• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pessoal preciso de um Lubrificante para a corrente.

João Lopes

Active Member
Depois de gastar o Progold prolink, comprei um Finish Line ceramic wet lube por não ter mais nenhuma opção "rápida", o Progold é bem melhor, óleo mais fino, limpa na primeira aplicação e deixa um fino mas duradouro "coating" de lubrificante na corrente. Tentei pesquisar pela net a composição do pro gold e fui parar a tópicos em fóruns americanos do tipo "homebrew chain lube". Fala-se muito de 2 partes /3 partes de Odorless Mineral Spirits (OMS) - Solvente Turpeno para 1 parte de óleo de motor de carro. Experimentei fazer esta mistura, e de fato é bastante idêntico ao pro gold! Limpa a corrente de forma espectacular e de facto quando o solvente evapora, fica a lubrificação na corrente. Apenas testei em voltas curtas (30 a 60km) e funciona bastante bem! Espero testar esta receita caseira em voltas mais longas, mas se a lubrificação não durar, como produto de limpeza de corrente é espectacular, tanto na eficácia como no preço.

Alguém tem mais experiências neste tipo de produto?
 

Daniel

Member
No FestivalBike em Santarém costuma haver boas promoções... Comprei há uns anos umas latas de Brubike, juntamente com o spray de lavagem, com um excelente preço. Sinceramente, e dada a distância temporal, não me lembro do preço, mas lembro-me que a malta fazia fila para comprar e era realmente vantajoso.
Gostei dos produtos lubrificantes, sendo que não acho que agarrem muita sujidade e considero que garantem uma boa lubrificação duradoira.

Este ano, mais logo, vou lá novamente e espero encontrar essas promoções.
 

ncf

Member
Apenas para informar, embora já tarde, que a Morgan Blue tinha um stand de venda na Festibike.

Comprei lá o Syn Lube e o Chain Cleaner.

Abraços.
 
Eu usei esta semana pela primeira vez o Muc-off c3 wet, e até agora estou a gostar, a corrente fica limpa e com uma película de cera, que só é perceptível quando começo a rolar, e fica com um tom molhado.
Até agora 5* e dura bastante.
Andei uns 100km e ainda não preciso retocar.
Mas tenho de limpar melhor a corrente porque como tinha pouco desengordurante não deu para limpar a 100%, antes de aplicar o lub.
 

gonzaga

Active Member
Tudo morgan blue...:)

Oleo, chain cleaner, ou seja desengordurante, o desengordurante e assim...

Metes a bike no stand seca... Chegas la com aquilo e com um pincel ate da gosto... molhas so uma pontinha do pincel, sempre a pincelar em volta da cranck, de um lado ao outro, correia, desviadores, frente e tras, vais as rodas que supostamente estao fora do quadro, molhas o pincel mais um bocadinho, pincelas a cassete e tal...sempre a pincelar... So com o desengordurante e usando oleos morgan blue..Porque sao oleos leves e o desengordurante e potente e estao preparados quimicamente para fundir, so com esse metodo da pincelagem, sem agua nenhuma, sai praticamente tudo...ficas logo com a transmissao a brilhar ainda antes de ires buscar a mangueira...Quando fores buscar a mangueira e o toque do mestre..:)

O metodo e ja conhecido da abertura de um dos maiores classicos de sempre na historia do ciclismo

este aqui...

https://youtu.be/zxBTVU9JDrA

Como ele ta a fazer e que e bem feito...:)

Depois tens esta pecinha aqui...

7EQS743.jpg


que e para prenderes a correia e rolares a correia por ai enquanto limpas com o pincel, assim podes tirar as rodas, correr a corrente normalmente enquanto a limpas e claro rolar bem como ele esta a fazer e depois a cassete e limpa na roda em separado como deve de ser...

basicamente o que precisas para limpar a bike...

E isto

SVw4dfM.jpg


e sabao...

depois de a secares bem sequinha, e bem montada e com o torquimetro dares um toquezito aqui e ali ao torque correto...sempre com torquimetro, nos parafusos que se podem ir desapertando, podes por um bocadinho de...

BLJzHj5.jpg


da forma como tu ja sabes...:)

depois esta parte tambem muito importante...Calcificar os cabos ...Ou seja so um bocadinho desta pasta a prova de agua nas pontinhas dos cabos, so uma ervilhinha pequenina, nas partes da juncao, dos cabos aos travoes e desviadores...As partes onde ha movimento dos cabos e ha friccao...

E tambem muito importante...nos pedais...Nao e no pe do pedal mas e em volta do pedal axle...Assim nunca fazem barulho...:) Com este aqui: Waterproof paste

h8RosFk.jpg


E pronto levas-te a tua menina ao SPA...:)

Depois Spa para ti recomendo tambem deles...Estes dois produtos...

7gdNpEO.jpg


PRE TREINO:Aquele que esta no tubo cor de laranja e mais para dias de inverno muito frios, massajas as pernas antes de ir para estrada com ele...E e como se ja tivesses feito um pre aquecimento no trainer...:) e claro para usar em dias em que pressentes que vai ser um daqueles dias...:)

POS TREINO:Agora aquele que esta no boiaozinho branco!!! Meu amigo...Aquilo e magico!!! Aquilo da-te uma sensacao nas pernas do melhor que ha...Depois de um treino puxado, uma massagemzinha com aquilo...O amigo...nem sabes o que e bom!!

Esse creme de massagens e que e o Ex libris da marca, ha historias de gajos no pro peloton que nao sao patrocinados por eles e vao pedir aos outros autocarros, as outras equipas, empresta ai o creme milagroso...:) E claro... No fundo eles tambem estao sempre nos gts carregados de caixas e normalmente tambem dao sempre mesmo aqueles que eles nao patrocinam... Nao e por acaso que eles estao em quase todas as equipas...:)

O creme de friccao deles tambem e muito bom...Embora ultimamente tenho usado mais o da rapha...porque o da rapha cheira bem para *******!! :)

ja levas-te aqui um treininho amigo orange...:) ahh categoria...:)

grande abraco...

alo a todos.

Vou ressuscitar o topico porque tenho uma questao em relacao ao muscle recovery.
Estive a os produtos da Morgan Blue no site, e o produto ja nao existe com este nome. Sera que agora e o Muscle Relax? Sao a mesma coisa?

abraco
 

johny32

Member
depois esta parte tambem muito importante...Calcificar os cabos ...Ou seja so um bocadinho desta pasta a prova de agua nas pontinhas dos cabos, so uma ervilhinha pequenina, nas partes da juncao, dos cabos aos travoes e desviadores...As partes onde ha movimento dos cabos e ha friccao...

E tambem muito importante...nos pedais...Nao e no pe do pedal mas e em volta do pedal axle...Assim nunca fazem barulho...:) Com este aqui: Waterproof paste

h8RosFk.jpg


E pronto levas-te a tua menina ao SPA...:)

Depois Spa para ti recomendo tambem deles...Estes dois produtos...

7gdNpEO.jpg


PRE TREINO:Aquele que esta no tubo cor de laranja e mais para dias de inverno muito frios, massajas as pernas antes de ir para estrada com ele...E e como se ja tivesses feito um pre aquecimento no trainer...:) e claro para usar em dias em que pressentes que vai ser um daqueles dias...:)

POS TREINO:Agora aquele que esta no boiaozinho branco!!! Meu amigo...Aquilo e magico!!! Aquilo da-te uma sensacao nas pernas do melhor que ha...Depois de um treino puxado, uma massagemzinha com aquilo...O amigo...nem sabes o que e bom!!

Esse creme de massagens e que e o Ex libris da marca, ha historias de gajos no pro peloton que nao sao patrocinados por eles e vao pedir aos outros autocarros, as outras equipas, empresta ai o creme milagroso...:) E claro... No fundo eles tambem estao sempre nos gts carregados de caixas e normalmente tambem dao sempre mesmo aqueles que eles nao patrocinam... Nao e por acaso que eles estao em quase todas as equipas...:)

O creme de friccao deles tambem e muito bom...Embora ultimamente tenho usado mais o da rapha...porque o da rapha cheira bem para *******!! :)

ja levas-te aqui um treininho amigo orange...:) ahh categoria...:)

grande abraco...

Voltando a bater aqui no assunto das lubrificaçoes, manutenções e prevenções, aconselhas que tipo de massa para os cabos e cabeças dos parafusos alberto?

Tive a ver este: Morgan Blue Competition Campa Grease para os cabos. Que te parece? Ou aconselhas outro?
 

Ams43

New Member
Eu só uso daquele barato da Decathlon para correntes! Dá uma passagem suave mas está todo negro já! e suja um bocado pois salta um bocadito! :p
 

Ams43

New Member
Massa para cabos e parafusos uso massa consistente branca normal!

Não sei bem que tratamento estou a dar à bike mas daqui a um par de anos até posso trocar... :p
 

Xequemate

Member
O video é mesmo bom para gastar produto com fartura!!!, nem sequer uma pre´-lavagem com agua....

Também reparei nesse pormenor!

Apesar disso não deixa de ser um bom video. Relativamente aos produtos da Morgan Blue, só tenho o "Chain Cleaner" e sem dúvida que é um produto muito bom. Tenho de testar o "Bike Cleaner".
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
eu utilizo petroleo para limpar em profundidade a corrente e k7. Utilizo detergente neutro para o resto da bike ( se tiver muito suja), senão é só agua e pano microfibras. No final apos secar, spray de silicone, insistindo nas zonas a lubrificar, e com passagem para o quadro com o resto que estiver no pano. Fica muito bom.
Oleo na corrente, o minimo possivel, uma gota por elo - Squirt lube ceramic.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Existe algum inconveniente em usar um link na corrente? É que assim seria mais fácil para limpar!

Um Quick-Link? Não vejo nenhum incoveniente, só vantagens.

Eu uso sempre em todas as bikes/correntes que tenho. Muitas das correntes à venda já trazem esse quick-link para facilitar a montagem e desmontagem
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Existe algum inconveniente em usar um link na corrente? É que assim seria mais fácil para limpar!

O post numero 32 deste topico... Ensina a lavar Uma bicicleta correctamente e Como deve ser!!

Se nao sabe leia o post e aprenda primeiro...

E depois decida se vale a Pena tirar a corrente Ja para meter um Link... Ou Entao esperar que a mesma se gaste e depois com Uma corrente nova de Uma proxima vez, mete o link Tudo incluido no mesmo servico...

Nao me leve a mal!!

So estou a olhar pela sua vida, da sua bicicleta e Claro sua carteira...

Grande abraco...
 
Top