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Pintura de componentes.

tranquilo

Active Member
Pessoal preciso de ajuda de alguém que perceba de pintura, tintas e vernizes.
É assim:
Vou modificar um espigão chinês de carbono que vem com verniz brilhante de origem.
Queria saber qual o grão das lixa(s) que deveria usar para deixar só o carbono à mostra sem danificar.
Queria também saber se conhecem algum verniz transparente com protecção UV e acabamento mate (nem pensar em verniz brilhante :D). Já agora preferia que pudesse ser eu a aplicar (em spray provavelmente não?) bem como umas dicas de como o fazer.

Um obrigado antecipado.

Abraço
 

paradawt

Moderador
Vais começar a aventura da personalização ;)

Força nisso e que corra tudo bem...

Certamente um tópico que tb a mim me dará muito jeito.
 

duchene

Well-Known Member
Quando tirei os gráficos da minha braçadeira de carbono usei lixa de água grão 500+1200 e fui lixando uniformemente até retirar a camada de verniz e a serigrafia que estava por baixo.

Depois dei 4 demãos de verniz em spray mas a qualidade do acabamento nunca é a ideal uma vez que a dispersão é pouco uniforme, comparada com uma pistola de pintura. Ainda exigiu por isso uma boa coçadela com polish para ficar um trabalho aceitável... Podes ver como ficou aqui.

Para uma área consideravelmente grande e visível como o espigão talvez não fosse má ideia confiares o trabalho a um profissional. Ainda assim, se quiseres fazer tu, pede numa boa casa de tintas para pintura automóvel que te coloquem um verniz de qualidade numa lata de spray normal. Sei que há algumas casas que fazem isso. Porque com o verniz opaco standard da loja de ferragens quase de certeza que ficas com o espigão todo marcado só com uma passagem de unha...

Boas bricolages!

EDIT: À pouco, a meio do treino :D, lembrei-me que o VMMS envernizou ele próprio o quadro e os periféricos precisamente em fosco. Mas ele tem certamente equipamento de pintura que, por mais simples que seja, implica um investimento considerável se vais começar do 0 e sobretudo se for para usar uma só vez.
 
Last edited:

Janas

New Member
eu ate te podia ajudar, pois pesco disso....mas é mesmo como o duchene disse....uma peça tao grande vai ser dificil se nao for a pistola..... tens de o pendurar e dar tudo uniforme, o verniz entao ha uma catrefada de referencias...o verniz de lata nao é mau, o problema é que seca rapido.... e tens de ser rapido a dar, senao fica com as manças e parece que fica sobreposto.....

no teu caso se quiseres dar spray arranjas um pau e espetas no espigão (isto com geito é claro) depois com a lata numa mao e a agarrar no pau começas a correr com a lata de uma ponta a outra do espigão enquanto vais rodando o espigao....tens de fazer isso rapido e de preferencia de uma so vez....

lembra-te sempre de uma regra importante....nao é por levar muito verniz que fica bom....é uma volta sem falhas e ta bom.....
 

tranquilo

Active Member
Obrigado pessoal. Foram muito prestáveis.
Janas já agora que estás por dentro do assunto não conheces nenhum verniz com as características que disse? Protecção UV e sem brilho?

O espigão ainda não chegou mas quero ir adiantando as coisas :D

edit:
Pois duchene, não quero fazer esse investimento todo mas eu adoro fazer estas coisas e por causa disso não me apetece mandar a um profissional. Se fosse um quadro, aí era diferente mas um espigão que me ficou por 20€ e pouco (em 2ªmão) dá para ir começando a magicar.
Até já tenho um esquema para anodizar peças de titânio e alumínio em casa mas para mal dos meus pecados é impossível ter o branco e o preto desta maneira :(
 

Janas

New Member
tu tens montes de verniz...so tens de dizer mesmo que tem de ser matte, e protecção UV... (protecção ja traz a maioria), no ramo das motos o mate tem seis tipos de mate, dai que é subgectivo.... como vais pintar carbono normalmente é o menos matte, Menos baço por assim dizer, tipo um dois ou tres, o 1 é para pinturas especiais de matte com preto marfim....tipo o 6 é usado para cores berrantes tipo amarelo florescente....

mas olha que o que queres fazer é mais dificil do que parece.....pelo que entendi tu nao queres pintar...queres polir o carbono e aplicar verniz.... tens de lixar tudo bem, com uma lixa de agua muito mas mesmo muito fina, depois tens de polir, que é a parte mais dificil, e so depois poes o verniz....é diferente de lixar pintar e por verniz.... é no polir ou pintar que ta a diferença das grandes pinturas... polir vais ter de dar um produto e esfregar com fartura.....

depois de polir entao nada de dedadas....
 
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