• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Perfil alto. Sim ou Não?

Janas

New Member
perfil alto so serve para rolar...sim é bonito e fica bem....mas subir com aquilo é mais dificil, e tem de estar muito bom tempo....

sem dvida penso que quem pensa em ter rodas dessas deve sempre manter as antigas para rolar no dia a dia e usar as de perfil alto para passeios maiores que se adaptem a nivel de terreno as mesmas......

claro que se forem ricos nada disso é importante e podem fazer o que quiserem.... aqilo quando racha sai caro....
 

Fevereiro

Member
Uma duvida que tenho sobre alto perfil.
Aumentam o chamado "chupão" provocado pelo passar rapido e mais proximo de alguns camiões?
É que já as vezes se leva um susto com baixo perfil.
 

Janas

New Member
com o vento na ponta de uma serra ate a roda da frente vai de lado....quando passa um camiao aquilo é um pavor.....
 

shark

New Member
stress ora viva!!
sem duvida nenhuma já foram alguns sustos.....ainda o ultimo neste passado domingo com aquela chuva e aquele ventinho nem te conto....tive quase para ligar para casa para me irem buscar o problema não foi subir ás antenas o problema foi descer a serra......´como um amigo meu diz só para doidos mesmos...lol
 

shark

New Member
a meu ver as rodas é uma questão pessoal pois têm a ver com o gosto e capacidade financeira de cada um.........sabemos que as rodas de perfil alto sao caras e em alguns casos sao o preço de algumas bicicletas já bem razoáveis totalmente montadas......no meu caso pessoal gosto bastante das minhas mas estou a pensar adquirir um par de rodas leves de perfil baixo pq gosto de ir para a serra do montejunto e da estrela e essas defendem-me um pouco melhor a subir e não tenho de ficar preocupado com os ventos que se apanham normalmente nas serras
 

tranquilo

Active Member
Ando com uma série de dúvidas que gostava que alguém entendido me esclarece-se: Se tivermos dois pares de rodas com exactamente o mesmo peso e pneus, sendo que um dos pares tem perfil alto e o outro perfil baixo, qual será melhor para trepar? Qual é o factor que mais influência tem nas subidas? Inércia da roda ou aerodinâmica (tenho a certeza que é a inércia mas pronto)?

Obrigado
 
Last edited:

shark

New Member
a inércia tem mais influencia nas subidas sem duvida.......acho como experiencia pessoal as rodas de perfil baixo com o mesmo peso das de perfil alto desde que sejam equilibradas defendem-te mais a trepar.......mas tens que ter umas rodas equilibradas porque senão não é só o factor peso que conta pq se as rodas forem desiquilibradas não tens vantagem nenhuma
 

tranquilo

Active Member
Pois mas aí é que reside a minha dúvida. Se a massa dos aros for exactamente a mesma, a roda de perfil alto terá em princípio menos inércia rotacional (que depende do quadrado da distância do centro de gravidade do aro ao eixo de rotação) e por essa razão deverá ser mais fácil de a colocar a rodar e acelerar, por outro lado será mais fácil de desacelerar também. Será esta a razão? As rodas de perfil baixo ao terem mais inércia rotacional são mais fáceis de manter a rolar a baixas velocidades?
 

shark

New Member
pois perguntas bem .......mas não te sei responder quanto a isso mas toda a gente entendida diz que a inercia é sem duvida um ponto a favor na questao de trepar..........acho que tem a ver com a distribuição do peso no aro da roda não???
 

tranquilo

Active Member
O que eu acho é que a grande diferença está em que com um perfil baixo normalmente consegues um peso menor no aro (que é onde interessa que se minimize o peso) e por razões de estabilidade a baixa velocidade e é por isso que são usadas para subir. Se se ignorar as diferenças de comportamento ou controlo da direcção da bicicleta quando se usa um ou outro tipo de rodas, penso que não me convencem para já que as rodas de perfil alto só servem para rolar, também podem subir, e bem, se o aro for bem escolhido, o problema deve ser descer depois o monte... Humm acho já me decidi quais vão ser as minhas próximas rodas (mais umas horas extra no trabalho e depois se vê hehe)

Abraço
 

ivan

New Member
pois eu ando sempre a olhar para rodas de perfil alt,o mas desisto sempre por pensar no factor vento. com estes testemunhos mais me retraio, nunca andei de perfil elevado, e até hoje as rodas que me transmitiram melhor aceleracäo e resposta de pedal foram umas de montagem artesanal 32 raios e cubos ultegra, alem de conseguir subir melhor e rolar melhor com elas do que com as minhas Ksyrium ES.
pelo que vejo e leio o perfil elevado e melhor em aerodinamica poupando esforco para manter ou ganhar velocidade, algumas perdendo a subir pelo seu elevado peso, mar ser mais pesadas nao significa subir mal pois se forem mais rigidas transmitem melhor a forca exercida e subimos melhor.
um exemplo com as minhas Fulcrum racing 3 sinto-me melhor a subir e a rolar do que com as Ksyrium ES, com as ES apanhei grandes sustos por causa do vento lateral e com as R3 ja nao, sendo a diferenca a largura dos raios e nao o perfil dos aros.
 

shark

New Member
eu tenho umas campagnolo bora one e estou muito satisfeito com elas,tenho rolado muito e trepado muito com elas ainda nao me deixaram mal mas amigos meus dizem que elas perdem rendimento a subir mas como não sou pró nao consigo ver as diferenças ......dizem-me que não noto muito pq tenho uma bicicleta muito leve e excelente trepadora...lol...só é pena as vezes faltarem as pernas...lolololl
 

locas

New Member
Olá,
qual a vossa opinião acerca das rodas mavic carbone ultimate e as mavis R-sys SL?
Estou a pensar comprar uma bike e pode vir equipada com uma ou outra?
Obrigado.
 

Martins228

New Member
Nos últimos anos tenho vindo a notar um aumento da utilização das rodas de perfil alto. Gostaria que alguem entendido ou pelo menos mais entendido do que eu explicasse quais os prós e os contras.

Desde já obrigado pelas respostas

Resumidamente.
Perfil alto:
Contra: Caras, pouco resistentes ao choque e buracos, a rolar nas nossas estradas em menos de nada estão empenadas.

Prós: Lindíssimas, mais aerodinâmicas e agressivas, boa capacidade de resposta, mais leves e por isso melhor para atingir altas velocidades e manter. Boas para subir devido ao peso.

Se tiveres dinheiro, rolares mais a sério e gostares de ter uma gaja bonita, põe perfil alto, mas cuidado onde andas.




Um abraço e espero que a VOLTA AO NORTE ESTE ANO SEJA BOA
 

pratoni

Well-Known Member
Rodas de perfil alto são mais leves?!??!?...

Não me parece... bem pelo contrário...

Logo, para subir deverão ser piores (falando de gamas semelhantes, claro ;) )
 

paradawt

Moderador
Sim também discordo que rodas de aro alto são mais leves.

Se o aro é maior, maior volume, mais peso...

Se repararem, nas etapas de montanha, não vem os trepadores com rodas de aro alto!!!

Cumprimentos.
 
Top