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pedaleiro shimano sora

ruilebs

Well-Known Member
Ando-me a passar com o pedaleiro shimano sora na minha triban 520.
Basicamente só uso o pedaleiro grande e médio, e acontece-me que qd passo do grande para o médio tenho que carregar 2 vezes, e a maior parte das vezes tenho que dar um jeitinho para cima depois, já que fica a arranhar.
Pior que isso (que é chato, mas aguenta-se), é que até agora nao consegui que nao haja velocidades da cassete que nao fiquem a arranhar à frente no desviador.
Mais recentemente é no pedaleiro grande, as 2 velocidades mais baixas da cassete arranham.
Fico a pensar (até porque só uso os 2 pedaleiros) se nao seria bom pensar em trocar.
O que acham, e mais ou menos por quanto me ficaria a brincadeira?
 

ruilebs

Well-Known Member
Pois, é caro.
Já acho que cada pedaleiro arranha sempre em algum lado.
Acho que vou optar por deixar de querer que fique tudo impecável e então passar a afinar o pedaleiro maior de forma que não arranhe nas velocidades mais pequenas da cassete (assumo que nunca vou usar as 2 de cima p ex), e no pedaleiro do meio que não arranhe nas velocidades de cima.
 

zorza

Well-Known Member
Não leves a mal, mas se não for lá com uma afinação das mudanças, por um cabo ter esticado por exemplo, pode ser de outras coisas.

A bicicleta não caiu para o lado, e poderá ter um pequeno toque no desviador, entortado o drop out, etc..

Por outro lado, tens Sora.. não é propriamente topo dos topos.. É como a caixa de um fiat panda ser sempre inferiro à de um mercedes...
deixa-te andar que estás bem e não ligues :)

Zorza
 

ruilebs

Well-Known Member
Eu vivo bem com tudo. Mas arranhar o pedaleiro grande na/s velocidade/s mais baixa/s da cassete nao dá.
Acho que afinando isso, a coisa gere-se.
 

JBG

Well-Known Member
Se tens dificuldades na afinação das mudanças leva a bicicleta a um mecânico que em 5 minutos resolve-te isso.
Vale mais um Sora afinado que um Dura-Ace a trabalhar mal. Abraço!
 

pratoni

Well-Known Member
Mais um a dizer para afinares isso em alguém que saiba da poda.

Mas antes pesquisa por uma coisa chamada trimming que basicamente significa que o desviador tem 2 posições para cada mudança para usares consoante o carreto que estás a usar atrás...
 

ruilebs

Well-Known Member
Mas antes pesquisa por uma coisa chamada trimming que basicamente significa que o desviador tem 2 posições para cada mudança para usares consoante o carreto que estás a usar atrás...
Fonix... n sabia disso.
Vou pesquisar. Tem toda a lógica.
 

rkixa

Well-Known Member
Fonix... n sabia disso.
Vou pesquisar. Tem toda a lógica.

Sim por exemplo caso da pedaleira dupla a manete tem 4 clicks, 2 maiores que mudam de prato e 2 mais pequenos que servem mesmo para esses roçares em mudanças mais cruzadas, no teu caso o roçar como já disseram parece ser desafinado! Se compras-te nova, trocasse os cabos ou a transmissão já não é afinada há algum tempo provavelmente é isso ;)
 

m84

Member
Mais um a dizer para afinares isso em alguém que saiba da poda.

Mas antes pesquisa por uma coisa chamada trimming que basicamente significa que o desviador tem 2 posições para cada mudança para usares consoante o carreto que estás a usar atrás...

Eu ia dizer isto, e que uma afinação é o mais certo para já.

Tenho uma 520 também e começou a dar logo esses sinais que tu mencionas e ao fim de 700km comecou a embrirrar sempre que trocava mudanças, a não entrar e a saltar a meio etc. Ainda andei assim um pouco mas decidi aos 900+ que já não dava e siga para revisão.
O trimming ajuda bastante a não arranhar, mas a afinação dos cabos é essencial e normal ao fim de um tempo.
Ainda bem que ficou resolvido! A minha está pronta também mas infelzimente ainda não consegui pegar nela. :(
 
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