• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Planicies e montados - 300 - 2017

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Já fiz uma visita ao site Randonneurs Portugal

e já tenho o dito Regulamento, >>> e já li <<<

Já me podia ter dito que isso do Brevt Planicies e Montado 300@2017.

Já era já fui já se passou.


Mas o regulamento tem coisas interessantes (Artigo 5º entre mais alguns pormenores vai lá vai )

E a velha historia só vai quem quer.
 

Kongas

Active Member
Nunca fiz nenhum brevet porque... nunca me consegui inscrever, nunca há vagas! Se calhar tive azar e tentei sempre ir aos brevets com maior procura...
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Anda anda sempre se vai sabendo alguns pormenores que estão por de traz destes Randonneurs Portugal.

Não é a primeira vez que se houve dizer nunca me consegui inscrever, vagas poucas e só para os Randonneurs já cativos e que alinha no esquema há montado com outros interesses já á muito instalados.
 

vhugocosta

Well-Known Member
JPLopes ESCREVEU ISTO

Back to topic ...
paguei o seguro 2017 ... cheguei a pensar fazer esta ... mas agora não estou disponivel ...



Uma questão isto porque eu ainda não fotocopiei o dito REGULAMNETO

Eu neste momento tenho 2 seguros para andar de bike ok, tenho que fazer um outro dos Randonneurs para ir a inventos Randonneurs .

Tenho que ler o REGULAMNETO.

Desde o ano passado que a questão do seguro deixou de ser obrigatória. Ao pagares a cota anual (10 eur) e posteriormente as inscrições, ficas automaticamente abrangido por um seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil. No final, e se conseguires concluir a serie completa, o valor da joia anual será revertido na respectiva medalha de Super Randonneur.

Já fiz uma visita ao site Randonneurs Portugal

e já tenho o dito Regulamento, >>> e já li <<<

Já me podia ter dito que isso do Brevt Planicies e Montado 300@2017.

Já era já fui já se passou.


Mas o regulamento tem coisas interessantes (Artigo 5º entre mais alguns pormenores vai lá vai )

E a velha historia só vai quem quer.

Foi no fim de semana passado...e as inscrições terminaram a 05 de Agosto. Mas repara o @Paulofski colocou o link do STRAVA da Lenita que é uma "menina" que se iniciou nestas andanças o ano passado. Pensei que te tivesses percebido isso...

De volta ao Regulamento, o que tem de extraórdinário o Artª 5? Para ser mais fácil vou citar:

"Artigo 5º ‐ Durante o BRM cada ”randonneur” é considerado como estando em passeio pessoal, devendo respeitar o código da estrada e sinais de trânsito. O "Audax Club Parisien", a organização, o representante ACP e a sua associaçãode referência não podem em caso algum ser responsabilizados pelos acidentes que possam ocorrer do decurso de um "brevet".

Com que parte? Entende uma coisa, os brevets não são provas, são desafios individuais. Já viste em Portugal alguma Lista de Classificação final relativo a qualquer brevet? Não!! Os brevets pautam-se na generalidade pela simplicidade de percorreres um percurso que te é proposto dentro de uma janela de tempo; chegues 2, 3, 10horas ou 1m antes do tempo limite, ganhas o mesmo...nada!!! quanto mais tens direito a receberes em casa uma cartolina amarela devidamente homologada, e a comprares uma medalha, simples assim. Sobre o facto de a organização não se responsabilizar, julgo que é a mais comum das clausulas de salvaguarda das organizações neste tipo de eventos. Já agora, lembro-me qualquer coisa, que foste fazer um Grandfondo no Algarve que gerou uma polémica, mas aparte disso que não importa para nada, chegaste a ler o Regulamento? eu li, e sabes o que encontrei? Olha vê lá:

8. DINÂMINCA DA PROVA
8.1. A prova decorrerá em ESTRADAS ABERTAS AO TRÂNSITO. Todos os participantes deverão respeitar escrupulosamente as regras de trânsito constantes no código da Estrada, com especial atenção à obrigatoriedade de circular na sua mão e respeitar as regras de prioridade nos cruzamentos. Quem não respeitar estas regras será imediatamente expulso da prova e ficará impedido de participar em posteriores edições da prova. Cada participante deverá, na altura do levantamento da documentação, entregar uma declaração fornecida pela organização e devidamente assinada pelo atleta, em que declara conhecer e assumir os riscos inerentes à participação numa prova aberta ao trânsito. Nesta declaração o atleta exclui a possibilidade de responsabilizar a organização por qualquer acidente derivado da sua participação na prova. No entanto todos os participantes estarão cobertos pelo seguro, seja federativo seja pelo seguro de prova subscrito pela organização.

Mas fiquei curioso sobre o outros pormenores regulamento que te "indignaram" ou que te saltaram á vista..

Anda anda sempre se vai sabendo alguns pormenores que estão por de traz destes Randonneurs Portugal.

Não é a primeira vez que se houve dizer nunca me consegui inscrever, vagas poucas e só para os Randonneurs já cativos e que alinha no esquema há montado com outros interesses já á muito instalados.

Bem que perdi logo em seguida... a avaliar pelo teu comentário, já percebeste isto tudo, não é?? sendo assim para mim não vale a pena continuar. Ficas com a tua verdade, baseado sabe-se lá no que e em quem, e eu sigo com a minha opinião, sendo que dessa forma ficamos ambos felizes, certo? Até uma próxima.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Nunca fiz nenhum brevet porque... nunca me consegui inscrever, nunca há vagas! Se calhar tive azar e tentei sempre ir aos brevets com maior procura...

Acredito que sim, e o que te aconteceu é transversal para quem nunca participou, como para quem já leva uns anos disto, e tem haver com um fenomeno que se iniciou em 2016 que foi um aumento exponencial do interesse pela modalidade desproporcional com a estrutura organizativa, mas acho que vale a pena uma exposição da minha parte, e baseada na minha experiência, para (mais uma vez) não haverem más interpretações e possam ajudar-te no futuro caso tenhas vontade de participar.

Primeiro, não sei quais os brevets que tentaste inscrever-te, mas posso adiantar-te que por exemplo no caso do L'Antique que é o primeiro do ano, julgo que as incrições abriram em Dezembro, e a muitos dias da data limite esgotaram; geralmente é um brevet muito concorrido. Já pelo Norte e continuando na casa dos 200k, também rapidamente esgotaram porque o percurso foi novidade, e só da Corunha vieram 5/6 pessoas. O Lost 300 a Sul, ainda é muito concorrido pelas pessoas que fizeram o L'Antique e querem dar mais uma passo, por isso...depois vem o Barroso 300, reconhecido por ser duro, desafiante e brindado por uma boa posta (para quem quiser) perto de Boticas, geralmente esgota, somado ao facto de mais uma vez os nossos amigos da Corunha voltarem em peso. O Alqueva 400, como é o unico de 400 e necessário para a homologação de Super Randonneur, as pessoas não se repartem entre o Sul e Norte como nas distancias anteriores, e apesar de sermos poucos, já dá para encher as vagas que são geralmente comuns em todos os brevets.

Porém, outros houveram em que não se esgotou os lugares disponiveis como por exemplo, o Beirã 200, o Planicies e Montados 300 no fim de semana passado, e o Portugal na Vertical 600. Mas ainda relativo a este assunto não sou a pessoa mais indicada para te confirmar mais dados. Por principio só falo do que sei.

Mas voltando á questão dos lugares (ou falta deles) já tantas vezes abordada, e quase sempre de uma forma negativa, o tal fenomeno que te comentava também nos apanhou, a nós que já andamos nisto á algum tempo, e nem por isso fomos beneficiados. Simplesmente tivemos de procurar outras soluções para cumprir os nossos objectivos. Portanto, digo-te com toda a franqueza e com prejuizo próprio que quem lidera este projeto não pode ser acusado de falta de isenção neste assunto. Houve desde 2016 a entrada de muita gente nova, e que ainda por lá continua, e se nos anos anteriores não tinhamos de nos apressar para garantirmos a nossa presença, hoje em dia não é assim. Portanto o meu conselho para ti é simples, está atento ao facebook, e mal notifiquem a abertura das inscrições, inscreve-te..tem sido assim assim para toda a gente, de tal forma que até já brincamos com isso!! Já fazemos apostas entre nós para ver em quantos dias é que esgotam...

Para terminar, é legitimo questionar um numero de vagas "tão reduzido"?? Tendo em conta o que acontece com outros eventos em que se fala de muitas centenas e milhares de participantes, efetivamente podemos lançar essa questão, mas certamente que quem está a frente disto tem as suas razões para "querer" que seja assim. Não falo pelos outros, mas digo te que se um dia ouvires a explicação dessas pessoas, verás que faz todo o sentido. Uma coisa é teres uma estrutura organizativa de dezenas de pessoas, sponsors, batedores, etc e dessa forma mandares centenas de pessoas para estrada em que consegues controlar a grande maioria dos factores externos, outra coisa é como nós fazemos, por nossa conta, em autonomia, na grande maioria das vezes por muiiitas horas e km em auto-gestão, e que por si só já acarreta um sentido de responsabilidade pessoal muito grande (o muitas vezes falado "saber parar"), soma-lhe a isto o cenário que vivemos nas nossas estradas, o clima, etc e verás que se não se limita perde-se o controle. Acho que entendes-te o que quero dizer...
 

Kongas

Active Member
Assim de repente, acho que tentei inscrever-me em todos os de 200km de 2016 e 2017. Achei sensato começar pela distância mais curta.

De qualquer modo, agradeço a explicação dada, e o tempo que perdeste a fazê-la.

Como cada vez vou dando voltas maiores, e me sinto regressar a uma boa forma que já tive, tinha como objectivo em 2019 vir a fazer o PBP, mas convenhamos que com esta escassez de vagas é arriscado, falhas a inscrição num de 400 ou 600 e já foste. Acredito que a organização não seja fácil, mas nestes moldes, em véspera de PBP, vai ficar muita gente chateada...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
JPLopes ESCREVEU ISTO

Back to topic ...
paguei o seguro 2017 ... cheguei a pensar fazer esta ... mas agora não estou disponivel ...



Uma questão isto porque eu ainda não fotocopiei o dito REGULAMNETO

Eu neste momento tenho 2 seguros para andar de bike ok, tenho que fazer um outro dos Randonneurs para ir a inventos Randonneurs .

Tenho que ler o REGULAMNETO.
Carlos ... não faças nada ... já não vais a tempo ... pelo menos por cá ...
Na randonneur portugal tens de pagar uma suposta cota, ou jóia anual (10.00 €) que depois serve para pagar seguro das participações ... os teus seguros não serão considerados para o fim dos brevets em território nacional.
No estrangeiro ... os teus seguros podem ser aceites ... mas tem de ser visto caso a caso e com declarações de seguro a declarar a sua efectividade para o caso.
Não ponhas mais lenha na fogueira ... que já estava apagada ... depois chamam-te incendiário ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Assim de repente, acho que tentei inscrever-me em todos os de 200km de 2016 e 2017. Achei sensato começar pela distância mais curta.

De qualquer modo, agradeço a explicação dada, e o tempo que perdeste a fazê-la.

Como cada vez vou dando voltas maiores, e me sinto regressar a uma boa forma que já tive, tinha como objectivo em 2019 vir a fazer o PBP, mas convenhamos que com esta escassez de vagas é arriscado, falhas a inscrição num de 400 ou 600 e já foste. Acredito que a organização não seja fácil, mas nestes moldes, em véspera de PBP, vai ficar muita gente chateada...
Podes sempre fazer um brevet no estrangeiro para ter acesso ao PBP ...
 

vhugocosta

Well-Known Member
@Kongas

De nada, desde que a explicação tenha sido útil...tenho todo o gosto em gastar o meu tempo desta forma.

Foi como te expliquei, em 2016 entrou muita gente nova, e os 200k são os mais concorridos. Desde 2015 que não faço L'Antique...é preciso andar em cima e ser rápido.

Quanto ao que referes sobre o PBP, sim é verdade, e para te ser sincero não sei muito bem como é que o representante vai lidar com esse facto em 2019. Por isso é que é sempre importante ter um plano B ou C, seja pela questão das inscrições, como também porque por alguma razão podes não conseguir concluir o brevet, daí o meu conselho é veres a seu tempo o calendário em Espanha. Não sei de onde és, mas para teres uma ideia, eu sou da região Norte e seja por uma questão de incompatibilidade ou outra qualquer, desde 2015 que visito com mais uns colegas os CC Riazor na Coruna e os Amigos de la Bici em Salamanca. Este tipo de experiências faz-nos por um lado conhecer estradas novas, novos lugares, e sermos confrontados com situações fora da nossa "confort zone", como tmabém perceber como se "trabalha" lá fora ao nível de organização.

Para terminar, este ano ainda vai haver o brevet no Gerês.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
@vhugocosta

Olá boas antes de mais o meu muito obrigado pelas explicações dadas, tanto a mim como ao USER kongas e obrigado ao tempo que perdeste a dar essas explicações todas.

Assim Preto no Branco é melhor.

Portanto neste ano e mais acessível é o brevet no Gerês é isso.

Vhugocosta vou tentar em 2018 me juntar aos vossos brevet

Vou tentar me associar aos Randonneurs Portugal para 2018, ver se estou atento a abertura das inscrições.

Falaste FaceBook qual é o face SFF.

Sem mais.
 
Top