Perfil 21 vs 32 mm

pratoni

Well-Known Member
#1
Olá a todos,

Uma pergunta rápida e se calhar mais teórica que prática.

Ao montar uma roda em que tudo o resto é igual e tendo duas opções de aro, quais a vantagens de cada?

Entre um aro com 21mm e 32mm de altura e em que a largura e a forma são iguais, mas o de 32mm pesa +100g, aproximadamente.

Acham que os 10mm de altura a mais darão alguma vantagem aerodinâmica real que compense as 200g a mais nas rodas?

Uma das vantagens do aro mais alto é a estética e poder montar umas rodas mais rígida com menos raios, podendo até usar menos raios.

Com esta altura de perfil haverá alguma vantagem aerodinâmica real?

Será que com vento lateral ficam muito piores?

Quanto aos aros de 21mm, a grande vantagem será o peso rotativo menor permitindo, talvez, um comportamento mais leve da bicicleta.

Penso que aerodinamicamente poderão não ficar muito atrás dos outros.

O desenho dos aros é:
21mm:


Os de 32mm:
 

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Well-Known Member
#2
Na minha opinião, que a a opinião de quem não percebe nada disto, acho que para a utilização amadora que damos às rodas é apenas a questão estética e o peso que podem fazer variar para um lado ou outro. As de 32mm são mais altas e para mim mais bonitas mas também mais pesadas, as de 21 mais baixas, menos bonitas mas mais leves... é uma escolha... ;)
 
#3
Uma pergunta @pratoni as rodas que falas são de aluminio ou carbono?
Pergunto porque tb andei durante algum tempo à procura e a falar com algumas pessoas (amigos e lojas), e as coisas a ter em conta era a medida do aro interno por causa dos pneus cada vez mais actuais (25 e 28, tubeless, nao tubeless) e nesse aspecto tem uma boa medida, em termos de medida do aro externa, a tendencia era ser tb um pouco mais larga (rodas normalmente mais caras), e em termos de "deep", em carbono, o facto de ter mais altura, tb tinha mais absorção por parte do aro no que toca ao conforto.
O que tenho visto mais usual, é na ordem 45 ou 48 mesmo para subir, sobem muito bem, e o vento ainda não interfere assim tanto. As ZIP nsw 303 por exemplo, parecem uma bola de golf :D segundo eles os ventos laterais não têm quase influencia no comportamento das rodas.
A partir de 45, as 55, 58 são mais rolantes, para andar mais no plano, e é onde se sente também mais o vento. O Gamito com as newrace, no fim de um video que vi ja há algum tempo, fala nisso, fala no tipos de pneus e no fim fala do perfil.
Isto em termos de carbono... em termos de aluminio... não sei que te diga... Mas de carbono não comprava abaixo de 40 :)
Em aluminio, julgo que joga mais o factor peso que outra coisa... 10mm em aluminio gera mais peso que 10mm em carbono.
Espero ter ajudado.

Video gcn sobre os perfil (altura, vs watts and so on, and so on):

Video também interessante, onde abordam o "rotation weight = 3x static mass"

Disclaimer: Informação pessoal, subjectiva e da minha interpretação pessoal das informações recolhidas, não vinculadas como certa ou errada. É meramente a minha opinião :D
 

pratoni

Well-Known Member
#4
São de alumínio.

Os aros são os rr411 (21mm) rs511(32mm) da dt swiss.

Tenho travões de aro e uso clincher, portanto nunca iria para carbono, já para nem começar a falar em preços e orçamentos... ;)

Vou ver esses videos que colocaste...

A minha principal dúvida é se uma hipotética vantagem aerodinâmica desses 11mm, uma maior rigidez do aro, num perfil semelhante, compensariam os 200g extra e um possível pior comportamento em ventos laterais, ou se esses 11mm e 32mm no total não são suficientes para sentir qualquer diferença e mais vale ir para umas rodas mais leves e pronto...

Outra vantagem dos aros maiores é realmente a estética, mas a diferença aqui nao é assim tão grande porque basicamente são aros iguais só que um mais alto que o outro...

Como nota, seriam para um uso allaround como par único de rodas e para substituírem umas aksium race.

Pelas calculadoras online, com os cubos e raios que tenho visto, as rodas, seja com que aro for destes, continuariam mais leves que as aksium...
 

cenazia

Active Member
#5
acho que o típico ciclista amador nao vai sentir diferença entre elas, nem em termos de peso nem aero, dito isto nós como compradores temos de seguir algum critério que dite as nossas escolhas. Eu tinha umas de 24mm de perfil e 15mm internos e decidi agora comprar umas de 35mm de perfil e 17mm internos, para fazer se noto algo e porque gosto mais esteticamente.

Em termos teóricos o aero vai sempre sobrepor-se ao peso, excepto nos casos em que passas a maior parte do tempo a subir com inclinações altas. Aconselho a leitura do blog da FLO, apesar de quererem vender rodas as explicações são boas e tem lá vario conteúdo interessante:

https://flocycling.com/blog/home/Ultimate-Guide-Buying-Wheels

http://flocycling.blogspot.com.br/2014/01/flo-cycling-great-debate-aero-vs-weight.html
 

pratoni

Well-Known Member
#6
acho que o típico ciclista amador nao vai sentir diferença entre elas, nem em termos de peso nem aero, dito isto nós como compradores temos de seguir algum critério que dite as nossas escolhas. Eu tinha umas de 24mm de perfil e 15mm internos e decidi agora comprar umas de 35mm de perfil e 17mm internos, para fazer se noto algo e porque gosto mais esteticamente.

Em termos teóricos o aero vai sempre sobrepor-se ao peso, excepto nos casos em que passas a maior parte do tempo a subir com inclinações altas. Aconselho a leitura do blog da FLO, apesar de quererem vender rodas as explicações são boas e tem lá vario conteúdo interessante:

https://flocycling.com/blog/home/Ultimate-Guide-Buying-Wheels

http://flocycling.blogspot.com.br/2014/01/flo-cycling-great-debate-aero-vs-weight.html
E que diferenças já notaste?
 

kostaviks

Well-Known Member
#8
O peso extra numas rodas ou mesmo em toda a bicicleta, só se tornam prejudiciais em subida! Em plano e a descer isso não se constata!
Logo, a não ser que só subas, umas rodas aero, ainda que com mais 200gr, são sem dúvida alguma uma melhor escolha. Rolam melhor (depois de atingires acima de cerca de 35km/h), são mais rígidas na pedalada e muito mais bonitas... E nisto das bikes como em tantas outras coisas, os olhos também comem ;)

Abraço
 

pratoni

Well-Known Member
#9
E umas rodas com 32mm podem-se considerar umas rodas aero?

Médias acima dos 35 km/h em plano não é bem a minha praia, mas se o material der uma ajuda, tanto melhor...;)
 

kostaviks

Well-Known Member
#10
E umas rodas com 32mm podem-se considerar umas rodas aero?

Médias acima dos 35 km/h em plano não é bem a minha praia, mas se o material der uma ajuda, tanto melhor...;)
32mm são mais aero que 21mm e menos que 40mm e por aí fora. Depende da montagem que queres fazer. Não vais por umas rodas de 80mm (verdadeiras aero) num quadro para trepar, tipo tarmac ou super six...

Quanto ao andamento acima de 30 ou 35 ou o que seja, o que vai ajudar é O TREINO ;)

Abraço
 
#12
Boas a todos, um ano depois decidi voltar a este magnifico fórum.
Aproveitando este tópico gostava que me esclarecessem uma curiosidade sobre as vantagens de mudar de umas mcvic aksium para umas rodas com 1500g, mais ou menos. É mesmo uma questão de curiosidade e perceber até que ponto estas diferenças de peso têm um efeito positivo, em regiões com muita montanha, em atletas mais amadores.