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Pneu 25 /23 como montar .

Medroso#78

Active Member
.......sem falar no acumulado (não é o total de subida que me intimida), mas sim, e terreno que lá temos... onde nem a descer se descansa. :D

180km já me deixarão bem satisfeitinho. :p

ULTRA Abraço
 

DMA

Well-Known Member
O problema ali é a altimetria. 6000m em BTT é uma brutalidade. Cheira-me que eles exageraram um bocadinho nas medições, mas depois com os dados dos Garmin dará para confirmar.
Um dos principais problemas é que se estiver calor a coisa fica muito mais difícil ... o calor naquela zona é uma coisa insana.
 

Medroso#78

Active Member
Pelo que sei, andará nos 5.400D+ e sim, de facto, estando quentinho, ui ui. Venha de lá os charcos de água para arrefecer os motores. :D

Conheço bem a zona (vivo a 1:30 de Amarante, a pedalar, em BTT). De casa vejo a Aboboreira e Marão. :)
 

DMA

Well-Known Member
Grandes malucos :)
Força nessas canetas e acendam umas velinhas ao S. Pedro para não estar muito calor.

E se estiverem com os gajos da organização mandem o recado para os gajos terem juízo e começarem a pensar em colocar pontos de abastecimento e alimentação durante o percurso. Pelo preço é mais que justificável; e acima de tudo pela saúde dos atletas.

(atenção que não estou a criticar a vossa inscrição)
 

Medroso#78

Active Member
Caro camarada "Zorza" vamos lá!! :D

Estarei vestido com equipamento LousadaBTT (serei o único). :)

....relativamente ao preço da inscrição, verdade, camarada "DMA", diga-se de passagem, é assim um cadinho pro abusado (paguei 25€). Mas, lá está, não sendo no dia do evento, não seria fácil arranjar equipa para fazer aquilo. :/
 

JPLopes_73

Well-Known Member
e para montar o 23/25?
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gonzaga

Active Member
@gonzaga depende!!

Tu se fores numa volta com a bicicleta mais rija e reactiva para uma estrada ma! Por exemplo como as que há aqui! Tu chegas ao fim da volta e nem sabes onde é que estão as costelas!

Não tem a haver com a bicicleta! Tem haver com as condições do piso!

Eu posso dizer que em 23 essa pressão para o teu peso! É demasiado alta! Porque tu não és pesado! Já se fosse em 25 diria que andavas na pressão ideal!

O mal de muita gente e pensar que quanto mais pressão mais a bicicleta anda!

Errado! Pressão inadequada, seja a mais seja a menos, piora o andamento! Em estradas normais!

Agora se for a fazer TT numa IC ou numa autoestrada? Isso aí pressão em cima! Mas mesmo assim nunca deve ir a máxima recomendada!

Grande abraço...

Obrigado Alberto.

Eu gosto de ir fazendo experiências e perceber as diferenças.
Outra razão para não Andaraí com pressões mais baixas é para ter menos problemas com furos e buracos.
Um pneu mole não me dá confiança.

Mas muito cheio também não. Principalmente quando a velocidade aumenta ...

Abraço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Obrigado Alberto.

Eu gosto de ir fazendo experiências e perceber as diferenças.
Outra razão para não Andaraí com pressões mais baixas é para ter menos problemas com furos e buracos.
Um pneu mole não me dá confiança.

Mas muito cheio também não. Principalmente quando a velocidade aumenta ...

Abraço

E mais ao contrário...

A nível de furos quanto mais pressão mais está sujeito!

Mole nunca está! Um pneu de 25 para ficar mole tem que ir abaixo dos 5 bar, normalmente abaixo da pressão recomendada...

Relativamente aos buracos, menos pressão, mais conforto!

Agora estás a falar relativamente a que? A trilhar?

E a mesma coisa! Com mais pressão, mais depressa trilha! O pessoal tende a pensar o contrário mas está errado!

Grande abraço...
 

gonzaga

Active Member
Agora estás a falar relativamente a que? A trilhar?
Exactamente é isto mesmo!

A verdade é que ando nisto há pouco tempo (vai para 4 anos), mas até agora furei apenas duas vezes.
Uma pelo que me disseram foi pressão a mais em conjunto com uma descida longa, em que usei muito travão, o aro aqueceu e fez pum!
A outra foi trilhar num buraco.

Sempre pensei que se devia a pouca pressão.

Mas então que pressão achas que seria a ideal?

Abraço, e obrigado
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Exactamente é isto mesmo!

A verdade é que ando nisto há pouco tempo (vai para 4 anos), mas até agora furei apenas duas vezes.
Uma pelo que me disseram foi pressão a mais em conjunto com uma descida longa, em que usei muito travão, o aro aqueceu e fez pum!
A outra foi trilhar num buraco.

Sempre pensei que se devia a pouca pressão.

Mas então que pressão achas que seria a ideal?

Abraço, e obrigado
Antes usava pressões mais baixas ... agora uso sempre pressão máxima da ficha tecnica do pneu ...:cool:
Se doi no pavet? Levanta o rabo ...:D

O @albertosemcontador ... faz-te já a conta do 1bar por cada 10 kilos ... e menos à frente ... para ter poder de choque :rolleyes:
Isso de rebentar um pneu por aquecimento de travagem ... nunca tinha ouvido falar ... Boa mike o_O
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Antes usava pressões mais baixas ... agora uso sempre pressão máxima da ficha tecnica do pneu ...:cool:
Se doi no pavet? Levanta o rabo ...:D

O @albertosemcontador ... faz-te já a conta do 1bar por cada 10 kilos ... e menos à frente ... para ter poder de choque :rolleyes:
Isso de rebentar um pneu por aquecimento de travagem ... nunca tinha ouvido falar ... Boa mike o_O

É o que eu digo! a brincar a brincar lá vais mostrando as tuas falhas!

grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Exactamente é isto mesmo!

A verdade é que ando nisto há pouco tempo (vai para 4 anos), mas até agora furei apenas duas vezes.
Uma pelo que me disseram foi pressão a mais em conjunto com uma descida longa, em que usei muito travão, o aro aqueceu e fez pum!
A outra foi trilhar num buraco.

Sempre pensei que se devia a pouca pressão.

Mas então que pressão achas que seria a ideal?

Abraço, e obrigado

Quanto é que pesas? Que bicicleta e que tens? Sabes mais ou menos o peso dela também?

O pneu e de 25? Qual a marca e o modelo?

Grande abraço...
 

gonzaga

Active Member
Quanto é que pesas? Que bicicleta e que tens? Sabes mais ou menos o peso dela também?

O pneu e de 25? Qual a marca e o modelo?

Grande abraço...

Ora bem...

Peso... entre 61 e 63. Bicicleta KTM Rebolation, com 7.5 kg. Pneus 23 Schwalbe Pro One mas estão montados com câmara de ar.

Carago... q isto parece complicado!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ora bem...

Peso... entre 61 e 63. Bicicleta KTM Rebolation, com 7.5 kg. Pneus 23 Schwalbe Pro One mas estão montados com câmara de ar.

Carago... q isto parece complicado!

7.0 bar atrás e 6.5 à frente Gonzaga!

Tendo em conta que o pneu e 23c caso 25c com o teu peso ainda seria menos! O que só traz vantagens...

Experimenta esta pressão, dá uma boa volta, a andar bem! E da feedback das sensações...

Experimenta todo o tipo de pisos! Sem medo e a rasgar!

Grande abraço...
 

gonzaga

Active Member
Will do. Alias ja o devo ter feito em alguma experiência. E sinceramente está dentro do range q mais gosto.

Tenho outra becicleta mais antiga. Uma Orbea Mais em alumínio com pneus vittoria Rubinho pro também 23. Está mais pesada. Deve estar outros 11 kg.
Aqui no sei porque mas prefiro mais pressão. Estamos a falar de algo entre meio e um bar.

Faz sentido?

Grande abraço e obrigado
 

Presbítero

Active Member
Aproveito para pedir ajuda. No meu caso cerca de 73kg, pneus 23c e bike Berg a pesar cerca de 11kg. Qual será a pressão recomendada? Obrigado
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Will do. Alias ja o devo ter feito em alguma experiência. E sinceramente está dentro do range q mais gosto.

Tenho outra becicleta mais antiga. Uma Orbea Mais em alumínio com pneus vittoria Rubinho pro também 23. Está mais pesada. Deve estar outros 11 kg.
Aqui no sei porque mas prefiro mais pressão. Estamos a falar de algo entre meio e um bar.

Faz sentido?

Grande abraço e obrigado

Quando a diferença, está no peso da bicicleta, faz mais sentido falar em Psi do que em bar! É só converter a medida bar para Psi, e adicionar mais 25 psi em cada pneu! Começa por aí! Depois vais por feeling... Mais um bocadinho aqui e ali...também convém fazeres as tuas experiências, mais um psi aqui e ali! Mas sem fugir muito dentro da medida Bar! Para personalizar ajustes... Reduzir e aumentar sempre aos 5 psi de cada vez... Até encontrar um ponto rebucado!
Consoante o pneu e a roda!!
Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Aproveito para pedir ajuda. No meu caso cerca de 73kg, pneus 23c e bike Berg a pesar cerca de 11kg. Qual será a pressão recomendada? Obrigado

Vai com 7.25 atrás e 7.00 bar à frente...traduzes esta medida bar para psi e anda por aí... Um bocado mais aqui e ali, depois ajustas, mas anda dentro disto... Agora tem em conta o que eu escrevi no último post, relativamente ao Gonzaga a nível de personalização e afinação da medida!

Depois da feedback!

Grande abraço...
 
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