• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Porque é que andam em estrada?

nelson_r

New Member
Ora aqui está uma boa pergunta até para mim.

A minha modalidade de eleição é o BTT, a estrada é mais um complemento.

Gosto de estrada pois permite-me fazer um treino mais puxado.

A compra de uma bicicleta de estrada não foi mais do que o resultado de uma moda que por aí anda. :D

E vocês, porque é que andam em estrada?
 

Burning Dogma

New Member
Paixão, basicamente é isso:D

Antes de ter a bike de estrada, tinha um chasso de hipermercado com alguns 20kgs e dupla suspensão e meti-lhe uns 1600kms em poucos meses, onde no máximo fiz 50 no mato, eu queria era asfalto:D
 

osicran

New Member
O btt é que é um fenómeno recente...há quase trinta anos eu já fazia parte de um grupo que fazia ciclismo domingueiro puro e duro... e já nessa altura éramos mais de dez a alinhar, bicicletas de estrada, pois claro, que não havia outras na vertente desportiva...
 

Abel Cardia

New Member
Numa bicicleta de estrada:
1) podem usufruir da velocidade
2) podem conhecer outras terras até uma distância razoável de casa
3) chegam ao fim de 80/100 kms e a bicicleta estar praticamente como estava antes, sem grande intrevenção, quer mecânica, quer de limpeza.
4) Grande parte das pessoas que adquirem bicicletas anda em marginais ou promenades em horários de grande afluência com o sobe e desce passeios e nem usa os pneus adequados para o fim que mais pretendem, provocando um maior cansaço.
5) As bicicletas de montanha estão sujeitas a um maior desgaste dos componentes quando usados em "off-road".

No meu caso pessoal:

Tenho também uma velha bicicleta de montanha com pneus de estrada para passeios de menores distâncias e em grupo (mesmo à noite) e onde o paralelo é tão frequente como o asfalto.

Nos tempos em que para mim desporto era ir uma vez por semana dar uns chutos na bola, muitas vezes sem aquecimento prévio, saia sempre estourado. Tive também uma lesão no joelho (ruptura parcialmente completa do ligamento cruzado anterior, com contusão na vertente posterior do prato tibial externo) e quando pensava que o mais certo era "ir à faca", o médico desaconselhou-me a intervenção cirúrgica e "receitou-me" andar de bicicleta pois o movimento regular do joelho ia promover a regeneração do joelho.
Neste contexto, o ciclismo de estrada evidenciou-se como sendo totalmente benéfico para esta recuperação do joelho. Tenho o joelho totalmente recuperado!

Também acrescento que quando era mais novo gostava de bicicletas de montanha (e ainda gosto e ando) mas não me via a andar "deitado" numa bicicleta.

Actualmente o prazer de andar em estrada é enorme e só tenho a recomendar!
Mas serei sempre apologista de ter os dois tipos de bicicleta: de estrada e de montanha.

:)
Abel Cardia
 

Hudju

Member
Ora, para variar, também iniciei a minha vida velocipédica com uma BTT, mas ao fim de 3000 kms, e depois de feitas as contas deparei que não tinha feito mais do que 700kms no mato!
a juntar a isso, comecei a andar com malta que frequentava os encontros de cicloturismo, com as suas belas e leves finhinhas, e eu com a minha arrastadeira de 20kgs.
Daí ter surgido a "necessidade" de trocar de Bike, porque na de BTT não conseguia ter a performance que os outros tinham nas estradistas, e o cansaço sentido no final das voltas nem se compara!
Durante uns tempos mantive as duas bikes, a de estrada e a de BTT, mas como a de BTT quase não saía, decidi trocar as 2 bikes por um asfaltica em carbono, e agora sim, agora é que isto rola!:D:D
 
PORQUE É UM ESPETÁCULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D


PS - e além disso para quem tem um grupo com quem pedala desfruta-se da companhia dos amigos muito mais do que os "enlameados e poeirentos";)
 

Figueiredo

Active Member
Para quem gosta de passeios organizados, como é o meu caso faça as contas consegue-se fazer uma época inteira com cerca de 40 passeios por ano gastando uns modestos 30 ou 40€ em inscrições, agoram comparem com o negócio que se tornou o BTT ...
 

FVA

New Member
Acrescento ainda outro factor (pelo menos no meu caso):

- treinar frequentemente só em BTT é mais desgastante a nível físico, devido às variações bruscas de ritmo, condições de terreno difíceis, entre outros factores. Este "desgaste", para além das pernas, como é óbvio, verifica-se principalmente ao nível do tronco, dos membros superiores, pescoço e ao nível das articulações;

- o treino com bike de estrada permite(-me) gerir melhor o esforço e aumentar a resistência com mais "conforto" e menos empeno ... :D


Abraços
 

Interceptor

New Member
Gosto de andar de bicicleta e PRONTO!!!!!
Seja de BMX, BTT ou ESTRADA.
Mas só na de Estrada é que tenho o enorme prazer de pedalar numa ligeira descida em recta a 50kmh com o pessoal colado á minha roda, descer a mais de 70kmh a fazer despique com um parceiro mesmo ali ao lado, sair de casa já a pedalar sem ter necessidade de recorrer ao carro para me deslocar até ao ponto de partida, não ter que estar constantemente a parar para reagrupar em cada single-track e etc... etc... etc...

E...mais importante que tudo:

Sair de casa ás 8horas e chegar ao Meio-Dia com 100kms feitos dá um gozo do caraças e a família agradece.
 

nunotrepa

New Member
Comecei em junho do ano passado, nunca tinha pegado numa roda fina.
Faço btt á 9 anos e por brincadeira foi exprimentar logo 90 kms gostei tanto que falei com a minha senhora que deu avalo positivo na segunda tinha uma roda fina minha.
Barata 800 euros.
Hoje tenho já outra mas de 2000.
Por este andar para o ano tenho uma de 4000.
Só tenho pena da minha malta do BTT, não gostar tanto.
 

el gato

Member
Excelente choise, nunotrepa ! Em relação à tua malta do btt, sê condescendente, já que andar com 53 ou 52 e 25 ou 28 atrás (o meu caso), não é para qualquer um. Se calhar alguns nunca experimentaram estrada a sério e certamente a opinião iria ser diferente, tal como eu que ficaram agarrados !! Já agora em vez de 4000 porque não uma de 5000 ou superior ? Dica : LITESPEED ( Qualquer modelo com qualquer grupo desde que seja em TITÂNIO of course)

um abraço

el gato
 

jvmh

New Member
Cuidado que o alcatrao faz mal !!!
Eu tambem prefiro o BTT, mas é no alcatrao que posso treinar e aumentar o rendimento.
Depois é so curtir no mato !
 

FRINXAS

Member
Ora... Porque é que comemos?

Porque é que dormimos?

Porque é que ....

Porque....

Porque andamos em estrada???? Porque... SIM!!!!!

EXPERIMENTEM e vão ver que chegam á mesma conclusão que eu!!!!

Não vou dizer que gosto mais de uma ou de outra, é diferente e não podemos comparar estrada a Btt, adoro pedalar, adoro mato, adoro estrada, adoro alcatrão, adoro empenos, adoro o Giro, o Tour... He pá.... Adoro a minha bike amigos, os pedais, o pedaleiro.... O selim confesso que por vezes me apetece manda-lo fora... LLLOOOLLL
 

koalaboy

New Member
Boas!

Comparar estrada e mato não deve ser feito, pelo menos na minha óptica.
No BTT é mais emoção, técnica, desafio, e, claro, o contacto com a natureza. Conhecemos um outro mundo praticamente desconhecido da maior parte das pessoas.
Na estrada, é um prazer completamente diferente. Como é bom sair de casa logo de manhã, no mais completo silêncio e descanso, e ouvir apenas a brisa nos ouvidos, a bicicleta a deslizar velozmente no asfalto enquanto percorremos kms e kms. Rolar calmamente a 25/30kmh, enquanto apreciamos não só o lençol imaculado de alcatrão que se estende à nossa frente e que permite um rolar tão suave, mas também as paisagens que vamos passando, a uma velocidade suficientemente elevada para conhecer muita coisa, mas bem mais devagar do que de carro onde não se aprecia nada. Penso que na estrada, que uso muito para treinar para a o BTT, o espírito de cicloturista se apodera de mim, embora ande a maior parte das vezes sozinho. Como é bom para mim vir de Lisboa até Leiria sempre junto ao mar, virando para o interior já bem perto do destino. Ou então vir pelo outro lado, interior, e disfrutar das duras subidas da zona de Mafra e Torres Vedras. Ou rolar pelo Alentejo sempre junto ao mar. Ou subir arduamente Estrela acima. E depois descer!

Enfim, ainda bem que o Verão está a chegar... tantos projectos!!!
 

el gato

Member
Simples: o vento a batermos na nossa cara, a velocidade gerada pelo nosso corpo,as distÂncias percorridas, os locais e as paisagens, a pausa para o café na esplanada com vista para o mar, a descontração mental onde te podes evadir do teu stress diário, a banhoca e almoço no final, não aturas a mulher durante umas horitas, os furos, as avarias, os empenos fisicos.......
 

iniciado

New Member
Aí vai a minha opinião de iniciado...

Comecei pelo BTT e foi maravilhoso...o contacto com a natureza e o excelente ambiente que aí existe em união com o esforço e desafio de pedalar. O problema é que é demasiado duro e técnico. Foram várias as situações em que me vi a pé ladeira acima e amedrontado ladeira abaixo.

Na estrada vais ao teu ritmo e os sustos são menores (ás vezes também grandes com o pouco respeito que os automobilistas têm por nós) mas fundamentalmente, como alguns Colegas escreveram, a sensação de sairmos de manhã e "gozarmos a vida" está muito presente.

e a sensação de velocidade??? Voamos...

No inverno voltarei ao BTT, no Verão já gosto mais de pedalar, pedalar, pedalar na estrada...

Boas pedaladas em estrada ou montanha...
 

Burning Dogma

New Member
Boas!

Comparar estrada e mato não deve ser feito, pelo menos na minha óptica.
No BTT é mais emoção, técnica, desafio, e, claro, o contacto com a natureza. Conhecemos um outro mundo praticamente desconhecido da maior parte das pessoas.
Na estrada, é um prazer completamente diferente. Como é bom sair de casa logo de manhã, no mais completo silêncio e descanso, e ouvir apenas a brisa nos ouvidos, a bicicleta a deslizar velozmente no asfalto enquanto percorremos kms e kms. Rolar calmamente a 25/30kmh, enquanto apreciamos não só o lençol imaculado de alcatrão que se estende à nossa frente e que permite um rolar tão suave, mas também as paisagens que vamos passando, a uma velocidade suficientemente elevada para conhecer muita coisa, mas bem mais devagar do que de carro onde não se aprecia nada. Penso que na estrada, que uso muito para treinar para a o BTT, o espírito de cicloturista se apodera de mim, embora ande a maior parte das vezes sozinho. Como é bom para mim vir de Lisboa até Leiria sempre junto ao mar, virando para o interior já bem perto do destino. Ou então vir pelo outro lado, interior, e disfrutar das duras subidas da zona de Mafra e Torres Vedras. Ou rolar pelo Alentejo sempre junto ao mar. Ou subir arduamente Estrela acima. E depois descer!

Enfim, ainda bem que o Verão está a chegar... tantos projectos!!!

Rolar suave com tanto buracos nas estradas?:D
 
Top