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pneu 23 vs 25

joao.ads

Well-Known Member
Tenho ouvido muitas opiniões diferentes sobre estas medidas de pneu. Originalmente a minha bicicleta deveria vir com pneu 23 à frente e 25 atrás mas eu fui um bocado conservador e pedi para porem 23 nas duas rodas.

A pergunta que eu ponho é: que vantagens reais cada uma destas medidas trás?

já ouvi demasiadas opiniões diferentes sobre este assunto mas queria saber de alguem que na mesma bicicleta tenha alternado entre as duas medidas.

tambem já ouvi dizer que algumas equipas profissionais usam 25. é verdade isto? em todas as condições? ou para algum tipo especifico de estrada ou clima?
(era capaz de dar jeito ao wiggins :D)

causará mais arrasto? a lógica parece indicar que sim mas será que é mesmo assim?
 

onlaine

Member
Eu uso Gommitalia IRIS K 700x20 e são mais confortaveis, e rápidos, que os Gatorskin 23 que usava antes.
 

torui

Well-Known Member
Eu com 21 à frente, apenas pensava que ia escavacar o aro todo, lol lol. Aquilo rola muito bem, porque tem menos atrito, mas as estradas tem que ser muito boas. O pneu surgiu na minha vida, mais ou menos por acaso; pedi a um familiar para me comprar um, e eis que me surgiu com esta medida, entre a chatisse que me dava proceder à troca, resolvi experimentar. Mas sempre com um cuidado para evitar ao máximo buracos.

Quanto à montagem do pneu tive alguma dificuldade, estava a ver que dava cabo dos desmontas, porque tinha um aperto do caraças. lol lol
 

PowerMax

Member
Eu uso 700x20, sinto que são bastante rolantes, mas a nível de conforto tinha ideia que quanto maior a largura do pneu maior conforto teria-mos.
Alias a minha goka vinha com uns vittoria rubino pro tal como disse 700x20 e como a começei a utilizar em periodo de chuva, sentia alguma insegurança com os mesmo, até uma queda me provocaram com uma fugida da frente da bike e mais uma dúzia de avisos. Aquela roda de tras parecia uma bailarina. Mas nesta altura com o tempo seco estou a ganhar confiança nos mesmo, curvão muito bem e rolam que é uma maravilha.
Quanto a conforto é que com as pressões que uso... não posso exigir mais.
 
eu uso 25 porque tem mais balão e menos pressão...
segundo um teste feito por um site ou revista (que até aqui foi colocado num tópico) o 25mm tinha vantagens em relação ao 23mm se não me engano a rolar.
mas já não me lembro se era só entre certos modelos ou regra geral....
 

torui

Well-Known Member
PowerMax com 700X20, a bike devia de ser uma bailarina do caraças....medo..muito medo
 

PowerMax

Member
Torui, sim sem dúvida, então com uma combinação de chuva, descidas e algumas estradas com lama... medo... mesmo muito medo. Parecia o Wiggins numa etapa deste Giro... :cool:
Já tinha inclusivé escolhido uns pneus novos para ali, mas neste momento nem sei o que faça, porque estou a começar a gostar daqueles. Talvez mude de ideias quando voltar o inverno.
 

Wawando

Well-Known Member
Como sabes sou iniciado na roda fina, por isso pouco vale, mas cá deixo o meu testemunho:
A minha trazia 25, mudei para 23 e não noto diferença nenhuma.
Acho que só voltando a mudar para 25 é que poderia tirar uma conclusão...
 
Tenho ouvido muitas opiniões diferentes sobre estas medidas de pneu. Originalmente a minha bicicleta deveria vir com pneu 23 à frente e 25 atrás mas eu fui um bocado conservador e pedi para porem 23 nas duas rodas.

A pergunta que eu ponho é: que vantagens reais cada uma destas medidas trás?

já ouvi demasiadas opiniões diferentes sobre este assunto mas queria saber de alguem que na mesma bicicleta tenha alternado entre as duas medidas.

tambem já ouvi dizer que algumas equipas profissionais usam 25. é verdade isto? em todas as condições? ou para algum tipo especifico de estrada ou clima?
(era capaz de dar jeito ao wiggins :D)

causará mais arrasto? a lógica parece indicar que sim mas será que é mesmo assim?

Boa tarde João,
tenho um estudo feito pela Vittoria, mas infelicemente é no meu idioma por tanto vou sintetizar o que eu percebí em relação a este assunto:
Arrasto ou resistencia a rolar> por tanto como os factores em jogo tipo pressão e tamanho afectam este parametro;
bem em condiçoes teoricas uma menor.."pegada" a terra do pneu gera menor atrito...mas isso na teoria, osseja em presenza de uma pista completamente lisa como um espelho que não é assim quando entramos nas nossas estradas.
Por tanto em condições reais temos que juntar uma outra caracteristica que é a flexibilidade da carcaça (não sei o termo tecnico portugués..the body of the tire) do pneu e da mistura da borracha deste pneu ( em teoria os pneus para chuva são mais moles). O alcatrão das estradas e a sua tipologia causa micro ou macro impactos no pneu que pode "viver" estes impactos em duas formas..ou absorver ou tranferir esta energia..claro.
Aquí entra em jogo a flexibilidade, logo uma carcaça mais fexivel será mais eficiente em termos de velocidade em quanto não temos vibrações applicada e transferidas ao sistema roda ( aro e raios)..o pneu será mais rapido. Os tubulares mesmo pelo facto de ter uma estruttura mais uniforme a respeito do pneu conseguem absobver em forma melhor estes traumas.

Agora um outro parametro é o tamanho...23 ou 25 ou mais? Vantajem desvantajem...
Os estudos feitos mostram como um tamanho de 23mm é o compromisso ideal para um ciclista de peso medio ( acho 75Kg) nas nossas estradas. Ciclistas com pesos light podem encontrar no 21 este "ideal". Para os mais pesados o 25 é o ideal e tambem para o uso no Pavé. Nas corridas Gran fondo tipo a Eroica ( toda em estradas brancas da Toscana ) como na Paris-Roubaix o tamanho pode chegar ao 27/28mm....

A pressão tambem tem influencia; mas não há uma pressão ideal para todos ovviamente...pois, esta é em função do peso do ciclista e das condiçoes meteo....normalmente atras deve-se juntar 0.5 bar...com chuva é aconselhavel baixar um pouco para favorecer a aderencia. Em todos os casos cada um deve provar e ao fazer isso as variações devem ser feita com um range 0.5 bar até encontrar o ideal.

Eu ando agora com 1.5":))) slick osseja 38 mm a 4 Bar!! e realmente o comfort é brutal....ehehe...mas na minha proxima fininha vou montar minimo 25mm embora seja bastante leve..66kg; acho que em percursos acima dos 100 km a final o comfort é que conta, estamos sempre a falar de cicloturistas. Na pratica penso que a nivel de velocidade não muda mesmo nada entre um 23 e um 25 se calhar em estrada com mau piso o 25 ganha em performance precisando uma pressaõ menor logo maior poder de absorver os micro buracos.

Assunto complexo não é?:p

abrç

Fabry
 

OTALEM

Member
Eu uso numa bike specialized roubaix pneus specialized espoir elite 25 que são os orginais,.Já rolei com jantes ultegra e pneus continental 4000s.Pessoalmente gostei mais destes mas penso que a diferença estará mais nos pneus ,qualidade,do que no facto de uns serem 23 e os outros 25. Diz-se que a medida 25 é mais confortável.Eu pessoalmente considero os continental mais rápidos e mais seguros.Quando gastar os espoir vou montar 4000s mas em 25.
 

patrick pires

Well-Known Member
João para o dia a dia o 23 é mais que o suficiente.. absorve bem as vibrações, rola bem etc..
O 25 é bom se tiveres ideia de ir a Paris Roubaix.. se não não tiras proveito nenhum.

abç
 

joao.ads

Well-Known Member
João para o dia a dia o 23 é mais que o suficiente.. absorve bem as vibrações, rola bem etc..
O 25 é bom se tiveres ideia de ir a Paris Roubaix.. se não não tiras proveito nenhum.

abç

A minha ideia de por os 25 era uma velhota de aluminio que tenho, para ficar um bocadito mais confortavel, visto que é bem mais desconfortavel que a de carbono com Continental GP4000S.

Na volta se pusesse uns Continental GP4000S 23 na de aluminio em vez dos Vredestein que estão montados nela já tinha mais conforto
 

patrick pires

Well-Known Member
Por exemplo.. penso que será o melhor investimento.
Se vires que não te satisfaz, tentas os 25 e ganhas 2 pneus 23 para a de carbono.. ;)
 

joao.ads

Well-Known Member
hehehe, para usar para o ano que já vi que os GP4000S são para lavar e durar. Já tem quase 3000 km e estao impecaveis
 

Magic 10

New Member
Nas rodas antigas tinha 23 mas nas novas optei por 25

O que me levou a isso foi o facto de que tal como aconteceu á algum tempo se passar dos 18 para os 23

Brevemente quase toda a gente vai passar também para 25 que é o caso do pelotão internacional

O ano passado já saíram bastantes noticias que a maioria do pelotão já estava a usar 25 em detrimento dos 23, as razoes, as reticencias de alguns

No meu caso em particular estou bastante satisfeito mas não posso avaliar só a dimensão dos pneus porque muita coisa mudo desde as rodas ao tipo de pneu

Passei de umas rodas de Al para umas de carbono

De pneu para tubular

E de Michelim Lytium para Shwalbe Ultremo

Parece-me que com tanta mudança a passagem de 23 para 25 nem se percebe mas é para ficar!!!
 

dgzbj40

New Member
Saiu um artigo muito completo e interessante na penúltima Cyclist, acerca desta temática. Se tiver tempo e pachorra traduzo no fim‑de‑semana.
 

bitten

Member
Pessoal vou aproveitar este tópico para pedir uma ajuda.

Tenho na minha bicicleta dois pneus Mavic (23mm) com 3000 kms e o de trás já me furou umas 5 vezes, com cortes profundos, enquanto o da frente continua impecavel.

Estou a pensar em comprar os GP4000s, para substituir já o pneu de trás, mas tou em dúvida pelo perfil. Se usar 25 mm atrás e 23 mm à frente, sinto muito a diferença?

Basicamente é parecido a isto:http://www.bike-discount.de/shop/k373/a85164/grand-prix-attack-force-set.html

Alguém usa a combinação 23 à frente e 25 atrás?
 
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