• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

PIF*Ultra :: Na rota da Vitela - Arouca :: 1 Maio 2011 :: 170Km

Status
Not open for further replies.

duchene

Well-Known Member

_________________________________________________

//// NOTA PRÉVIA ////
[Ler aqui]
_________________________________________________


29eoec8.jpg


//// PIF*U ////

O QUE É?
O PIF*Ultra é, como o nome indica, é um Passeio Informal do ForumCiclismo em versão Ultra. Neste caso ultra é uma palavra bonita para dizer longa distância, ou seja, superior a 150Km.

No seguimento do êxito dos primeiros Passeios Informais do Fórum e das opiniões que fomos recolhendo junto de alguns companheiros que também partilhavam este nosso gosto pelas longas distâncias, decidimos justar esforços, pegar nos mapas e pensar num primeiro passeio que desse o mote para o que esperamos ser uma série de PIF's com uma configuração um pouco diferente do habitual mas em que os espírito animado de quem participa se mantenha.

COMO FUNCIONA?
A ideia é juntar um grupo de companheiros que tenha interesse em experimentar (ou relembrar) uma forma diferente de pedalar, sem pressas, sem pressões, sem pensamento nas médias e nos esquemas de pelotão e, sobretudo, sem qualquer espírito competitivo.

Só com essa predisposição será possível começarmos e acabarmos todos juntos e, fundamentalmente, manter a cabeça desligada de tudo o resto que nos apoquenta no dia-a-dia, concentrando-nos apenas e só em apreciar o percurso, a viagem e a companhia.*

Com isto em mente queremos reunir alguns amigos para pedalar grandes distâncias em estradas menos conhecidas onde cada quilómetro possa ser uma surpresa, e tudo isto longe dos circuitos e itinerários mais comuns dos passeios tradicionais.*

QUEM SE PODE JUNTAR AO PIF*U?
Com esta primeira edição pretendemos criar as condições a quem estiver disposto a arriscar sair da sua zona de conforto, num ambiente mais controlado, possa atrever-se a experimentar algo diferente da habitual volta de domingo.

Ao juntar-se a esta aventura cada um deverá interiorizar que não estamos numa corrida e que esta não será a tradicional volta de fim-de-semana onde se "picam" com os amigos na subida X ou simulam metas volantes na recta Z. É um dia exclusivamente para passear pelo puro prazer de o fazer. Utilizando a gíria dos ciclistas, é um dia para andar exclusivamente a Gasóleo!

Naturalmente que, apesar de todos serem bem-vindos, procuramos proporcionar a quem se juntar a nós um dia de ciclismo memorável pelas melhores razões. Assim, cada um deverá fazer uma reflexão sobre a sua condição física e sobre a capacidade de enfrentarem uma distância respeitável num terreno que tem um grau de dificuldade assinalável. Quem está habituado a fazer voltas a rondar os 120Km conseguirá certamente cumprir os 160Km do PIF*U. De igual forma, quem chega de rastos depois de 80Km à beira mar, terá de ter noção de que fazer o dobro dessa distância provavelmente ainda não será recomendável.

Ou seja 170Km são sempre 170Km e por isso cada um deverá autoavaliar-se no sentido de perceber se estará em condições de realizar a totalidade do percurso sem sofrimento desnecessário, que deitaria por terra um dos pilares destes PIF*U que é o gosto de pedalar por e com prazer.

Os horários são tudo menos convencionais, mas quem tiver a coragem de fugir à rotina garantidamente que não ficará desapontado.


//// 1º PIF*ULTRA :: 1 MAIO 2011 ////

O PERCURSO
O percurso neste momento encontra-se já fechado. Para iniciar esta série de longas aventuras, este primeiro PIF*U terá uma distância de 170Km que se desenrolarão ao longo das margens do Rio Douro numa fase inicial, inflectindo depois para sul, ao longo do vale do Paiva numa paisagem mais agreste mas também de elevado valor cénico, regressando depois por Arouca e pelo interior esquecido até V.N. de Gaia, seguindo depois de regresso ao Freixo.

É um percurso circular com partida e chegada na zona do Freixo, na cidade do Porto. Apresenta-se bastante heterogéneo, quer no perfil das diversas secções e zonas que o compõem quer na diversidade cénica que se vai desfolhando ao longo dos quilómetros.

Teremos oportunidade de seguir o Douro, de o atravessar para a margem sul e de enfrentar depois o último espreguiçar do maciço de Montemuro em direcção ao Rio Paiva, que nos acompanhará em parte do percurso. Atravessado um dos rios menos poluídos da europa iremos enfrentar uma das grandes dificuldades do dia a caminho de Arouca. Daí, vamo-nos embrenhar em estradas secundárias que raramente são brindadas com a presença de um automóvel e que certamente criarão um ambiente único de isolamento ao grupo de ciclistas. A fase final é o regresso à civilização e ao ponto de partida, com uma última descompressão antes da conquista do objectivo final: completar o PIF*U.

Não será disponibilizado um mapa detalhado do percurso ou das altimetrias aqui no tópico uma vez que queremos manter algum suspense e também para não estragar as surpresas que temos reservadas ao longo do caminho. Terão de confiar em nós e na nossa capacidade de escolher um percurso diferente do habitual e de levar o grupo para bons caminhos.

No entanto, no dia será distribuído aos participantes um dossier com o mapa, road book e algumas indicações importantes sobre o percurso, bem como rotas de fuga para quem tiver necessidade de encurtar a sua viagem por qualquer motivo.

NOTAS TÉCNICAS
Tentaremos, na medida dos possíveis, manter a coesão do grupo. É natural que existam alongamentos nas zonas mais exigentes fisicamente, mas tentaremos reagrupar, reduzindo o ritmo, ultrapassado o obstáculo. Haverá zonas de paragem específicas para apreciar determinado elemento da paisagem, para algumas fotos e também para abastecimento e recuperação.

A partir do km 50 não existem atalhos nem forma de voltar ao ponto inicial mais rapidamente do que o percurso que escolhemos por isso cada um deverá fazer, nesse ponto, uma honesta avaliação pessoal, no sentido de perceber se estarão em condições de realizar os restantes 90km. Isto é particularmente importante porque a grande dificuldade do dia fica 40Km mais à frente (ao km 87) com uma longa e exigente subida de 8km e também porque há uma série de obstáculos assinaláveis que se desenrolam entre o km 60 e o km 130 .

Há duas secções completamente isoladas entre os km 83 e 100 e mais à frente entre os km 104 e 130 onde não haverá possibilidade de abastecimentos. Iremos providenciar uma paragem antes da primeira secção isolada onde deverão considerar o abastecimento para as 2 zonas. Se tiverem espaço para mais água no bidão, encham-no! E alimentem-se por antecipação.

O piso é de boa ou excelente qualidade na grande maioria do percurso, sendo que haverá um pequeno troço de 10Km em que o alcatrão é manifestante medíocre mas cuja importância justifica a incursão. Não haverá nenhum troço significativo em paralelo.

O percurso foi escolhido de forma a circularmos em zonas de trânsito reduzido e, em alguns casos, praticamente inexistente. No entanto deverão tomar todas as precauções em relação à vossa segurança e na forma como interagem com os restantes ciclistas e outros utilizadores da estrada.

A parte final será realizada em ambiente mais urbano e, apesar de ser domingo, impõe-se um cumprimento mais escrupuloso das regras do código da estrada, nomeadamente a circulação em fila indiana.

ALTIMETRIA

xofx2x.jpg




//// DATA, HORÁRIOS e LOGÍSTICA ////

DATA
O PIF*U irá realizar-se no próximo dia 1 de Maio de 2011.

LOCAL DE PARTIDA
A concentração será feita na zona da Rotunda do Freixo, na cidade do Porto. O local exacto é o parque de estacionamento do Museu de Imprensa, que fica ao lado do Palácio do Freixo e contíguo à marina do Freixo.

r70y90.jpg


HORA DE PARTIDA
Aconselhamos a chegarem ao local de partida a partir das 7h00

A partida será rigorosamente às 7h30 com qualquer número de ciclistas presentes.

LOGÍSTICA DE PARTIDA
A hora de partida terá de ser rigorosamente cumprida uma vez que temos pela frente longas horas de pedalada e, mesmo não havendo um horário fixo de chegada, quanto mais cedo partirmos maior será a margem disponível para eventuais imponderáveis que surjam no decurso do trajecto.

LOGÍSTICA DO CICLISTA
160Km e mais de 8 horas a pedalar exigem naturalmente alguma logística particular a nível de nutrição e hidratação que deverá ser gerida por cada um consoante a sua fisionomia/fisiologia que conhecerão melhor do que ninguém. Apesar de estar prevista uma paragem de alguns minutos durante a hora de almoço, deverão levar sólidos e líquidos que permitam auto suficiência durante grande parte do percurso. Há essencialmente duas zonas onde, por mais de uma dezena de quilómetros, não existe possibilidade de abastecer e portanto deverão acautelar essa situação para não haver falta de víveres.

Só conseguiremos comunicar com um ciclista que tenha consigo um telemóvel e portanto, não sendo obrigatório, será igualmente altamente recomendável que se façam acompanhar por um telemóvel devidamente carregado e com saldo.

Levar algum dinheiro será naturalmente aconselhável bem como um pequeno cartão com os dados pessoais mais relevantes.

HORA DE CHEGADA
Não há uma hora de chegada definida. Existe a convicção de que no máximo às 18h30 devemos estar todos a chegar ao local de chegada, que será o local de onde partimos ao início da manhã, no Freixo.

Neste horário estimado estão contabilizadas pelo menos 02h00 para paragens de recuperação, reabastecimento e eventuais problemas mecânicos. Nestas contas está considerada uma média de 21km/h que não será em nenhuma altura controlada durante o passeio (daí ser um passeio!) mas que serve como referencial. Da experiência que temos em passeios bem mais complicados não será nada de extraordinário cumprir com este horário e andamento.

Se participarem, por favor reservem o vosso dia exclusivamente para este passeio. Irão causar stress em vocês e nos outros caso tentem forçar o andamento para a chegada ser mais rápida. O ritmo será sempre o do mais lento. Se chegarmos mais cedo ao Freixo óptimo, ainda podem lanchar em casa. Caso contrário, o jantar ninguém vos tira. Compromissos nesse dia, só depois das 19h00!


//// O REPTO ////

Ficam então lançadas as bases deste 1º PIF*U. Gostaríamos de ter a companhia de alguns companheiros de pedal que se identifiquem com este espírito ou que gostassem de experimentar uma forma diferente de fazer ciclismo de estrada.

A confirmação é importante para resolvermos algumas questões logísticas e também para perceber no dia, se falta alguém na chamada.

Vamos adicionando as confirmações à medida que forem surgindo.

Qualquer dúvida que surja não hesitem em colocar, já que teremos todo o gosto em responder

Um abraço e boas pedaladas!
André Carvalho (Duchene) & José Almeida (Fogueteiro)

[COLOR="#green"]//// JÁ CONFIRMADOS PARA A CAÇA À VITELA ////[/COLOR]
Duchene
Fogueteiro
mr.al
Panta
joao49
pedrolobo7
diogo
pantani
João Santos
mariz
Roger
SoR
Tranquilo
kalinas
NiKES
vmms
Fábio

**** NOTA ****
Não será demais relembrar que este é um convite para se juntarem a dois amigos do pedal para um dia a pedalar, não existe a figura da "organização" nem haverá naturalmente um seguro para quem se quiser juntar a nós. Por isso cada um deverá ser responsável pelo seu comportamento na estrada e consequências que daí resultarem.
 
Last edited:

fogueteiro

Active Member
Pois é pessoal, há coisas que não controlamos e esta foi uma delas. O Duchene já disse tudo, por isso só me resta ficar na expectativa...

Reforçando o que já foi dito, eu próprio também telefonei para a CP, para evitar que ouvissem a mesma voz, e foram paremptórios na resposta: "Uma, duas... três bicicletas ainda aceitamos. Mais nem pensar. Dez, está completamente fora de considerações!!!"

Perante esta situação, e para evitarmos correr riscos desnecessários resolvemos partir e chegar ao Freixo.

Pessoalmente até acho que esta versão seja melhor. Vamos poupar cerca de 9,00 em viagens de comboio, o que vai mais de encontro ao verdadeiro espírito dos PIFs; porque vamos andar muito mais tempo em estradas práticamente desertas; está completamente excluída a limitação de participantes.
O local de partida/chegada é muito próximo da AE1 o que torna ainda mais fácil o estacionamento e mais directo para quem vem naquela via.

Finalmente, espero que esta alteração não seja motivo para desanimarem e desistirem. Penso que existem ainda mais aliciantes e razões para estarem presentes.

O percurso está práticamente concluído, faltando ainda limar uns pequenos pontos. O objectivo é saírmos o mais possível das estradas principais, e são alguns desses "becos" que faltam acertar.

Contas feitas faltam 24 dias para o grande passeio.
 
Last edited by a moderator:

osicran

New Member
Uma pena o malogro da hipótese inicial:mad:, mas contra factos não há argumentos... Vocês lembram-se daquela conversa do xiclista a cair de pára-quedas no local da partida?...:) Iria aparecer alguém que não era esperado...mas paciência, esta nova versão também deve ser interessante e cá fico a torcer para que tudo corra às mil maravilhas, na certeza de que a seguir vamos ter aqui uma senhora reportagem. Força, pessoal!
 
Não é por nada mas gosto mais desta nova versão. Além de passar por Arouca, e não é que seja trepador nem algo similar mas gosto de percursos com "alguma" dificuldade. Dado a questão do transporte não se por, levo mais 1 amigo, o Diogo (esteve no PIF II). Cump.
 

pantani

Member
Podem contar comigo, gosto muito do plano B "BITELA";);););)

Obrigado pelo trabalho que têm tido, fogueteiro e duchene.
 

fogueteiro

Active Member
Ficamos contentes por compreenderem a questão. Neste momento só a chuva poderá estragar a festa.

Quanto ao trabalho... se isto é trabalho, mudo já!!! Acreditem que para mim é um prazer, e acredito que para o André também.

A gratificação que exigimos receber é a vossa satisfação no final do dia. A minha está garantida.

Quanto à BITELA... pelo menos a fama existe.
 

duchene

Well-Known Member
Malandros... está tudo a afiar o dente! Isto é um passeio de bicicleta, não é uma convenção gastronómica! ;)

Ainda há pouco estive a fazer o percurso via satélite e posso-vos dizer que é de babar por mais! Fizemos todos os esforços para incluir as melhores estradinhas secundárias destas bandas e sítios onde o Diabo já não passa há uns anos. Aliás, muitos de vós já devem ter passado bem perto de algumas destas pérolas, sem nunca terem dado pela sua presença o que, esperemos nós, deixe um contributo importante para criar em todos o bichinho destas rotas mais alternativas.

Não se esqueçam do espírito do PIF*U: Um dia sem agenda, para desfrutar do puro prazer de pedalar!
 

fogueteiro

Active Member
Quanto ao pão de Ló, por mim, podem ficar com todo. Troco por uma sande de queijo. ;);):D:D

Eu também cá ando a tentar arranjar alternativas... às alternativas. ;):D

Domingo vou fazer um reconhecimento.
 
Eu cá por mim prefiro as castanhas de Arouca e o famossissimo pao de lo ..... Ze e Andre se precisarem de ajuda estou ao dispor. Costumo andar bastante por essas bandas. Cump.
 

fogueteiro

Active Member
Obrigado Pedro, pela ajuda.

As coisas estão a ir em velocidade de cruzeiro. Apenas umas curvas que estão ser estudadas se devem ser para a direita ou para a esquerda, mas nada de especial;);)

Tanto eu como o André, estamos familiarizados com estas estradas, embora queiramos saír o máximo de estradas apinhadas de carros domingueiros.

De resto no dia 1 de Maio, eu e o André poderemos ir com uns olhos negros (mais ele que eu :D:D:D:D:D:D), por ser a nossa maneira de chegar a concenso, mas.... nada de especial.

Só para abrir o apetite a quem ainda está indeciso ou não está apensar ir.

A última é apenas uma miragem. Temos que nos contentar somente com as sandes.


pontriopaiva1.jpg



alvarenga.jpg



carnevitelaassadanoforn.jpg
 

duchene

Well-Known Member
Só mesmo nós para chegar a vias de facto à conta de um bocado de alcatrão perdido no meio do monte e que ninguém se lembra que existe... :D

No final o que importa é a vontade de querer fazer e de avançar para o desafio...
 

pantani

Member
Fotos com paisagens de cortar a respiração, gosto especialmente da ultima, sem dúvida candidata a património mundial.;););)


Vamos lá treinar, está quase, só falta 22 dias.
 

duchene

Well-Known Member
Hoje foi dia de fazer algumas das estradas do PIF*U e também de confirmar soluções de reserva, caso exista algum imponderável. Num dos troços que vamos percorrer e que integrei hoje na minha volta está tudo em ordem, sem obras e sem muitos automóveis ou outros obstáculos inesperados. A paisagem, essa mantém-se deslumbrante e a estrada estende-nos um convite irrecusável.

Amanhã é a vez do Zé se dedicar aos reconhecimentos, um pouco mais a sul.

Para a semana será feito, em princípio, o reconhecimento final para se elaborar o roadbook.

Para já, tudo a rolar como previsto para um dia bem passado!
 

el gato

Member
...tanto a 1ª versão como esta última sugerida são de enorme bom gosto, parabens ao duchene bem como ao fogueteiro...
...com muita pena pena minha não vai ser possivel participar neste passeio informal já que recebi a confirmação do hospital para ser operado no dia 19 de Abril e como devem compreender não estarei nas melhores condições fisicas para enfrentar este bonito passeio dado o tempo que certamente irei ter de recuperação...é assim a vida...
...como em ocasiões passadas e certamente num futuro próximo irei participar com enorme gosto nos nossos encontros de amigos deste forum...bem hajam...

um abraço
el gato
 
Ainda bem que tudo esta a correr conforme planeado. Este fds já fim +- 200km a preparar-me para o evento (sempre em ritmo baixo, é o unico que conheço ... lol)
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

é quem mais treina!!!;););) Xicha, andamos todos cá uma vontade!!;);) Anda bem.

Ao contrário do que pensava não pude fazer um reconhecimento por terras da vitela. Domingo espero que possa ir para fechar definitivamente o percurso.

Bem, o Ministério da Saúde decidiu estragar um pouco a nossa festa. Já são dois participantes que não nos podem acompanhar, pelo mesmo motivo: Cirugias marcadas.

È claro que estou a brincar. O mais importante é que corra tudo bem... A saúde em primeiro. Já agora desejo, desde já, as melhoras.
 
Status
Not open for further replies.
Top