• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Peniche-Fátima-Peniche

Boas malta,

Após a compra da minha Specialized Tarmac no mês passado no domingo passado dia 11 de junho de 2017 fiz a primeira grande volta e serviu de teste tanto a minha forma física como ao conforto em cima máquina.

A distância foi mais concretamente 190km e não como está na minha actividade do Strava. (Esqueci-me de voltar a contar novamente e só me lembrar uns kms mais a frente...)

Quanto a preparação em termos de treino aumentei a carga nas ultimas 3 semanas, em média fiz cerca de 200km, 2800m de acumulado e 9/10h de duração e nesta ultima reduzi para 2 treinos apenas de 1h30 com ritmo médio/baixo para baixar os níveis de fadiga e chegar a domingo no máximo possível das minhas capacidades. Mesmo com algum treino e por nunca ter feito volta superiores a 3h estava com algum receio de não conseguir fazer o percurso todo (190km).



No total éramos 8 ciclistas partimos pelas 7h da manha com tempo nublado e algum vento que acabava por ser bastante frio e que dificultou uma bocado o aquecimento do motor e ate chegarmos a Fátima foi sempre de frente com rajadas de 20/25 km/h... desde inicio fui tentando gerir ao máximo o esforço porque íamos ter subidas duras para o que estava habituado. A primeira subida (Alfazeirão) ficava a seguir as Caldas da Rainha, aos 40km já tinha um comprimento razoável 2,5km a 6% média (muito parecida com as que faço quando treino por Santarém por isso passei com relativa facilidade controlando os bpms).

Depois até Alcobaça foi com relativa facilidade e a rolar bem ao sairmos começava logo a segunda subida que tinha 3,5km a 4% acabei por passar com facilidade por ir a gerir bem o esforço... Para depois de Aljubarrota para beber um cafe e comer alguma coisa.



De seguida foi sempre a rolar até a Batalha onde se iniciava a terceira subida antes de chegar a Fátima, até ao Vale da Seta a subida ficava dividida em 2 e tínhamos uma descida pelo meio e de seguida tinhamos a parte pior da subida o "Reguengo Fetal" na qual tinha algum receio por já ter uma boa inclinação em certos sítios 10/11% e com 3,5km de comprimento.



Para dificultar um bocadinho o sol começou a descobrir começando a fazer bastante calor. Acabei por ultrapassar bem a ultima subida e comecei a acreditar que seria possível chegar a casa por as dificuldades maiores já terem sido ultrapassadas...





De seguida chegamos a Fátima perto das 11h30 ficamos la algum tempo cerca de 1h fomos fomos queimar umas velas como é da praxe e voltamos para a batalha onde paramos para almoçar. onde chegamos perto das 13h20..

Voltamos a estada por volta das 15h30 em direção a Peniche ainda nos faltava cerca de 80kms onde o calor já se fazia sentir e bem mas as maiores dificuldades do percurso já tinham sido ultrapassadas e até a casa tivemos 2 ou 3 subidas que apesar de terem alguma distancia não tinham muita dificuldade em termos de inclinação e acabou por se ultrapassar. Com o vento pelas costas tudo se tornou mais fácil.

Conseguimos chegar todos bem a casa por volta das 18:30 sem nenhum percalço pelo meio ao fim de 7h30 de duração, com 190km e 2250m de acumulado.

Assim se passou um dia com amigos numa das minhas primeiras aventuras em cima de duas rodas e em breve ja estou a pensar noutras...

Se quiserem ver fica aqui o link do Strava: https://www.strava.com/activities/1032024993/

Obrigado por lerem o meu post e em breve trago mais voltas!

Boas pedaladas!!
 

LUCAS

Well-Known Member
Boa peregrinação ;)
Eu também vou lá e venho todos anos só que dá 200klms... Há que continuar todos os anos ;);)
 
Top