• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedalar em pelotão

BGodinho

Member
Olá pessoal,

Abro este tópico para recolher algumas opinião sobre circular em pelotão. Embora não seja hábito circular com grupos grandes, nos passeios em que participei andou-se (obviamente) em pelotão, embora se circulasse em médias acessíveis (20 - 25km/h). No entanto, existe algo que me preocupa... sendo os passeios e outros encontros/eventos, principalmente, uma festa não deveriamos circular com cuidado para que a festa não fique marcada com quedas e lesões graves?

Após no último passeio que participei ter assistido à minha frente a uma queda bem tramada, que enviou cerca de 4 ciclistas para uma valeta e com consequências dolorosas, espero ter o vosso feed back sobre este assunto.

Boas pedaladas.
 

Armando

New Member
Para se andar em pelotão, tem que se andar com muita atenção, evitar movimentos bruscos, deixar uma distancia de segurança entre todos os que nos seguem na frente, bem como nas laterais e só travar quando é realmente necessário.
Algumas quedas dão-se por manifesta falta de concentração, alguma lentidão nas reacções e algum nervosismo.
 
Boas..vou juntar algumas dicas as palavras de Armando,
andar em pelotão precisa de gente que aplicam as mesma regras, por tanto por exemplo quem esta na testa tem mais responsabilitade e por exemplo deve com a mão avisar a respeito de buracos ou obstruções ou simplemente quando quer parar...mão levantada e gritar bem forte;-)...atras não é possivel ver o que acontece na estrada a frente.
A vantagem de ir em grupo é principalmente aerodinamica..as velocidades são bem superiores a o nosso andamento em solitario:) por tanto há aquí tambem regras para mudar a "cabeça" do grupo. Normalmente cada pessoa puxa o comboio para 3-5 minutos e depois passa o lugar a o secundo e a fazer isso desloca-se a esquerda e depois até o fim da fila....é um circulo que roda em sentido anti-horario.....eu lembro-me na minha ex-terra ao domingo encontrar grupos de 50 elementos na estrada a rolar em plano a mais de 50 km/h..ãs vezes encontrava grupos de pro como o de Cipollini e os 50 de media era o normal naquelas estradas......italianos loucos:).
O problema major é a qualitade das estradas que realmente pode ser um perigo para este tipo de andamento por tanto olhos bem abertos a frente!!

ciao
 
A meu ver o maior problema de andar em pelotão é quando se encontra malta com quem não é hábito andar, não se conhece bem o género de ciclista que poderá ser essa pessoa.
Cada um reage de forma diferente a cada momento da volta.
Quando é um grupo em que todos se conhecem, aí a dinâmica já existe.
 

torui

Well-Known Member
Concordo com o que o Armando disse, em pelotão toda a atenção é pouca e o ciclista tem que ser muito disciplinado. Comparativamente, é como se de um cardume de peixes se tratasse, com todas as viragens e voltas necessárias. Desculpem o exemplo, mas é o único que me ocorre agora...lol lol
 

BGodinho

Member
Obrigado pelos vossos contributos.

Para além dos passeios em que participei, tento acompanhar um grupo que circula na minha zona ao sábado e ao domingo (tento pois ainda não consegui acompanhar em pleno :p). De facto, circular em pelotão permite circular a velocidades que sozinho nunca conseguiria fazer (principalmente quando o treino não é muito). Concordo com todos vós quanto à importância da comunicação pois quem circula na cauda ou no interior vai completamente às cegas e não tem tempo de reação para evitar os abismos criados nas nossas estradas (principalmente as nacionais ou secundárias entre localidades).

No entanto deixo aqui outra dica de reflexão. Ao circular em grupo, principalmente quando é feito de forma descontraída como nos passeios, a possibilidade de ocorrerem dissabores torna-se maior pelo descuido e clima de festa associado. Não que o clima de festa seja mau (não me interpretem mal), mas pela falta de cuidado presente em alguns cicloturistas.

Eu considero estes encontros uma forma de partilhar o gosto pela bicicleta e pelo estilo de vida saudável, mas não gostaria de considerá-los um risco acrescido aos que enfrentamos sempre que efetuamos um treino.

Boas pedaladas.
 

torui

Well-Known Member
Em pelotão procuro ir sempre na roda de alguém em quem eu tenha confiança... caso contrário dou sempre uma margem de manobra...porque existem autenticos "malabaristas" que mudam de direção e nem tem a noção do perigo que isso representa...
 

pvicente

Member
No passado dia 21 Abril participei no meu primeiro passeio de cicloturismo, fui sozinho e no geral gostei bastante, apesar de ficar espantado com atitudes de alguns companheiros que aparentemente deveriam ter mais experiência e cuidado ao circular em grupo pois muitos deles envergavam equipamento de clubes desportivos, enquanto eu seguia sempre na minha trajectória e quando tinha de passar alguém fazia-o pela esquerda outros faziam-no de qualquer maneira e sem qualquer cuidado nas ultrapassagens, outro ponto que acho negativo é o de se ocupar as duas faixas de rodagem, ora se é um passeio porque motivo se tem de ocupar a faixa da esquerda e obrigar os carros a esperar que passem todos (e eram muitos) e andarem constantemente a ultrapassarem-se uns aos outros? mesmo com a policia na frente a mandar encostar os carros, assim não criamos muitos amigos na estrada.
 

caliman67

New Member
bom como todos aqui sabem, para andar em pelotão é preciso ter experiência em pelotão,totalmente diferente a solo,vai-se aprimorando como tudo
 

joao.ads

Well-Known Member
um dos erros mais tipicos ao inicio de andar em pelotão é o tipo que entra no cone de ar do outro e pedala com a mesma força com que pedalaria se fosse de peito ao vento. Depois tem de travar forte e basta quem vem atrás vir distraido e já está
 

jofari

New Member
Por isso nos passeios "cicloturisticos" venho sempre na cauda do pelotão, pois acontece infelizmente que não se informa do que se passa e do que se quer fazer, e desta forma acontecem as quedas.
Conforme já foi aqui escrito sou totalmente contra a "ocupação" das duas faixas de rodagem, pois até acho que seria muito mais "vistoso" quem passa, assistir ao desfile dos participantes durante vários minutos, não interferindo na circulação automóvel no sentido oposto.
Depois concordo que o clima seja de festa nestas voltas, mas por ser de festa, não implica menos concentração.
 

cubano19021977

New Member
Bom dia a todos, sou novo na modalidade, só ainda andei um dia na estrada ,mas já deu para ver que devemos ter muito cuidado na estrada e respeitar todas as regras em relação a modalidade em causa que é o ciclismo , para que todos se sintam seguros na estrada e não haver dissabores, basta receberem com humildade os conselhos das pessoas mais velhas e experientes na modalidade ira ser fácil respeitar todas as regras e fazer uma boas pedaladas em grupo com segurança .
abraço a todos Francisco Pinto AMARELEJA.
 
Top