• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedalar e Lesão no Joelho.

jmcafonso

New Member
Chamo-me José Afonso e tenho 23 anos e, como referi no tópico de apresentação, já fui operado ao joelho por duas vezes. Foram duas rupturas do ligamento cruzado anterior - uma em 2009 e a outra em 2012, ambas devido a lesões contraídas em jogos de futsal.

Apesar de momento já não estar a fazer fisioterapia, continuo a frequentar o ginásio para realizar fortalecimento muscular. Faço 4 treinos por semana, sendo que 2 deles são focados nos membros inferiores. Por vezes, ao fim de semana, também costumo andar de bicicleta (estrada ou no pinhal).
De momento ainda não convém correr ou outro tipo de actividade que cause muito impacto ao joelho (nomeadamente saltar à corda e etc) assim como qualquer exercício que envolva hiperflexão com carga (ex: agachamento)

A minha questão é: será que o BTT pode prejudicar esta recuperação do joelho?é que no passado domingo fui andar para o pinhal e no final fiquei com uma ligeira impressão na zona do menisco. Pergunto isto porque quando faço mais Km pela estrada nunca tive esta "impressão"/dor ligeira. Será pelo impacto devido ao terreno acidentado do pinhal?
Devo referir que tenho uma bicicleta de montanha - GT avalanche 3.0 - e sei que ela é pesada, por isso também não sei até que ponto será adequado realizar grandes subidas e afins. Mas o que é certo é que ao fazer estrada (com subidas ou não) mesmo com esta bicicleta que tem mais de 20 kg nunca me ficou a doer o joelho.
Por isso, acrescento à questão inicial a pergunta que é: será que terei de adquirir uma bicicleta mais leve? (neste sentido andei a pesquisar e deparei-me com as bicicletas de ciclocross - será esta uma opção mais razoável? já que poderia fazer estrada numa bicicleta + leve facilitando nas subidas e afins - e continuar a passar por trilhos com terra batida ou relva mas sem grande impacto)

Agradeço desde já a atenção disponibilizada e aguardo as vossas respostas;)
Cumprimentos!
 

elchocollat

Well-Known Member
Olá

Em primeiro lugar bem-vindo ao fórum. Espero que consigas satisfazer as tuas dúvidas bem como as dos outros users :D

Em relação ao teu assunto:
Acho que este poderá não ser o fórum indicado para vires colocar a tua dúvida, visto que é uma dúvida relacionada com o próprio corpo e não em relação ao ciclismo.
Para dúvidas de BTT tens este: http://www.forumbtt.net/forum.php

Na minha opinião o BTT é uma vertente mais "violenta" da bicicleta. Tens os trilhos acidentados e subidas bem íngremes, que por vezes só a pé e isso tudo contribui para o teu problema... Piorando-o.
Por outro lado tens o ciclismo que o máximo que podes apanhar (dependendo da tua zona) são os paralelos e mesmo assim não são km's constantes.

A minha opinião, e tendo em conta que tive também uma entorse e sei o que me custou a curá-la, é para fortaleceres bem a perna nomeadamente ir a pouco e pouco habituando o corpo ao choque (seja ele o choque de correr, os saltos do BTT, a força no agachamento, ou outros quaisqueres choques de impacto/força) que não está habituado.
A versão do CicloCross é uma mistura de ambos, mas se de vez em quando no BTT sais da bicicleta aqui no CicloCross sais muito mais vezes e tens que andar com ela às costas... Além disso é uma modalidade em expansão cá em Portugal e dependendo da tua zona poderás ter sorte, ou não, em poder ter terrenos para praticar esta modalidade.

Se fosse eu o que faria:
Continuava a insistir nos trabalhos de fortalecimento da perna e ir muito cuidadosamente dar umas caminhadas procurando no fim subir 2 ou 3 vezes uma barreira, e depois descansar. Dar umas voltas de bike na estrada suavemente, sem esforçar muito e com muita paciência esperar por resultados.
Não sei a tua altura e o teu peso, mas tenta não engordar pelo menos por agora para não forçar a carga na perna.

No entanto refiro apenas que tenho 20 anos e que não tenho qualquer curso de saúde! :p xD
Mas tenho a experiência da entrose que em nada se compara com uma ruptura de ligamentos.
Espera por mais conselhos do pessoal e tenta também aconselhar-te com o pessoal que te fez fisioterapia ;)

As melhoras e boas pedaladas :D
Em situações destas a calma é a melhor cura ;)
 

jmcafonso

New Member
Desde já obrigado pela tua opinião e a optei por postar aqui a questão e não no outro forum sugerido uma vez que a dúvida em geral também se prende com a prática de ciclismo afinal de contas.

Aliás, apenas referi o BTT porque por vezes costumo ir até ao pinhal e descer e subir pelas encostas. E mencionei o ciclocross no sentido de ser uma vertente híbrida das coisas que gosto de fazer na bicicleta - estrada e de vez em quando passar num trilho diferente.
Pessoalmente não estou a pensar em andar em grandes competições, sejam de estrada,ciclocross ou btt, apenas gosto de andar de bicicleta e queria continuar a fazê-lo. Neste momento ja faço 30 Km sem qualquer dor no joelhos, mas o que é certo é que no ultimo domingo so fiz quase pinhal e fiquei com a tal "impressão" no menisco. Daí que me ocorreu que a prática do BTT ou o facto de andar na estrada (com subidas e descidas) numa bicicleta como a minha não seja o mais apropriado.
 

pratoni

Well-Known Member
É claro que o btt é mais violento que estrada e parece-me que te estarás a ressentir exactamente disso.

O ciclocross ainda é mais violento porque não há suspensões a absorver as pancadas.

Aconselharia-te a reforçar os joelhos um pouco mais, ou a voltar à fisioterapia, antes de voltar a fazer coisa violentas para o joelho.

Mas ei, eu não sou nenhum profissional de saúde ou médico... ;)
 

p25m

New Member
A começar, o ideal será andar em estrada, pq há muito menos impacto, mudanças bruscas de posição, consegues pedalar a cadências mais elevadas (mudanças mais leves) e mais tempo sentado (menos carga no joelho). Ter em atenção a posição das pernas (evitar grandes desvios laterais: não apontar os pés para dentro nem para fora, não juntar os joelhos nem abrir as pernas), mas permitir algum grau de liberdade dos pés (ter uns cleats com maior grau de flutuação). Apesar de não ser muito pertinente, podes usar daquelas ligaduras elásticas, knee braces,
 

jmcafonso

New Member
desde já obrigado pelas dicas de todos os que postaram! Hoje "consultei" uma loja aqui perto porque comecei a fazer contas e a ponderar em modificar a bicicleta que tenho no sentido de a actualizar e assim também garantir um melhor conforto e afins ou se não seria melhor investir numa bicicleta nova..aquilo que me disseram e que já estava um pouco à espera é que para modificar a minha bicicleta seriam necessários uns 400 a 500 euros, e que se calhar seria melhor trocá-la por uma nova, deste modo sugeriram-me que trocasse a minha por uma bike de roda 29. Sendo que me indicaram os vários modelos no respectivo site (http://www.bikezone.pt/?1&it=produto_lst&mop=2&co=3080&ctd=3080).
Eu não queria gastar muito dinheiro, porque custa-me dar 1000 e tal euros por uma bicicleta para andar 1 a 2x por semana, mas também para comprar uma bicicleta nova que seja uma boa e para que os meus joelhos nao saiam prejudicados por uma andar numa bicicleta fraca. Nesse sentido será necessário "entrar" pelas bikes da secção de "XC Marathon" ou as da secção "Iniciação" serão suficientes?
Cumprimentos a todos!!
 

p25m

New Member
Não vai ser de certeza a bike que vai fazer a diferença na recuperação da lesão.
O que importa mais é o estado do joelho e a maneira como vais pedalar. Desde que tenhas em conta uma boa posição na bike (corrigir a altura e recuo do selim, tamanho dos cranks, etc), ter especialmente em conta a forma de pedalada (manter uma adequada posição das pernas/pés/ coxas), bem como todos os outros cuidados já referidos, não me parece que bikes de diferentes níveis (monetários) vão provocar diferentes benefícios no joelho. Pelo menos para quem pedala 1x por semana, por lazer.
Como estamos no fórum das finas, sendo que referes que fazes mais estrada, e uma vez que já tens uma BTT, se ponderas comprar nova, compra uma de estrada! Sempre que aparecer a vontade de ir para o mato, já tens a Avalanche. Até lá, como forma de adaptação, e para rolares com mais segurança, sem grandes cargas no joelho, é fazer estrada.
 

jmcafonso

New Member
também tinha pensado nisso, adquirir uma de estrada e ficar na mesma com esta, mas a verdade é que com as de estrada, o impacto do percurso (por mais acessível que seja) é sempre passado com mais facilidade para todas as articulações que no caso de um de montanha. Por isso é que desisti da ideia de comprar uma de estrada.
 

pratoni

Well-Known Member
tenta ajustar a bike o melhor possivel ao teu corpo.

O que agora se tornou moda de chamar de "bike fit", em que começam algumas empresas no mercado a investir em equipamento xpto e marketing, mas penso que com uma boa pesquisa na net e uma boa dose paciência um gajo consegue fazer em casa...

Aí provavelmente já vais notar diferenças.

Depois, ou durante esse processo, tenta fazer tratamentos de fisioterapia/reforço do joelho para minimizar os problemas.

Só depois destes pontos é que deves avaliar se o problema estará mesmo na bike. O que não me parece, a não ser que seja o tamanho errado...
 
Top