que tudo queria perder peso (o meu curso rebentou, irremediavelmente, com a minha antiga boa forma) e não me apetecia ir para um ginásio.
Segundo, tenho dois amigos que fazem BTT e que me aliciaram um pouco. Bem, andei alguns meses a estudar a coisa e, comprei uma Scott Scale 70. Espectáculo de bike!! Sempre gostei de estrada, mas como queria uma bike versátil que me permitisse andar quer na estrada, quer no mato com os amigos, escolhi uma de BTT.

Entretanto, acontece a minha primeira volta a sério com eles: subir a Serra D'aire!! Lá fomos um dia de manhã, subir a dita cuja.
Bem, a subida foi desastrosa, sempre a partir pedra e com pó à mistura e um EMPENO DESCOMUNAL! A descer, na minha cabeça a decisão foi tomada: só ouvia era pedras a baterem no quadro e o diabo a sete!! "EH PAH, ANDEI EU A TRABALHAR QUE NEM UM MOURO PARA COMPRAR ISTO E AGORA, NUMA VOLTA, ESCAVACO JÁ ISTO TUDO???"...naaaaa...
Depois disto, meti-lhe umas rodas mais leves, com pneus de estrada e comecei a andar só pelo asfalto. Escusado será dizer que as rodas nunca mais de lá saíram!

Entretanto, uma coisa leva à outra, o rendimento que uma bike de BTT dá em estrada não se aproxima do que dá uma fininha e pronto, lá fui eu vender a bike para compar a minha magrelas!

E pronto...já está! lol

Para além disto (mariquices com o material como eu gosto de lhe chamar), gosto da estrada porque a velocidade é maior, as distâncias percorridas são maiores...e porque eu sou mais uma pessoa de resistência e cadência certa, ao invés de andar "aos arranques"...

Um abraço a todos e boas voltas!

Over&Out
 
Top