• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pessoal preciso de um Lubrificante para a corrente.

albertosemcontador

Well-Known Member
vou aproveitar pois aparentemente esta questão será menos trivial do que a minha ignorância achava!

eu uso este óleo da decathlon tanto para a minha BTT como para a de estrada.
alguém tem feedback? deverei apostar em algo mais profissional?

segundo percebi então, no final de cada volta eu deveria pegar num pano, sprayar um pouco de desengordurante (tenho o deste kit), encostar o pano à corrente e rodar o pedal umas vezes para correr por ali? nesta altura devo subir e descer mudanças ou não há necessidade?

quando vou sair, ou a seguir à limpeza deveria SEMPRE olear a transmissão? basta sprayar e com a corrente, correr a k7 toda?

Nao lgass

E so passar a corrente pelo pano...

Sem desengordurante

E depois no outro dia, antes de sair para o treino deita um bocadinho, pouquinho oleo de novo... E volta a passar a corrente pelo pano antes de sair a rua...de forma mais suave que a anterior, pois aqui e so para remover excesso de oleo e na anterior e com mais friccao que e para remover sujidade...

Nao precisa subir ou descer as mudancas, estamos a falar so de manutencao de corrente, nao estamos a falar de pedaleira nem cassete...

Fazendo isto sempre so na corrente esta tambem a preservar a cassete e a pedaleira, automaticamente...

O desengordurante usa so quando fizer a limpeza\lavagem da bike...

grande abraco...
 

loudiogo

Member
Eu continuo fiel ao meu MORGAN BLUE SYN LUBE ou RACE OIL...ja ha uns anitos...:) ja gastei umas boas dezenas de tubos...Da para Inverno e Verao!! O RACE OIL

Tirando esse, recomendo tambem o ROCK N ROLL...mas aqui ja tens um so para inverno e outro so para verao, nao ha 1 que de para os 2...Dry and wet lube...

MORGAN BLUE RACE OIL, o que uso e todo o ano...

grande abraco

onde se compra produtos morgan blue em portugal?
 

orange

Active Member
Eu compro Morgan Blue em Águeda na RideMyBike (uso o Extra Dry Lube). Apesar de plenamente satisfeito, quando acabar vou experimentar o Race Oil referido pelo Albertosemcontador.

Existe página do Facebook, se não estou em erro, MorganBluePortugal onde podem saber a lista dos revendedores por zona (foi o que fiz).

Aplico o óleo desta forma https://www.youtube.com/watch?v=zXGpYtwmIQ4

Abr.
 

Morg

Well-Known Member
A adquirir??? Acho que não me fiz entender, desaparece em poucos kms. Nunca mais comprei, aliás ainda o devo ter lá por casa.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu compro Morgan Blue em Águeda na RideMyBike (uso o Extra Dry Lube). Apesar de plenamente satisfeito, quando acabar vou experimentar o Race Oil referido pelo Albertosemcontador.

Existe página do Facebook, se não estou em erro, MorganBluePortugal onde podem saber a lista dos revendedores por zona (foi o que fiz).

Aplico o óleo desta forma https://www.youtube.com/watch?v=zXGpYtwmIQ4

Abr.

Muito bem...:) andas a aprender tu...:) estas a ficar pro Orange...:) Viste so um bocadinho... que ele deitou!! :) e depois do video diz, wipe any excess...:)

Como ele faz aqui....Este rolls pro tambem e muito bom...tambem tens que experimentar este...:) Mas este tem que ficar a assentar durante umas horas...O outro nao...O race oil pega logo...E meter e andar!!!

https://youtu.be/kW5tquV3ANw

grande abraco
 

Dempsey

Member
Tenho utilizado sempre óleos da motorex mas fico com a corrente toda preta, e o óleo nem dura assim tanto na corrente, acho que suja mais do que lubrifica.

Hoje por acaso lavei a burra e apliquei um óleo que deram no skyroad da lousa, Star BluBike, não conheço mas experimentar não custa
 

orange

Active Member
Muito bem...:) andas a aprender tu...:) estas a ficar pro Orange...:) Viste so um bocadinho... que ele deitou!! :) e depois do video diz, wipe any excess...:)

Como ele faz aqui....Este rolls pro tambem e muito bom...tambem tens que experimentar este...:) Mas este tem que ficar a assentar durante umas horas...O outro nao...O race oil pega logo...E meter e andar!!!

https://youtu.be/kW5tquV3ANw

grande abraco

Ora, aprender não ocupa espaço e aplicava o óleo de forma completamente errada. Irei ter em consideração também o rolls.

Já agora, usas o chain cleaner da Morgan Blue também?

Abr.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ora, aprender não ocupa espaço e aplicava o óleo de forma completamente errada. Irei ter em consideração também o rolls.

Já agora, usas o chain cleaner da Morgan Blue também?

Abr.

Tudo morgan blue...:)

Oleo, chain cleaner, ou seja desengordurante, o desengordurante e assim...

Metes a bike no stand seca... Chegas la com aquilo e com um pincel ate da gosto... molhas so uma pontinha do pincel, sempre a pincelar em volta da cranck, de um lado ao outro, correia, desviadores, frente e tras, vais as rodas que supostamente estao fora do quadro, molhas o pincel mais um bocadinho, pincelas a cassete e tal...sempre a pincelar... So com o desengordurante e usando oleos morgan blue..Porque sao oleos leves e o desengordurante e potente e estao preparados quimicamente para fundir, so com esse metodo da pincelagem, sem agua nenhuma, sai praticamente tudo...ficas logo com a transmissao a brilhar ainda antes de ires buscar a mangueira...Quando fores buscar a mangueira e o toque do mestre..:)

O metodo e ja conhecido da abertura de um dos maiores classicos de sempre na historia do ciclismo

este aqui...

https://youtu.be/zxBTVU9JDrA

Como ele ta a fazer e que e bem feito...:)

Depois tens esta pecinha aqui...

7EQS743.jpg


que e para prenderes a correia e rolares a correia por ai enquanto limpas com o pincel, assim podes tirar as rodas, correr a corrente normalmente enquanto a limpas e claro rolar bem como ele esta a fazer e depois a cassete e limpa na roda em separado como deve de ser...

basicamente o que precisas para limpar a bike...

E isto

SVw4dfM.jpg


e sabao...

depois de a secares bem sequinha, e bem montada e com o torquimetro dares um toquezito aqui e ali ao torque correto...sempre com torquimetro, nos parafusos que se podem ir desapertando, podes por um bocadinho de...

BLJzHj5.jpg


da forma como tu ja sabes...:)

depois esta parte tambem muito importante...Calcificar os cabos ...Ou seja so um bocadinho desta pasta a prova de agua nas pontinhas dos cabos, so uma ervilhinha pequenina, nas partes da juncao, dos cabos aos travoes e desviadores...As partes onde ha movimento dos cabos e ha friccao...

E tambem muito importante...nos pedais...Nao e no pe do pedal mas e em volta do pedal axle...Assim nunca fazem barulho...:) Com este aqui: Waterproof paste

h8RosFk.jpg


E pronto levas-te a tua menina ao SPA...:)

Depois Spa para ti recomendo tambem deles...Estes dois produtos...

7gdNpEO.jpg


PRE TREINO:Aquele que esta no tubo cor de laranja e mais para dias de inverno muito frios, massajas as pernas antes de ir para estrada com ele...E e como se ja tivesses feito um pre aquecimento no trainer...:) e claro para usar em dias em que pressentes que vai ser um daqueles dias...:)

POS TREINO:Agora aquele que esta no boiaozinho branco!!! Meu amigo...Aquilo e magico!!! Aquilo da-te uma sensacao nas pernas do melhor que ha...Depois de um treino puxado, uma massagemzinha com aquilo...O amigo...nem sabes o que e bom!!

Esse creme de massagens e que e o Ex libris da marca, ha historias de gajos no pro peloton que nao sao patrocinados por eles e vao pedir aos outros autocarros, as outras equipas, empresta ai o creme milagroso...:) E claro... No fundo eles tambem estao sempre nos gts carregados de caixas e normalmente tambem dao sempre mesmo aqueles que eles nao patrocinam... Nao e por acaso que eles estao em quase todas as equipas...:)

O creme de friccao deles tambem e muito bom...Embora ultimamente tenho usado mais o da rapha...porque o da rapha cheira bem para *******!! :)

ja levas-te aqui um treininho amigo orange...:) ahh categoria...:)

grande abraco...
 

sneijder

New Member
Excelente post Sir Alberto, só por isso os senhores da Morgan Blue deviam enviar-te umas caixinhas extra :)
Essa peça também se arranjará nos revendedores Morgan Blue? Amanhã vou ver se encontro isso pois de facto dá muito jeito para limpar a transmissão em condições.
Boas pedaladas...
 

hmhmhm

Member
Alguns posts do albertosemcontador deviam ser emoldurados aqui no forum. Para iniciados e leigos nestas andanças, como eu, a informação e conhecimento que transmite é inestimável.
Obrigado!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Excelente post Sir Alberto, só por isso os senhores da Morgan Blue deviam enviar-te umas caixinhas extra :)
Essa peça também se arranjará nos revendedores Morgan Blue? Amanhã vou ver se encontro isso pois de facto dá muito jeito para limpar a transmissão em condições.
Boas pedaladas...

Sneijder Sim amigo... Pode vir com um kit ou pode ser comprada em separado...E uma peca morgan blue...Muito obrigado...

grande abraco

Alguns posts do albertosemcontador deviam ser emoldurados aqui no forum. Para iniciados e leigos nestas andanças, como eu, a informação e conhecimento que transmite é inestimável.
Obrigado!


hmhmhm Amigo deixaste-me muito feliz...:) Muito obrigado... O que precisares de mim ja sabes..Ca estarei...Nao sou eu... Nao e de mim...

E da qualidade dos iniciados que esta ca a entrar ultimamente...e tu es um deles...Se bem vindo...Ao "outro lado" o "lado escuro" o "lado lunar" da estrada como muitos chamam por outras vizinhancas...:)

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Muito boa info, obrigado. Com que freq das essa banhoca completa a menina?

Se tiver mau tempo, principalmente chuva e com treinos todos os dias e 1 vez por semana. E importante com chuva por causa da sujidade que se acumula no quadro e tambem do desgaste dos materiais... Se nao levarem waterproof paste nos cabos e nas partes de friccao, da origem a barulhos e problemas mecanicos, ferrugens por dentro das anilhas e parafusos etc...

Quando o tempo esta bom...E de 2 em 2 semanas... Normalmente... Mas claro...Eu sou eu...E nao tem que ser...

Agora com aquele truque de passar o paninho antes e depois e deitar umas pinguinhas de oleo de cada vez, se for um oleo fino...Agarra sempre, fica preto, mas tens a vantagem de conseguir tira-lo todo com o rolar da corrente no pano cada vez que chegas a casa do treino antes de a enconstar...

Nessas condicoes consegues te safar 1 mes ou mais a vontade e ela nao fica mal ao lado de ninguem...

Obrigado...:)

grande abraco...
 

hmhmhm

Member
albertosemcontador said:
Se bem vindo...Ao "outro lado" o "lado escuro" o "lado lunar" da estrada como muitos chamam por outras vizinhancas...:)

grande abraco...

Lado lunar..

Realmente é preciso ser lunático para escolher uma hora de ponta no centro do Porto, para pela primeira vez experimentar uma bicicleta de estrada, pedais de encaixe, etc...............
Espero bem que ninguém tenha reparado nas figuras desse gajo! - Todo equipado, com um look super pró, e a voltar, a pé, pelo mesmo caminho que foi em minutos.

Confesso que fiquei assustado! Pois, esse gajo fui eu hoje
:eek::eek::eek::eek::eek::eek:

Acho melhor esperar pelo fim de semana...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Lado lunar..

Realmente é preciso ser lunático para escolher uma hora de ponta no centro do Porto, para pela primeira vez experimentar uma bicicleta de estrada, pedais de encaixe, etc...............
Espero bem que ninguém tenha reparado nas figuras desse gajo! - Todo equipado, com um look super pró, e a voltar, a pé, pelo mesmo caminho que foi em minutos.

Confesso que fiquei assustado! Pois, esse gajo fui eu hoje
:eek::eek::eek::eek::eek::eek:

Acho melhor esperar pelo fim de semana...

Amigo todos nos comecamos por algum lado!!

Uma coisa que aprendi ao longo dos anos com a experiencia que este desporto tem de mais bonito e falo do ciclismo de estrada e que nao deve ser sobreestimado...E preciso ter muito respeito por ele...

Mas tambem, e aqui e que entra a parte mais bonita da coisa e que, nao nos devemos sobreestimar a nos proprios tambem e normalmente quando gostamos de nos, temos confianca e acreditamos e gosto, temos respeito e respeitamo-nos a nos proprios.... normalmente e na maior parte das vezes sao mais as horas que nos surprendemos a nos proprios do que aquelas que nos desiludimos conosco!! que tambem as ha!! :)

Foi uma primeira licao, direi uma licao e peras...:) Considera-te previligiado, nao deixes que ninguem te ridicularize e amanha volta a pegar nela outra vez, com a tua cabeca levantada, pois nao fizes-te nada de errado e com a mesma confianca que tives-te hoje e depois e depois...e veras como afinal aquela volta a pe que deste hoje ate valeu a pena!! :)

Quando deres por ti estas a fazer coisas em cima dela que nunca imaginas-te e depois o ceu e o limite!!!

Ahhh e fazer o pino!! as vezes da vontade!! mas essa proeza ai nao vale...:)

Forca nisso hmhmhm, estas no local certo para aprender...Cidade do porto com carros e uma boa escola, o transito na cidade tem um flow, tem um ritmo, assim que o apanhes veras que e mais facil do que o que parece...Diferente de pedalar em serras, estradas nacionais e montanhas, e sem duvida uma boa escola... como apoio tens aqui este forum cheio de membros com muita qualidade e categoria com muita coisa para te mostrar e ensinar!! Veras...:) estas no sitio certo!! E estas com a atitude certa!! Vens para ficar!!

Se bem vindo...:)

Prepara-te!! :) E vai aos treinos...quer na estrada quer por aqui!!! e veras!! :)

grande abraco...
 

hmhmhm

Member
Amigo todos nos comecamos por algum lado!!

Uma coisa que aprendi ao longo dos anos com a experiencia que este desporto tem de mais bonito e falo do ciclismo de estrada e que nao deve ser sobreestimado...E preciso ter muito respeito por ele...

Mas tambem, e aqui e que entra a parte mais bonita da coisa e que, nao nos devemos sobreestimar a nos proprios tambem e normalmente quando gostamos de nos, temos confianca e acreditamos e gosto, normalmente e nao maior parte das vezes sao mais as horas que nos surprendemos a nos proprios do que aquelas que nos desiludimos conosco!! que tambem as ha!! :)

Foi uma primeira licao, direi uma licao e peras...:) Considera-te previligiado, nao deixes que ninguem te ridicularize e amanha volta a pegar nela outra vez, com a tua cabeca levantada, pois nao fizes-te nada de errado e com a mesma confianca que tives-te hoje e depois e depois...e veras como afinal aquela volta a pe que deste hoje ate valeu a pena!! :)

Quando deres por ti estas a fazer coisas em cima dela que nunca imaginas-te e depois o ceu e o limite!!!

Ahhh e fazer o pino!! as vezes da vontade!! mas essa proeza ai nao vale...:)

Forca nisso hmhmhm, estas no local certo para aprender...Cidade do porto com carros e uma boa escola, como apoio tens aqui este forum cheio de membros com muita qualidade e categoria com muita coisa para te mostrar e ensinar!! Veras...:) estas no sitio certo!! E estas com a atitude certa!! Vens para ficar!!

Se bem vindo...:)

Prepara-te!! :) E vai aos treinos...quer na estrada quer por aqui!!! e veras!! :)

grande abraco...

Era mesmo isto que precisava de ouvir. Obrigado mais uma vez.
 
Top