Pedais

Eh pá, o que me baralhou foi o encaixe de btt, como me ia lembrar que um se apertava pela frente e outro por trás...
Acho que sou um conservador :p
Negativo!
Apertam-se ambos das duas formas, ou pela frente:

...ou por detrás:
Agora...

  • O da direita (pé direito), aperta no normal sentido da pedalada, ou seja, para a frente (sentido dos ponteiros do relógio)...
  • O da esquerda (pé esquerdo), aperta no sentido inverso dos ponteiros do relógio, mas igualmente para a frente no sentido da pedalada, caso contrário "poderia" desenroscar...
 
Claro claro... Por isso é que falo em calçado raso e, caso sofra de dorsiflexão, uns calços (uns pesos finos, um bocado de madeira, etc...).
Em nem conhecia a palavra "dorsiflexão"! Tive que ir ver ao Google lol Mas já conhecia na prática... Sempre a aprender!
Boas,

tive sorte na primeira que fui ao ginásio depois desta conversa, tive atenção personalizada dos profs para acertar a técnica dos agachamentos e afundanços! Já não desiquilibro para trás, nem sobrecarrego os joelhos, quando faço agachamentos.
 
Já me esquecia de dar uma "achega" neste tópico (se bem que off-topic, na realidade).

Ninguém tem, deixa de ter, ou sofre de dorsiflexão... :)

Dorsiflexão é um movimento do pé, basicamente é "puxar o pé", sendo este movimento o oposto da flexão plantar (esticar o pé).

O que nós temos (ou não temos) é amplitude destes movimentos, sendo que uns conseguem fazer mais dorsiflexão do que os outros, daí que alguns precisem de elevar os calcanhares (das mais diversas formas) para fazerem um agachamento completo.

Basicamente é semelhante à flexibilidade geral, em que através de alongamentos, conseguimos ganha-la... Ou seja, também há exercícios específicos para treinarmos o movimento de dorsiflexão.

Pronto, já podem dizer: "alguém te perguntou alguma coisa?" lolol