• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedais - para quem já experimentou Look, Time, Shimano...

tranquilo

Active Member
Boas pessoal!
Então é assim, ando a pensar trocar de pedais por uma razão muito simples: os meus Shimano, dos quais eu gosto muito, têm um grave problema que é eu não conseguir colocar os cleats na posição desejada. Gostava de aproximar o cleat na direcção do calcanhar (portanto mais para trás) mas o cleat da Shimano chega ao limite muito cedo e ainda me faltam cerca de 4mm para estar como quero.
Já estava a pensar em fazer um upgrade aos pedais e até estava muito inclinado para me manter na Shimano mas face a esta limitação chego à conclusão que não posso...
Por isso pergunto a quem já teve shimano e agora está noutras marcas (ou vice-versa) se a marca de pedais que usam permite aproximar mais o cleat do calcanhar (e já agora por quanto).

Muito obrigado e um abraço
 

rjcm78

Member
Boas!

Não sei se vou responder á tua questão, mas os que tenho: Time I-clic dá para aproximar ou afastar mais "as pernas" do centro, isto é do eixo pedaleiro, trocando simplesmente a posição dos cleats...

Também dão para afinar na vertical, subindo ou descendo o cleat. Não te sei dizer quantos mm porque estou a trabalhar, mas amanhã posso ver isso.

Abraço
 

Josant

New Member
Boas. Não sei de quantos mm te estás a referir e necessitas para te ajudarem a resolver o problema. Mas os Speedplay ainda têm uma boa margem de manobra para o que pretendes. Para além dos outros ajustes (muitos) que os mesmo permitem.

Cumprimentos,

Jorge
 

DELTA

New Member
Boas,

Comprei uns Look Keo 2 Max Carbon, que ainda não usei. Enfim comprei porque deizem ser dos melhores, mas como ainda uso os de encaixe tipo btt, ando com a mania de comprar os speedplay. No entanto, a opinião do Josant a dizer que custam a soltar-se, deixou-me receoso, porque eu quero uns pedais que se soltem bem e sejas de fácil encaixe.
 

Josant

New Member
@Delta, essa questão já está longe do inicio_Os pedais necessitam mesmo de umas boas horas de uso para conseguires adaptar-te aos mesmos. Depois disso é como os outros ; ) Podes confiar.
 

consciouness

Active Member
As patilhas dos pedais têm uma posição definida, que não é nem de perto nem de longe aproximar dos calcanhares. Tranquilo, até estranho que queiras fazer isso.
Não falta na net exemplos de como se deve colocar as patilhas da maneira mais correta.
 

tranquilo

Active Member
Boas.
É pá se calhar não me expliquei bem...........
Eu sei colocar os cleats correctamente. O meu único problema é que os cleats da Shimano não me dão margem de manobra suficiente para os colocar onde quero. É óbvio que não quero colocar os cleats ao pé do calcanhar!!!!! Ainda lhe faltam cerca de 4mm na DIRECÇÃO do calcanhar (para trás) para estarem bem centrados como quero.
Queria saber é se existe outra marca de pedais nos quais os cleats permitem um maior ajuste longitudinal do que nos Shimano.

Abraço
 

ALNM

Member
Mas os pedais influenciam a posição do cleat no sapato:confused:?
Se eu estou a perceber bem, a posição do cleat debaixo do pé dependerá apenas dos encaixes na sola do sapato ...
 

ALNM

Member
As fotos do pedro silva ajudam a perceber a minha dúvida: o que eu vejo nessas foto é que os cleats estão na posição extrema, não sendo possivel colocá-los mais para trás. Como é que isso se altera mudando de pedais:confused:?
 

tranquilo

Active Member
Repara Alnm, mudando de marca de pedais também se muda de marca de cleats ;) Tal como o Pedro Silva, também ando na posição extrema dos cleats. O que eu estava a perguntar era se alguém que já tivesse tido a marca Shimano e outra, se notava que os cleats tinham mais espaço de manobra do que os Shimano na direcção longitudinal para trás.
Mas pensando bem no assunto, são precisamente os pedais que definem a posição dos cleats! Eu quero que o eixo do pedal passe em determinada posição pelo meu pé mas os cleats não deixam por +- 3 a 4mm. Ou tu colocas os cleats sem ver onde passa o eixo do pedal no teu pé? Eu não de certeza!
Pelo que estou a ver da foto não sei se uns pedais do tipo Look conseguem o que eu quero. Talvez mais 1 ou 2 mm. Tenho de ir experimentar. Obrigado pelas fotos PedroSilva.

Abraço
 

ALNM

Member
Compreendo perfeitamente o que dizes (acho:)...). Mas basta olhar para o comprimento nos rasgos dos cleats para saber o curso disponivel para os deslocar.

Cada marca de pedal faz os seus cleats de forma a que a força exercida pelo pé esteja alinhada com o eixo do pedal. A posição do cleat no sapato é que determina a posição do eixo da força relativamente ao pé.

Não querendo ser teimoso, eu faço estas observações porque (para cada pé) a posição ideal dos cleats vai ser diferente em sapatos diferentes.
:cool:
 

alpha

New Member
Viva tranquilo.
Não sei se te vais safar mudando de cleat's e consequentemente de pedais.
Na minha opinião devias era considerar outros sapatos de uma marca diferente daquela que tens actualmente.
Experimenta comparar os teus sapatos numa loja com outras marcas e verificas as diferenças nas furações.
 

tranquilo

Active Member
Compreendo perfeitamente o que dizes (acho:)...). Mas basta olhar para o comprimento nos rasgos dos cleats para saber o curso disponivel para os deslocar.
Daí a minha pergunta a quem já experimentou mais do que uma marca.

A posição do cleat no sapato é que determina a posição do eixo da força relativamente ao pé.
Sim, mas só quando encaixas o cleat no sapato e no pedal é que sabes efectivamente onde está o eixo da força em relação ao teu pé.

Não querendo ser teimoso, eu faço estas observações porque (para cada pé) a posição ideal dos cleats vai ser diferente em sapatos diferentes.
:cool:
No prob! Eu também sou assim ;) Acho que o que disseste é óbvio. Por isso é que não me bastam as fotos dos cleats nos sapatos. Quero mesmo saber de experiência de alguém que já tenha usado Shimano e outra marca, se ao mudar os cleats (mantendo o eixo do pedal no mesmo lugar), notou que tinha mais folga na direcção pretendida por mim.

Vou explicar o meu problema: Calço o 43 mas os meus dedos são grandes. Se os dedos fossem de tamanho mais "normal" calçaria o 42 ou 41... Percebe a minha batalha? ;)

Abraço e obrigado pela disponibilidade.

edit:
@alpha
Mudar de sapatos foi o meu primeiro pensamento... mas estes são tão confortáveis que não pode mesmo ser :(
 

alpha

New Member
Isto deve dar um jeitaço enorme:
1316794023637_hhwiqp2cda9g_800_75_600.jpg

http://www.cyclingnews.com/features/photos/interbike-2011-big-shoe-and-pedal-round-up/193030

Cá está o que dizia:
james1316795060687_fhugqffmxdl0_800_75_600.jpg

http://www.cyclingnews.com/features/photos/interbike-2011-big-shoe-and-pedal-round-up/192964
 

tranquilo

Active Member
Alnm precisamente por fazer a posição em cima da bicicleta pelo site desse senhor (e que tem dado muitos bons resultados) é que ando com este problema! Tenho de colocar o eixo do pedal pelo menos 11mm atrás da bola do pé (isto não depende do sapato)! O que se calhar acontece é eu ainda não expliquei bem o suficiente. Vamos lá ver, eu tenho a certeza que consigo tirar as minhas dúvidas para o que eu quero, independentemente do sapato usado desde que este seja sempre o mesmo. Porquê? Repara:
Imagina que usavas uns Look, e colocavas os cleats como querias. Tudo certinho, e verificas que olhando para o cleat ainda o podias mexer para baixo mais 4mm. Tudo Ok. Mais tarde mudavas de marca de pedais (não de sapatos!!!) para uns shimano. Voltavas a colocar os cleats na posição devida para o teu pé e olhando para os cleats reparavas que agora já só os podias mexer para baixo mais 2mm. Isto queria dizer que os cleats da Look permitem mais 2mm de ajuste para baixo do que uns Shimano!

Percebes a minha dúvida??
 

tranquilo

Active Member
Alpha, olhando para esses Sidi com furação para Speedplay, tenho a certeza que resolvia o meu problema :( Mas ia ficar tão caro!!!
 

Josant

New Member
Eu logo na minha 1ª mensagem disse que TALVEZ com os Speedplay resolverias o problema, para além do cleat normal (o da foto) trás mais aplicações para todos os feitios e gostos. Na foto não dá para ver, mas consegues através de um parafuso afinar o pé e a perna para quase tudo. Querem acreditar, acreditem! Custa é a dar com a afinação final! Eu entendi logo o que querias, daí ter referido a marca.

Fica a foto (telemóvel) mas de boa vontade! ; )

cleatspeedplay.jpg


Cumprimentos

Jorge Santos
 
Top